Barcelona não é Espanha

Barcelona não é Espanha Márcio Menezes

Resenhas - Barcelona não é Espanha

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 09/01/2020

Resenha para o blog literário Pétalas de Liberdade
Cito, o narrador, era um rapaz que saiu do Rio de Janeiro e foi com a namorada, Antônia, morar na Espanha, por volta de 2002/2003. Eles foram para Barcelona, a maior cidade da Catalunha (ou Catalunya, talvez vocês já tenham ouvido falar sobre como a Catalunha busca se separar da Espanha).

Acompanharemos a vida de Cito em Barcelona: o fim das economias que havia feito antes da viagem, o desgaste e o consequente término de seu relacionamento com Antônia, a dificuldade de conseguir um emprego por estar ilegalmente no país, além do fato de ele estar sendo perseguido por um policial que acha que o suicídio do irmão foi culpa de Cito.

Veremos os trabalhos que o protagonista precisará aceitar para conseguir ter dinheiro para se manter no país: de cobaia de cabeleireiro, passando por doador de sêmen, iluminador de espetáculos eróticos em um prostíbulo, até o arriscado trabalho que finalmente lhe renderá mais euros. Em meio a tudo isso, também conheceremos os lugares em que morará, os amigos que fará e os amores que viverá, até que tudo culmine na primeira cena do prólogo, quando Cito, em dezembro de 2003, pula do sexto andar de um prédio.

Márcio Menezes traz uma narrativa extremamente fluida, me surpreendi ao pegar o livro e ver com que facilidade a leitura era feita, como as páginas iam passando e eu ia me interessando pela vida do personagem.

Gostei bastante da forma como o autor apresenta não só o "lado bom do sonho europeu", mas também mostra as dificuldades de se viver em outro país, um país que não está livre da desigualdade social, dos problemas habitacionais, da xenofobia e da violência.

Por mais que Cito tivesse algumas atitudes questionáveis, o autor conseguiu me fazer torcer muito pelo personagem, desejar que aquela cena onde ele pula do prédio tivesse um desfecho diferente do esperado e que Cito não se tornasse mais um migrante que perdeu a vida em solo estrangeiro.

Gostei da forma como o enredo foi construído, mostrando como Barcelona é e não é Espanha como pano de fundo, enquanto a história das aventuras e desventuras do narrador ia se desenrolando. Confesso que me mantive curiosa para entender como chegaríamos ao salto do prédio, e não me decepcionei, assim como não me decepcionei com o desfecho, que não revelarei como foi, mas já adianto que foi bem positivo.

Temos boa ambientação e contextualização história, personagens secundários interessantes e uma narrativa envolvente. "Barcelona Não é Espanha" foi uma leitura agradável e que recomendo!

Passe no blog para conferir fotos e citações do livro.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/12/resenha-livro-barcelona-nao-e-espanha.html

Marina 24/01/2019

Não precisou de uma reviravolta ou de um suspense gigantesco pra ser um livro fascinante. Amei a forma como o autor envolveu a vida do personagem em uma trilha sonora e como citou as músicas entre as situações. Muito legal a maneira como o narrador exerceu, durante todo o livro, uma cumplicidade enorme com o que sentia, reconhecendo seus desejos, vontades e medos, e o escritor coordenou tudo isso muito bem, com jogos de palavra, semânticas, e humor interessantíssimos. As referências também são incríveis! Achei linda a forma como a paixão pelas mulheres foi demonstrada. Enfim, se Barcelona já era um destino com o qual sempre sonhei, agora conhecer a cidade virou uma necessidade. Já quero ler o outro livro publicado dele e os próximos que virão!

Minho - @shootinggbooks 09/01/2019

O apreço
Viver na Europa é o sonho de muitas pessoas, porém é difícil imaginar a realidade de um lugar diferente do qual vivemos. Barcelona pode parecer linda de fora, mas o que mancha sua imagem é a xenofobia e a grande diferença social bastante presente, e por mais que Barcelona esteja inclusa na Espanha, Barcelona não é Espanha.

Aqui conheceremos um imigrante que veio acompanhar sua namorada Antônia enquanto ela fazia intercâmbio na cidade. Vivendo ilegalmente no país e necessitando de dinheiro, o brasileiro (não me lembro do autor ter lhe dado um nome, então tratarei dessa maneira) se vira do jeito que pode: doando sêmen, trabalhando em bares pornôs e até mesmo roubando quadros.

Seu relacionamento com as mulheres é um pouco perturbado. Antônia vai embora e lhe deixa com as mãos nas costas (não gostei dela desde o primeiro momento); Núria, uma paquera local, acabou de sair de um relacionamento conturbado, que só fez piorar após o suicídio do coitado. Esse infortúnio despertou a fúria de um policial que promete a morte do brasileiro.

Essa vida de imigrante não é fácil, e a forma mais gradativa de conseguir dinheiro é aceitando os serviços do argentino Pablo Wood: surrupiar obras valiosas de arte para criar cópias para prazeres próprios. Arriscado? Sim. Necessário? Obviamente. Irrecusável? Sem sombras de dúvidas.

Viver na pele de um imigrante ilegal, seguido por policiais loucos e correndo o risco de ser preso por roubo de pinturas valiosas, nosso brasileiro vai saborear uma Barcelona que não estamos acostumados a ver. Vivendo entre os sem-teto e desfrutando das maiores surpresas catalãs, Barcelona não é Espanha vai nos surpreender em um instante.

A história é narrada em primeira pessoa, com uma característica humorada e bem próxima, vamos nos envolvendo ao personagem e seus conflitos internos. Simpatizei com o brasileiro por causa do seu jeito simples e despreocupado de viver, e confesso que me senti um atraído pela sua coragem.

Conhecer a Espanha pelos seus olhos me deu uma nova perspectiva sobre Barcelona. Um local onde o preconceito para os imigrantes é bastante claro. Compará-lo ao nosso país me deixou triste, afinal, o que custa ser gentil?

Uma história suave e divertida, com um brasileiro que você pode encontrar tomando um café na rua, Barcelona não é Espanha nos deixará com um calor no coração e uma emoção de ser brasileiro em qualquer lugar!

Lucas Furlan | @valeugutenberg 21/12/2018

Resenha | Barcelona não é Espanha
Você quer conhecer Barcelona para além dos pontos turísticos tradicionais, mas não tem grana para viajar até a capital da Catalunha? Sugiro que você leia o recém-lançado "Barcelona não é Espanha", segundo romance do escritor carioca Márcio Menezes.

Intenso e muito divertido, o livro é narrado por um brasileiro que se muda para Barcelona com a namorada entre 2002 e 2003. Não demora pra que o narrador fique solteiro, e ele logo se envolve com mulheres lindas e imprevisíveis.

Ao longo do livro, ele vai morar em uma casa comunitária, trabalha em subempregos (como iluminador de espetáculos pornográficos, por exemplo), é perseguido por um policial skinhead e entra para uma quadrilha — ao lado de um argentino e uma italiana — que rouba obras de arte.

Curiosidade: Márcio Menezes (autor também de "Todo terrorista é sentimental", publicado em 2011 pela Record) afirmou que parte da inspiração para o romance veio de situações vividas por ele nos 8 anos que passou em Barcelona. Mas ele não disse quais dessas situações têm um fundo de verdade…

A leitura de "Barcelona não é Espanha" é muito rápida e é difícil largar o livro até o final. O texto de Menezes é sagaz, repleto de cenas com sexo e drogas e cheio de referências à cultura pop (especialmente relacionadas a discos, músicas, bandas e cantores).

Mas o autor também trata de temas mais graves, como a xenofobia européia e o ódio que os catalães mais conservadores dirigem aos imigrantes, especialmente aos ilegais.

Apenas dois aspectos do livro me desagradaram um pouco. O primeiro é o excesso de contextualizações sobre lugares e pessoas citados pelo narrador, como se fossem notas de rodapé proferidas por ele. Esse recurso não compromete o texto, mas acaba deixando-o meio enciclopédico em algumas ocasiões.

E o segundo é a rapidez com que se dá o desfecho. Personagens importantes simplesmente saem de cena e tudo se resolve com muita facilidade para o protagonista.

Mas, na minha opinião, isso não tira os méritos de "Barcelona não é Espanha", que é um livro incrível. Se você estava procurando um ótimo autor nacional contemporâneo, que escreve com bom humor e pegada pop, precisa conhecer o trabalho de Márcio Menezes.

site: https://valeugutenberg.wordpress.com/