Misbehaving

Misbehaving Richard H. Thaler

Resenhas - Misbehaving

IIIERS 30/10/2023

Nudge, Humanos e Econs
A leitura da Economia Comportamental, confesso que achei demasiadamente longa e cansativa, toda jornada de H. Thaler e seus diversos encontros da vida, torna a leitura exagerada em alguns momentos e sem muito agregar no geral.
Mas buscando entender o contexto, o trilhar de toda jornada do escritor, até o momento que realmente importa.
A leitura foi cansativa (a vontade de desistir era gigante) mas o livro contagia após as páginas 257 e os exemplos tomam conta com casos que soam mais reais, situações diversas desde um simples Game Show, até mesmo Draft na liga de Futebol Americano, NFL.
Onde temos exemplos práticos e sua jornada posterior ao Reino Unido torna a leitura gostosa e agradável.
O livro aborda a economia comportamental em sua essência, humanos sendo humanos e toda descrição de situações e como o estudo usou diversos dados pra chegar onde chegou. Seu como, seu porque.
Um bom livro, mas entre axiomas e o que vá considerar como uso empírico, tenha paciência que vai ser bom.

Hostyn 20/08/2022

O melhor livro de economia que já li
Os livros de economia normalmente são carregados de teorias, princípios e diretrizes. São páginas e páginas de textos que abordam sobre diversos aspectos.

A grande maioria esquece do principal: o ser humano!

Nesse livro, Thaler vai mostrar como os seres humanos são a chave para o funcionamento da economia e como o comportamento afeta, literalmente, tudo aquilo que fazemos.

Ao terminar o livro, ficam mais dúvidas que certezas. É isso que torna a obra um fenômeno da literatura e provavelmente um clássico da economia como um todo.

Cíntia 21/06/2022

Denso demais
Pra mim foi muito difícil concluir a leitura desse livro, extremamente denso! E fala muitas coisas parecidas com o livro rápido e devagar

Margo_livros 10/05/2022

Teorias
O livro traz inúmeros estudos desenvolvidos pelo autor sobre economia comportamental.

Dentre as trazidas algumas são bem legais, o efeito da posse, talvez por vivermos os parâmetros ali estabelecidos, é a que ficou marcado.

O trabalho do autor é resultante de uma vida de estudos com outros acadêmicos, inclusive Daniel Kahneman.

É um livro para ser lido com vagar, considerando a profundidade dos temas tratados.

??????

Elisio Rebouças 25/02/2022

Rápido e Devagar, caminhos para a economia comportamental
Um livro que conta a história da Economia Comportamental, desde seus principais pensadores e todos aqueles que brigaram contra o status-quo da economia clássica. Thaler nos leva por anos de carreira, até os dias atuais e como a economia comportamental entrou em vários segmentos humanos, como a política. Além de uma ótima narrativa, temos alguns ensinamentos, onde o principal é, defenda sua tese e prove ela empiricamente.

Fabim.Silva 19/02/2022

Descongelar para aprender
Então vamos lá!
Essa leitura é mais uma daquelas em que, felizmente, tive minhas expectativas infundadas. Quando aderi a essa indicação, visualizei uma receita em que me sentiria em meu berço de formação e conseguiria experimentar uma da suas ramificações nada convencionais. Ocorreu que a fórmula consiste essencialmente em uma argamassa econômica com a Psicologia servindo como um tempero ousado e eficaz, algo que revela como as vezes minha empolgação turva minhas visões sobre uma obra. Para além do "mea culpa", minha jornada com Richard Thaler me sacudiu nos mais diversos conceitos econômicos em contextos de pesquisas empíricas e teóricas, predominantemente em solo Norte Americano. Fico me perguntando se há no Brasil algum departamento ou instituição que venha tentando implementar as contribuições das ciências comportamentais na economia, tendo em vista suas diversas aplicações e benefícios em larga escala demonstradas durante o livro. Para mim o desconhecido me proporcionou o desconforto do não entendimento, embora leituras cujo assuntos não possuímos domínio nos provoca a se adaptar de várias formas. As vezes o livro se tornou um pouco cansativo em meio a esse quantitativos de conceitos, o que pode desestimular algumas pessoas, mas se você é alguém que não tem ressalvas em mergulhar em águas desconhecidas, o livro pode lhe recompensar bem. Em suma, a economia comportamental convida o sujeito a descongelar suas próprias barreiras a fim de obter um conhecimento valoroso e muito útil para o entendimento de uma área complexa da vivência humana.

Sérgio 13/02/2022

Diferenciando entre Econs e humanos, vamos aprendendo sobre economia racional e comportamental.

Um livro muito interessante que nos traz um aprendizado de olhar os mesmos objetos por pontos de vista não convencionais.?

gi 23/01/2022

Misbehaving | 4 estrelas
Misbehaving é um excelente livro sobre economia comportamental e sua construção. O que mais me agradou foi a forma que o autor conduziu seu raciocínio, misturando termos econômicos com exemplos práticos para que todos pudessem entender sua tese. Ao mesmo tempo que o autor apresenta temas profundos, a leitura é leve e compreensível até mesmo para quem não entende nada de economia.

As longas descrições da vida do autor foram um pouco longas demais, chegando a me incomodar um pouco durante a leitura, porque muitas vezes eu estava mais interessada na parte econômica do que saber sobre a vida dele. Porém, longe disso prejudicar a leitura e diminuir a importância do livro no debate da economia tradicional versus economia comportamental.

Posso dizer que essa leitura foi uma surpresa e já quero ler mais sobre o tema.

Rifas 04/01/2022

Apesar de economia ser um dos assuntos pelo qual menos me interesso, achei esse livro excepcional. Thaler foi ótimo em traçar uma trajetória histórica e apresentar para leigos (como eu) o que é a economia comportamental (que se baseia inclusive em uma ideia que me parece muito óbvia, de que temos que lidar com seres humanos, não Econs, como o autor chama). Fiquei realmente muito interessado por todo o conteúdo e apreciei muito o didatismo das exposições; sinto que saí da leitura com um conhecimento muito maior e sem nenhum cansaço (o livro tem inclusive seus momentos engraçados). De forma geral, conteúdo, escrita e organização transformaram esse em um ótimo livro introdutório (pelo menos para mim) para o assunto, que é certamente muito interessante. Não sei se estou pronto para conhecer toda a parte técnica, que não aparece nesse livro, mas saber o quadro geral e ver como a economia pode se unir às ciências sociais e à psicologia foi para mim o mais cativante em conhecer essa área.

Teorema Espectral 27/10/2021

Um Ode à Ciência
Esse é um livro que te deixa um tanto cético no início: Depois da bíblia escrita pelo Danny, sobre o que é que o Thaler quer falar exatamente? E a resposta é: Sobre uma epopeia fantástica de uma revolução de pensamento, desde a sua concepção até criar fortes raízes na sabedoria da humanidade.

Thaler narra a eterna jornada de Galileu: O cientista que percebe, como se abrissem seus olhos, que vivemos num mundo diferente daquele que os grandes nomes tem dito que vivemos. Ele tenta comunicar aos outros e percebe que a humanidade não está meramente equivocada: ela está disposta a persistir no erro. Com Galileu, temos vagas anedotas do evento. Com Thaler, Temos em primeira mão suas descobertas, apreensões, dificuldades e alegrias.

Como se não bastasse toda a jornada ser interessantíssima, Thaler escreve como se tivesse nascido exclusivamente pra isso. Existe um cuidado triplo em cada parágrafo, de deixar ele didático, envolvente e bonito, tudo ao mesmo tempo. Ler as suas pequenas crônicas, analogias e comentários aquece o coração, de uma maneira que grandes autores que li não chegaram nem perto.

Uma obra que recomendo a todos. Vale a pena ler o Fast and Slow antes, os livros conversam muito bem. Mas leitura mais que obrigatória os dois livros, pra todos que desejam entender sobre o comportamento humano, como indivíduo e como parte da sociedade

Rodrigo 11/09/2021

Tratado sobre economia comportamental
A obra é um verdadeiro tratado sobre economia comportamental. Profunda, leve, enfim... excelente. Vale muito a pena

Jose.Maltaca 05/08/2021

A Saga de Thaler
Misbehaving – A Construção da Economia Comportamental, publicado por Richard H. Thaler em 2015, mostra como este autor contribuiu para a construção e consolidação da Economia Comportamental enquanto vertente da Economia: vários passos, percalços, congressos, publicações e curiosidades são elencados ao longo de suas 367 páginas, e expõem um panorama bastante amplo e completo de como se estrutura a Academia Estadunidense relativamente a este ramo do conhecimento. Para Thal, Thaler narra a gênese de sua carreira, desde seu doutoramento até os seus trabalhos prévios à publicação deste livro – o qual não engloba o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, recebido por Thaler em 2017. O autor faz um recorte de suas publicações, uma vez que em sua extensa carreira, Thaler publicou dezenas de artigos e participou de vários congressos, realizando diversas parcerias e se embrenhando em uma miríade de assuntos.

Este livro é um deleite para quem está inserido no meio acadêmico e busca entender como são formadas parcerias, como periódicos são criados, como ocorre o processo de publicação e como há linhas de pensamento específicas dentro de Universidades. Especialmente para quem trabalha na Academia na área de Economia, é especialmente interessante acompanhar como a ortodoxia econômica está embrenhada e enraizada no pensamento econômico estadunidense – o qual baliza o mundial – e verificar como algumas incorporações a esta linha de pensamento precisaram do esforço de vários pesquisadores e praticamente 40 anos de estudos e investigações para serem admitidas pelo mainstream. A saga de Thaler passou por vários confrontos, intempéries e concessões, e não foi sem custo que o autor logrou uma posição privilegiada dentro das ciências econômicas. Não obstante, ainda há resistências aos pressupostos por ele estabelecidos, mas não de forma tão ferrenha quanto no início de sua trajetória profissional, na década de 1970. Thaler, por fim, integrou-se ao mainstream quando este abraçou parte de seus conceitos, sistematizou-os e os simplificou, como de praxe.

Por fim, o livro se assemelha muito a uma autobiografia profissional de Thaler, devidamente recortada e analisada. Seus pontos altos são a parceria com Daniel Kahneman e Amos Tversky, dois autores essenciais para a construção da Economia Comportamental e com muitos artigos clássicos dentro da Economia; a descoberta da existência de “anomalias” que não se adequavam à teoria econômica; e por fim o advento do Nudge, o qual é uma forma de utilizar a economia comportamental com o intuito de melhorar a vida das pessoas – e deu origem a um livro publicado por Thaler e Sustein em 2008. Há algumas curiosidades relacionadas a pesquisas na área de Economia Comportamental, como questões relacionadas a Futebol Americano, distribuição de salas de trabalho entre professores na Universidade de Chicago e Game Shows, as quais funcionam bem como curiosidades para atiçar a curiosidade do leitor em entender e pesquisar mais acerca do assunto – ainda que eu ainda não entenda patavinas das regras de Futebol Americano. Recomendo este livro a quem quer se aprofundar em como se constroem teorias econômicas, como ocorrem resistências por parte dos devotos do mainstream e por fim como elas podem ser englobadas.

Felipe.Camargo 30/05/2021

"Os loucos tomaram conta do hospício"
55ª Leitura do ano: Misbehaving, Richard Thaler
?Não esperávamos muito dele? ? afirmou o orientador do doutorado de Richard Thaler, após ele ganhar o prêmio Nobel de economia em 2017. O próprio autor brinca que tal parecer foi fundamental para ele quebrar paradigmas e propor uma nova forma de olhar para a economia ? onde o mercado não é tão racional quanto previra os economistas clássicos.
No livro, Misbehaving (conceito que pode ser entendido como um comportamento desviante), o autor relata como hoje ele se tornou a cara da Escola de Chicago (os neoliberais surtam!), que apesar de resistente, aso poucos se rendendo diante das novas perspectivas apresentadas pela economia comportamental. O livro, que parece até uma autobiografia, relata como Thaler desenvolveu seus estudos, se aproximou de Kahnemann e Tversky, e como aos poucos foi construindo sua jornada, desde os experimentos mais simples até aconselhar os rumos de uma país inteiro, passagem relatada no capítulo final, na qual o autor relata sua parceria com o parlamento inglês.
Após ler Thaler, fico pensando como as empresas estão muito a frente das políticas públicas para se abrir ao novo, um exemplo é a questão do cancelamento de assinaturas, estratégias usadas pela Netflix e Amazon Prime há anos... por isso, as preocupações éticas do autor são extremamente válidas e a ciência como sempre aponta os instrumentos, o seu uso, infelizmente vai da conotação daqueles que fazem proveito de tais meios.
Por fim, o livro me deixou curiosíssimo para ler Nudge, a outra obra do autor.

Robertaaod 29/05/2021

O livro conta realmente a construção da economia comportamental, a qual teve grande contribuição do autor.

De início ele já nos informa que há duas formas de abordar a economia: a tradicional, cujos sujeitos são os Econs e a comportamental, cujos sujeitos são os Humanos.

Feito isso, ele apresenta vários experimentos e situações que somente podem ser explicadas se considerarmos os Humanos como protagonistas, desde o nosso comportamento em jogos como a nossa forma de poupar para a aposentadoria.

Em alguns trechos o livro fica um pouco enfadonho por tratar de algo um pouco distante da nossa realidade

Em outras é descritivo demais da carreira do autor.

Porém, essas partes não retiram a importância da obra que é - acho - mostrar para leigos e economistas como esse campo da economia comportamental é tão presente entre nós e pode, inclusive ajudar em vários aspectos da vida individual e da vida em sociedade.