O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas -

andesonc137 21/02/2021

Excelente livro
O livro é excelente para compreender que o acaso e os eventos aleatórios governam muito de nossas vidas. Leva a reflexão a cerca do modo como encaramos os acontecimentos e suas consequências. Com certeza vale a leitura.

Bruno.Marconato 03/01/2021

O andar do bêbado
Muito bom! O livro traz conceitos bem técnicos e difíceis, mas o autor consegue contextualizar muito bem através de exemplos e da história de como se chegou àquele conceito.
O último capítulo é incrível, o autor mostra como algumas coisas parecem óbvias e previsíveis quando analisadas posteriormente, mas que na verdade cada ato depende de inúmeros outros atos que impedem essa previsibilidade.
Recomendo!

Thiago 11/02/2020

Para os apaixonados em história da matemática
Para aqueles que gostam de ciência como um todo, em específico a matemática.
Este livro narra com pequenos relatos históricos o surgimento dos cálculos de probabilidade. Gostei do livro, pois o autor acaba fazendo super mini biografias de alguns matemáticos importantes, mas que não conhecia.
Um bom livro.

MauricioTiso 16/08/2019

A previsibilidade do acaso
Leonard Mlodinow nos leva por uma jornada sobre a história da consciência do Homem perante a aleotoriedade da vida.

O autor aborda as leis da probabilidade e da estatística através de suas concepções históricas, trazendo à tona tanto os personagens como o momento histórico em si e o encadeamento das consequências.

Tudo isso desemboca no objetivo de nos fazer refletir o que muitos filósofos e psicólogos abordam ao longo da vida: a inevitabilidade do acaso e como a este se torna uma fonte relevante de infelicidade.

Uma frase interessante no livro do Prêmio Nobel Max Born é: ?O acaso é um conceito mais fundamental do que a causalidade.? A frase é simples mas o seu aceite é extremamente complexo.

Um profissional que trabalhou comigo me trouxe outra frase interessante: ?A expectativa é a Mãe da Merda!!?. Num mundo com excesso de dados, opiniões e conexões, a falsa sensação de controle e previsibilidade, associada à todos os processos de abreviação na tomada de decisão, como o viés de confirmação (Ver mais em Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar), dão à expectativa um uso completamente inadequado o que gere inevitavelmente a frustração.

Minha terapeuta, Rita Gonçalves, sempre me levou à mesma reflexão com a outra provocação: a do ?salto para o infinito...?. Aceitar o acaso é dar o salto para o infinito com a certeza de soluções e novas possibilidades são parte do processo e infinitamente mais ricas e transformadoras do que a inércia do ?ninho de espinhos? chamado Controle.