A Interpretação dos Sonhos

A Interpretação dos Sonhos Sigmund Freud

Resenhas - A Interpretação dos Sonhos

Ivan. 16/03/2023

Difícil, mas recompensador.
Um livro cheio de evidências práticas, uma extensa revisão bibliográfica e alguns experimentos psicológicos.
Tudo isso para sustentar de forma científica a proposta de Freud da existência do subconsciente e deduzir algumas de suas características.

Gostei muito da proposta de definição para o que é a consciência e como os sonhos podem ser usados para o autoconhecimento.

Usagi a coelha 04/03/2023

Importante.
Estou fazendo psicologia e então comecei a estudar as obras de Freud. Bom, é um livro enorme, que em determinados momentos fica um pouco chato, no entanto o que é abordado dentro dele é interessante.

Evanir 01/09/2019

Maçante
Antes de mais nada quero dizer que não sou psicólogo, mas gosto de ler os clássicos desta área. Bom, dito isto vamos em frente. Freud começa nos dando o status quaestionis, isto é, dando um histórico das discussões e estudos sobre o assunto, o que nos coloca a par de como o assunto se desenvolvia à época. Após isto o autor relata seu ponto de vista, cotejando-o frequentemente, com outros autores. Lendo esta obra vem-me à mente as mesmas questões que vieram em outras leituras de obras do autor: que evidência corrobora a interpretação dada? Aí é que vemos a fragilidade das ideias freudianas. Há que se aceitar o que ele diz. Não há bons argumentos, só “verdades” reveladas por Freud. Creio na correção de algumas interpretações dadas por Freud, mas, na maioria acho-as frágeis. De minha parte, parte de um não especialista, sou mais adepto da interpretação simbólica baseada em símbolos arquetípicos. Evidentemente a questão do símbolo passa pelo conhecimento dos símbolos pessoais formados por aquele que sonhou, aí a interpretação ganha complexidade pois é preciso conhecer esta simbologia pessoal, porém os sonhos são pejados de símbolos arquetípicos que, como creio, nos possibilitam interpretações bem verossímeis. MUITAS interpretações dadas por Freud, em minha opinião, carecem de uma verossimilidade mínima. O último terço do livro fica bastante cansativo.
Manucat 11/05/2020minha estante
Bom algumas ideias freudianas fazem bastante sentido mas são muito insuficientes. O complexo de edipo por exemplo não parece explicar tudo. Não é atoa que Freud não é estudado na faculdade. São ideias muito boas mas que não foram obtidas se utilizando do metodo cientifico com rigor.