O que Aprendi com Hamlet

O que Aprendi com Hamlet Leandro Karnal

Resenhas - O que Aprendi com Hamlet

Priscila 09/11/2020

Quotes
"A cada volta da nossa vida nós o relemos e, como toda obra canônica, descobrimos um novo viés. O texto não se esgota porque as vastidões da consciência e as máscaras que usamos para evitá-las são a tensão eterna da vida."

"Até entendo Hamlet dizer que fragilidade tem por nome mulher. Mas ele está errado. Toda misoginia nasce da fragilidade masculina."

"Nosso ódio e nosso amor são paixões. Ambos fazem parte de um jogo que vai nos perseguir para sempre. No final, em décadas, seremos como as caveiras no último ato."

"O resto é silêncio".

Keila 03/02/2021

Leitura mais que maravilhosa. Leandro Karnal traz uma linguagem clara e com fortes falas... Simplesmente amo os livros do Leandro Karnal.

Vera 08/04/2021

Hamlet nos representa?!
Pra quem não leu a obra de Hamlet (como eu), não terá o entendimento prejudicado para essa leitura. Karnal faz várias explanações e resumos dos atos, antes de expor suas interpretações sobre as ações de Hamlet.

O começo é um pouco chato, pelo excesso de termos cultos, desnecessários. Mas a reflexão é valiosa, ao nos fazer alcançar além da atuação e enxergar nosso próprio reflexo.

"Aprendemos que Hamlet ensina a pensar."
"Ler Hamlet reelabora nossos mundos e nossas concepções sobre o que somos, o que não devemos ser e aquilo a que aspiramos ser."

LuzmarinaFG 22/11/2023

Entre cantos fúnebres e celebrações de festas seguimos todos, junto ao príncipe Hamlet. Como nos movemos entre dor e júbilo registra a resposta do nosso próprio "ser ou não ser". Aprendi isso com Hamlet.

Maria10402 29/08/2023

Porque o mundo é um teatro.
?O que aprendi com Hamlet? é um livro que vai explicar essa obra maravilhosa de Shakespeare, trazendo lições valiosas e realizando comparações com o século da obra e o nosso século atual.

Eu conhecia a obra só pela famosa frase ?ser ou não ser, eis a questão?, mas com esse livro vi que além dessa frase, existem inúmeras outras, atos e momentos que são de extrema importância para todos nós, os famosos ?tapas na cara? necessários.

Na capa temos a seguinte frase ?porque o mundo é um teatro?, assunto esse que vai ser muito tratado no livro, mostrando como vivemos em um mundo seja ele digital ou não em que todos estão fingindo, usando máscaras como em uma peça de teatro.

Me chamou bastante a atenção que o autor trouxe cada ato e os descreveu de uma maneira muito clara, deixou-me ainda mais com vontade de ler e assistir a essa obra. Esse livro veio abrir as portas de Shakespeare na minha vida.

Recomendo essa leitura para os amantes de Shakespeare e para aqueles que assim como eu querem mergulhar mais nas obras do escritor.

? ?quando todos dizem a mesma coisa, eu preciso dizer que ser louco é a única possibilidade de ser sadio nesse mundo doente.?

??Nada é bom ou mau em si; depende do julgamento que fizermos.?

??Todo o mundo é um teatro, parodiando outra peça do bardo.?

?Me conta aqui se conhece a obra de Hamlet, se já leu Shakespeare ou algum livro do Karnal.

Mais resenhas e conteúdos me acompanhe na minha página no Instagram, Facebook, Tiktok e Youtube @escrevinocosmos ??

Alinde 17/11/2021

Uma leitura bem contemporânea do clássico
Quando se vê o nome de Leandro Karnal na capa, espera-se logo a contextualização histórica da peça. Esta se faz presente, mas não só. O livro é também uma reflexão sobre questões que podem ser levantadas sobre a obra no século XXI, com o devido cuidado de serem bem marcadas: não seriam perguntas feitas pelos homens do início do XVII, o que está bem delimitado. Algumas discordâncias pontuais não me fazem repudiar este ensaio. Ao contrário, terminei a primeira leitura sabendo que ainda voltarei ao ensaio e à peça.

Rodrigo.Monteiro 21/11/2021

Crítica literária
Uma boa forma de aprofundar os conhecimentos sobre literatura: crítica literária, so não consegui entender a questão da sucessão dinastica do Reino da dinamarca

Valquiria.Beltramini 26/11/2021

Karnal e Hamlet
Ler ou escutar Karnal é um prazer, o livro é uma delícia de se ler, com análises inteligentes da obra de Shakespeare , muitas analogias e referências. Recomendo !

Sílvia 31/12/2021

Quem diria
Tudo que o famoso professor aprendeu com a peça mais famosa de Shakespeare. Nunca imaginei que ele pudesse ter tirado tanta coisa de uma peça como ele fez. Muito interessante como uma paixão por uma obra acompanha um leitor ao longo de sua vida.

May 07/01/2022

Leitura complementar excelente!
Foi o meu primeiro contato com a obra do Karnal, gostei muito do ponto de vista do autor sobre a peça. Sua análise é rica e embasada em aspectos históricos, políticos e filosóficos de grande valia. Recomendo que o livro seja lido após o contato com o texto original ou a leitura seja feita concomitantemente.

Inglethe 16/04/2024

Eu gosto mesmo é de entretenimento kkkkk li um livro baseado em uma peça que nunca assisti e aprendi com Hamlet que preciso vê-la.

Gregory.Olegario 13/03/2022

O resto é silêncio
Termino esse estudo com lágrimas nos olhos e com o coração quentinho. Como é incrível ler Karnal, a paixão dele por Shakespeare salta das páginas e nos envolve de forma marcante. É como ouvir um amigo falar sobre o seu filme favorito com tanto fervor que só te resta uma solução: Ir correndo conhecer mais a obra e as obras que a permeiam. Um combo maravilhoso: Ler Hamlet e em seguida ler esse livro!

Mary 04/04/2022

Ótimo, porém não
Pra quem gosta de Shakespeare, acredito que vale a leitura, porém pra quem não gosta só vai fazer gostar ainda menos.

Carol 10/11/2021

Diria que esse livro é fundamental para quem quer entender melhor Hamlet. As análises são muito boas, muito bem explicadas e essenciais para compreender algumas passagens da história. Ajudou demais a entender a importância de Hamlet.

Gabriela2968 18/11/2021

Na média
O livro traz uma análise bacana de Hamlet, mas ela não é particularmente elaborada. Karnal não extrai muito mais da obra de Shakespeare do que qualquer outro leitor atento, e, infelizmente ele tenta colocar a psicanálise como um elemento válido em momentos em que o termo "autorreflexão" seria muito mais acurado e honesto. Mas em alguns pontos ele, de fato, contribui com contextualizações históricas que podem faltar ao leitor casual, isso não há como negar.

Algumas passagens do livro foram muito bem colocadas e por mim apreciadas, como o trecho em que ele fala que "Ler é uma viagem ao redor de si mesmo, tangenciando e questionando convicções com perspectiva e afastamento. Conheço-me conhecendo o príncipe." ou quando diz que "Uma conversa genuína com um amigo é uma dissecação anatômica da minha alma".

No balanço geral, a experiência foi positiva com pequenas ressalvas.