Meneghetti

Meneghetti Mouzar Benedito

Resenhas - Meneghetti: O Gato dos Telhados

Bruno Palmeiras 15/07/2022

Surpreendente
Ótimo livro!!! Biografia de um dos maiores (e melhores ladrões) da história do Brasil.
Por que melhores? Pq ele tinha um vies anarquista e só roubava da burguesia paulistana do começo e meados do século passado e sempre ajudava a comunidade italiano operária e os pobres de São Paulo. Ainda deixava recadinhos nas casas que roubava, questionando o pq de tanta riqueza futil enqt mtos não tinham nem oq comer (Pensei até que o filme alemão: Edukators foi inspirado nele).
Um ponto negativo de sua historia é que ele gostava do Mussolini. Estranho para quem tinha este viés anarquista, talvez por ele ser longe de onde nasceu, distante do autoritarismo do Mussolini, sem receber informações fidedignas sobre seu governo.

Rafael_Santiago 10/07/2021

Uma grata surpresa
Desconhecia a história de Meneghetti. Descobri por meio de uma graphic novel, ao ver o nome "Meneghetti" e que se tratava de um "ladrão romântico" muito parecido com Arsène Lupin pensei logo ser uma espécie de ideia requentada, porém ao pesquisar melhor na internet descobri que de fato existiu uma espécie de Arsène Lupin na São Paulo do início do século XX, chamado Gino Meneghetti.

Muito interessado em saber mais sobre esse fato, encontrei esse livro aqui. Ótimo por sinal. Narra de uma forma muito direta e nada cansativa a história de Meneghetti. A diagramação do livro é muito boa. É impresso em papel couché, possui fotos, fac-símiles de jornais da época e até uma pequena HQ. O livro foi feito com muito esmero. O autor escreve muito bem. Sabe contar uma história sem cansar e desinteressar o leitor. Simples e direto.

Já a figura de Meneghetti acaba por ser muito carismática. Não sabemos até onde tudo narrado é mito ou realidade, ou ainda o quanto de mito se mistura com a realidade e vice-versa.

O fato é que mesmo sendo um homem de origem bem humilde era na sua simplicidade bem inteligente e ávido leitor e com uma lucidez crítica bem acima da média em relação à sociedade:

"À proporção que o salário mínimo aumenta, aumenta sempre com atraso em relação ao preço das coisas."

"Vem um sujeito de calcinha, dá um pontapé numa pelota e fica milionário. Isto é absurdo. O outro fica rico dando murro na cara do outro. São espetáculos que para mim [...] o governo apoia, uma nova política para distrair o povo, como em Roma."

"Fiquei impressionado com a baía de Guanabara e com o Rio. Julguei que ali todos viviam ricos, mas depois descobri que o Rio possuía 600 mil favelados já naquele tempo [sobre sua chegada de navio ao Brasil, em 1913.]"

"Jamais roubei um pobre. Só me interessa tirar dos ricos, e tirar joias, que são bens supérfluos que só servem para alimentar a vaidade."

"O catolicismo é formado de peças de mosaico de outras religiões."

"A rigor, a política dos países, os políticos, tudo isso é malandragem. Eles não têm vocação, não têm humanismo para ajudar o povo. A mentalidade boa está no povo."

De acordo com o livro, Meneghetti foi uma das primeiras pessoas a denunciar publicamente tortura policial no Brasil.

É um ótimo livro, vale a leitura. Embora fale do passado brasileiro, infelizmente traz partes ainda muito atuais, ou pior, atemporais (2021):

"[...]Isso, claro, sem contar outro tipo de ladrão, detestado por Meneghetti: o que rouba cofres públicos. Esses que roubam, roubam e roubam, sem medo de ir para a cadeia -- porque sabem que não vão mesmo. Esses, que tiram dinheiro da educação pública, da saúde pública, dos transportes públicos, das moradias populares, do saneamento, acabam causando miséria e morte de muitos e muitos brasileiros e são os mesmos que defendem prisões desumanas e pena de morte."