Marcha para a Morte

Marcha para a Morte Shigeru Mizuki

Resenhas - Marcha Para Morte

K.P.G 21/01/2024

O sacrifício a que custo?
Confesso que eu esperava mais, por ser uma obra do Shigeru Mizuki e por tratar de algo que aconteceu na Segunda Guerra.

Os personagens em si são fracos, você não se apega a ninguém, então não se importa muito com o que acontece com cada um. Passa muito tempo sem nada acontecer e é cômico demais em algumas partes.

São lapsos que tratam como a guerra era cruel e séria. Tirando o final, que aí sim mostra bem essa parte, muito pelos desenhos que são bem gráficos. Outro ponto muito positivo são as reflexões dos personagens do porque eles estarem fazendo aquilo.

Obs: Os textos finais são bem interessantes e complementam a obra.

Luiz819 29/10/2023

Um olhar diferente sobre a guerra
É muito comum os filmes e quadrinhos de guerra destacarem todo a situação com cenas heróicas e de sacríficios. No entanto, a proposta de Shigeru Mizuki é um olha muito mais cruel e realista, no qual o sacríficio é basicamente inútil. A arte também segue uma linha diferente e é explorada de forma trâgico-cômica.
Saber que o autor participou desse período histórico deixa a obra ainda mais visceral.
É uma obra que vai te proporcionar um novo olhar sobre a guerra. Minha única crítica a quantidade enorme de personagens. Fica difícil se envolver com os personagens, pois você acaba se perdendo um pouco em quem é quem. Todavia, a proposta é inovadora e vai balançar seu sentimentos, já que não há como terminar a obra sem um nó no estômago.

pordentrodaestoria 01/08/2023

?Marcha Para Morte!?, é o segundo mangá de Shigeru Mizuki publicado pela Devir. Anteriormente, a editora trouxa ?Nonnonba?, obra em volume único também lançada através do selo Tsuru.

Em 2022, a Devir anunciou a publicação do mangá ?Hitler?, outra obra de Mizuki. Até a publicação deste post, não há maiores informações sobre a data oficial do seu lançamento.

Com ?Marcha Para Morte!?, Mizuki ganhou dois prêmios, sendo eles o Prêmio de Legado do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême em 2009, e o Prêmio Eisner de Melhor Edição Americana de Material Internacional do Japão e de Melhor Trabalho Baseado em Fatos Reais em 2012.

Sobre a história, segundo o autor, ela é baseada 90% em fatos reais e retrata experiências vividas por ele enquanto soldado do exército japonês. Como o próprio nome diz, em ?Marcha Para Morte!? acompanhamos um pelotão do exercício que foi designado para um ataque suicida contra os seus oponentes tudo em nome da pátria. Também somos apresentados a todos os percalços vividos por esses soldados, como desgaste físico, falta de alimentos e bebidas, exposição a doenças como malária e dengue, além de tratamentos vexatórios e humilhantes por seus superiores.

?Marcha Para Morte!? nada mais é do que uma obra crítica aos abusos do exército japonês contada de forma magistral por quem, infelizmente, vivenciou tudo aquilo. Independente se você gosta ou não de obras com temática de guerra, leia este material. Ele é incrível e uma das melhores obras que já conheci!

Sobre a edição, ela segue o padrão do selo, com dimensões maiores que os mangás tradicionais, boa qualidade no papel e sobrecapa.

Paulo.Vitor 15/04/2023

"Todos devem ter morrido assim, sem ninguém para acompanhar sua sorte, sem ninguém para com quem falar, apenas com certeza de que será esquecido"
Este Mangá conta, basicamente sobre o embate ocorrido durante a segunda guerra entre Americanos e Japoneses, que disputaram o território da Ilha de Nova Bretanha, atualmente a Papua-Nova Guiné.
O Mangaká, tinha uma fama por escrever contos de histórias tradicionais japonesas e charges, mas neste, ele nos propõe algo muito mais recente, denso, extenso e profundo.
Com humor, ele relata situações reais, presenciadas pelo próprio autor (que lutou na segunda guerra), na intenção de retratar a futilidade e falta de lógica e sentido na cultura de guerra, indo contra, inclusive, a própria ética de guerra do Japão da época. O humor colocado na obra, vindo principalmente de ações dos soldados rasos, pra mim só ressalta ainda mais a inocência e imaturidade destes, que definitivamente não deveriam estar, nem na época, nem hoje, em fronts de guerra.
Ao final encontramos diversos questionamentos até filosóficos, que só ressaltam o porque das decisões dos batalhões que acompanhamos são tomadas de maneira errada.

Paguei 45 reais pelo livro em setembro do ano passado, e creio que por esse valor, é bem válido, visto que as páginas são grossas, bem feitas e a edição é boa, apesar de apresentar aquele tipo de segunda capa removível que não vejo tanta utilidade.

joaoggur 08/01/2023

Abaixo das expectativas.
Há anos ouço falar de ?A Marcha Para a Morte?, quadrinho do mangaká (quadrinista que se dedica aos Mangás) Shigeru Mizuki. A maioria das críticas em relação a este são positivas, sempre tecendo comentários relacionados a como é uma obra que nos faz refletir sobre a guerra. Devido a tudo isso, fui ler a obra como uma expectativa altíssima, e acabei me frustrando.

A leitura serve como um livro de memórias do autor relacionadas a época que lutou na Segunda Guerra Mundial dado que, como ele próprio diz no posfácio, ?90% do que está escrito no livro aconteceu na vida real?. Os momentos que ele testemunhara foram atrozes, e o leitor realmente consegue sentir isso na leitura. Porém, todo o livro está recheado de monotonismo! O roteiro gasta muito tempo em diálogos desprezíveis. E admito que também não me interessei pelos desenhos: mesmo existindo uma espécie de ?glossário? para sabermos ?quem é quem?, em inúmeros momentos eu sentia que todos os personagens eram iguais, com a mesma face.

Infelizmente não tive uma boa experiência de leitura. Não recomendo.

EduardoCDias 13/11/2022

A guerra é sombria?
Trágica história real de um batalhão japonês deixado para trás numa ilha do pacífico para se sacrificarem e serem usados como exemplo para o restante do exército. O mangaká era membro desse batalhão, mas foi um sobrevivente.

Igor.Banin 15/09/2022

Bom quadrinho de guerra, narrando os horrores dos ataques suicidas japoneses. Traço muda para realismo nos ataques, gostei!

Andre 30/06/2022

Confuso
Eu vejo uma boa história aqui, que valeu ser contada. Foram acontecimentos importantes que nos mostram o absurdo e o non-sense de um código de honra ao meio uma guerra que já não faz muito sentido por si só.
Dito isso, achei os traços extremamente confusos. Eu literalmente não sabia quem era quem, por quem eu devia torcer e quem eu devia odiar. A hierarquia dentro do batalhão também não ajuda, quando você só sabe que é algum superior quando ele está batendo nos seus soldados.
Uma ótima história que poderia ter sido melhor trabalhada com um traço mais marcante. Vale a leitura, de qualquer forma.

Onassis Nóbrega 13/04/2022

Mangá com tema infelizmente muito atual, novamente?
1° lugar, comprei este livro por acaso, após aparecer como indicação em uma grande varejista. Gostei do tema. O livro/mangá ficou um tempo esquecido aqui. Até que peguei por acaso um pouco depois do início da ?Guerra da Ucrânia?. Aí não teve como fugir.
O mangá é baseado em uma história real de um pelotão japonês enviado para uma ?batalha perdida? em uma ilha. Estão no enredo vários temas da guerra, muito focado no dia dia dos soldados, como pessoas simples que tiveram que servir sua pátria. Muitos são adolescentes recém saídos da infância e com aqueles sonhos esperados, inclusive da primeira relação sexual. Muitos destes sonhos são ceifados precocemente. O tema da ?honra? tão presente na cultura japonesa aqui é escancarado dos dois lados.
Quanto ao traço, a história básica dos ?bastidores? da guerra, ou seja, do dia dia dos soldados dentro do pelotão é apresentada com um traço simples e efetivo, para dar leveza. Quando se apresentam cenas de guerra, combate, a arte é mais complexa e realista, fazendo um ótimo contraste de ideias.
O livro tem 2 posfácios, com o próprio autor falando sobre sua experiência de guerra (sim, ele lutou e foi ferido em um episódio similar ao que acontece no mangá) e como ele desenvolveu isto no livro. E o segundo, com um amigo do autor, dando sua percepção externa de como está experiência de guerra influenciou neste livro e na própria vida do autor.
Finalizando, recomendo demais a leitura e já vou colocar outros mangás do autor na lista. Ao postar em um grupo, um colega que morou no Japão teceu muito elogios, como se este autor realmente fosse uma referência em sua terra natal.

Ogaiht 14/03/2022

Os Horrores da Guerra
Marcha para a Morte mostra a história de uma companhia de soldados japoneses numa ilha. A guerra parece estar quase no fim. Os americanos avançam cada mais e libertam os territórios ocupados pelos japoneses. Ao invés de admitir a derrota, o auto comando do exército japonês ordena que essa companhia faça um ataque suicida contra as tropas americanas assim que chegarem à ilha. Obviamente isso não agrada aos soldados, que só querem que a guerra termine e que possam voltar a ver seus entes queridos. Mas o temor de envergonhar seu país e manchar sua honra os impele a seguir em frente nessa guerra sem esperança.
A ideia do mangá é muito boa. Inspirado em eventos reais, a narrativa mostra os horrores da guerra, mas também os laços de amizade e companheirismo que se formam nessa situação. Uma pena que na narrativa há muitos personagens, não havendo tempo para desenvolvê-los e nem criar empatia com o leitor. Consequentemente, a medida que vão morrendo, acabamos não sentindo nada e muito menos sabendo quem é quem, o que é uma pena, pois esta obra tinha muito potencial para ser um dos grandes mangás sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial.

CInt_lo 24/02/2022

?Quando desenho uma histbria de guerra, não consigo me conter de sentir uma raiva incompreensível. Acredito que seja a alma dos mortos de guerra que me fazem sentir assim.?

Lucas.Fioravante 05/02/2022

Militarismo
Um manga simples, coisas horríveis acontecem com tanta naturalidade que se você não tiver atento nem sente o peso dos acontecimentos. Mais um tipo de mídia que nos mostra que as pessoas no poder não ligam para qualquer um abaixo delas e como a violência burra e sem motivo está empregada em todo tipo de força militar/policial. Para que existem exércitos? Do que adianta proteger qualquer coisa se as pessoas que a protegem não terão como desfruta-la?

Samuel Simões 01/02/2022

Pois é. Não rolou muito não
Fui com altíssimas expectativas por se tratar de uma obra de guerra, porém a decepção foi um pouco grande. Não gostei nem um pouco dos desenhos dos personagens, achei confuso, estranho e etc. O próprio roteiro em si desenrola na minh opinião um pouco truncado demais, somente na reta final um dos personagens acaba se destacando trazendo, acredito eu, o que o autor quis transmitir nesse obra, que sim.. é uma mensagem muito importante, mas demorou a acontecer algo que me prendesse. Por isso, ao menos pra mim esse quadrinho não funcionou muito bem. Recomendo?

Maaaaais ou meeeenos, maaaais ou menos

Hum 04/12/2021

Talvez tu chore
Se tu quer entender realmente o enraizamento do "orgulho japonês", tem que ler essa obra, o nome dela diz tudo sobre ela. É um mangá sobre a honra de uma tropa, que, mesmo diante da morte confirmada, permanece a diante.

O questionamento fica ao leitor: até quando isso é racional e necessário? Até quando é honra ou uma lavagem milenar?...