A ponte entre os dois mundos

A ponte entre os dois mundos Wallace William de Souza

Resenhas - A ponte entre os dois mundos

Juliana 07/01/2022

Terra e Sangue, ancestralidade e tradição
Esse livro é maravilhoso. Ele nos apresenta um pouco sobre a mitologia Eslava e a Terena. O autor nos traz a história de Tatiana, uma adolescente bastante irritante, que se mudou do Paraná para o Mato Grosso do Sul com sua família.
Ela e seu irmão cresceram ouvindo os contos de fadas contados pela sua baba, a Kátia, a vovó mais fofa do mundo.
Chegando em sua nova cidade, Tatiana se depara com questões como bullying. E em dado momento da história também com a cultura indígena Terena.
Ela começa a ser assombrada por um deus Eslavo chamado Vodianoy e uma Russalka, espírito feminino das águas. E para lidar com esses seres, ela contará com a ajuda de André e sua avó, ambos praticantes da religiosidade Terena.
Bom, o livro em si é muito bom, a escrita do Wallace é impecável e me fez entrar fundo na história. Super recomendo!

Luiza.Oliveira 05/06/2021

Resenha por @felicidadeempaginas
"Ela se sentia bem ali, naquele local escuro e molhado, onde flutuava livremente de um lado para o outro, de lugar nenhum para lugar algum"

? Resenha ?

A ponte entre os dois mundos irá contar a história de Tatiana uma jovem que cresceu em uma colônia de imigrantes europeus no Paraná, passou a vida ouvindo histórias da terra de onde sua família veio, ao se mudar para o Mato Grosso do Sul as coisas começam a mudar, os contos de fadas, não eram mais somente contos

Eu preciso começar falando que estou apaixona pela ambientação desse livro, além de se passar no Brasil, é uma fantasia que envoca as nossas raízes, um dos pontos chaves é a tribo indígena dos Terena, onde iremos ver mais sobre essa cultura tão rica e poderosa

Tatiana cresceu em volta dos contos de fadas, mas ao chegar na adolescência já não se encantava tanto assim e esqueceu a magia das histórias, mas as histórias não se esqueceram dela, e ao retornar para a terra dos seus ancestrais pesadelos e alucinações a antingem, mas não são apenas imaginação, ela tem uma magia correndo em si, a magia corre em seu sangue, apesar de ser uma protagonista meio ingrata e imatura em alguns momentos, Tatiana aprendeu muita coisa na sua jornada

Teve momentos que a narrativa entre o mundo real e o mundo mágico ficou um pouco confusa e a leitura mais difícil, mas depois tudo foi se ajustando e eu consegui entender melhor o que estava acontecendo, outro ponto é sobre toda a questão sobre crenças e deuses citados na história, talvez tenha faltado um pouco de explicação, mas esse livro é um belo retrato de sobre diversidade cultural

Francisco.Barbosa 09/04/2021

Entre Deuses Americanos e Cidade invisivel
Embora tenha adquirido o livro ano passado, apenas no final de março consegui sentar para aprecia-lo. É um livro que evoca nostalgia, o clima juvenil das escolas brasileiras, os amores, os amigos, está tudo lá. Inúmeras vezes durante a leitura tracei paralelos com minha época de ginásio, e tudo isso bem temperado com costumes e histórias que são bem alheias à realidade comum das pessoas, tanto no pano de fundo cultural, o qual a história de alicerça, como nas realidades além dos planos usuais de consciência. É nesse além dos mundos, onde a fantasia, as musas, os deuses e semi-deuses habitam, que temos todo o amarrar da história, não de forma vulgar, como se esses planos fossem acessados facilmente por qualquer pessoa, mas sim um local acessado ora por quem recebera o treinamento e a iniciação adequada para tal, ou ora acessado por aqueles que possuem uma abertura para acessar tais planos.

Entre a realidade comum e a realidade que vai além.

Gostei do tamanho dos capítulos e da fluidez da narrativa. Em nenhum momento a história fica enfadonha. E como a história nos enriquece com coisas novas, nos mostra os choques culturais que ocorrem em nosso gigantesco país e como procura fugir dos clichês e do obvil. Eu gostei bastante.

No aguardo de mais publicações desse promissor autor brasileiro.

Amanda.Lippi 13/03/2021

Final diferente do esperado
Gostei do livro, por abordar culturas diferentes, e interligar seus folclores.
Mas a personagem principal me irritou demais, tive momentos que queria bater nela, muito mimada.
Mas a história é muito boa, simplesmente amei conhecer o André, e o jeito dele de cultivar a cultura indígena.
Indico pra quem gosta de mitos e lendas.

@refugionasestrelas 11/11/2020

Sobre tradição, origens e diversidade
Depois de um mês inteiro lendo terror e suspense, eu precisava de alguma coisa mais leve pra descontrair. Esse ebook tava parado no Kindle há muito tempo, depois de uma promoção da Pendragon em que estava de graça. A partir daí, baseou unir o útil ao agradável. E quem diria que eu iria me surpreender tanto?

Sendo sincera, achei a história bem fraca e os personagens mal construídos. A Tatiana, personagem principal, é um porre na maior parte do tempo, mas a gente releva kkkk. Entre todos os personagens, o que mais gostei foi André, mas nem ele foi bem explorado. Não rolou aquela identificação com os personagens, sabe? Acho que isso colaborou pra narrativa ficar meio sem graça em alguns pontos.

Focando nos pontos bons, a cultura vem em primeiro lugar. Tanto pela parte russa quanto pelas tradições Terena, eu me apaixonei pelo jeito com que ele explorou toda a situação! Além disso, ele não fica só na "parte bonita" de cada cultura. Ele expõe as necessidades e dificuldades de cada povo, a condição deplorável das aldeias, o fato de que a cada ano eles perdem mais terras para os latifundiários. Também tem a questão do preconceito, tanto da parte da Tati e sua família quanto dos de descendência indígena. Essas questões me fizeram pensar muito, por caminhos que antes não tinham me passado pela cabeça.
(Nós somos nossos antepassados? Nossas raízes são parte de quem somos? Negar nossa cultura é simplesmente renegar quem somos ou pode ter motivos mais profundos para isso? Se a maioria dos brasileiros são de descendência negra ou indígena, por que os brancos que são o padrão de beleza aceitado? Até que ponto usar de tradições pertencentes a uma cultura que não é a minha é respeito a diversidade e quando passa a ser apropriação cultural?)

No geral, não gostei muito do desenvolvimento da história e dos personagens, achei meio simplista e mais infantilzinho. Talvez se tivesse lido uns anos atrás teria gostado mais, quem sabe? Mas ainda sim, a veia cultural e tradicional desse livro compensa tudo. Sério, que coisa mais maravilhosa ??

Calhamaço da Tati 14/05/2020

🌉Esse livro é tão maravilhoso! A diagramação dele é tão perfeita, toda cuidadosa.Todo esse carinho é tão lindo! A escrita do autor é bem detalhista e fluída. O livro fala sobre religião, bullying, aceitação, adaptação. .

Tatiana cresceu ouvindo as histórias antigas da sua cultura e agora é uma adolescente que acabou de se mudar para um local que não conhece ninguém. Ela queria ser uma adolescente normal e popular mas não foi bem assim, na nova cidade ela possui um aparência acima da média para o local, chama muita atenção, mas ela não é a popular que queria ser as meninas pegam no pé dela ofendendo com o cruel bullying 🙁 Além dos problemas da escola a sua família também não vai nada bem e pra piorar ela começa ter um sonhos que parecem reais e começam a lhe perturbar até ela resolver encarar e ir atrás das suas raízes.
. 🌉“Sabe o que dizem, não sabe? Que quando nada vai bem, nada é melhor do que um bom chá, não é? Então vamos tomar chá, só nós duas, e esperar que as coisas melhorem."

site: https://www.instagram.com/p/B_x_NWNDR8v/

Mari_0451 23/04/2020

Um livro sem defeitos
Tatiana acabou de se mudar para um lugar totalmente diferente do faxinol em que vivia. Lidar com a escola, com os padrões de beleza e estereótipos, com os insultos e tratamentos diferenciados por possuir a pele clara, enquanto os moradores possuem pele escura, são alguns dos problemas que a impedem de voltar a ter uma vida normal. Além disso, também precisa lidar com os deuses russos que sua avó paterna carregou pelo mar, quando veio ao Brasil ainda criança. Os deuses, principalmente Voy.. tomou lugar na mente de Tatiana e no rio que passa em sua nova cidade. Quando chega ao seu limite de aturar toda aquela ameaça, pede ajuda ao irmão mais novo de sua melhor amiga.

Confesso que julguei mal o livro por não ser muito fã de livros brasileiros e relacionados a cultura, porém esse me surpreendeu completamente. O autor tem uma escrita leve e que nos prende do início ao fim. A personagem tem erros, as vezes da vontade de dar uns tapas nela, e eu acho isso algo muito bom em um livro. Os personagens não são forçados para que gostemos deles, na verdade são apenas personagens, cada um com seu lado bom e ruim. Também, a forma em que a cultura, os deuses, as idas e vindas ao passado e lugares distantes, me fez questionar várias vezes se esse mundo espiritual não existia de verdade. Quem sabe existe e está enfraquecido?

Gostaria de ter lido este livro ao meu bisavô falecido, que amava e apoiava a nossa cultura, a cultura dos povos, e a bagagem cultural que todos nós carregamos.

@juliusverse 25/02/2020

"Somos feito de sangue e terra"
Eu adoro mitologias em geral e esse livro me apresentou duas que eu não conhecia nem um pouco: a russa e a do povo Terena.
Tive um pouco de dificuldade no início do livro porque esperava algo mais voltado para a ação e também porque a protagonista é um pouco insuportável. Entretanto, a mensagem que a história traz e a forma que ela faz é incrível, sensível e executado de maneira bastante cativante. Sem contar que o jeito que o Wallace escreve as sensações é muito bom, principalmente as cenas debaixo d'água. Enfim, mais um livrão.

Flávia 11/01/2020

Excelente
Tatiana é uma adolescente em idade escolar que acaba de se mudar para uma nova cidade.
A menina acaba passando por um novo período de adaptação, e é apresentada a novos costumes, religiões e tradições.
Tatiana cresceu cercada pelas tradições de sua família, foi apresentada a contos, canções e lendas que vieram de suas raizes ancestrais, mas ao chegar em uma nova cidade, muito do que lhe foi apresentado na infância se perde com o tempo.
Além de ter que se acostumar com um ambiente novo, a menina começa a ter sonhos que parecem reais, onde é transportada para o reino das águas, conseguindo falar e respirar normalmente.
Dessa forma, a menina tenta compreender o que está causando seus sonhos e assim, resgatar suas raízes.
▪︎
Esse livro trouxe uma ótima forma de abordar culturas, religiões, crenças e outras temáticas importantes, como: bullying, preconceito, adaptação e integração.
Conhecer esse livro foi uma surpresa maravilhosa, o autor soube nos mostrar com clareza e fluidez a importância da nossa cultura e ancestralidade.
A história é incrível e os personagens são maravilhosos.