Eles

Eles Vagner Amaro

Resenhas -

Beto | @beto_anderson 15/06/2021

Curto, direto, reflexivo
Os dez contos trazem questão muito presentes na sociedade e que mostram as cicatrizes que algumas relações preconceituosas, machistas e de intolerância podem causar no outro. Textos curtos, com linguagem clara e direta, sem rodeios e muito sensível. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

A saga de um leitor 21/12/2021

Que Livro Marcante
ELES vai relatar das mais diversas realidades e sem meias palavras, de como a solidão machuca, de como o amor faz falta e como ter alguém para apoiar é importante. Eu amei e fui feliz em ler esses contos.

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 09/04/2020

Eles: contos – Vagner Amaro
Livro bem atual, lançado há pouco tempo, e nele, uma reunião de contos que aborda os temas mais diversos da nossa sociedade, convidando o leitor à reflexão sobre muitas questões. “Eles: contos” é o livro de estreia de Vagner Amaro como autor, acredito que tenha sido um início muito bom. Na obra, ele apresenta contos curtos, fortes, em uma linguagem muito clara. Gostei muito da maneira direta com a qual escreve o Vagner Amaro, sem arrodeio e muito coerente em tudo que expõe.

Falando sobre os contos, gostaria de destacar algumas características as quais me chamaram a atenção; por exemplo, em “O perfume de Olavo”, adorei a maneira com que o autor brincou com os cheiros e como eles conseguem ativar a nossa memória olfativa... “..., o cheiro do bolo tomava conta do ambiente”, “...O cheiro de cerveja, sangue, mijo, bafo e suor tomava conta”; duas cenas completamente diferentes mas, que desenham em nossa mente os espaços em que as cenas acontecem. Na primeira temos um lugar leve, tranquilo, que poderia nos remeter a infância, e na outra, um ambiente hostil, pesado, que denota sofrimento e dor. Utilizar-se desses aromas, propicia uma experiência sensorial, que eleva e torna a leitura mais atraente, já que nos sentimos dentro da cena.

Outra coisa interessante, e que revela uma outra face do autor, agora um lado mais sombrio, exemplo, o conto “Dança”; o tom de denúncia que o conto assume logo em seu início é admirável;

Ao vê-lo, indo em direção ao caixa, a atendente fechou de forma brusca a gaveta que ficava o dinheiro e fixou um olhar que ele já conhecia bem, era uma sequência de medo, desejo e constrangimento." (p. 31).

Com esse trecho, percebemos a denúncia aberta e direta sobre o racismo velado, sofrido diariamente pela população negra no Brasil. Ademais, podemos encontrar também a crítica aberta à masculinidade tóxica, destrutiva, que corrompe, que transforma os homens em animais, na tentativa frustrada de se mostrarem dominantes, pra mim o conto “Ereto” deixou isso tudo muito evidente. Esse ponto merece destaque pela simples coragem e sutileza ao tratar do tema, ele não aparece de forma agressiva, vai invadindo a escrita, e só depois de acabada a leitura e que percebemos do que de fato foi tratado no conto. Achei isso genial. A religiosidade afro-brasileira também aparece no livro, não de forma recorrente, mas como uma maneira de demarcar o território negro, ao qual o autor pertence, e reafirmar as suas raízes africanas.

Por fim, são contos interessantes e muito bem escritos, e que pela diversidade dos assuntos tratados, conseguiríamos fazer resenhas individuais sobre cada um deles. São personagens do nosso dia a dia, em cenas cotidianas, em temas polêmicos, algumas vezes pouco debatidos, mas que com a ajuda da literatura, Vagner Amaro consegue abordar esses temas, e de maneira muito leve ampliar o debate sobre eles.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Laiza0 24/11/2020

Contos sobre masculinidade tóxica
Uma leitura rápida, instigante e prazerosa! Os 10 contos de Amaro em "Eles" abrange questões sobre a masculinidade tóxica, fragilidade masculina, homossexualidade entre homens idosos e também o reconhecimento da homoafetividade na infância, e várias outras temáticas que passam por despercebidas diariamente.

Enfim, um livro muito sensível, empolgante e motivador a criação de novas percepções sobre o tema masculinidade!

Wallace17 25/07/2021

Pluralidades da masculinidades
“Por trás da máscara da masculinidade, onde força e superioridade nos é ensinado desde a infância. Existem enormes inseguranças e brutais dependências”.

É com essa citação de Flávio Gikovate que inicio minhas impressões sobre o livro de contos, Eles, do escritor Vagner Amaro publicado pela Editora Malê.

O livro nos proporciona (sobretudo para nós homens) uma necessária reflexão sobre os efeitos nocivos da masculinidade tóxica no nosso cotidiano. Este sistema machista que prejudica, destrói e mata centenas de milhares de mulheres todos os anos no Brasil. O machismo que naturaliza o abandono paterno, mas que ao mesmo tempo condena a descriminalização do aborto e outras lutas por equidade de gênero. O machismo que faz chacota com meninos, jovens e homens que não se encaixam no modelo agressivo imposto. Criando barreiras para não falarmos dos nossos sentimentos, emoções, fragilidades e medos. A regra vigente é vigiar, silenciar e punir qualquer padrão que fuja dos modelos heteronormativos. "Homem não chora".

É dentro deste contexto destrutivo e irracional que Vagner Amaro nos entrega contos para a gente pensar nas mutilações sociais que o patriarcado nos causa. São histórias do nosso dia a dia, que demonstram como homens de todas as condições estão condenados a viver uma vida retalhada e incompleta. Um livro para se debater, refletir e mudar! Outros homens são possíveis!

site: https://www.instagram.com/p/CM2BjfAHbPR/

fev 16/08/2021

Contos simples
Eles é um livro de contos simples e pequenos sobre o cotidiano. Talvez simples demais. Em seus contos com foco em pessoas negras, Vagner Amaro aborda sexualidade, violência, machismo, homofobia entre outros temas que abordam as nossas vivências.

Os meus contos preferidos foram:

- O perfume de Olavo;
- Eles;
- Dança;
- Chamas;
- Ela desatinou; (esse conto tem uns problemas que me incomodaram porque em alguns momentos ele denomina a mulher trans/travesti no masculino quando se fala dela no passado, mas acho que mesmo assim ele poderia continuar falando no feminino).

Alinde 05/01/2019

Fiquei interessada pelo livro ao ver uma entrevista com seu autor. Comprei no mesmo dia, terminei de ler no dia seguinte. O pequeno livro é composto por dez contos curtos, e todos têm como tema em comum o quanto o machismo atrapalha a vida e as relações dos homens - mesmo que não sejam eles os narradores. São dez temas diferentes, com algo em comum: um certo tom de melancolia, mas mesmo assim não é um livro totalmente desesperançoso. O maior defeito do livro: muito curto.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Em especificações em torno da palavra homem, o poeta Carlos Drummond de Andrade indaga: "Que milagre é o homem? Que sonho, que sombra? Mas existe o homem?" – O livro de contos Eles, de Vagner Amaro, apresenta personagens que afetam e são afetados em razão das ideias mais comuns sobre a identidade masculina. Os personagens do livro buscam se enquadrar e, muitas vezes, fazer com que os outros também se enquadrem no padrão hegemõnico de masculinidade, em histórias como: o pai ensinou tudo ao filho, como ser homem, como estar no mundo. Um acontecimento coloca em xeque a cumplicidade entre pai e filho, revelando um abismo entre as expectativas e sensibilidades dos dois para a vida; um adolescente apaixonado quer se tornar "homem" com a mulher que tanto ama, e por isso, insiste e aguarda este momento, no entanto, uma grande expectativa pode trazer grandes problemas; casado, pai de três meninas, amado pelos vizinhos, um homem de bem. No dia do seu aniversário, uma vizinha sopra uma frase em seu ouvido, que sacode o homem por dentro; ele se ressentia, antes de olharem para o seu rosto, os olhares buscavam um foco na diagonal, queria que alguém o enxergasse; um homem está em busca de emprego e embora tenha muitas qualificações, acaba sempre sendo selecionado para funções em que suas características físicas lhe garantem "um bônus"; um menino precisa passar um tempo com o pai em uma casa de praia e este período gera uma conexão intensa entre os dois; outro menino, muito tímido, muda de escola, e na dificuldade de fazer novas amizades, encontra um grande amigo. Estes e outros personagens do livro de contos Eles, estreia na literatura do editor da Malê, Vagner Amaro, abordam os abismos e lutas, identificações e empatias, na construção da identidade dos homens. Contos curtos, instigantes, que abrem janelas para reflexões sobre algo essencial para as relações humanas.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592736415

Cristiane Roveda 10/07/2021

Contos narrados em terceira pessoa revelam grandes temas a partir de vivências comuns, quase banais.
Os sentimentos vividos por Eles nos são apresentados de maneira direta e clara, o autor não se demora em malabarismos narrativos.

Mion 07/09/2021

Uma tarde de feriado passeando por masculinidades em varios tempos diferentes.

Muitas emoções aqui dentro e no mundo,enquanto lá fora era um vergonhoso 7 de setembro.