Presépio e outros contos de natal

Presépio e outros contos de natal Luiz Ruffato org

Resenhas -

Everton.Paulo 24/12/2023

Leitura temática recomendada
Organizado por Luiz Ruffalo, essa coletânea de contos traz obras consagrada como a famosa "Missa do Galo", de Machado de Assis e obras mais contemporâneas da literatura brasileira. E foi um deleite passar por tantas histórias diferentes, de Natal. Algumas bem sombrias e cruas e outras tocantes e até engraçadas. Drummond também passa por aqui num dos melhores momentos da leitura.

Pandora 08/01/2023

Comecei a ler este livro no dia 20/12/2022, mas quando chegou a véspera do Natal eu parei, porque eu amo Natal, é uma época alegre para mim e o livro é triste. É triste, mas é uma reunião de histórias muito boa: dei cinco estrelas para 13 dos 17 contos, quatro para 2, duas para 1 e outro não entendi lhufas, nem me atrevi a classificar. No fim, terminei a leitura no Dia de Reis. :D

Todos os contos se passam na época do Natal, mas esqueça festas familiares com muita comida, troca de presentes e as tradicionais figuras polêmicas desta época como o tio do pavê. Os protagonistas destas histórias, em geral, não estão nos melhores dias de suas vidas: há uma família de bóias-frias caminhando sob o sol escaldante após perder o emprego; a mulher com dor de cotovelo pelo abandono do ex; o funcionário que teme ser demitido e acredita que uma mendiga possa lhe trazer sorte ou azar; a sedução velada de uma esposa traída ao hóspede do marido; a viajante que escuta a história de uma mãe desafortunada, mas cheia de fé; o soldado que passa a noite na cadeia por causa de um superior; um burocrata que enfrenta ele mesmo a burocracia do sistema para que possa viajar com o filho às custas do governo; o filho que tenta afastar do Natal em família a figura do pai morto que sempre foi um estraga-prazeres; o homem que vai ao cinema para não pensar em suicídio; a mulher que tem todas as coisas menos um filho, que é o que mais deseja; a família tradicional brasileira e os critérios para escolher o melhor pretendente para a filha; o rapaz sensível que chora de saudade de um Natal passado; o homem que repensa a própria solidão ao ver a solidão do outro.

Foi uma experiência muito rica e reflexiva, são situações e vidas tão díspares! Às vezes eu me pego pensando no que estará acontecendo com um ser humano que eu não conheço em outro lugar do Brasil naquele momento, ou mesmo em outro pais, quem estará chorando enquanto eu estou rindo, quem estará morrendo enquanto estou comemorando mais um ano de vida, enfim… e este livro me trouxe estas reflexões.

Destaco três contos que me tocaram por motivos diversos:

Feliz Natal, de Luiz Vilela, que me levou de volta à minha cidade natal, especificamente à rua onde eu morei por 13 anos e conhecia praticamente todos os vizinhos do quarteirão.
Presépio, de Carlos Drummond de Andrade, pela incrível construção linguística e literária que, colocando o tempo cronológico versus o tempo interno, trata com maestria e humor a condição feminina na sociedade brasileira no início do séc. XX.
Natal no Paraguai, de Rachel de Queiroz, que partiu meu coração em mil pedaços.

Parabéns ao Luiz Ruffato pela organização desta ótima coletânea!
Débora 09/01/2023minha estante
Sempre amo suas resenhas, mas esta está especial! Obrigada por compartilhar suas impressões com tanto sentimento! Beijos e um 2023 maravilhoso pra vc!!!????

Pandora 10/01/2023minha estante
Obrigada, Débora! Também sempre acompanho suas leituras e impressões e pego ótimas dicas. Um 2023 de muita saúde e ótimas leituras pra você. ?

Débora 10/01/2023minha estante
Obrigada, querida!!!??

Carlos Nunes 29/12/2020

Natal com brasileiros
Procurando alguma leitura natalina, de preferência com escritores nacionais, deparei-me com essa pequena joia, compilada por Luiz Ruffato, que reúne em apenas 160 páginas muito do que melhor se produziu em nossa literatura com essa temática: são contos de escritores que vão dos clássicões Machado de Assis (com MISSA DO GALO, talvez o mais famoso conto natalino brasileiro) e Lima Barreto até contemporâneos, como Marçal Aquino, passando por Lygia Fagundes Telles (o sensível NATAL NA BARCA), Rachel de Queiroz (NATAL NO PARAGUAI, para mim o melhor conto do livro), Drummond (PRESÉPIO, que dá nome ao livro), Rubem Braga, Mario de Andrade, Marques Rebelo e muitos outros. São contos que saem bastante do lugar-comum de Papai Noel, árvore e muita alegria. Alguns são tristes, outros têm um toque cômico, que nos desafiam a perceber que o Natal da pessoa ao nosso lado nem sempre é feito de festa, alegria, ceia e presentes. Um livro que desperta em nós a empatia com o próximo que faz parte do espírito do Natal, cada vez mais obscurecido pelo consumismo desenfreado.
Vídeo no link: https://youtu.be/oNuz-RU3dcY

site: https://youtu.be/oNuz-RU3dcY
Débora 05/01/2021minha estante
Adorei a resenha, Carlos! Esse já vai pra minha leitura de fim de ano!

Cinara... 23/12/2020

"Peru era prato de festa: uma imundície de parentes já preparados pela tradição, invadiam a casa por causa do peru, das empadinhas e dos doces. Minhas três mães, três dias antes já não sabiam da vida senão trabalhar, trabalhar no preparo dos doces e frios finíssimos de bem-feitos, a parentagem devorava tudo e inda levava embrulhinhos pros que não tinham podido vir. As minhas três mães mal podiam de exaustas." O Peru de Natal - Mário de Andrade

Esse conto do Mario retratou tão bem nosso natal brasileiro ??

Difícil eu gostar de um livro de contos por completo, tem contos que a gente gosta muito e tem outros que a gente não vê sentindo ??