Chain of Gold

Chain of Gold Cassandra Clare

Resenhas - Chain of Goold

zoni 21/04/2020

É o seguinte, até mesmo quando a Cassandra Clare erra ela acerta.
Esse livro é completamente um fan service, é verdade, não dá pra negar isso, mas eu como fã cadelinha que sou, estou completamente apaixonado e querendo mais.

É um pouquinho complicado falar sobre esse livro sem acabar sendo controverso, porque por mais que eu tenha encontrado muita coisa que me incomodou durante a leitura, eu saio completamente apaixonado e tendo ele como um dos meus favoritos. Eu tinha expectativas altas pra esse volume, já que ele é a continuação de As Peças Infernais, de longe a minha trilogia favorita da Cassandra, essas expectativas não foram completamente contempladas, mas eu não diria que saio frustrado, foi bem divertido na verdade, tirando o tempo exagerado que levei pra ler e os surtos de cansaço literário.

Chain of Gold tem capítulos gigantes e segue aquele já conhecido molde da autora, onde em cada capítulo acontecem milhares de coisas ao mesmo tempo e a gente acaba ficando meio perdido e cansado, sentindo que a história não está rendendo e pensando que nunca vai conseguir terminar o livro, eu reclamei no twitter sobre esse livro várias e várias vezes, porque eu realmente achei que não iria terminar nunca. Mas o mais engraçado nisso tudo e na escrita da Cassie, é que mesmo quando a gente está cansado e sentindo vontade de jogar o livro na parede, não conseguimos largar, tudo por conta da riqueza de detalhes das cenas e dos ganchos interessantes que ela cria o tempo todo dentro da história. Esse detalhe de mudar o POV no meio dos capítulos é uma jogada muito boa, e Clare sabe o que está fazendo, porque no momento em que a gente está pensando em fechar o livro e ir tomar uma água ou fugir pra sempre da história, ela muda para uma outra situação e personagem e acaba ganhando a nossa atenção novamente. O livro começa lento, talvez seja o começo mais lento de toda a saga dos Caçadores de Sombras, e isso acaba até sendo intencional e aceitável nessa primeira metade, pois com tantos personagens em cena, a gente precisa de um tempo maior para se familiarizar com todos e entender a dinâmica das relações entre eles, é tanto fulano que é filho de ciclano e primo de beltrano que às vezes eu esquecia quem era quem e qual a ligação com a história. Com o passar das páginas a história vai ganhando um ritmo rápido, talvez até exageradamente rápido, porque começam a acontecer várias coisas, e eu sinto que a maioria delas são totalmente irrelevantes para a história no final.

Como eu já citei ali em cima, o livro é repleto de personagens, são muitos... e nem todos agradam, principalmente o protagonista. James Herondale é na minha opinião o protagonista masculino mais sem graça que a Cassandra Clare já escreveu, ele é completamente sem sal, um banana em todos os quesitos, e me dói muito dizer isso, porque desde os contos, James e Matthew eram personagens que eu estava completamente apaixonado. Para quem leu os contos do James e se apaixonou pelo rebelde sem causa e apaixonado, vai se decepcionar com o que encontrará aqui, pois ele é tão apagado que eu não consigo encontrar nada que o faça parecer um herói, na verdade, ele só brilha quando está com a Cordelia em cenas de romance, e por Raziel, como eu shipo esse casal... e tudo praticamente por conta de Cordelia Carstairs, que é a mocinha mais interessante que já li no mundo dos Caçadores, por que choras Emma Carstairs? É brincadeira, não estou aqui para criar rivalidade feminina, mas a Cordelia é a minha protagonista favorita. Existem muitos personagens, então nem todos conseguem seu espaço, e mesmo com muito potencial acabam ficando de lado, esse é o caso de Matthew Fairchild e Alastair Carstairs, os melhores personagens do livro, espero que eles ganhem mais espaço no próximo volume, e que o romance de Alastair e Thomas se desenvolva de uma forma agradável, porque estou torcendo muito por esse casal.

É um livro cheio de personagens e situações, e tem uma trama cheia de coisa, e eu poderia passar horas e horas falando detalhadamente sobre o livro, mas acreditem em mim, seria a coisa mais massante do mundo. Então resumindo um pouco, o livro cheio de personagens se resume apenas na busca da origem dos demônios que estão atacando durante o dia, e esse plot é tão fraco que não faz sentindo nenhum, principalmente o vilão, que não choca ninguém porque acredito que todo mundo já esperava quem seria. Perto do final do livro a gente acha que entendeu a história, mas na verdade não entendeu foi nada, porque tudo que recebemos foram poucas pistas e a verdadeira história vai ficar para os próximos dois livros. Eu não consigo dizer que não estou ansioso para o próximo volume depois daquele final e do cliffhanger que a Cassie criou, porque estou ansioso sim, muito ansioso, principalmente pra ver um desenvolvimento melhor tanto dos personagens quanto do plot geral da história. Aguardando com ansiedade.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Lucas 21/04/2020minha estante
resenha mara a sua, ainda tenho que criar forças para terminar a série principal dela aar.

Gus 21/04/2020minha estante
Eu não consigo ler Cassandra Clare desde que li os três primeiros de Instrumentos Mortais. Achei essa série bem cansativa. Mas afff, sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro.

zoni 23/04/2020minha estante
Ei, Lucas, muito obrigado pelo elogio. Em qual livro de Os Instrumentos Mortais você está? Estou relendo a série, então vou te dar uma força pra você terminar, vamos que vamos.

Lucas 23/04/2020minha estante
Li as peças infernais (que eu amo apesar de já ter esquecido muita coisa kk) e até o 3° livro dos instrumentos mortais

zoni 23/04/2020minha estante
Hahaha, Gustavo eu super te entendo! Eu mesmo na primeira vez que li Os Instrumentos Mortais odiei e abandonei Clare, foi só em 2018 que voltei para esse universo e li As Peças Infernais e me apaixonei de uma forma gigantesca. Estou agora relendo a primeira série, porque não é possível que eu ame tudo que venha depois e odeie tanto o começo, para minha surpresa a releitura de Cidade dos Ossos foi melhor que da primeira vez, e a de Cidade das Cinzas está rendendo bem também.

Olha, eu aconselho você ler As Peças Infernais delas, é um prequel, se passa antes dos acontecimentos de Os Instrumentos Mortais, é a melhor dela, sério mesmo, é muito boa e muito gostosa de ler, começa lentinha, mas quando você pega ritmo você não consegue parar. Chain of Gold é muito bom, é uma continuação direta de As Peças Infernais, tem como protagonista os filhos dos protagonistas e pode ser lido de forma independente também. Os livros da Cassie estão todos interligados nesse universo, mas cada série pode ser lida independente e fora de ordem de lançamento também, então se quiser começar por Chain of Gold também está valendo, haha.

Incentivos para você tentar Clare novamente:
As Peças Infernais se passa na Era Vitoriana, então tem toda uma ambientação incrível, uma mistura de fantasia urbana com romance de época, (espero que isso não te assuste mais hahaha), mas é muito bom mesmo.

The Last Hours, (o primeiro livro dessa série é Chain of Gold) se passa na Era Eduardiana, então logo depois de As Peças Infernais, a gente já vê certas mudanças na população, os lugares que Clare cita no livro realmente existiram naquela época, então é muito gostoso de ler. E tem muita representatividade, acho que você pode gostar.

Leia Clare, força rapaz.
Indico para você começar As Peças Infernais, mas se quiser me esperar um tempinho, logo mais eu chego para reler a segunda parte de Os Instrumentos Mortais (os três últimos que você não leu) e podemos ler juntos! Isso deve ter ficado gigante, desculpa.

zoni 23/04/2020minha estante
Lucas você ama As Peças Infernais, ai me abraça. Eu amo conhecer gente que ama essa trilogia tanto quanto eu. TMI é um tanto cansativa pra mim, porque a primeira parte já não é lá essas coisas, e a segunda parte tem umas coisas meio no sense que acabam cansando o leitor, o quinto livro por exemplo, meu deus... Mas tenha força e tente terminar, tem algumas coisas que valem a pena, não Clace com certeza, que é um casal chato e mimizento kkkkkk.

Gus 23/04/2020minha estante
Mds, eu amei o tamanho dessa resposta! kkkkkk Eu já pensei em dar uma chance para a série de TMI, mas ainda tenha aquele pé atrás devido ao problema que tive com a primeira série dela. É o que tu disse, "como uma série tão boa pode ter derivado de uma tão mediana?" Kkkkk mas ainda tenho o objetivo de continuar a série original.

Eu super topo fazer essa "leitura conjunta" dos livros que me faltam, porque se depender de mim, da minha vontade, eu vou demorar para pegar esse livro novamente pra ler kkkk. Ao menos assim acaba sendo um estímulo.
Também vou relendo suas resenhas, porque se for pra eu enfrentar o início da série de novo pra relembrar dos personagens, eu desisto de vez kkkk.

Vou dar uma chance para TMI depois de tanto amor destilado, não tenho nem escolha huahuahua

zoni 25/04/2020minha estante
Eba, então vamos ler os três últimos de TMI juntos, que assim um dá força para o outro. E vá lendo as minhas resenhas sobre os três primeiros que eu não tenho papas na língua, vou falando tudo que tô pensando mesmo hahahahaha. Espero chegar logo nos três últimos para gente começar esse buddy read, não desiste de mim, não desiste da Cassie.

Jaque 04/05/2020minha estante
As Peças Infernais são os meus preferidos

Pipper 12/05/2020minha estante
Cara, voce externou tudo que eu senti ao terminar de ler este livro. Uma mistura de decepção com empolgação que acabou me ganhando, pq sim, eu sou uma cadelinha da Cassandra Clare e o mundo dos Caçadores de sombras não me cansa. Bem, devo ressaltar que a tia Cassie conseguiu criar uma personagem feminina que eu fiquei apaixonada. (Cordélia, amo-te). Mas eu nem consigo acreditar que o James é filho do Will com a Tessa, que personagem mais cansativo. Affz.
Espero que em Chain of iron ela consiga fazer os personagens mais apagados se tornarem mais relevantes. Amém!

Leo Oliveira 08/01/2021

O final desse livro, pelo amor de DEUS! Ainda preciso processar tudo o que aconteceu, mas amei cada cena. Sem dúvidas um dos melhores livros da Cassandra Clare.
Tiago.Chaves 09/01/2021minha estante
Achei a história interessante, mas a autora demora pra engrenar . Todos os livros dela tem esse ritmo lento de construção ?

Leo Oliveira 09/01/2021minha estante
Tiago.Chaves ela foca muito mais na construção de personagens, então isso acaba sendo um pouco "lento" pra quem começou a ler ela agora. Mas como já li a grande maioria dos livros, já acostumei.

Luuh_hs 17/05/2021minha estante
A experiência de ler após relembrar os anteriores foi incrível! Ansiosa pra ler Chain of Iron ??

-Koraline 25/07/2023

E mais uma vez, a Cassadra recicla personagens para escrever mais um livro do universo dos Caçadores de Sombras. Chain of Gold não traz nada que a autora não tenha trabalhado exaustivamente em outros livros, e como sempre, deu certo. Eu sinto aqui que estou lendo os mesmo personagens de Instrumentos Mortais, mas se o Simon estivesse com a Clary, e o Jace fosse seu parabatai, por que as personalidades de James, Cordelia e Mathew são exatamente as mesmas, mas como eu adoro esse formato, adorei o livro, e pretendo logo os outros.
Yasmin 25/07/2023minha estante
exatamente

Jyane.M 26/07/2023minha estante
Kkkkkkk ela faz a fanfic dela

Dinny 09/04/2020

Não tenho palavras para expressar o que a Cassandra fez com meu coração nesse livro.
Preciso do próximo para ontem.
Vivis 10/04/2020minha estante
Ela sempre cria um novo modo de destruir nossos corações e nos fazer amar esses personagens ?

Dinny 11/04/2020minha estante
Siiim!

kat 23/09/2020minha estante
caroline?how

ragnaei 25/07/2020

N indico ler esta resenha, mas tô fazendo pq o skoob pedekkk
Meu Deus, faz tempo que eu li...
Vou escrever pq o Skoob pede, mas não tô fazendo nada organizado e bom de ler k
Chain of Gold é talvez o meu livro menos favorito (não me venham falar de Qoaad ????????) porque os personagens principais não me interessaram tanto assim, o plot do James achei chato. Mas eu gostei, Lucie e Anna são minhas favoritas, ver os personagens de TID mais velhos também é muito bom (chorei com todas as cenas Wessa sim) e a questão (exclusão) política dos personagens lgbtqia+ foi algo que me interessou (geralmente o que mais me interessa no mundos dos caçadores de sombras e ver a conversa da política deles)
ragnaei 25/07/2020minha estante
de oNDE SURGIRAM oito likes meu deus

Carina 05/03/2020

Melhor livro da Cassie, é isto!!!!!!

tudobom 10/03/2020

esperei anos por esse livro e não decepcionou

13/03/2020

Cassie acabando com a minha vida mais uma vez
É tão envolvente conhecer o novo grupinho desse enorme universo criado por Clare ao mesmo tempo que abraçamos mais uma vez tantos personagens já queridos. O talento da autora nunca deixa de me surpreender, mesmo com mais de 20 livros lançados ela consegue conectar tudo aos mínimos detalhes.

Referências importantes para os fãs antigos, ótimo conteúdo para a nova geração, uma boa forma de introduzir e incentivar os novos leitores a procurarem outras histórias.

Sinto que vou morrer de ansiedade pela continuação (MAIS UMA VEZ).

Rafa - @espaco_dos_livros 15/03/2020

De tirar o fôlego do início ao fim
Cordelia Carstairs, filha de uma antiga linhagem de Caçadores de Sombra, carrega consigo a responsabilidade de arrumar um bom casamento e tentar salvar a honra de sua família que foi fragilizada após a prisão de seu pai, punido por uma missão fracassada, a Lei é dura mas é a Lei.  Após anos de paz na Londres do período Eduardiano, uma série de demônios capazes de caminhar pela luz do dia começam a atacar e Cordelia, junto com seus amigos, precisam reunir forças para combater esse inimigo.
Eu sou muito suspeita para falar da Cassie, a forma que ela desenvolve os personagens e a relação entre eles é tão única que eu leria um livro deles indo tomar chá e ainda seria capaz de chorar e rir de emoção. Eu estava com altas expectativas com relação a Cordelia e nem preciso dizer que foram todas superadas né? Ela é doce, prestativa, engraçada, forte, guerreira, e ouso dizer que ela é a melhor protagonista desse universo e a gente já se apaixona por ela logo nas primeiras páginas. Todas as interações que teve entre os personagens foram bem mais do que eu esperava, principalmente as que envolve os personagens de Peças, a nostalgia vem com tudo.
Todos os personagens foram bem construídos e possuem motivações pessoais bem convincentes, as cenas de luta são de tirar o fôlego e todo o aspecto cultural que a história tem foi muito bem trabalhado, como por exemplo, o fato da Cordelia e o Alastair serem descendentes dos Persas e a Cassie se preocupar em descrever mais sobre essa herança cultural deles. Quando eu achei que não seria mais surpreendida me vejo shippando, pela primeira vez na vida,  o ?casal principal? da trilogia. James veio para tirar o meu ranço pelos Herondales? Tomara que SIM! Enfim, eu passaria horas falando de todas as coisas positivas que esse livro teve mas vou destacar algumas; representatividade, amizade feminina, mistério, emoção, protagonista forte, enredo interessante, aspectos culturais e romance. The Last Hours tem muito potencial para virar minha trilogia favorita desse universo e estou com expectativas bem altas para os próximos livros e tentando não enlouquecer de ansiedade.

Dandara 17/03/2020

Isso não é uma resenha
Esse livro me fez enlouquecer a cada virada de páginas. Tanto segredo e tantas descobertas.

Eu já sabia nos meus ossos que iria amar Cordelia; e sinceramente? Não me enganei quanto a isso. Ela foi uma das melhores heroínas que já conheci.

Agora. Nunca me passou pela cabeça odiar a Cassandra Clare,e veja só,por um certo acontecimento,eu odiei ela. Eu sinceramente não entendia a fascinação do James pela Grace. E depois tudo veio pra mim em ondas de clareza. E vocês iram entender quando lerem.

Kkkkk o que posso sobre Lucie? Ela é muito encantadora. E eu amei a amizade dela com o Jesse e com a Cordelia.

Ah. Alastairs foi um personagem que me surpreendeu bastante. Fui pega de surpresa ao descobrir com quem ele estava,pq nem um bilhão de anos estava pensando nessa pessoa. Mas depois do que aconteceu acho que já posso pensar com firmeza novamente na outra pessoa com quem achei que ele ficaria.(dedos super cruzados)

Thomas e Christian foi uma lufada de ar fresco. E espero ver mais deles nos próximos dois livros.

E novamente Cassandra Clare! O que a com você sempre fazer parabatais se interessarem pela mesma pessoa?

UFF ; enfim. Mal posso esperar pelo próximo livro.

Carlos Rocha 19/03/2020

Cassie arrasa mais uma vez...
Há poucas histórias que mexem tanto comigo quanto as Crônicas dos Caçadores de Sombras. A Cassie é uma das únicas autoras que, independente do que escrever, eu vou querer ler. Principalmente quando se trata deste universo.

Com Chain of Gold isso não seria diferente. Aqui, a Cassie nos apresenta os filhos dos personagens principais de As Peças Infernais, o que já me havia me encantando lá atrás. Aqui, os personagens são tão carismáticos quanto seus parentes e quando estes últimos aparecem, temos que nos segurar para não morrer de nostalgia.

Apesar de parecer para alguns que a Cassie não teria mais nada para escrever depois de tantas histórias no mesmo universo, aqui ela mostra que ainda há muito o que se explorar, e faz isso de forma majestosa. A história se desenrola de maneira muito fluida e, em muitos momentos nos faz ficar sem fôlego com as cenas mais tensas. Li ele no começo do ano e reli agora no fim e, a Cassie consegue nos fisgar de tal maneira que, mesmo sabendo tudo o que iria acontecer, ainda consegui me ver preso em diversos acontecimentos da história.

Acho que sou meio suspeito para falar, já que esse universo é um dos meus favoritos e a Cassie é, sem dúvida, minha autora favorita, mas mesmo assim nunca vou cansar de indicar essa história.

João 19/03/2020

Oh, Cassandra!
Há sete anos tenho você em minha vida anualmente. Em 2018, você nos decepcionou com aquele final para QoAaD. Mas em 2020 você nos deu tudo de que precisávamos.

Além de Jem, Tessa e Will de volta, ainda temos a oportunidade de conhecer muitos novos personagens que são incríveis: The Merry Thieves, Cordelia, Lucie, Jesse, Anna, Alastair, Ariadne... E tanta representatividade LGBT+!!!!!

A história de Chain of Gold foi arrebatadora desde seu início. Ambientado numa Londres no começo da década de 10 onde as atividades demoníacas estavam praticamente extintas, acompanhamos o aparecimento repentino da raça e a chegada de duas grandes famílias, os Carstairs e os Lightwoods (alguns deles). A partir disso a dinâmica toda muda, e, como disse, seu desenrolar é completamente maravilhoso.

Enfim, ansioso para acompanhar os próximos livros da trilogia. Estarei torcendo para suas próximas continuações mantenham a qualidade do primeiro.