Chain of Gold

Chain of Gold Cassandra Clare

Resenhas - Chain of Goold

zoni 21/04/2020

É o seguinte, até mesmo quando a Cassandra Clare erra ela acerta.
Esse livro é completamente um fan service, é verdade, não dá pra negar isso, mas eu como fã cadelinha que sou, estou completamente apaixonado e querendo mais.

É um pouquinho complicado falar sobre esse livro sem acabar sendo controverso, porque por mais que eu tenha encontrado muita coisa que me incomodou durante a leitura, eu saio completamente apaixonado e tendo ele como um dos meus favoritos. Eu tinha expectativas altas pra esse volume, já que ele é a continuação de As Peças Infernais, de longe a minha trilogia favorita da Cassandra, essas expectativas não foram completamente contempladas, mas eu não diria que saio frustrado, foi bem divertido na verdade, tirando o tempo exagerado que levei pra ler e os surtos de cansaço literário.

Chain of Gold tem capítulos gigantes e segue aquele já conhecido molde da autora, onde em cada capítulo acontecem milhares de coisas ao mesmo tempo e a gente acaba ficando meio perdido e cansado, sentindo que a história não está rendendo e pensando que nunca vai conseguir terminar o livro, eu reclamei no twitter sobre esse livro várias e várias vezes, porque eu realmente achei que não iria terminar nunca. Mas o mais engraçado nisso tudo e na escrita da Cassie, é que mesmo quando a gente está cansado e sentindo vontade de jogar o livro na parede, não conseguimos largar, tudo por conta da riqueza de detalhes das cenas e dos ganchos interessantes que ela cria o tempo todo dentro da história. Esse detalhe de mudar o POV no meio dos capítulos é uma jogada muito boa, e Clare sabe o que está fazendo, porque no momento em que a gente está pensando em fechar o livro e ir tomar uma água ou fugir pra sempre da história, ela muda para uma outra situação e personagem e acaba ganhando a nossa atenção novamente. O livro começa lento, talvez seja o começo mais lento de toda a saga dos Caçadores de Sombras, e isso acaba até sendo intencional e aceitável nessa primeira metade, pois com tantos personagens em cena, a gente precisa de um tempo maior para se familiarizar com todos e entender a dinâmica das relações entre eles, é tanto fulano que é filho de ciclano e primo de beltrano que às vezes eu esquecia quem era quem e qual a ligação com a história. Com o passar das páginas a história vai ganhando um ritmo rápido, talvez até exageradamente rápido, porque começam a acontecer várias coisas, e eu sinto que a maioria delas são totalmente irrelevantes para a história no final.

Como eu já citei ali em cima, o livro é repleto de personagens, são muitos... e nem todos agradam, principalmente o protagonista. James Herondale é na minha opinião o protagonista masculino mais sem graça que a Cassandra Clare já escreveu, ele é completamente sem sal, um banana em todos os quesitos, e me dói muito dizer isso, porque desde os contos, James e Matthew eram personagens que eu estava completamente apaixonado. Para quem leu os contos do James e se apaixonou pelo rebelde sem causa e apaixonado, vai se decepcionar com o que encontrará aqui, pois ele é tão apagado que eu não consigo encontrar nada que o faça parecer um herói, na verdade, ele só brilha quando está com a Cordelia em cenas de romance, e por Raziel, como eu shipo esse casal... e tudo praticamente por conta de Cordelia Carstairs, que é a mocinha mais interessante que já li no mundo dos Caçadores, por que choras Emma Carstairs? É brincadeira, não estou aqui para criar rivalidade feminina, mas a Cordelia é a minha protagonista favorita. Existem muitos personagens, então nem todos conseguem seu espaço, e mesmo com muito potencial acabam ficando de lado, esse é o caso de Matthew Fairchild e Alastair Carstairs, os melhores personagens do livro, espero que eles ganhem mais espaço no próximo volume, e que o romance de Alastair e Thomas se desenvolva de uma forma agradável, porque estou torcendo muito por esse casal.

É um livro cheio de personagens e situações, e tem uma trama cheia de coisa, e eu poderia passar horas e horas falando detalhadamente sobre o livro, mas acreditem em mim, seria a coisa mais massante do mundo. Então resumindo um pouco, o livro cheio de personagens se resume apenas na busca da origem dos demônios que estão atacando durante o dia, e esse plot é tão fraco que não faz sentindo nenhum, principalmente o vilão, que não choca ninguém porque acredito que todo mundo já esperava quem seria. Perto do final do livro a gente acha que entendeu a história, mas na verdade não entendeu foi nada, porque tudo que recebemos foram poucas pistas e a verdadeira história vai ficar para os próximos dois livros. Eu não consigo dizer que não estou ansioso para o próximo volume depois daquele final e do cliffhanger que a Cassie criou, porque estou ansioso sim, muito ansioso, principalmente pra ver um desenvolvimento melhor tanto dos personagens quanto do plot geral da história. Aguardando com ansiedade.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Lucas 21/04/2020minha estante
resenha mara a sua, ainda tenho que criar forças para terminar a série principal dela aar.

Gus 21/04/2020minha estante
Eu não consigo ler Cassandra Clare desde que li os três primeiros de Instrumentos Mortais. Achei essa série bem cansativa. Mas afff, sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro.

zoni 23/04/2020minha estante
Ei, Lucas, muito obrigado pelo elogio. Em qual livro de Os Instrumentos Mortais você está? Estou relendo a série, então vou te dar uma força pra você terminar, vamos que vamos.

Lucas 23/04/2020minha estante
Li as peças infernais (que eu amo apesar de já ter esquecido muita coisa kk) e até o 3° livro dos instrumentos mortais

zoni 23/04/2020minha estante
Hahaha, Gustavo eu super te entendo! Eu mesmo na primeira vez que li Os Instrumentos Mortais odiei e abandonei Clare, foi só em 2018 que voltei para esse universo e li As Peças Infernais e me apaixonei de uma forma gigantesca. Estou agora relendo a primeira série, porque não é possível que eu ame tudo que venha depois e odeie tanto o começo, para minha surpresa a releitura de Cidade dos Ossos foi melhor que da primeira vez, e a de Cidade das Cinzas está rendendo bem também.

Olha, eu aconselho você ler As Peças Infernais delas, é um prequel, se passa antes dos acontecimentos de Os Instrumentos Mortais, é a melhor dela, sério mesmo, é muito boa e muito gostosa de ler, começa lentinha, mas quando você pega ritmo você não consegue parar. Chain of Gold é muito bom, é uma continuação direta de As Peças Infernais, tem como protagonista os filhos dos protagonistas e pode ser lido de forma independente também. Os livros da Cassie estão todos interligados nesse universo, mas cada série pode ser lida independente e fora de ordem de lançamento também, então se quiser começar por Chain of Gold também está valendo, haha.

Incentivos para você tentar Clare novamente:
As Peças Infernais se passa na Era Vitoriana, então tem toda uma ambientação incrível, uma mistura de fantasia urbana com romance de época, (espero que isso não te assuste mais hahaha), mas é muito bom mesmo.

The Last Hours, (o primeiro livro dessa série é Chain of Gold) se passa na Era Eduardiana, então logo depois de As Peças Infernais, a gente já vê certas mudanças na população, os lugares que Clare cita no livro realmente existiram naquela época, então é muito gostoso de ler. E tem muita representatividade, acho que você pode gostar.

Leia Clare, força rapaz.
Indico para você começar As Peças Infernais, mas se quiser me esperar um tempinho, logo mais eu chego para reler a segunda parte de Os Instrumentos Mortais (os três últimos que você não leu) e podemos ler juntos! Isso deve ter ficado gigante, desculpa.

zoni 23/04/2020minha estante
Lucas você ama As Peças Infernais, ai me abraça. Eu amo conhecer gente que ama essa trilogia tanto quanto eu. TMI é um tanto cansativa pra mim, porque a primeira parte já não é lá essas coisas, e a segunda parte tem umas coisas meio no sense que acabam cansando o leitor, o quinto livro por exemplo, meu deus... Mas tenha força e tente terminar, tem algumas coisas que valem a pena, não Clace com certeza, que é um casal chato e mimizento kkkkkk.

Gus 23/04/2020minha estante
Mds, eu amei o tamanho dessa resposta! kkkkkk Eu já pensei em dar uma chance para a série de TMI, mas ainda tenha aquele pé atrás devido ao problema que tive com a primeira série dela. É o que tu disse, "como uma série tão boa pode ter derivado de uma tão mediana?" Kkkkk mas ainda tenho o objetivo de continuar a série original.

Eu super topo fazer essa "leitura conjunta" dos livros que me faltam, porque se depender de mim, da minha vontade, eu vou demorar para pegar esse livro novamente pra ler kkkk. Ao menos assim acaba sendo um estímulo.
Também vou relendo suas resenhas, porque se for pra eu enfrentar o início da série de novo pra relembrar dos personagens, eu desisto de vez kkkk.

Vou dar uma chance para TMI depois de tanto amor destilado, não tenho nem escolha huahuahua

zoni 25/04/2020minha estante
Eba, então vamos ler os três últimos de TMI juntos, que assim um dá força para o outro. E vá lendo as minhas resenhas sobre os três primeiros que eu não tenho papas na língua, vou falando tudo que tô pensando mesmo hahahahaha. Espero chegar logo nos três últimos para gente começar esse buddy read, não desiste de mim, não desiste da Cassie.

Jaque 04/05/2020minha estante
As Peças Infernais são os meus preferidos

Pipper 12/05/2020minha estante
Cara, voce externou tudo que eu senti ao terminar de ler este livro. Uma mistura de decepção com empolgação que acabou me ganhando, pq sim, eu sou uma cadelinha da Cassandra Clare e o mundo dos Caçadores de sombras não me cansa. Bem, devo ressaltar que a tia Cassie conseguiu criar uma personagem feminina que eu fiquei apaixonada. (Cordélia, amo-te). Mas eu nem consigo acreditar que o James é filho do Will com a Tessa, que personagem mais cansativo. Affz.
Espero que em Chain of iron ela consiga fazer os personagens mais apagados se tornarem mais relevantes. Amém!

Mary 31/07/2020

Chains of Gold
Sempre me surpreendo com a capacidade da CC de me fazer gostar cada vez mais do Mundo das Sombras. De me apaixonar por novos personagens... De nos manter sempre acorrentados neste universo, esperando sempre mais. Para variar, quem me fisga são sempre os secundários... Matthew já tem um espaço reservado no meu coração.

infinitahwy 25/07/2020

N indico ler esta resenha, mas tô fazendo pq o skoob pedekkk
Meu Deus, faz tempo que eu li...
Vou escrever pq o Skoob pede, mas não tô fazendo nada organizado e bom de ler k
Chain of Gold é talvez o meu livro menos favorito (não me venham falar de Qoaad ????????) porque os personagens principais não me interessaram tanto assim, o plot do James achei chato. Mas eu gostei, Lucie e Anna são minhas favoritas, ver os personagens de TID mais velhos também é muito bom (chorei com todas as cenas Wessa sim) e a questão (exclusão) política dos personagens lgbtqia+ foi algo que me interessou (geralmente o que mais me interessa no mundos dos caçadores de sombras e ver a conversa da política deles)
infinitahwy 25/07/2020minha estante
de oNDE SURGIRAM oito likes meu deus

Henrique 05/03/2020

Cassandra Clare melhora a cada livro

kat 23/09/2020minha estante
caroline?how

michelzara 31/07/2020

Fez jus ao nome de "Rainha da Fantasia"
Se esse não é o melhor livro da Cassandra Clare, eu não sei qual outro pode ser. Eu já sabia que ele ia entrar nos meus favoritos na página 150, e só serviu para me apaixonar ainda mais pelos Carstairs e pelos Herondale. E se você não leu os livros de contos - As Crônicas de Bane, Academia de Caçadores de Sombras e Fantasmas do Mercado de Sombras - eu recomendaria fortemente ler eles antes de mergulhar em The Last Hours, pois existem MUITAS conexões a serem feitas no decorrer da narrativa que enriquecem e esclarecem muito do enredo.

Diferentemente das outras narrativas, os personagens já se conhecem e confiam plenamente uns nos outros - Os Merry Thieves por exemplo - sendo assim, eles não mantem tantos segredos entre si, evitando confusões desnecessárias, que só fariam o leitor passar raiva. No entanto, todos, absolutamente todos os personagens demonstram exímio potencial e superaram minhas expectativas (que eram muito altas após ler os contos).

James, Matthew e Cordelia: ainda vem coisa nos próximos volumes. Impossível não ficar preso na dinâmica dos três nesse livro, e eu espero sinceramente que a Cassandra Clare escreva esse triângulo amoroso tão bem quando fez com Tessa, Will e Jem, pq sinceramente eles merecem isso.

Uma surpresa desse livro foi o Alastair, não esperava gostar tanto dele e ficar tão aficionada pelas particularidades dele. Anna escrita com maestria, assim como Thomas e Christopher (vou sempre proteger os Lightwoods a todo custo). Enquanto Grace e Tatiana só servem pra trazer desgraça pro nome Blackthorn, sinceramente não sei se qualquer coisa que a Cassandra escrever vai me convencer a perdoar essas duas.

Agora minha musa inspiradora: Lucie Herondale, a primeira escritora de fanfiction, eu já disse que te admiro hoje? Quando ela e a Cordelia se tornarem parabatai nada no mundo vai segurar essas mulheres. Luce é uma personagem que me ganhou aos poucos, no final eu já esperava ansiosamente para todo e qualquer contato dela com o Jesse (o Jules dessa geração).

Além de tudo isso, ele traz de volta nossos queridinhos e aquece nossos corações, provando mais uma vez que esse universo ainda tem mais a ser explorado. Com um final digno de Cassandra Clare, mal posso esperar por Chain of Iron em 2021.

Ps: O livro traduzido vai ser lançado no Brasil pela Galera Record em outubro.

Joanne 16/09/2020

Cassandra nem terminou a trilogia ainda mas já é a minha favorita

Fer 14/03/2020

Cassandra Clare me impressiona mais uma vez. A escrita dela me faz sentir tantas emoções, e poucos autores tem esse poder sobre mim. É impressionante a forma como ela consegue te envolver com a história, fazer te interessar pelos personagens, como cada um é complexo de uma forma única.

Laura S Doria 30/06/2020

Melhor de 2020
Chain of Gold foi o melhor livro que li em 2020. Demorei alguns meses para ler por causa do meu medo. Leio os livros da Cassandra Clare há anos e tinha receio que eles tivessem perdido a magia para mim. Spoiler? Eles continuam tão bons, se não melhores do que eram antes. A Cordelia é a melhor personagem principal da autora, ela é corajosa (mas não inconsequente) e carinhosa. Eu adorei como foram abordadas as relações familiares dos personagens principais, apesar de ter sentido falta da (consulesa) Charlotte Fairchild. A Tessa e o Will também poderiam ter tido um papel maior, mas eles já têm 3 livros próprios, então acho que não tenho muito do que reclamar. Foi incrível ver o Jam como um irmão do silêncio, principalmente perceber que ele continua muito próximo dos Herondale. O James é um personagem principal masculino que ainda tem um longo caminho para percorrer (só queria matar ele toda vez que ele via a Grace), mas acho que ele vai crescer muito no próximo livro. A Lucie é uma fofa e me lembra um pouco o Ty Blackthorn às vezes (se você leu, você sabe o motivo). Queria mais cenas do Matthew e da Anna, esses são os melhores melhores personagens do livro. No final, só tenho uma reclamação de verdade, o Church, como assim ele não apareceu?!

Gabi | @_livrolandia 15/06/2020

Melhor livro da Cassandra!
Não pensei que ia gostar tanto, mas virou o favorito de 2020. Sem palavras pra descrever o quanto esse livro foi perfeito e não vejo a hora de o 2 sair logo. Cordelia e James, contem comigo pra tudo!!!

Rayssa 29/03/2020

Eu sou completamente apaixonada por tudo o que essa mulher escreve!!! Chain of Gold é maravilhoso e tomou o meu coração por completo. Estou surtando porque preciso de uma continuação, mas Chain of Iron só será lançado daqui a um ano :(

Karol 01/08/2020

perfeito???
simplesmente encantada demais com esse livro, sinceramente, a Cassandra me prendeu nele do início ao fim, e eu não vejo a hora de lançar o outro(aliás arrependimento por ter lido agora enquanto chain of iron está distante de ser lançado) e deixo avisado que CASSANDRA CLARE VOCÊ VAI DAR UM FINAL FELIZ PRO MATTHEW SIM QUERO NEM SABER

danni 22/03/2020

cassandra voltou com tudo pro meu coração, livro impecável. sempre fui apaixonada pelos personagens dela agr... TUDO PRA mim

Yas 18/05/2020

Certo. Eu não sei bem como começar essa resenha porque eu tenho MUITO a falar e não sei se num primeiro momento vou conseguir dizer tudo.

Eu comecei a ler o livro sem conhecer muito bem todos esses novos personagens e inicialmente eu estava bem confusa - não sabia diferenciar quem era filho de quem, qual era a personalidade de cada personagem... Enfim, foi complicado mas eu finalmente consegui mergulhar no enredo da história e... foi incrível.

As Peças Infernais tem a minha história favorita de todas as séries da Cassandra, eu acho tudo perfeito e a forma como as relações acontecem é incrível, eu nunca li um livro com uma amizade tão forte e bonita quanto a relação parabatai entre Jem e Will, e o triângulo amoroso da trilogia é o único que gostei até hoje, por isso, eu comecei Chain Of Gold cheia de expectativas - e que foram MUITO bem superadas.

A essência de As Peças Infernais permeia todo o livro, mas com o adicional de que passados anos a Cassandra evoluiu sua escrita e desenvolvimento, os novos personagens - pelo menos a maioria - são muito bem desenvolvidos e os antigos não são deixados de lado, o que deixa nossos corações quentinhos por poder matar a saudade.

O grupo de amigos - James, Matthew, Thomas e Christopher - trazem um pouco do que tivemos com Jem e Will em TID, uma amizade forte em que todos se amam e fazem de tudo um pelo outro, e acho incrível que a Cassandra conseguiu se aprofundar em cada um deles - só o Christopher que deixou um pouco a desejar, eu senti falta de um ponto de vista dele e espero que nos próximos livros ela mostre um pouco mais dele.

O James pareceu pra mim muito diferente daquele James Herondale das Crônicas de Bane (e eu gostei disso), ele tem um pouco dos pais, tem as características básicas de um Herondale, mas tem suas próprias características também, e a relação dele com Lucie, Cordelia e os amigos - fora a relação intrigante com Grace - o tornam um personagem ainda mais interessante.

Mas, apesar de James ser nosso protagonista, os meninos que mais me chamaram a atenção foram o Matthew e o Thomas, saber um pouco sobre o passado do Thomas e seus sentimentos me fez aproximar do personagem, igualmente os mistérios de Matthew e sua personalidade me fizeram acolhê-lo como um dos meus personagens favoritos, e eu espero que ele supere seus demônios nos próximos livros (além de superar aquela paixão que ele revela no último capítulo, porque minha fanfiqueira interior shippa ele com outra pessoa). Só para finalizar os meninos, queria dizer PROTECT ALASTAIR CARSTAIRS AT ALL COSTS!

Agora falando das minhas favoritas: AS MULHERES.

Cordelia Carstairs, QUE MULHER. Cassandra disse que essa é a personagem favorita dela e tenho de dizer que acho que ela também é a minha, eu não sei explicar exatamente o quê nela que me conquistou tanto. Ela é forte e determinada, mas é uma força e uma determinação que vem do amor mais puro e genuíno, não só um amor romântico, mas um amor que transcende - o amor que ela tem por Lucie, por sua família, e, claro, por James. E ela quer ser uma heroína misericordiosa, não temos dúvidas de que ela será, e não existe Carstairs melhor para ter Cortana do que ela nesse momento. Eu estou ansiosa para ver o que acontecerá a seguir, mas só quero que ela não sofra tanto, ela merece saber o que acontece em relação a Grace.

Lucie Herondale, ela é uma das personagens mais "cativantes sem a intenção de cativar" que eu já vi. Ela é doce, mas ao mesmo tempo tem uma força e determinação que é inacreditável, além de fazer de tudo pelos amigos - especialmente a futura parabatai, Cordelia, e o amigo fantasma, Jesse - e a família, é lógico. O fato de ela ser escritora aqueceu meu coração e eu quero muito conhecê-la ainda mais.

Anna Lightwood é uma das minhas personagens favoritas da vida também! Eu me vejo 100% representada FINALMENTE, nunca me tinha sentido assim lendo livro nenhum. O que espero futuramente é que ela ceda ao amor e seja muito feliz.

Grace e Tatiana Blackthorn? Não tenho muito o que dizer além de que Tatiana é completamente louca e sociopata (ou psicopata?) e que ainda não sei qualé a da Grace, só sei que toda a situação que a envolve me deixa com raiva - ao mesmo tempo raiva dela e ao mesmo tempo não tanto, é complicado explicar.