Chain of Gold

Chain of Gold Cassandra Clare

Resenhas - Chain of Goold

Vanessa Sueroz 09/04/2021

Nesta nova série vamos ter a continuação da história de Tessa, Will e Jem, mas precisamente focada nos filhos de WIll e Tessa.

Nesta época quase não se tem demônios os dificuldades para os caçadores das sombras e alguns dos mais novos nunca viram um demônio. James e Luci treinam e passam a maior parte do tempo em patrulha. Ambos tem dons especiais, não comuns para caçadores, James se transforma em sombra e vai para um lugar estranho e Luci fala com mais fantasmas que a maioria da sua familia.

As coisas estavam tranquilas até que três coisas acontecem: Grace a paixão de James se muda para Londres, Cordelia a futura parabatai de Luci se muda para Londres e demônios começam a atacar a luz do dia.

Olhando assim o livro tinha tudo para dar certo, mas foi o livro mais parado e que demorei mais para entrar no ritmo de todos que já li da autora. Ainda nesta direção eu detestei o romance de James e Grace. Desde a primeira página me pareceu forçado e sem química.

Adorei as cenas com Jem e ele como irmão do silencio, mas tão próximo da familia.
Espero que o próximo da série seja muito melhor, mas por ser trilogia infelizmente acho que o segundo volume vai ser ainda mais parado.

Mariele40 16/03/2021

Simplesmente maravilhoso. Sempre me impressiono com a capacidade da CC me fazer ficar cada vez mais encantada com o mundo das sombras.

gabrisingr 06/01/2023

nesse aqui a gata acertou ein
a Cassandra nem sempre sabe medir narrativa interessante com personagens bons
ela melhorou MUITO na saga dos Artifícios das Trevas mas alguns detalhes eram bem ridículos e simplórios kkk
nesse aqui a gente não só se apaixona pelos personagens principais (a Cordelia é uma das melhores protagonistas de toda a saga dos Shadowhunters) como ainda temos um mistério, vilão e trama bem interessante
animada pro livro 2 e vamos ver como vai ser a tão aguardada conclusão

Laura S Doria 30/06/2020

Melhor de 2020
Chain of Gold foi o melhor livro que li em 2020. Demorei alguns meses para ler por causa do meu medo. Leio os livros da Cassandra Clare há anos e tinha receio que eles tivessem perdido a magia para mim. Spoiler? Eles continuam tão bons, se não melhores do que eram antes. A Cordelia é a melhor personagem principal da autora, ela é corajosa (mas não inconsequente) e carinhosa. Eu adorei como foram abordadas as relações familiares dos personagens principais, apesar de ter sentido falta da (consulesa) Charlotte Fairchild. A Tessa e o Will também poderiam ter tido um papel maior, mas eles já têm 3 livros próprios, então acho que não tenho muito do que reclamar. Foi incrível ver o Jam como um irmão do silêncio, principalmente perceber que ele continua muito próximo dos Herondale. O James é um personagem principal masculino que ainda tem um longo caminho para percorrer (só queria matar ele toda vez que ele via a Grace), mas acho que ele vai crescer muito no próximo livro. A Lucie é uma fofa e me lembra um pouco o Ty Blackthorn às vezes (se você leu, você sabe o motivo). Queria mais cenas do Matthew e da Anna, esses são os melhores melhores personagens do livro. No final, só tenho uma reclamação de verdade, o Church, como assim ele não apareceu?!

Leitura.Emdia 12/07/2021

O que foi isso?
Achei incrível e maravilhoso poder ver tessa e will novamente. Ela feliz com filhos e marido, é tão perfeita. James e Mathews são parabatai e vemos todos os amigos dele, uma geração nova, numa época de mudanças.
James ama Grace, irmã de Jesse, um caçador de sombras que morreu ao receber a primeira runa. O que é estranho é a idade que ele recebeu essas runas, 17 anos gente. Sua mãe super "protetora" odeia os caçadores mesmo ela sendo uma, e seu falecido marido também.
Tatiana é louca, e odeia os herondales por terem matado o pai, que vamos lembrar, morreu como verme depois de contrair "variola demoníaca " lembram da música do Will? Sim, essa doença existe no mundo dos caçadores e é pega por deitar com, anh, por assim dizer, fazer certas saliências com demônios do sexo feminino talvez? Ou sei lá, talvez do masculino também.
Lucian é a filha boa e comportada que não desobedece os pais e faz tudo certo. Ou será que não?
Cordélia narra boa parte da história, ela será parabatai da Lucian e se quiser saber mais disso leia a sinopse.
Temos pedidos de casamento, mortes e tudo mais nesse livro.
Espero que gostem dele.

Bianca | @estanteliiteraria 12/08/2020

Cassie vai me enlouquecer de ansiedade
Sempre tive dificuldades para escrever resenha de um livro de fantasia, mas amo tanto o gênero que me nego a não escrever a respeito. Então, me perdoem se não trouxer um texto bom o suficiente, estou tentando e espero acertar.

Depois de Os artifícios das trevas a Cassie percebeu que conseguia trabalhar diversos personagens em uma trilogia e esse sem dúvidas é o livro com mais personagens a serem desenvolvidos. E não apenas um número grandioso de personagens, eles te cativam de um modo que você não espera. Ainda estou estarrecida pelo modo que me apeguei a cada um nesse livro. Cassie nos deu muito o que esperar na continuação dessa história, tanto de enredo como de personagens a serem explorados.

Percebemos que o foco é no enredo de Cordelia, James e Lucie. Temos perspectivas rápidas de outros personagens que gritam por um desenrolar de suas histórias, porém percebemos que a trama se desenvolve entorno dos três. Eu já esperava que Cordelia e Lucie me conquistassem, porque já tinha um apego anormal por elas antes mesmo de ler e foi mais gostoso perceber que meus pressentimentos estavam certos.

Cordelia acaba de chegar a Londres com sua mãe e seu irmão, Alastair. O pai dela foi preso pela Clave por ter cometido um erro em uma missão, então ele está detido esperando por julgamento. Cordelia acredita que fazendo bons relacionamentos em Londres poderá encontrar uma forma de ajudar o pai. Só que essa busca traz para ela novas amizades e ela se vê penetrando nas vidas desses jovens, fazendo com que se torne fundamental para si e para eles. E seu desejo não é apenas ajudar seu pai, mas se tornar uma heroína.

James está completamente apaixonado por Grace e com sua chega a Londres se vê vislumbrando um futuro para os dois. Porém, um ataque de demônio começa a mudar sua vida drasticamente. Caçadores de sombras são envenenados por demônios e ninguém sabe como curá-los. James sempre teve o poder de entrar no reino das sombras ou reino demoníaco, devido o sangue de sua mãe feiticeira, Tessa, então ele acredita que os ataques estão relacionados ao fato de ele estar vendo o mundo das sombras com mais frequência do que antes. Juntos com seus amigos, ele começa a investigar a respeito e quanto mais coisas são reveladas mais ele percebe como tudo que está se metendo é perigoso.

Lucie anseia ser parabatai de Cordelia a muito tempo e tudo parece atrasar esse momento para elas. Agora ela terá que entender porque apenas ela consegue enxergar o fantasma de Jesse Blackthorn além da família dele. Além disso, ela perceberá que não apenas seu irmão herdou poderes devido o sangue de sua mãe, mas ela também.

Esse sem dúvidas foi o melhor livro escrito pela Cassie que eu li. Incrível como podemos ver a evolução da escrita dela a cada livro e fico feliz de não tê-la abandonado lá no início. Ela conseguiu criar um enredo envolvente com personagens cativantes apenas no primeiro livro da trilogia. Além de ter dado uma introdução impressionante sobre tudo que está por vir. Não que esse livro poderia ser considerado uma introdução, porque acontece tantas coisas nele que seria errado dizer que ele apenas introduziu a história. Desde o início temos momentos de tirar o fôlego que te deixam ansiosa para entender o que está por vir. O vilão criado é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas histórias da autora. A trama promete ser bem mais sombria do que pensávamos, já que ela envolve o reino demoníaco desde o início.

Depois do desenrolar da fantasia, temos desenvolvimento dos personagens uns com outros. Algo que chamou bastante minha atenção foi James e Jem estarem sempre em contato um com outro, James considerando-o tão importante que confia seus segredos a ele. Temos também uma relação conturbada de Cordelia com seu irmão, Alastair, que parece uma pessoa amargurada e que lá na frente você entende que ele tem seus motivos. Alastair é um dos personagens que mais estou ansiosa para ver mais como a autora irá trabalhá-lo. O vislumbre que tivemos em Fantasmas no mercado das sombras atiçou minha curiosidade sobre Anna e Matthew e tenho um apego por eles desde então, e espero muito deles nos livros seguintes. Thomas temos um vislumbre do que está por vir, mas fico muito curiosa sobre o que a Cassie irá trazer de Christopher, espero que ele tenha um enredo apenas dele como os outros.

Agora o maior motivo para ter lido esse livro, não vou negar, foi Lucie e Jesse. Mesmo antes de começar tenho um anseio absurdo de conhecer de onde veio os Blackthorn. Apesar da Cassie dizer constantemente que a arvore genealógica que temos não está correta, duvido muito que ela vá mudar esse desfecho. Jesse morreu anos atrás e sua mãe com a ajuda de um feiticeiro tem mantido seu espírito ainda na terra para que um dia ela possa ressuscitá-lo. Lucie é a única de sua família que pode vê-lo, nem ela e nem Jesse entendem o motivo. Mas o que quero ressaltar é como poucos momentos já fizeram com que os dois se afeiçoassem de uma forma que eles são capazes de fazer qualquer coisa um pelo outro. Um dos meus maiores motivos por desejar a continuação é saber como tudo isso irá se resolver. Jesse está morto e necromancia é crime. A questão nem é se Lucie o trará de volta, mas como.

Eu sei, essa resenha está enorme, mas são tantos pontos para retratar que é impossível deixá-la pequena. Não esperava, mas com a leitura fui conquistada pela ideia de Cordelia e James serem um casal. E fiquei com o coração na mão por ver James apaixonado por Grace, mesmo que desde o começo percebamos que não se trata de amor, mas de manipulação. No decorrer da história vemos os motivos que levaram ele acreditar que está apaixonado por Grace, porém há muito a ser explicado ao longo dos livros. Essa é umas situações que mais quero que se resolva logo, pois só está machucando a Cordelia a cada dia.

Para fechar, não surpreende nenhum um pouco que o livro seja arrebatador no final. Com um desenrolar perfeito em tudo, vemos coisas serem reveladas e situações inusitadas. E muitas pontas soltas para serem desenvolvidas. Entendo porque ela disse para não nos basearmos na árvore genealógica, tenho minhas teorias e espero que elas estejam corretas hahaha. Cassie conseguiu o que queria, está me deixando louca mais uma vez com uma nova trilogia e tudo que mais desejo é que chegue logo o lançamento dos próximos livros. De preferência os dois juntos hahaha

site: https://www.instagram.com/estanteliiteraria/

mari 07/09/2020

for a year, she would stand close to the fire and know what it was like to burn.
cassandra clare e essa mania de não dar um segundo de paz aos herondale. apesar do talento da cassandra em escrever personagens que roubam o meu coração, achei essa geração de nephilim a mais interessante. já amava os merry thieves desde os contos da academia e meu amor só cresceu, a cordelia foi a primeira protagonista que eu não precisei aprender a gostar tendo em vista que ela é simplesmente perfeita e maravilhosa, a lucie é um anjo e a anna foi eleita a melhor lightwood segundo a revista eu - me perdoa, izzy. ainda não sei bem como me sinto em relação ao jesse e ao alastair, mas acho que a construção deles tem sido um processo intrigante até aqui, e to ansiosa pra ver no que vai dar.
personagens incríveis, história mais ainda. não fosse os acontecimentos
bem ?????? lá pelo final, esse teria sido meu livro preferido da cassandra, fiquei presa (e empolgada!) do começo ao fim. não sei se aguento um ano até o próximo, na certa morrerei de preocupação com meu filho matthew fairchild até la, do qual eu exijo, a propósito, que seja ancestral da clary em vez do irmão ridículo dele e receba o final mais feliz de todos pq meu bichinho merece.

oursapphism 18/05/2020

Certo. Eu não sei bem como começar essa resenha porque eu tenho MUITO a falar e não sei se num primeiro momento vou conseguir dizer tudo.

Eu comecei a ler o livro sem conhecer muito bem todos esses novos personagens e inicialmente eu estava bem confusa - não sabia diferenciar quem era filho de quem, qual era a personalidade de cada personagem... Enfim, foi complicado mas eu finalmente consegui mergulhar no enredo da história e... foi incrível.

As Peças Infernais tem a minha história favorita de todas as séries da Cassandra, eu acho tudo perfeito e a forma como as relações acontecem é incrível, eu nunca li um livro com uma amizade tão forte e bonita quanto a relação parabatai entre Jem e Will, e o triângulo amoroso da trilogia é o único que gostei até hoje, por isso, eu comecei Chain Of Gold cheia de expectativas - e que foram MUITO bem superadas.

A essência de As Peças Infernais permeia todo o livro, mas com o adicional de que passados anos a Cassandra evoluiu sua escrita e desenvolvimento, os novos personagens - pelo menos a maioria - são muito bem desenvolvidos e os antigos não são deixados de lado, o que deixa nossos corações quentinhos por poder matar a saudade.

O grupo de amigos - James, Matthew, Thomas e Christopher - trazem um pouco do que tivemos com Jem e Will em TID, uma amizade forte em que todos se amam e fazem de tudo um pelo outro, e acho incrível que a Cassandra conseguiu se aprofundar em cada um deles - só o Christopher que deixou um pouco a desejar, eu senti falta de um ponto de vista dele e espero que nos próximos livros ela mostre um pouco mais dele.

O James pareceu pra mim muito diferente daquele James Herondale das Crônicas de Bane (e eu gostei disso), ele tem um pouco dos pais, tem as características básicas de um Herondale, mas tem suas próprias características também, e a relação dele com Lucie, Cordelia e os amigos - fora a relação intrigante com Grace - o tornam um personagem ainda mais interessante.

Mas, apesar de James ser nosso protagonista, os meninos que mais me chamaram a atenção foram o Matthew e o Thomas, saber um pouco sobre o passado do Thomas e seus sentimentos me fez aproximar do personagem, igualmente os mistérios de Matthew e sua personalidade me fizeram acolhê-lo como um dos meus personagens favoritos, e eu espero que ele supere seus demônios nos próximos livros (além de superar aquela paixão que ele revela no último capítulo, porque minha fanfiqueira interior shippa ele com outra pessoa). Só para finalizar os meninos, queria dizer PROTECT ALASTAIR CARSTAIRS AT ALL COSTS!

Agora falando das minhas favoritas: AS MULHERES.

Cordelia Carstairs, QUE MULHER. Cassandra disse que essa é a personagem favorita dela e tenho de dizer que acho que ela também é a minha, eu não sei explicar exatamente o quê nela que me conquistou tanto. Ela é forte e determinada, mas é uma força e uma determinação que vem do amor mais puro e genuíno, não só um amor romântico, mas um amor que transcende - o amor que ela tem por Lucie, por sua família, e, claro, por James. E ela quer ser uma heroína misericordiosa, não temos dúvidas de que ela será, e não existe Carstairs melhor para ter Cortana do que ela nesse momento. Eu estou ansiosa para ver o que acontecerá a seguir, mas só quero que ela não sofra tanto, ela merece saber o que acontece em relação a Grace.

Lucie Herondale, ela é uma das personagens mais "cativantes sem a intenção de cativar" que eu já vi. Ela é doce, mas ao mesmo tempo tem uma força e determinação que é inacreditável, além de fazer de tudo pelos amigos - especialmente a futura parabatai, Cordelia, e o amigo fantasma, Jesse - e a família, é lógico. O fato de ela ser escritora aqueceu meu coração e eu quero muito conhecê-la ainda mais.

Anna Lightwood é uma das minhas personagens favoritas da vida também! Eu me vejo 100% representada FINALMENTE, nunca me tinha sentido assim lendo livro nenhum. O que espero futuramente é que ela ceda ao amor e seja muito feliz.

Grace e Tatiana Blackthorn? Não tenho muito o que dizer além de que Tatiana é completamente louca e sociopata (ou psicopata?) e que ainda não sei qualé a da Grace, só sei que toda a situação que a envolve me deixa com raiva - ao mesmo tempo raiva dela e ao mesmo tempo não tanto, é complicado explicar.

Karol 01/08/2020

perfeito???
simplesmente encantada demais com esse livro, sinceramente, a Cassandra me prendeu nele do início ao fim, e eu não vejo a hora de lançar o outro(aliás arrependimento por ter lido agora enquanto chain of iron está distante de ser lançado) e deixo avisado que CASSANDRA CLARE VOCÊ VAI DAR UM FINAL FELIZ PRO MATTHEW SIM QUERO NEM SABER

Ray 29/03/2020

Eu sou completamente apaixonada por tudo o que essa mulher escreve!!! Chain of Gold é maravilhoso e tomou o meu coração por completo. Estou surtando porque preciso de uma continuação, mas Chain of Iron só será lançado daqui a um ano :(

Carlos Rocha 19/03/2020

Cassie arrasa mais uma vez...
Há poucas histórias que mexem tanto comigo quanto as Crônicas dos Caçadores de Sombras. A Cassie é uma das únicas autoras que, independente do que escrever, eu vou querer ler. Principalmente quando se trata deste universo.

Com Chain of Gold isso não seria diferente. Aqui, a Cassie nos apresenta os filhos dos personagens principais de As Peças Infernais, o que já me havia me encantando lá atrás. Aqui, os personagens são tão carismáticos quanto seus parentes e quando estes últimos aparecem, temos que nos segurar para não morrer de nostalgia.

Apesar de parecer para alguns que a Cassie não teria mais nada para escrever depois de tantas histórias no mesmo universo, aqui ela mostra que ainda há muito o que se explorar, e faz isso de forma majestosa. A história se desenrola de maneira muito fluida e, em muitos momentos nos faz ficar sem fôlego com as cenas mais tensas. Li ele no começo do ano e reli agora no fim e, a Cassie consegue nos fisgar de tal maneira que, mesmo sabendo tudo o que iria acontecer, ainda consegui me ver preso em diversos acontecimentos da história.

Acho que sou meio suspeito para falar, já que esse universo é um dos meus favoritos e a Cassie é, sem dúvida, minha autora favorita, mas mesmo assim nunca vou cansar de indicar essa história.

fergarciafleury 14/03/2020

Cassandra Clare me impressiona mais uma vez. A escrita dela me faz sentir tantas emoções, e poucos autores tem esse poder sobre mim. É impressionante a forma como ela consegue te envolver com a história, fazer te interessar pelos personagens, como cada um é complexo de uma forma única.

Paulo Berczak 29/05/2020

Resenha - Chain of Gold, Cassandra Clare
Chain of Gold, ou Correntes de Ouro, como ficará traduzido aqui no Brasil, nos devolve toda a ambientação de uma Londres Vitoriana, com vestidos, bailes e claro, demônios, e tudo isso num dos melhores inícios de séries que já li, principalmente do universo criado pela autora.

Neste livro vemos os nossos queridos personagens de Infernal Devices, e o peso de suas escolhas refletidos também em seus filhos e parentes. Após os acontecimentos da Clockwork War (me perdoem, mas não me lembro dos termos em português), Londres passou por um período de paz, em outras palavras, os ataque demoníacos cessaram e os Shadowhunters se acomodaram. Até que ataques inesperados acontecem ao redor da cidade e demônios atacam em luz do dia, e seu veneno propagando uma doença, a qual não estavam preparados para enfrentar (inclusive achei irônico ler este livro em pleno isolamento social, risos).

Algo que me agrada muito neste universo criado pela Clare, é a sua introdução ao Mundo das Sombras. Para quem já leu os livros anteriores, assim como eu, não se sente cansado, e quem está lendo pela primeira vez não se sente deslocado. Existe um avanço na escrita se compararmos com os livros anteriores, isto claro, na minha opinião.

Se você gosta de dramas familiares, assim como eu, este livro será um prato cheio para você, pois existem inúmeros personagens e suas respectivas famílias, Lightwood, Herondale, Castairs, Blackthorn e Fairchild, sendo as principais e as quais já estamos perfeitamente familiarizados com. Cada personagem tem sua função dentro da trama, e todos muito bem construídos e encaixados perfeitamente, como em um quebra-cabeças.

Outro ponto que me agradou muito foi a forma que a autora uniu os laços entre os personagens principais desenvolvendo uma amizade extremamente divertida, cada um com seu jeito diferente que agrega às características dos outros. Dentre todos, preciso expressar o que senti pela Cordelia Castairs.

São muitos personagens, mas para mim, Cordelia ganhou seu espaço gradativamente em meu coração durante a leitura. É uma personagem feminina forte, que luta por aquilo que acredita, pelos seus sonhos, pela sua família, por seus amigos e tem o claro desejo de ser alguém: uma heroína.

Para mim, Cassandra Clare, fez um trabalho que me surpreendeu muito, posso dizer sem sombra de dúvidas, Chain of Gold está no top livros de 2020. É um livro sobre família, amigos, representatividade e valores.

Ary Almeida 17/05/2020

Chain of Gold
Eu não tenho nem palavras pra começar a escrever essa resenha. PELO AMOR DE DEUS, alguém me transporta pra dentro dos livros da Cassandra Clare e me deixe morar lá. Eu nem me importo com a quantidade de demônios a solta e aventuras mortais. Estou mais preocupada com os personagens complexos, carismáticos, maravilhosos e apaixonantes.
Eh... já deu pra perceber que eu gostei um pouquinho do livro.
Chain of Gold, o último lançamento da Cassandra Clare, se passa em meados de 1900, alguns anos após os acontecimentos da trilogia As peças Infernais. Aqui, nós conhecemos James e Lucie Herondale, filhos de Will e Tessa.
As crianças tiveram a sorte de crescer em uma Londres segura, longe de demônios e rodeados de amigos.
Mas toda a calmaria chega ao fim quando uma leva de demônios resistentes à luz solar e com um veneno sem cura começa a atacar os caçadores das trevas.
James e Cordelia, junto com seus amigos, precisam lutar para acabar com o mal que caiu sobre Londres, ao mesmo tempo que lidam com o que sentem um pelo outro.
Entre sangue e feitiços, fantasmas e vestidos bufantes, nós somos envolvidos, mais uma vez, nesse universo mágico criado pela Cassie. Com uma diferença, além de toda a fantasia, é possível reconhecer no livro, traços de um romance de época bem escrito. A preocupação com a honra da mocinha está lá, as carruagens e os bailes também, e até aquele toque sensual típico do gênero. Tudo isso nos faz acreditar que anjos e demônios existem, mas que nada importa quando se trata de encontrar o verdadeiro amor.
Claro que eu preciso exaltar todos os personagens secundários também. Matthew Fairchild é o meu favorito. O parabatai de James é cheio de camadas e estou louca pra ver o seu desenvolvimento nos próximos livros.
Queria poder passar horas discutindo todas as teorias acerca dessa nova série. Eu sou daquelas que odeia um spin-off, mas ver a nova geração de Herondales, Carstairs, Lightwoods e Fairchild foi um abraço no meu coração.
E você, curte spin-off? Leu Chain of Gold? Conta aqui embaixo pra mim ?