Sonetos

Mário Domingues

Resenhas - Sonetos

Marco118 22/06/2022

Bocage – Sonetos
Quando peguei este livro na biblioteca, só por distração, não achava que ele me surpreenderia como surpreendeu.
Eu, às vezes, ouvia falar de Bocage, indistintamente: um certo poeta, antigo, lusitano... Já havia até lido um verso ou outro... mas não fazia ideia do seu gênio.
Foi uma surpresa para mim. Como é que esse gigante me passava desapercebido?

Vou colocar aqui os sonetos de que mais gostei. Estão na ordem do livro. Se vocês puderem, leiam-nos também, que são muito bons!

1. Apenas vi do dia a luz brilhante
20. Os suaves eflúvios, que respira
21. Neste horrível sepulcro da existência
22. Distrai, meu coração, tua amargura
23. Ó retrato da morte, ó noite amiga
24. Do vasto abismo (Odes - A Amarílis)

Dant 27/05/2020

Bocage foi um escritor português do seculo XVIII,podendo ser considerado um dos maiores sonetitas e poeta lirico da língua portuguesa junto a Camões.

A obra de Bocage está repleta de lirismo, erotismo, individualismo e sátiras
Em suas obras podemos vê
retratado os seus dramas existenciais numa linguagem emotiva, o erotismo que beira o vulgar e uma satira mais agressiva, muitas vezes atacando os valores da época.

Eu diria que ler seus sonetos é como comer carne crua, sem embelezamento ou idealismo somente o cru e o amargo dos versos.

Guilherme 03/10/2023

Poesia definitivamente não é o meu forte, talvez por ter de entender o que realmente o que autor quer dizer com o que escreve, a linguagem conotativa dos poemas que me atrapalham, pra entender, em muitas das vezes, é preciso de um contexto, conhecer a vida de autor mais a fundo o que nem sempre é o caso. Mas de todo jeito gostei sim de ler esse livro, acho que vale a leitura, principalmente para aqueles que realmente são fãs do tema.

Mih Alves 17/10/2009

aaaaah.
Achei que leria e apreciaria... Mas minha mente ainda não evoluiu o suficiente para que eu leia este tipo de livros.
Mas tarde tento novamente e, quem sabe, eu não tenham uma maturidade intectual maior ?

Beatriz 01/12/2021

Eu não entendi muita coisa, pois infelizmente n tenho mt contato com poesia, mas entendi q sempre tem uma mulher no meio. Não achei bom, nem ruim, lê quem gosta ne

Marcilio Duarte 06/08/2023

O melhor do arcadismo
Os sonetos de Bocage são a expressão pura de uma alma que amou carnalmente e sublimou a experiência. São poemas pastoris e mitológicos, que evocam o amor livre. O arcadismo foi uma escola lindamente poética. Leitura aproveitável ao ar livre, na relva, em um dia de sol agradável. Claro, com vinho.

Na Literatura Selvagem 12/10/2017

Sonetos, de Bocage
Considerado o maior poeta português do século XVIII, Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em 15 de setembro de 1765, na cidade de Setúbal. Serviu a armada lusitana, foi preso pela Inquisição devido a publicação da obra Pavorosa ilusão da Eternidade, considerada blasfema pela Igreja Católica, e só foi solto porque sua reputação como poeta lhe rendia prestígio na sociedade.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/09/sonetos-de-bocage.html

Alberto 26/12/2021

Muito além da fama
Os Sonetos revelam um Bocage muito diferente da figura anedótica e escatológica que figura no imaginário popular. São Sonetos de estilo romântico com muitos versos memoráveis e tratando de certos temas recorrentes como contrição, sofrimento, solidão, desengano amoroso. Leitura agradável. Pelo menos três desses Sonetos são antológicos.

ultranfr 08/07/2023

Não compreendi tudo do livro, pois não tenho tanto contato com a poesia e conhecimento do vocabulário usado.
mas achei uma leitura interessante e agradável.

M.R. 13/09/2023

Bons sonetos
Bocage foi uma péssima pessoa, mas um excelente poeta.
Sua poesia sofreu influência do arcadismo e posteriormente do romantismo. Nessa coletânea, essa diferença fica clara. Seus primeiros sonetos utilizam da personificação de sentimentos, comparação de superioridade dele para com os deuses, adoração da mulher, pseudônimo, retomada da antiguidade clássica, fado, etc. E então começam a ficar mais sombrios e sentimentais, temas sobre morte e a idealização da mulher que são típicos da segunda fase do romantismo.
São poemas cheios de sentimentos, e Bocage faz jus ao nome de um dos melhores poetas de Portugal durante o arcadismo.
Não esqueçam de separar o autor da obra se forem ler ;)

Dan 09/04/2012

Estava esperando a poesia desbocada e encontrei um livro de amores pastoris. Apesar de bem escrito, bucolismo para mim é sempre uma decepção.

bibioslivrosecia 31/01/2021

A obra-prima de Bocage
O livro, como o próprio nome já diz, contém todos os sonetos publicados pelo poeta árcade (e pré-romântico) português Manuel du Bocage. Pude observar muito mais características românticas do que árcades, algo que achei bastante curioso. No geral, o livro é muito bom, muito bem estruturado e de rápida leitura. Mas ele não me cativou o suficiente para que eu o favorite. De qualquer forma, é uma experiência válida, então recomendo a leitura para aqueles que desejam conhecer mais a literatura clássica portuguesa.