Papo de Grana

Papo de Grana Tito Gusmão

Resenhas - Papo de Grana

Francyelli0 12/04/2024

Educação Financeira
É um livro de fácil entendimento para quem deseja ter conhecimentos sobre educação financeira. É motivador, e ajuda pessoas a entender o lado positivo de economizar e investir

Nan 04/12/2023

Se eu quisesse aprender sobre educação financeira...
eu não deixaria de ler esse livro.
Papo de grana do Tito Gusmão. Nesse livro:
? Tem uma explicação muito clara sobre a origem do dinheiro como conhecemos hoje, ilustrando com exemplos simples conceitos básicos.
? Explica como funciona o mecanismo de transações muito presentes no nosso dia a dia e que não damos a devida atenção como crédito, taxas de juros e como a falta de concorrência no mundo financeiro é prejudicial para a população (mas extremamente lucrativo para os bancos).
? Ensina com detalhes como montar um controle financeiro e trás um modelos prontos para uso.
? Fala sobre a importância de não só acumular dinheiro, mas também ter e fazer coisas que te deixa feliz de verdade.
? Alugou um triplex na minha cabeça ao falar sobre a importância de ter uma reserva de emergência e de pensar na aposentadoria.
? Usa uma linguagem muito simples e com muitos exemplos pra explicar o que é CDI, SELIC, INFLAÇÃO, IOF, IMPOSTO DE RENDA e pra mim que sou 100% de humanas foi tranquilo.
? E ainda por cima tem um discurso bem coerente quando se fala de investimento. Explicando de um jeito que o povo entende e sendo pé no chão. O que pra mim que tenho medo e que sou traumatizada com uns papos estilo Primo Rico é um ponto muito legal
Por que falar sobre isso?
70% das pessoas não sabem como controlar as despesas, não têm noção de quanto ganham e gastam com base na fonte do livro. Então, se você todo mês fica no vermelho ou no zero a zero, não consegue ter um dinheiro sobrando pra realizar os seus sonhos, esse é o chacoalhão que você pode estar precisando e o ponto de partida pra mudança começar.
Tempo é dinheiro. Literalmente. Para comprar algo não usamos dinheiro e sim nosso tempo. Quantos dias de trabalho você precisa pra comprar algo? O importante é tirar e aplicar o que serve pra você.

Gabriela.Castro 21/07/2023

Um bom livro sobre investimentos
Com linguagem simples e bem fluída, o autor passa informações sobre como organizar e melhorar sua vida financeira. Trás conceitos base e depois vai explicando alguns pontos mais complicados, mas com ótima didática.

Tay 02/05/2023

Algumas boas dicas, mas...
Acho que esse livro funciona bem melhor para quem já tem algum dinheiro, se você quer saber como investir os seus 100 reais, talvez esse livro te dê uma desanimada e ache que só pode começar quando tiver 30 mil. Acho que tem outros materiais melhores para quem tem pouco para começar.

FabioAlves 22/02/2023

Liberdade
O livro é bom para quem quer pensar em ter liberdade financeira, gosto muito do Tito Gusmão e ele deixa uma leitura muito leve sobre o assunto.

Lety 24/01/2023

Comece com um pouquinho
Ótimo livro para começar a entender sobre seu perfil e tipos de investimentos, então quem busca começar e quer entrar neste mundo dos investimentos, leia, pois traz alguns insights interessante!
Aprendi coisas novas e é justamente isso o legal dos livros: conhecimento e acesso. A única ressalva é em relação a bolha do autor ao não dar mais exemplos e prática para as classes que realmente não tem acesso a esse tipo de educação.

Lauren75 14/12/2022

o livro é ótimo para quem quer começar a cuidar melhor da vida financeira pessoal. ele explica de uma forma leve e fácil questões importantes sobre o mercado financeiro. recomendo muito pra quem quer começar a investir e não sabe como.

Nina.Chermont 30/10/2022

Frases de efeito e termos para leigos
Eu sou uma pessoa leiga quando falamos sobre finanças, e após ler este livro, aprendi uma quantidade limitada de coisas, pois a intenção é confundir nossas cabeças.

O escritor é o dono da Warren, o qual quer destruir a péssima imagem que os bancos passam. Precisando de novos clientes, ele nos mostra o quão complicados e antigos são as instituições clássicas financeiras, e nos direciona a sua empresa.

Com linguagem coloquial e suas frases de efeito, o manual tenta se aproximar dos não conhecedores de ações e investimentos, e ao mesmo tempo distanciá-los, não dando explicações sobre os tais.

Não me senti dentro do mundo dos negócios, na verdade, só me sinto mais idiota em comparação ao início da leitura. De certa forma, o livro não me ajudou em nada.

Rejane.Viegas 07/10/2022

Bom?
Pra quem está começando a querer entender alguma coisa sobre investimentos, ele até da uma ajuda, mas você tem que correr atrás de algumas ?informações complementares? por conta própria. No geral, sobre dinheiro, dívidas etc acaba sendo mais do mesmo

Isabel 09/07/2022

Eu adorei
Primeiramente, eu consegui entender o conteúdo, o que me deixou muito feliz, já que foi minha primeira leitura sobre o assunto. Eu comprei sem pretensão nenhuma e me surpreendi, talvez porque não tinha muitas espectativas.

Dany 25/06/2022

Papo de Grana
É um livro interessante para quem quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro. Dando dicas e como fazer melhores escolhas na vida.

Porsani 03/04/2022

Interessante
Traz dicas de gerenciamento financeiro, de organização e estratégias de controles de bens ativos e passivos, bem como de utilização de juros compostos e de diferentes modalidades de crédito e de investimentos que geram bom retorno

Rose 02/03/2022

Guia básico
bom para quem deseja começar a entender sobre finanças pessoais. aborda alguns dos principais termos e modalidades que servirão como norte e a partir dai você deve buscar outras leituras e se aprofundar nos temas, por isso defino como um guia inicial :)

leitura fácil e bons exemplos

Charmssss 06/02/2022

Onde investir?
Bom, o livro aborda de forma simples e fácil de entender alguns conceitos da área financeira e de investimentos. Fala sobre como investir e onde investir. Pra quem não tem muito conhecimento sobre o assunto é um ótimo livro, mas pra quem já tem ele será bem superficial.

Maria.Guimaraes 21/01/2022

Gostei muito!!!
É um livro fácil e gostoso de ler que apesar de básico, tem muito a ensinar até pra quem já conhece algo do assunto.

Não dou 5 estrelas por alguns pontos que não gostei:
- alguns exemplos com valor inicial muito alto (fora da realidade da maioria dos brasileiros);
- um episódio sutil de gordofobia (relacionar o belo diretamente com a magreza); e
- colocar fazer dieta como sinônimo de passar fome... Como estudante de Nutrição, um dos meus objetivos é desmistificar alguns conceitos negativos sobre saúde que estão impregnados na nossa sociedade, e alguém reafirmá-los é contraproducente.

Ainda assim, para mim merece 4,5 por todo o conhecimento que traz, da forma que traz e com muitos exemplos para facilitar.
Recomendo a todos.