Los recuerdos del porvenir

Los recuerdos del porvenir Elena Garro

Resenhas - Los Recuerdos del Porvenir

Debora 25/11/2020

Literatura para o conhecimento
Como aprendi sobre um período da história do México com este livro. E isso já me faz gostar muito e querer reler...
Tive que parar várias vezes ao longo da leitura para ver o que eram fatos históricos e o que era ficção.
A personagem principal do livro é a cidade, Ixtepec. Através de "seu ponto de vista" sabemos um pouco de como se passa a história não só do México, mas de muitos países da AL. As brigas entre colonizadores e índios (com a vitória daqueles, sempre), a rixa Estado x Igreja (e como ela afeta o povo pobre das cidades), a organização de movimentos sociais (como o zapatismo).
Há os personagens humanos também e, para mim, é neles que reside a fraqueza do livro - algumas coisas ficam bem mais explicadas. Faço menção especial a Juan Cariño, o louco da cidade, mas que tem toda a lucidez nesta loucura! Salve, sr. Presidente.
Contudo, isso não é nada frente à riqueza da história ali contada e, também, frente à bonita e fluida escrita da autora.