Mulheres na luta

Mulheres na luta Marta Breen...

Resenhas -

Clarissa Lira 11/04/2020

Acho que todos deveriam ler esse livro!
O livro conta a história do movimento feminista em quadrinhos, com uma linguagem didática e irônica, destacando momentos que foram marcantes e mulheres que foram importantes para o movimento. Acho que pode ser uma boa opção como uma introdução ao feminismo, indo desde o abolicionismo, à busca pelo direito à educação, direito ao voto e ao direito de decidir sobre o próprio corpo. Super recomendo!!!

Nádia C. 09/05/2020

Mulheres na Luta - Marta Breen e Jenny Jordahl (parte 1)
Mulheres na Luta é uma HQ que eu recomendaria para todo mundo que quiser um primeiro contato com a história da luta feminista no contexto europeu e estadunidense e entender um pouco das chamadas "ondas do feminismo", pois traz todo esse conteúdo de forma bastante divertida e acessível.

Mas hoje faço algumas considerações. De início a HQ coloca as mulheres brancas no mesmo patamar de escravizados e crianças, ela diz que esses três grupos não tinham os mesmos direitos que os homens.

Hoje observo isso com mais atenção, pois, pela visão da autora, as mulheres negras escravizadas estariam na mesma posição de mulheres brancas: sem direito a propriedade em seu nome, impossibilitadas de ganhar seu próprio dinheiro e de votar.

Porém, acho que ter colocado ambas no mesmo patamar de desigualdade apaga o processo de escravidão, em que mulheres brancas, mesmo com menos direitos que homens (brancos), eram vistas socialmente acima dos escravizados, inclusive usando esse degrau um pouco superior para junto ao seus maridos perpetuarem a escravidão.

Claro que existiu no meio disso muitas mulheres brancas abolicionistas e que se recusaram a compactuar com o processo da escravatura. Mas é importante entender que infelizmente não partimos do mesmo local, pois mulheres e crianças brancas ainda eram vistas numa sociedade escravocrata como superiores a pessoas negras. Enquanto ela diz que "mulheres" não podiam fazer faculdade, as mulheres negras estavam sonhando em acabar com a condição de serem propriedade tanto das mulheres brancas como dos homens brancos.

Falando especificadamente da HQ, quando começamos a ler sobre "a história da opressão das mulheres", é apontado questões como o casamento obrigatório, o voto, a falta de educação formal, etc. E o texto é acompanhado de ilustrações de mulheres brancas, claro, pois essas questões eram relacionadas a nós, já que para mulheres negras as coisas eram um poucos diferentes, e piores.

Mesmo impossibilitadas de irem para a faculdade, muitas mulheres brancas podiam aprender a ler e escrever, em casa, enquanto para mulheres negras na mesma época isso era totalmente proibido.

E para se casarem, mulheres negras até tinha a "liberdade" de escolher seus parceiros, mas precisavam pedir permissão aos "senhores e senhoras" e muitas vezes isso era negado. Era na verdade uma falsa liberdade, pois a mulher escravizada "pertencia" ao "senhor de escravos", mesmo que fosse "casada" isso não ia impedir os estupros que ocorriam por parte dos homens brancos. Sem contar as situações em que tinham seus filhos tirados ao serem vendidos para outras fazendas.

Todas essas questões poderiam ter sido abordadas na HQ se a ideia era falar como era o retrato de opressão da mulher no século XIX, mas parece haver uma tendência a começar falando como a sociedade é/era com as mulheres brancas.

Isso significa que é errado falar da condição de mulheres brancas? Que elas não sofriam? Que não era aprisionadas? Que não eram livres também, em certo sentido? Não, não e não. É importante que entendamos as condições de vida das mulheres ao longo dos anos para refletirmos sobre a origem da nossa opressão e valorizarmos as conquistas de hoje. É importante falar como TODAS as mulheres sofreram e sofrem opressões diferentes ao longo do tempo. Mas também observando o uso do termo "mulheres" como universal, principalmente no contexto de raça.

site: https://as-virgulas.blogspot.com/2020/05/mulheres-na-luta-marta-breen-e-jenny.html

Helena 20/04/2020

Informativo e dinâmico
Por meio de quadrinhos acompanhamos a evolução do feminismo no mundo, ultrapassando a busca pelo sufrágio e indo muito além, buscando direitos reprodutivos, igualdade salarial, luta contra o racismo etc. Aqui vemos de uma forma clara e concisa a luta da mulheres e, por fim, temos um adendo sobre o movimento em solo brasileiro. É uma leitura fluída, literalmente, comecei e terminei em uma tarde. Acho que todos deviam ler pra ter noção do que se tratando movimento feminista, tal qual conhecer importantes personagens desse movimento tão importante e que já conquistou tantas vitórias.

Maria 12/05/2020

5 estrelas!!
Que livro demais!!! Muito informativo e ao mesmo tempo didático, as ilustrações são LINDAS, as informações são preciosíssimas. Tô apaixonada por essa experiência engrandecedora que foi ler esse livro. Recomendo demais.

juh 22/04/2020

Uma hq que possui fácil compreensão e realmente cumpre o que promete. É um ótimo ponto de partida para quem quer saber mais sobre o movimento feminista.

Queria Estar Lendo 30/01/2019

Resenha: Mulheres na Luta
Cedido pela Seguinte pelo NetGalley, Mulheres na Luta - 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade é o lançamento da editora para abrir 2019 com chave de ouro; de Marta Breen e Jenny Jordahl, a HQ apresenta os muitos anos de luta feminista, todas as conquistas e o que ainda se sonha alcançar.

As autoras usam as 128 páginas para elaborar tirinhas interessantes e apresentar as figuras femininas que lutaram para fazer do feminismo um movimento crescente, nomes que a história nem sempre se lembra, mas que deveria. Mulheres que lutaram contra a opressão, a submissão, que foram ordenadas a se calar e ergueram a voz mesmo assim.

A linguagem da HQ torna a história rápida, mas é excelente em passar sua mensagem. Ao mesmo tempo em que fala sobre as opressões e terrores do passado, satiriza pequenos detalhes do patriarcado e da intromissão dos homens na luta pelos direitos das mulheres. Dá espaço para falar sobre o feminismo negro e como elas foram ainda mais apagadas pela história, fala sobre os direitos das mulheres LGBTQ+ em tirinhas sucintas, apresentando o que sofreram e sua luta para se levantar.

Eu gostei muito da experiência de leitura e de como foi tão rápida; não tem textos elaborados ou informações demais. É uma indicação excelente para quem quer conhecer um pouco sobre o começo do movimento feminista e está sem tempo para pegar obras mais trabalhadas - é uma porta de entrada perfeita para curiosos(as) a respeito do que foi e é o feminismo, de como as ondas do movimento se propagaram, quem esteve por trás de cada uma delas.

Como eu li o e-book cedido pela NetGalley, acabei perdendo a beleza que deve estar a versão física; a diagramação não é perfeita e acabou dificultando um pouco a leitura, mas não atrapalhou. Já se tornou um dos meus favoritos do ano e eu amo a Editora Seguinte por trazer esse título para cá, especialmente nos tempos que estamos enfrentando.

Mulheres na Luta é um livro rápido e interessante sobre a voz das mulheres em sua diversidade; fala sobre as muitas lutas que atravessaram gerações e se moldaram de acordo com as conquistas e recuos. É um "must read" para todo mundo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/01/resenha-mulheres-na-luta_30.html

Lecomchaelivros 11/12/2020

Mulheres na luta
Amei cada momento desta leitura, uma HQ que me fez querer pesquisar e saber mais. As ilustrações são lindas e com um conteúdo tão rico, superou minhas expectativas.

CassiaLessa 19/12/2020

Uma boa introdução ao feminismo
Não é um livro para quem quer conhecer de forma detalhada a luta e conquistas do movimento feminista. Por outro lado, àqueles que pouco sabem sobre, é uma boa opção para se ambientar e buscar maiores conhecimentos sobre o movimento.

KeylaPontes 07/04/2020

O livro ilustrado conta a história do feminismo em vários momentos. Temos a luta pelo direito ao seu corpo (as mulheres pertenciam ao seu pai e depois ao marido), ao voto, escravidão, mercado de trabalho, aborto, LBT, estudo, religião e muitas outras questões. Achei que por ser no formato quadrinho ele foi super rápido de ler! As ilustrações me lembraram bastante as de Persepolis, as informações são bem organizadas e foi muito legal poder saber de muitas coisas que eu não conhecia.

Juju 22/05/2020

Um livro fantástico
Uma HQ incrível. Cheia de informações sobre o feminismo, sua repercusão, e constante luta. Além disso, as ilustrações são maravilhosas, cheias de detalhes.
Mariana.Gertel 22/05/2020minha estante
Eu amei muito esse livro.

Juju 22/05/2020minha estante
Mt amorzinho msm

May 11/06/2020

Quadrinhos que contam a história de 150 anos de luta feminista de uma forma simples e ao mesmo tempo muitíssimo poderosa. Vale ressaltar também que as ilustrações são lindas e o texto é super fluído.

Sinceramente gostaria que todo mundo tivesse acesso a esse livro, principalmente a turma que enche a boca pra dizer que feminismo é "mimimi", desnecessário, coisa de mulher histérica...

Nós lutamos desde sempre pelo básico, por direitos civis, pra votar, pra estudar, pra ter liberdade sexual, liberdade de escolha... ABSOLUTAMENTE tudo o que conquistamos foi através de muita luta. E como sabemos muita coisa ainda precisa mudar (muita mesmo) e esse livro mostra exatamente isso (o quanto evoluímos e o quanto ainda precisamos evoluir). É como diz uma frase do próprio livro "Devagar e sempre, vamos progredindo".

Juntas somos mais fortes!

Adriana1090 08/04/2020

A luta continua...
Essa HQ maravilhosa nos mostra desde a luta pelo direito ao voto, à educação e ao trabalho, até as lutas atuais.

Esse livro além de lindo, é extremamente necessário. Pois, de forma sutil, nos apresenta vários marcos feministas (inclusive o feminismo negro), e retrata brevemente a luta LGBTQ+.

Um ótimo livro para iniciar estudos feministas.

Isah Conti 24/05/2020

Importante e necessário!
Essa HQ que foi lançada em 2019 e vem em suas 128 páginas, nos apresentar a luta das mulheres contra o machismo, das mulheres que foram atrás do seu direito de votar, as que lutaram contra a opressão e liberdade para falar, liberdade até sobre o próprio corpo, como o direito de tomar anticoncepcional.

O movimento feminista vem crescendo desde o século XVIII, nessa época as mulheres não podiam votar e nem frequentar a faculdade, suas decisões eram tomadas pelo pai até a hora de seu casamento e ao se casar, eram obrigadas a obedecer ao marido. Uma das maiores conquista foi à luta das mulheres contra a escravidão, Sojourner Truth foi uma mulher que mais se destacou na causa. Após anos de escravidão, Truth conseguiu fugir com a filha recém-nascida, mas deixou o outro filho na fazenda. Como não poderia voltar para busca-lo, ela decidiu entrar na justiça para pedir que seu senhor escravista a entregasse o próprio filho. Foi à primeira mulher negra a ganhar uma ação de um homem branco.

Ler essa HQ é uma experiência incrível e enriquecedora, são textos simples e com ilustrações, mas que trazem informações importantes. É uma forma de iniciar na temática e ter noção do que o movimento engloba sem ser cansativo ou de difícil compreensão. Fiz a leitura em e-book, o qual foi disponibilizado pela editora nessa fase da quarentena, mas assim que possível quero ter a edição física em casa para poder consultar sempre que possível.

Mari 17/04/2020

Necessário
A HQ conta de maneira simples e com admiração as histórias de mulheres que lutaram por diversos direitos básicos que lhes eram negados. Além de fazer um panorama de como eram suas vidas, no tempo e no lugar onde viviam. O que é muito importante, porque, infelizmente, algumas ainda são desconhecidas para muitas pessoas. É mostrado também como suas reivindicações foram importantes para outros movimentos, como o abolicionismo, os movimentos operários e LGBT. O posfácio da professora da UNICAMP, Bárbara Castro, também é excelente, pois foca nas lutas das mulheres brasileiras, cujas histórias, geralmente, são esquecidas pelos livros de história.

@larimours 15/05/2020

Informativo, bem ilustrado e didático
Esse livro é perfeito pra quem está começando a estudar sobre feminismo e a história de mulheres marcantes na luta por liberdade.
Traz de forma didática e lindamente ilustrada a história de várias mulheres que fizeram a diferença na luta por liberdade feminina. AMEI!