N., de Stephen King

N., de Stephen King

Resenhas - N.

@vcdisselivros 20/02/2020

A HQ de King que poderia ter sido mais
A emoção de abrir um livro pela primeira vez e não saber o que esperar atinge todo leitor, no entanto, quando lemos o nome Stephen King na capa automaticamente esperamos mais!

Publicado pela Darkside em 2018, N. apresenta um mundo em que o T.O.C (transtorno obsessivo compulsivo) é passado como se fosse um vírus, algo que se pega somente por estar em um determinado local.

Nos quadrinhos, conhecemos a relação do paciente N. com o analista John Bonssaint. Durante as sessões, ambos conversam sobre a origem do transtorno de N. e transportam o leitor para o Maine, onde nas terras de Ackerman, um círculo formado por um grupo de pedras é visto como hora sendo sete, hora sendo oito.

Antes de prosseguir com o relato, N. faz o Dr. Bonssaint prometer que jamais irá visitar as terras de Ackerman, ainda assim, após um evento fatídico, o médico quebra a promessa feita ao paciente e decide visitar o local para desvendar o caso, colocando em risco a própria sanidade.

FALTA FOLÊGO

Apesar da premissa original, a história decepciona por não ter um ápice. Aos poucos vamos conhecendo os mistérios que envolvem a terra, os pequenos eventos que deveriam preparar o terreno para o auge, mas quando finalmente devemos ter o momento “Uou” nada acontece.

ILUSTRAÇÃO OU PINTURA?

O talento do ilustrador Alex Maleev é tão perfeito que deixa a graphic novel mais rica. Ao virar as páginas, a impressão que temos é que estamos diante de fotografias, de tão real que o trabalho gráfico ficou.

ONDE EU JÁ VI ISSO?

A ambientação da graphic novel e a questão envolvendo as pedras nas terras de Ackerman fez com que eu na hora lembrasse do filme Campo do medo, sim, aquele confuso que também foi escrito por Stephen King com Joe Hill, filho do autor.

POR FIM

Embora N. não tenha causado o efeito desejado, a HQ foi assertiva ao expor quão angustiante pode ser a vida de alguém que sofre de T.O.C, abordando o terror psicológico ao exibir os problemas causados pelo transtorno. Espero que o conto N. presente na antologia Ao cair da noite de Stephen King seja diferente, pois fora isso, a leitura pode ser concluída sem grandes emoções.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br
Dri - @leiturainsone 09/07/2020minha estante
olha, a HQ projetou a história do conto quase palavra por palavra. só mudou um pouquiiinho o final

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Dri bom saber, preciso ler o conto pois fiquei curioso quanto ao final. Aí quem sabe eu dou uma nova chance para a HQ.

Raul43 02/11/2020

N.
Adaptação em graphic novel do conto N. Do King, ainda nao li o conto entao nao tenho como comparar mas essa graphic ficou linda de mais e a história é intrigante e muito boa.
Duda 02/11/2020minha estante

Carol.Macario 02/11/2020minha estante
Eu prefiri o conto original, mas foram poucas as mudanças.

Ica 15/02/2021

N.
Impressionante como você começa a HQ achando que o enredo é bom e só. Daí a estória vai se desenrolando e do nada tudo fica meio assombroso, tipo te deixa com um certo medo. Por isso amo SK.

Raiane.Priscila 20/12/2023

Perdida
Fiquei confusa com essa história complexa. Realmente li essa Grafic novel porque não perco nada do King

Cynthia 04/04/2021

Graphic Novel muito bacana, as ilustrações são sombrias e trazem todo clima obsessivo da história. A inclusão de "documentos reais" no início dos capítulos faz a contextualização necessária de uma maneira muito interessante. Gostei muito da história, quero ler o conto original.

Matheus 15/10/2020

Uma loucura, no bom sentido. A história instiga a continuar lendo, nos deixando curiosos sobre o que virá a seguir em seu desenvolvimento, e em busca de explicações para os fatos narrados, a princípio pelo personagem "N.", e depois por seu terapeuta. Os acontecimentos vão ficando pesados conforme a leitura avança. Porém ao chegar à conclusão, senti falta de algo que pudesse realmente explicar o mistério das Terras de Ackerman e os efeitos devastadores produzidos na mente daqueles que as visitaram.

Sobre a edição, apenas elogios. Uma história em quadrinhos maravilhosamente ilustrada em um livro de capa dura de grandes dimensões e com um tipo de sobrecapa, daqueles que dá orgulho de ter na estante. A realidade transmitida pela ilustração de cada cena passa a sensação de estarmos assistindo a um filme, e os "closes" nos documentos ao início de cada capítulo são um caso à parte, dando a impressão de que estamos com aquelas cartas e jornais em mãos.

É um livro que pode ser lido - ou melhor, experenciado, afinal a obra vai além da simples leitura, por toda a questão visual já comentada - rapidamente, pois tem pouco mais de 100 páginas. Nunca tive muito contato com quadrinhos, mas essa edição da Darkside me surpreendeu e agradou bastante, portanto recomendo a quem se interessar.

micaela 21/06/2020

Viciante
Li N. faz um bom tempo, tenho aderido bastante a leitura do tipo por serem simplesmente mais rápidas.

Adaptada de um conto do nosso Amado Stephen King, N. vai falar sobre uma estranha obsessão que surge em algumas pessoas após visitarem um estranho monumento Nas terras Ackerman onde se tem 8 pedras, bem, são oito mesmo? Eu juro ter contado 7. Um dos primeiros personagens também jurava ter visto 7 num momento e em outro, 8.

Essa obsessão obtida após a visita dessas terras estranhas levam seus visitantes a começarem a desenvolver um forte transtorno compulsivo obsessivo que os fazem ter a necessidade de colocar todos objetos em grupos de 8 em um círculo.

Cheio de um terror psicológico instigante e Uma Trama de tirar o fôlego, N. É uma obra pra se ler em minutos de tão boa.

Misteriosa, instigante e com um final que me deixou querendo ir nas terras Ackerman contar todas aquelas benditas pedras.

site: https://www.instagram.com/p/B3j7PeSB4aN/

Danny 01/05/2021

A ideia desse livro foi ótima, li rápido, acho que 2h, essa edição da Darkside é linda. Os desenhos estão maravilhosos. entretanto esse livro não tem desfecho final, é aberto sem respostas, não temos clareza, não sabemos o porque tudo aconteceu, o que causou o evento e desencadeou a cascata de eventos seguintes. Simplesmente acabou.

N. é um paciente de um psiquiatra completamente perturbado, após vivenciar uma experiência incomum. Tudo acontece após o psiquiatra de N. se suicidar, e é encontrada uma pasta com as consultas dele com N., seu suicídio parece está ligado ao paciente N. Então a historia é contada como se nós estivéssemos lendo seus relatórios e seu suicidio começa a ser investigado.

David 19/12/2020

Incômodo (como Stephen King deve ser!)
Os desenhos não são formidáveis como eu esperava, mas a história é intrigante e perturbadora.

fer 13/01/2021

muuuuuito bom!!!

não vá às terras de ackerman.

"se vocês vissem o lugar,
se tocassem nas pedras,
se vissem o que eu vi.
vocês entenderiam."

Johanna.Rodrigues 03/08/2023

Stephen King é um mestre e isso não podemos negar, não tem como não gostar de algo que venha dele, amei.

Dhiego Morais 13/07/2020

Motivos para ler
Talvez não seja novidade a essa altura de que eu sou fã – um pouquinho – de Stephen King. Então, quando soube do lançamento da graphic novel que adapta um dos contos mais aclamados do autor, claro que fiquei bastante interessado. Depois de ter conferido a fantástica união de Darkside Books, Marvel e Stephen King, uma questão voltou a minha cabeça. Sempre me perguntam “por onde começar a ler King”, e só agora me veio uma rota alternativa: por que não por uma HQ?
Sendo assim, achei interessante – ao contrário de uma resenha comum – trazer um artigo mais leve com uns bons motivos para convencer você, queridx leitorx, a ler N. Vem comigo!
1. É Stephen King em quadrinhos!
Sabe aquela fama de que Stephen King é prolixo e de que escreve quase sempre uns tijolinhos? É basicamente verdade. Tirando alguns romances mais curtos como ‘Salem; O Iluminado; Carrie, a Estranha; Joyland e Mr. Mercedes, por exemplo, temos pela frente bons calhamaços como IT, A Dança da Morte e Belas Adormecidas. Então, se você é aquele tipo de pessoa que ainda não criou coragem suficiente para encarar as obras grandinhas do autor, se arrisque por N., e depois encare o livro de contos que é berço desse conto magistral, Ao Cair da Noite. Quer coisa melhor que uma história em quadrinhos atormentadora?
2. É um dos contos mais aclamados do autor!
Se você pedir a um leitor veterano das obras de Stephen King para que ele escolha os seus contos preferidos, muito provavelmente N. estará nessa lista. Inédito até antes de sua publicação em Ao Cair da Noite, antologia que reuniu outras histórias anteriormente veiculadas em outras mídias, o conto galgou um status de hype considerado, sendo promovido conjuntamente pela HQ e por uma série de mobisódios.
3. A história combina o horror psicológico com o sobrenatural
Aqui nós conhecemos a história do paciente N., que relata ao psiquiatra, Dr. John Bonsaint, uma aparente crise de TOC, o Transtorno Obsessivo Compulsivo, desenvolvido logo depois de ter tido contato com as pedras do círculo de Ackerman’s Field, um lugar remoto e bastante sombrio que encontrou em suas desventuras como fotógrafo amador. Seriam sete pedras ou oito? Número ímpar é bem ruim, mas números pares são poderosos. Convicto de que há um mal inominável preso no círculo, cabe a sua contínua tarefa de contar e organizar em números certos a chave para impedir que aquilo escape. Mas seria tudo isso sobrenatural ou apenas fruto da mente fragmentada de N.?
4. Tem as mãos de Marc Guggenheim e Alex Maleev!
Para os fãs de quadrinhos, esta graphic novel combina os esforços de nomes importantes deste universo. O roteiro é de Marc Guggenheim, conhecido por seus trabalhos com Wolverine e Homem-Aranha, que aceitou a proposta ao ouvir duas palavrinhas mágicas: Stephen King. Do outro lado temos Alex Maleev (Homem-Aranha e Demolidor), que aceitou produzir a adaptação em fotorrealismo, cedendo sua arte singular em troca de “umas boas férias dos super-heróis”.
5. Inspiração clássica!
Embora Stephen King bata insistentemente na tecla de que N. não tenha qualquer relação com o mito lovecraftiano de Cthullu, é bastante difícil não estabelecer essa relação se você já teve algum tipo de contato com os contos de H. P. Lovecraft e com o conto obsessivo-compulsivo de Stephen King. Mas, em respeito ao mestre (e que Cthun não ponha seu olho sobre nós), vamos dizer que King se inspirou no conto de Arthur Machen, The Great God Pan.
6. Medo sorrateiro e contagioso!
A trama de N. é tão bem desenvolvida que a sensação de medo não vem como uma explosão cinematográfica barata, mas é literalmente sorrateira e se enraíza aos poucos no coração e na mente do leitor. O tema que gira em torno do TOC por contagens e organizações é capaz de afetar inclusive quem lê. Lembra que números ímpares são ruins e números pares são bons? Essa frase mesmo tem setenta e oito palavras. Um número muito bom.
7. Versão expandida e final diferente do original!
Algumas pessoas não gostam quando em uma adaptação os produtores mudam trechos ou reduzem passagens da história. Em N., o próprio Stephen King, diretor criativo e produtor executivo da graphic novel aprovou a expansão que o conto teve, inclusive no seu final. A ideia da Marvel era justamente trazer uma experiência nova ao leitor e ao telespectador do mobisodio, ao invés de somente adaptar trecho a trecho, sem muita identidade de Maleev ou Guggenheim. Embora o final aqui não agrade a tantos, eu achei um tiro muito bom e que nos deixa com a mesma “pulga atrás da orelha” com a trama.
8. Sete motivos não são bons, mas oito é o número certo!
E se você curtir conhecer Stephen King por uma história em quadrinhos lembre-se de que há também a antologia Creepshow, que reserva ao leitor histórias horripilantes que vão de dívidas de bolos, a medo de baratas e uma pedra que cai no céu – com mais algumas consequências.
Terminamos por aqui, então. Oitocentas e quarenta e duas palavras. Mais um número bom.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/8-motivos-para-que-voce-conheca-n/

AlessandraD. 21/04/2020

Edição linda e uma boa história de loucura e sobrenatural
Acabamento gráfico impecável. Uma ótima hq para a coleção.
O conteúdo também é muito bom, perfeito pra quem gosta de suspense e de histórias que de margem para interpretação do leitor.

Nathi Ribeiro 20/04/2021

Incrível!
SK é o mestre! Não tem como não gostar de algo que vem dele..
No HQ tudo fica mais real, mais intenso..! amei!