Finanças Para Autônomos

Finanças Para Autônomos Eduardo Amuri

Resenhas - Finanças Para Autônomos

Monica.Soares 25/01/2022

Acessível e coerente
Um livro acessível em relação a linguagem e mobilizador de ideias.

Feliz em ler e receber tantas dicas para estruturar e criar base na realidade como autônoma.

Um livro que me convidou a perceber que a educação financeira, amparada na psicologia econômica, cria caminhos para a compreensão sobre as estruturas mentais construídas por toda uma história, a capacidade em transformar os hábitos e o pensamento sobre o dinheiro de forma compassiva e consciente de classes.

Indico a leitura para todes!

Luiz Henrique 21/09/2021

Finanças para autônomos
Gostei muito do livro e dos insights do autor foram bastante úteis. Material voltara iniciates na questão. Conteúdo prático, com reflexões ricas e uma narrativa acolhedora. Recomendo a todos que estejam precisando organizar suas finanças pessoais ou estejam pensam em se tornar profissionais autônomos.

Mi Teixeira 22/10/2020

Melhor livro de finanças para autônomos até agora
O autor tem uma abordagem que gosto muito, cases com exemplos práticos. Ele fala sobre a realidade dos autônomos e suas peculiaridades, nos dá perspectivas de abordagem, não um só caminho (receita de bolo) e respeita a individualidade de cada um.

@umapaixaochamadalivrosblog 13/06/2020

Finanças pessoais e profissionais
Boa noite leitores,
Essa foi minha primeira #leitura no meu #kindle. Sim, finalmente comprei, pois não aguentava mais ler meus #ebookgratis no celular. Estou amando a experiência ?.
Este #livro disponibilizado na Amazon me pareceu interessante porque sempre gostei de controlar minhas finanças pessoais e porque trabalho na área financeira. Gostei de ler, ele tem alguns métodos e dicas muito simples e boas. Principalmente para as pessoas autônomas que enfrentam dificuldades em separar a vida pessoal e profissional.

Autônomos, freelancers, profissionais liberais... Não importa o nome, todos eles precisam lidar diariamente com uma série de questões que só angustiam aqueles que trabalham por conta própria. Qual a melhor forma de organizar as finanças? Como separar a vida financeira pessoal da profissional? O que é fluxo de caixa? Como estabelecer o preço pelo produto ou serviço oferecido? O que fazer nos meses ruins, de baixa demanda? Como tirar férias sem prejudicar o orçamento? E como se preparar para a aposentadoria.

#financasparaautonomos #eduardoamuri #benvira #2018 #financas #notaquatro #naoficcao #leitora #lendo #dicadelivros #livrosnacionais #economia #dinheiro #planejamento

Beijos e até a próxima ??.

leblanc.magno 16/09/2023

Finanças para Empreendedores
As finanças desempenham um papel crucial na vida de qualquer indivíduo, mas para autônomos, empreendedores e profissionais que trabalham por conta própria, a gestão financeira é ainda mais vital. Aqui estão alguns pontos-chave que destacam a importância das finanças para autônomos:

Estabilidade Financeira: Quando você não tem um salário fixo, é essencial ter controle sobre suas finanças para garantir uma renda estável e uma vida financeira equilibrada. Isso inclui criar um orçamento, economizar para emergências e metas futuras, e evitar dívidas excessivas.

Planejamento de Negócios: Autônomos muitas vezes gerenciam seus próprios negócios. Ter uma compreensão sólida das finanças é fundamental para o planejamento estratégico de negócios, incluindo a definição de preços, alocação de recursos e tomada de decisões financeiras inteligentes.

Pagamento de Impostos: Autônomos geralmente são responsáveis por calcular e pagar seus próprios impostos. Conhecer as obrigações fiscais e manter registros financeiros precisos é essencial para evitar problemas fiscais no futuro.

Investimentos e Crescimento: As finanças também desempenham um papel fundamental no crescimento dos negócios autônomos. Isso inclui a capacidade de economizar e investir em melhorias, expansões e oportunidades de negócios adicionais.

Segurança Financeira a Longo Prazo: Os autônomos não têm os mesmos benefícios de segurança social e aposentadoria que os empregados tradicionais. Portanto, planejar e investir para a aposentadoria e para o futuro é ainda mais crítico para garantir a segurança financeira a longo prazo.

Resiliência Financeira: Em tempos de incerteza econômica, como recessões ou crises, ter boas práticas financeiras pode ser a diferença entre a sobrevivência e o fracasso para um autônomo. A capacidade de se adaptar financeiramente a mudanças nas condições de mercado é essencial.

Qualidade de Vida: Uma gestão financeira eficaz pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos autônomos, permitindo que eles alcancem seus objetivos pessoais e profissionais, reduzam o estresse financeiro e desfrutem de uma sensação de segurança financeira.

Em resumo, as finanças desempenham um papel fundamental na vida e no sucesso dos autônomos. A compreensão e a aplicação de princípios financeiros sólidos são essenciais para criar uma base financeira sólida, sustentar um negócio autônomo e alcançar os objetivos pessoais a longo prazo. Portanto, é crucial que os autônomos invistam tempo e esforço na educação financeira e na gestão prudente de suas finanças.

Andressa Silva 10/07/2021

Pessoalmente sou grande fã do trabalho do Amuri, acompanho as redes sociais, o podcast e li os dois livros. Acho ele bem consistente em tudo que produz e sempre leva uma dose saudável de realismo para o seu conteúdo. Por isso tudo não foi uma surpresa ter gostado do livro. A linguagem é acessível, ele é muito didático e expõe raciocínios desde o começo de forma fácil de acompanhar. O texto também tem muitos exemplos e a leitura flui fácil. Recomendo fortemente especialmente para quem se sente muito perdido. Não dei 5 estrelas porque li o finanças para autônomos logo depois do dinheiro sem medo e pela metodologia ser muitíssimo parecida acabou sendo um pouco repetitivo. Como é um livro muito acessível conceitualmente algumas partes também foram um pouco mais raso do que eu precisava, mas não acredito que seja um ponto negativo, eu apenas não era o público alvo de alguns trechos. Mesmo assim é uma leitura rápida e produtiva e reconendo fortemente.

João 06/12/2022

É um livro bem acessível. Para começar. Acho que faltou aprofundamento em tópicos essenciais, mas como a leitura é dinâmica, funciona como um incentivo inicial.

Prof.0 30/06/2020

Planejamento financeiro
Livro bom para nós organizamos financeiramente e quebrar o "tabu" que é falar de dinheiro, sendo este, um meio para alcançar nossos sonhos e objetivos.

Baconzitas 18/07/2020

Recomendo muitíssimo!
Sem dúvida, um dos livros que mais acrescentou na minha vida, fiquei chocada!

Eu DETESTO autoajuda, discurso motivacional, encheção de linguiça e mentiras como "quem quer, consegue".

Esse livro tem tudo o que eu preso! Objetividade, exercícios práticos, reflexões, modelos, didática! Perfeito, muito obrigada, Eduardo Amuri!

Gabriel Seixas 29/10/2020

Um empurrãozinho pra te fazer ir além.
Me identifico bastante com o jeito como o Amuri se comunica, realmente percebo cada vez mais que quem fala sobre dinheiro precisa ser muito comunicativo. Temos um estereótipo criado em nossa sociedade que os profissionais que trabalham com números são fechados, introspectivos, nerds e que não conseguem se comunicar muito bem. Como pedir ajuda para uma pessoa como essa? Em nossas vidas se resolvem muitas coisas na conversa e falar sobre dinheiro é uma delas. Amuri faz isso muito bem.

O foco principal do livro é discorrer sobre a vida do autônomo, cada vez mais presente na realidade dos brasileiros. Mais especificamente sua vida financeira, com todos os contratempos, previsões, calotes e supresas boas pelo caminho. O ramo em empreendedorismo solitário é árduo, não tem um dia que você não pense em algo ruim que possa acontecer. A falta de previsibilidade suga nossa energia, então chegam os exemplos do Amuri, seus estudos de caso e algumas sugestões de atividades que possam fazer parte da rotina do autônomo e que fazem com que essa energia possa ser direcionada para o que realmente importa. “Possuir inteligência financeira é conseguir direcionar recursos (tempo e dinheiro) ao que de fato importa.”

Ao longo dos capítulos ele vai nos mostrando exemplos simples e implementáveis (isso aqui é importante) para que as atividades se tornem suporte umas das outras. Recomendo que todo autônomo que deseje melhorar sua vida financeira leia este livro. Finalizo com uma parte que acredito ser essencial nesse caminho, nas palavras dele: “Pensar em dinheiro nunca é só pensar em dinheiro. É pensar na vida, em geral, com tudo a que temos direito: projetos, planos, dia a dia, desejos, medos, frustrações. E é por isso que a maneira como nos organizamos acaba influenciando nosso planejamento de modo drástico. Onde moramos, onde costumamos comer, quais lugares frequentamos, quanto tempo livre temos, como organizamos nossa casa. Por vezes, nossa rotina é tão caótica, tão pouco previsível, que é simplesmente impossível encaixar um planejamento. Não temos horário para ir ao mercado, não conseguimos parar para pensar na divulgação do nosso trabalho, não temos cabeça para falar com o contador.”

#resenhaliteraria #leitura #livros #financasparaautonomos #eduardoamuri

Dariane Aguiar 04/03/2021

Se vc está se tornando autônomo precisa ler esse livro
Desde que eu comecei a estudar e aprender sobre educação financeira, passei por muitos nomes e livros famosos. E esse de longe é o melhor que já li, simples, pratico e realístico. Adaptei as maneiras como controlo os meus gastos tanto quanto pessoa física quanto profissional para o que o livro ensina.

Edimar Curty 04/06/2021

Conceitos básicos
Boa leitura para o profissional autônomo que tem dificuldade em dar os primeiros passos na organização financeira do seu negócio. O livro tem boa didática para iniciantes.

Maíra 31/01/2024

Ajuda prática e sem pensamentos mágicos
Leitura interessante e prática para quem está começando a se organizar como autônomo ou também para relembrar alguns conceitos que podem ajudar bastante a pensar estratégias de negócio. Tudo isso sem ideias mirabolantes ou pensamentos mágicos, o que faz toda diferença.

Ale Giannini 18/06/2020

Introdução
Um livro para quem está iniciando um negócio ou um profissional liberal em início de carreira, ainda assim possui algumas dicas interessantes, principalmente para conseguir separar as contas da PEssoa Física da Pessoa Jurídica - na minha opinião, a questão mais difícil de lidar.

Diego Martins 31/12/2020

É para quem está perdido e não começando.
É um ótimo livro, mas não para quem está para abrir um negócio. Só no último tópico do livro tem alguém começando quase do zero. É bem para quem está perdido e quer se estabilizar melhor, porque tem que ter um histórico. E têm alguns termos jogados que é preciso uma googlada.