Only Ashes Remain

Only Ashes Remain Rebecca Schaeffer

Resenhas - Only Ashes Remain

Naty 27/02/2020

Sangue e desespero e amizade
Continuou tão bom quanto o primeiro volume.
Aqui Nita e Kovit finalmente começam uma amizade de verdade e continuam lutando contra os caçadores do Mercado Negro e a policia sobrenatural, e num determinado ponto do livro você pensa que não tem como esses dois se ferrarem mais, mas tem, sempre tem kkkkkkk é um problema atrás do outro.

Ao mostrarem novos lados de suas personalidades, causam algum afastamento, mas o jeito como eles lidam com tudo e se recusam a abandonar um ao outro só faz eles ficarem ainda mais unidos. E enfim algum romance! UHUL

claeizs 20/05/2020

Não é tão bom quanto o primeiro. Achei que muito tempo e oportunidades de mostrar foram desperdiçados com diálogos expositivos. Mas a série permanece na minha lista de Preciso Fazer Campanha Para Que Alguma Editora Traga Para Cá PORQUE SOU SIMPLESMENTE APAIXONADA POR UM PERSONAGEM CHAMADO KOVIT, e amei os personagens novos. Adair, te venero. ESTOU MAIS QUE PRONTA PARA MEU PRESENTE DE ANIVERSÁRIO EM SETEMBRO EM FORMA DE UM FINAL PERFEITO PARA ESSA TRILOGIA QUE CONQUISTOU MEU CORAÇÃO E MINHA ESTANTE.

Paty 13/04/2021

Você só entende esse título no terceiro livro
Não estou aqui pra falar do terceiro, calma, foi só um desabafo no título.

Para mim, não fez sentido entender o título do segundo no terceiro (na verdade, até o título do primeiro faz mais sentido a partir do terceiro), mas enfim, não é isso que vim falar aqui.

O livro aqui é muito bom, de verdade. O melhor para mim foi o terceiro, mas esse aqui é excelente. O que mais posso dizer sobre ele? Eu gostei como ela (a autora) "construiu" algumas coisas aqui apenas destrui-las no terceiro volume. Desculpa, não vejo como posso falar desse livro sem falar do último porque, mais do que com o primeiro, esses dois estão muito interligados. Porque o primeiro tem um fim do primeiro... não que o segundo não continue o primeiro, mas ele tem o fim DELE (não sei como expressar isso, sério mesmo, desculpa). Agora, o último livro é muito mais continuação do segundo do que este do primeiro. É uma coisa doida que só dá pra saber lendo mesmo.

Mas chega de não saber me expressar. Eu gostei MUITO do relacionamento da Nita com o Kovit, sério. Até eu shippei, mas quem ler o terceiro... vai shippar do mesmo jeito, eu ainda shippo e nem sou romântica. Mas a cosia entre eles é tão incrível que eu fiquei IMPRESSIONADA com o que a autora fez. Eu gostei muito desse aspecto, mas não dá pra falar muito sobre isso sem dar spoiler mesmo, então deixa quieto. O relacionamento com a mãe dela também, nossa, que ARMADILHA KKKKKKKKKK sério, no terceiro o leitor entende tudo.

Tem muita repetição, esse é um ponto negativo pra mim (PRA MIM), eu vejo a mesma sentença repetida diversas vezes, um único jeito de descrever as coisas, tipo: ela queria falar que a pessoa não havia processado determinada informação, o jeito dela de colocar isso era sempre "she/he blinked"; ou então queria dizer que a pessoa estava desconfortável "she/he groaned", isso por várias vezes numa mesma discussão, por assim dizer. Ela não variava muito e esse "ficar nisso" me deixava um pouco "meh", mas claro que eu amei a história mesmo assim. A narratividade é muito boa sim, só isso que (PARA MIM) deixou claro que a maturidade literária dela ainda não é máxima (romance de estreia também, nem todo mundo é Clarice Lispector).

O negócio é que não consigo discutir muita coisa desse livro sem trazer o terceiro e vice-versa, então vou deixar pra discutir as coisas melhor com a resenha do próximo (acho que vai demorar um pouco porque estou chateada REAL que acabou tudo, eu estou literalmente com um vazio, e não é fome isso, de verdade... passei o resto da madrugada ouvindo música de piano triste e estava ouvindo até agora, até acabar a playlist... socorro).

Mas assim, se por acaso você chegar até nessa resenha (o que é improvável), eu digo pra ler sem medo, porque o primeiro livro é maravilhoso, esse livro é maravilhoso e o terceiro foi literalmente o morango do bolo (não gosto de cereja se não for fresca... fresca igual eu kkkkkkk).

Thank you.

gabiruta 19/03/2023

Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, a não ser elogios. É maravilhoso, deu sequência com maestria ao que o primeiro livro tinha entregado para gente.

Uma das coisas que eu mais gosto sobre ele é o quanto ele pega no quesito da moralidade, que é algo que o primeiro volume já fazia, mas que agora foi mais profundo, mais complexo, mais presente.

Nada é só preto e branco, ninguém é tão simples ao ponto de ser rotulado apenas como mal ou bom (ok, talvez um ou outro, MAS-).

Eu gosto da progressão dos personagens, do desenvolvimento deles e da percepção que nossas escolhas tem consequências e que às vezes o que a gente acreditava ser a melhor opção era só um entendimento nebuloso feito em um momento de fraqueza.

Nesse ponto eu até me identifiquei demais com a protagonista, apesar da raiva que eu sentia com a aparente inabilidade dela de exercer auto reflexão, coisa que felizmente ela supera com o decorrer da história.

Além disso, também temos aqui uma história bem trabalhada que nem de longe é aquela coisa super previsível, super clichê na qual o protagonista sempre sai por cima, sempre se dá bem, mesmo quando erra. Não, aqui temos duras consequências e lições são aprendidas ao passo que a gente percebe que não, não é porque é protagonista que todas as suas ideias, todos os seus pensamentos são certos e os dos personagens extras são errados. Muito pelo contrário, é até um golpe no nosso orgulho ver que algumas alfinetadas que a protagonista leva são muito que bem merecidas, ainda que antes a gente achasse que era justificável certa reação dela à alguns acontecimentos.

Enfim, intriga, ação e porr*daria comeram soltas exatamente que nem no primeiro livro, mas agora com uma pitada maior de questionamentos e reflexões e, sinceramente, que delícia.

Helena773 12/01/2022

Melhor que o esperado
O segundo livro dessa trilogia eu senti que foi mais fluido de ler, também mostrou mais de todos os seres que a autora tinha citado. Estou ansiosa pra começar o terceiro.