Quando a escuridão não passa

Quando a escuridão não passa John Piper

Resenhas - Quando a escuridão não passa

priscyla.bellini2023 16/03/2024

Curtinho e Denso
Recomendo se você quer ler algo sobre depressão e tristeza profunda de forma rápida e bíblica. John Piper como sempre traz tudo à luz da Palavra de Deus e sem apelar para "isso é falta de Deus", como se as pessoas não tivessem problemas psicológicos e tudo fosse demônio. Ele inclusive cita o caso do Spurgeon que tinha depressão por causa de sua doença. Vale a pena.

Anareads 13/03/2024

Muito bom!
Gostei bastante da leitura, Piper como sempre tem um jeito muito bom de te dizer aquilo que você precisa ouvir e aquilo que você precisa fazer para ajudar quem precisa nos momentos de tristeza, recomendo a leitura tanto para aqueles que buscam ajuda como para aqueles que querem ajudar pessoas próximas

Maycon Bittencourt 13/02/2024

Escuridão e tormenta
Piper demonstra uma habilidade inata ao retratar a escuridão humana de maneira tão franca e salutar. O livro é uma reflexão sobre o sofrimento e a dificuldade de reagir diante da condição humana. É uma leitura oportuna, por vezes massante, mas deveras relevante ante uma sociedade cada vez mais atormentada pela angústia, depressão e melancolia.
Um ponto alto da leitura é o reconhecimento da integralidade humana, ou seja, não poucas vezes o sofrimento mental é resultado direto de problemas fisiológicos não tratados. O ser humano é uma criatura integral.

Pedro Leitor 09/02/2024

Recomendo para aqueles que estão passando por um momento de escuridão ou conhece alguém que está assim.

Thales Duart3 08/02/2024

Então
Não responde nenhuma questão? e mesmo assim instrui. Seguir a Cristo não é fácil e nem explicativo. É somente pela fé. A depressão pode aparecer, e não dá pra questionar, apenas pedir socorro. Foi isso que fiz no final de 2015 quando a depressão tentou me levar. Bom livro. Vale a pena ser lido, relido e estudado.

teologiareforma 03/01/2024

John Piper apresenta de forma bem objetiva neste pequeno livro de forma objetiva algumas respostas de como é possível viver com esperança em Deus em meio a escuridão.

Durante os primeiros capítulos nos é apresentada fundamentos bíblicos para embasar o que será desenvolvido, os fundamentos são a Justificação pela Fé e a Retidão de Cristo. Com base nestes temas, o autor desenvolve a possibilidade de se ter a alegria que pode ser encontrada por exemplo por Davi no Salmo 40.

Sobretudo, no fim do livro, foi perceptível o cuidado de John Piper em apresentar alguns personagens tão conhecidos que passaram por lutas nas emoções, como Spurgeon, Winston Churchill, e até mesmo John Bunyan, mas fica a menção em especial a William Cowper que como afirma o autor, "Morreu infeliz" (pg. 76), ou seja, "Deus tem suas razões para... seus queridos filhos se sentirem abandonados... ele abandonou seu próprio e precioso Filho na cruz". (pg. 75)

É uma boa recomendação, assim como buscava, algo introdutório e com a cara de John Piper, muito zelo pela Palavra e singeleza ao próximo.

Ade1000de 15/08/2023

E essa escuridão?
Se você, ou alguém que você conhece, está passando por um momento de escuridão espiritual, depressão, melancolia, abatimento, desânimo, etc., então deve ler esse livro com urgência!

A obra é de rápida leitura, não só por sua quantidade de páginas, mas por ser escrito de forma que nos faz querer não parar até terminar.

Essencial como norte, como bálsamo, o livro dá a você um novo olhar sobre o assunto, sobre o que o reino das trevas pode fazer na vida de uma pessoa, sobre como ajudar entes queridos ou até desconhecidos em aconselhamentos.

A frieza espiritual, o encarceramento mental pode chegar para qualquer um, aprenda a se defender, use a leitura também como prevenção!

John Piper fala com respaldo aos nosso corações sobre este assunto tão atual em nossos dias.

#Bíblia
#depressão
#vidacristã
#direcionamento

Susu 13/07/2023

Quão pobres somos de espírito quando estamos distantes da videira verdadeira. E mesmo quando estamos ainda passamos por momentos dolorosos, mas devemos perceber o agir de Deus em todas as coisas. Tudo tem uma razão, toda a sabedoria pertence a Ele que guia os nossos passos. Que possamos nos colocar humildes debaixo da mão poderosa do criador do universo e assim alcançar graça para mais um dia de lutas.

Saul 02/06/2023

Melancolia
Não sei até que ponto o livro realmente é capaz de ajudar alguém a sair da depressão caso leia, mas o autor se compadece muito do leitor e parece compreender bastante a situação.

É um livro raso, como ele mesmo admite nas páginas inicias, e a intenção é apresentar de maneira rápida e resumida o que é descrito por muitos outros autores que serviram de base para esta obra.

Como eu disse, não é um autoajuda que tirará alguém da depressão, mas é um bom livro. Leitura leve e recomendada.

Ana Paula Pinheiro 05/03/2023

Aconselhamento Cristão
Esse livreto promove uma aconselhamento Bíblico para quem sofre com a depressão, bem como também podendo ser usado como manual para quem aconselha.

Bell 05/02/2023

Piper aborda o tema de forma direta, clara e com muita sensibilidade e empatia. Ler este pequeno livro é como ter uma conversa com um amigo.
Me senti consolada, abraçada e renovada.
Piper dá dicas práticas, sobre como passar por esses períodos de depressão e melancolia, sobre buscar a alegria em Deus. Nos relembra das verdades Bíblicas, da Justificação, da Graça, do Senhorio de Cristo.
Nos lembra de quem somos, e de quem temos.

Que livro precioso! Leiam por vocês, ou para aprender como lidar com irmãos que estejam em profunda tristeza.

No livro, Piper relembra o Poema Bitter-Sweet, "Agridoce" escrito pelo poeta George Herbert.
Amargo e Doce. E não é assim nossa vida?
Frequentemente vagueamos entre situações agradáveis e outras que causam desgosto. Dias bons, dias ruins. Luz e escuridão. Esse poema me tocou profundamente.

"Ah, meu querido Senhor irado,
Visto que amas e ainda sim golpeias,
Subjugas e ainda assim socorres,
Sem dúvida farei o mesmo.
Reclamarei e ainda assim louvarei,
Chorarei e consentirei;
E todos os meus dias agridoces
Lamentarei e amarei.:

George Herbert - Agridoce

Deus é bom o tempo TODO!

Fabiana 07/09/2022

Sobre depressão
O autor aborda dicas práticas que realmente fazem a diferença na vida de uma pessoa que passa por momentos de escuridão.

Eu mesma quando estive nesses momentos, precisava exatamente do que ele abordou nesse pequeno livreto.

Indico a leitura a todos que convivem com pessoas em melancolia e se você faz
atendimentos pastorais.

Jhonatan Nilton Miranda Pereira 28/04/2022

Ele é direto
John Piper não faz rodeios nesse livro. De forma estrutura e clara ele consegue discutir muito bem esse assunto tão essencial e pouco conversado nas igrejas.

JAPA 09/03/2022

12º?? de 48 > 2022
????????

Pax e bem irmãos!

Livreto rápido com boas reflexões!

? para um combate na escuridão, segue um breve direcionamento através da Palavra de Deus?

Repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.

Se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz se levantará na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
Isaias 58

?Ensine a pescar, não dê apenas o peixe.?

Não podemos padecer por falta de conhecimento!

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#??
#Vamoooo
#DireitaDoPai
#LeituraNaMadrugada

Letícia 17/01/2022

Um acalento
Piper é muito sábio, amei conhecer sua escrita. O livro é de linguagem fácil e clara, me fez muito bem. Ele vai falar sobre a depressão, a melancolia, a tristeza em meio aos cristãos e com isso vai dar conselhos para o retorno a luz e alegria.
Muito necessário, não só para os que estão passando por esta escuridão na alma, mas para todos e que estes possam ajudar uns aos outros. Muito bom!