Quando você foi embora

Quando você foi embora Ana Cardoso

Resenhas -

Tary Belmont 01/03/2024

Eu sempre me emociono livros de doguinhos. Esse trata de luto, dificuldade de animais superarem e a dificuldade dos que ficam em lidar com isso. Fala de adoção e a dor de doar um animal quando não se pode ficar. Mas trata do assunto de forma responsável.

Natalia Oliveira 31/12/2023

Um H.Q rapidinha... Gostosinha de ler...
Valeu o entretenimento...
Um tema que deixa o coração quentinho e as vezes apertado...

Sasa 05/08/2023

Emocionante
Eu amei essa hq! Chorei? Sim
O pai da Luma morre, e Luiza assume seus cuidados. Luma, uma cachorrinha muito hiperativa, não aceita a ausência de seu companheiro e constantemente foge para o encontrar ( o que infelizmente não vai acontecer).
Luzia percebe que a cachorrinha está pra baixo e tenta encontrar um lar amoroso pra ela, então algo acontece..

tamyreiss 27/06/2023

Sensível e fofo!
Aquele quadrinho que vc quase quer entrar pra abraçar o personagem, mas é uma ótima forma de introduzir luto em crianças por exemplo!
A ilustração da Ana é incrível e traz muito a fofura e delicadeza dos animais! Amei! ??

Cachamorra 08/06/2023

Aquela história que te faz chorar
Olha, se você é tutore de animal, principalmente cães, leia isso. O sentimento que o quadrinho passa, com um mero olhar da cadelinha Luma, te faz chorar. Se falar muito aqui aqui, dou spoiler.

Vale a leitura e é um quadrinho nacional.

Vanessa647 23/04/2023

Tocante
Maravilhoso para ler em uma sentada. Chorei? Sim.
O pai da Luma (não, não vou chamar de tutor) morre, e Luzia assume seus cuidados. Luma, uma cachorrinha bem hiperativa, não aceita muito bem a ausência de seu companheiro e constantemente foge para o encontrar, o que, infelizmente, não vai acontecer.
Luzia se desdobra, e, quando precisa se mudar, precisa achar um lar amoroso para a cachorrinha que já sofre tanto, mas algo acontece...
Eu amei. A autora, Ana Cardoso, foi sensível, os desenhos são lindinhos e a história bem tocante. Essas criaturinhas são presentes de Deus.

site: www.instagram.com/vanessarthiago

Paty... 25/01/2023

Emocionante
Uma história emocionante e emotiva, com uma mensagem importante para todos nós. Super leve. Super indico!?

Sandra45 03/12/2022

Uma HQ curtinha, tocante... mas parece que tem algo faltando na história... os desfechos acontecem rápido e não consegui me conectar com os personagens.

Loh 02/09/2022

Histórias de bichinhos ganham meu coração. E que edição linda, os traços, até a escolha da fonte ficou perfeita. Amei!
Mas afinal era pai dela?

Nane 07/08/2022

Fofinho
HQ de partir até mesmo um coração peludo. Fofinho e triste. Essas histórias com doguinhos sempre conquistam nossa coração.

Yuririn 03/08/2022

achei algumas partes meio puladas então tive que reler outras pra ter certeza de que tinha entendido certo hahaha, mas no geral foi bonitinho, principalmente o final (melhor parte da hq, a cena final foi linda). A arte é simples, as personagens podiam ter mais diferenciação, mas não me atrapalhou na leitura.

Rafa 18/06/2022

É tão lindinho! ??
Comprei o livro agora há pouco, na poc con, e conheci a autora.

De uma energia incrível, vejo que ela transmitiu tudo isso pros quadrinhos. Mesmo com a história triste, o desfecho é lindo e os desenhos são impecáveis. Nota mil! ??

Paula1735 04/04/2021

Não consegui me controlar, as lágrimas caíram abundantemente
A Ana Cardoso nos entrega um material sensível, comovente, lindo e triste ao mesmo tempo, que aborda como é forte o amor que o animal sente por seu dono e que sim, animais realmente sente a dor da perda, desenvolvem depressão e vivem o luto também.
A obra gira em torno da nossa personagem principal, uma cadelinha chamada Luma, início vemos a rotina da Luma com seu dono, em algumas cenas fica implícito que ele está doente até que seu dono infelizmente morre, sem se despedir da cadelinha, a partir daí, para mim que tenho cadelinhas em casa e amo esses serezinhos, foi um soco no coração atrás do outro. Acompanhamos então no sofrimento da cachorrinha sem entender por que seu dono não voltava e sempre a sua espera na esperança de vê-lo novamente.
Luzia, que é aparentemente filha ou parente de seu antigo dono, assumi a responsabilidade de cuidar da Luma, já que os vizinhos invencíveis no lugar de ajudar só faziam reclamar dos choros da cadelinha. Luzia faz de tudo para conquistar a cadelinha e fazê-la se acostumar, mas Luma se recusa a comer, a dormir, a sair da frente da janela e sempre que consegue, foge para sua antiga casa, na esperança de encontrar seu dono.

É de cortar o coração observar todo esse processo, vou parar essa breve sinopse da obra por aqui, para que você próximo leitor dessa linda Hq, possa ficar feliz e cativado com o desfecho, assim como eu, ao mesmo tempo que a sensação de tristeza permanece. A obra é simples, a arte também, com poucos diálogos, pois o foco é sentir e observar a tristeza da Luma,mas nunca li algo tão sensível na minha vida, nunca li algo que realmente me deixou triste e espero que minhas cadelinhas nunca passem por isso.

Recomendo demais para você que gosta de animais ou que se sensibiliza com a dor do próximo.