Casa de Soles

Casa de Soles Alastair Reynolds

Resenhas - Casa de Soles

Ryllder 16/12/2018

Space Opera de primeiro nível
Talvez a ficção científica seja o gênero literário que mais me atraia. As ideias que os autores exploram podem abarcar desde o nosso planeta, ou até galáxias inteiras, atravessando milhões de anos.É o que ocorre nessa obra.Em um futuro muito longínquo, não exatamente especificado pelo autor a humanidade se espalhou pelo universo, mas tem um pequeno detalhe: são clones de humanos, que através de tecnologias avançadas conseguem perpertuar suas existências por milhares e até milhões de anos. Eles são observadores de civilizações, presenciando o surgimento e a queda de várias sociedades em diversos planetas.Se dividem clãs,e periodicamente realizam reuniões,onde compartilham suas experiências e observações. Em um desses encontros o clã Gentian é quase totalmente destruído, através de armas chamadas Homunculus, que haviam sido proibidas.A história tem um casal de clones como personagens principais, que investigarão quem tentou destruir seu clã, com a ajuda de um integrante da metacivilazão dos mecânicos, que são seres não biológicos com avançada inteligência artificial,a bordo de suas naves quilométricas (algumas tem mais de vinte quilômetros de extensão).Space Opera de primeiro nível,entra direto no meu top 5 do ano."Minha consciência está distribuída por todo o meu corpo. Deveria provar isso alguma dia.E pensar que toda sua humanidade está encerrada em uns poucos centímetros cúbicos de tecido cerebral dentro desse frágil depósito de osso que chamas crânio... Eu não gostaria que minha existência dependesse de algo tão frágil".-Mecânico a um Clone.