Uma História da Onda Progressista Sul-Americana (1998-2016)

Uma História da Onda Progressista Sul-Americana (1998-2016) Fábio Luis Barbosa dos Santos

Resenhas -

Aline.Armond 30/07/2023

Necessário
Livro muito importante pra quem quer entender mais sobre a política da América Latina (e seria mt bom que mais pessoas queiram kk). Ele é bem grande e com uma linguagem mais difícil, então é bom ter algum conhecimento básico de política e economia. Mas vale mt a pena, tinha muito sobre vários países que eu não fazia ideia.

vagnerrg_ 01/01/2022

SANTOS, Fabio Luis Barbosa dos. Uma história da onda progressista sul-americana. Editora Elefente, 2018.

As questões políticas da sul-americanas estão intrinsecamente ligadas em uma trama que tem como pano de fundo o colonialismo, o neocolonialismo e a necessidade premente de uma ruptura decolonialista.

Fabio Luis amarra muitas pontas soltas ao longo dos 12 capítulos do livro, cada um dedicado a um dos países da América do Sul, mostrando de forma panorâmica como uma “onda progressista” tomou esses países no período entre 1998 e 2016.

Pra mim, a leitura foi importante para me trazer mais consciência da minha latinidade e como tenho orgulho de fazer parte de um povo muito aguerrido, ainda que historicamente enlaçado pela lógica do capital, luta pelas causas ancestrais e tem servido ao mundo inteiro como exemplo de luta contra todo tipo de opressão.

O livro conseguiu me ajudar a compreender algumas das razões que possibilitaram a instauração de um regime antidemocrático no Brasil, que, inclusive, tem nos colocado em risco e dizimado parte da população.

O livro mostra um panorama otimista, digamos, já que consegue trazer a dimensão da organização política dos povos da América do Sul.

Era um livro que queria ler já fazia algum tempo. Mais um conhecimento que precisava ter.

No dia de hoje já se somam 537.394 vidas perdidas, em razão da pandemia de COVID-19 e da falta de uma política pública federal para contenção do alastramento do vírus.

#forabolsonarogenocida
#forabolsonaro

Wallace17 30/07/2021

Nas veias abertas da América Latina - Tem fogo cruzado queimando nas esquinas
Este livro trás uma análise muito interessante do movimento progressista na América do Sul. Viajamos nas ambiguidades dos governos de Hugo Chávez (Venezuela), Lula (Brasil), Evo Morales (Bolívia), Nestor e Cristina Kirchner (Argentina) Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai) e López Obrador (México). O livro trás recortes históricos para contextualizar a trajetórias destas nações e como este fenômeno político impactou as relações e debates políticos no continente. Neste aspecto é evidenciado os eixos dos programas político dos partidos destes lideres; as manobras econômicas; os ganhos sociais; as contradições e erros; a oposição; e por fim a ressaca desta onda progressista. Vale salientar que única exceção é do governo de Obrador, eleito em 2018, portanto em curso mandato.

Também são estudados os países onde a direita neoliberal é extremamente forte: Colômbia, Peru e Chile. Os países que ficaram de fora da onda progressista.

Além disso, a Revolução Cubana também é analisada no intuito de se compreender os processos revolucionários daquele país e sobretudo, como Cuba enfrenta os desafios políticos e econômicos no século XXI. Pra finalizar, essa edição ganhou ampliação de texto, incluindo o resultado eleitoral de 2018 no Brasil.

Enfim, um livro esplêndido, com um projeto gráfico lindo da @editoraelefante. Diagramação e cores lindas. Um belíssimo trabalho de pesquisa do Fabio Luis Barbosa dos Santos, doutor em História Econômica pela USP. Tá aí, uma leitura imprescindível para quem quer conhecer os nossos hermanos e hermanas. Cá entre nós, as coincidências dos desgostos políticos são impressionantes.

site: https://www.instagram.com/p/B3aptnVpHZw/

Antônio 01/06/2021

Se um povo que não conhece a própria história está fadado a repeti-la, existe uma razão para a alienação da classe trabalhadora sobre as condições de produção e reprodução a fim de manter o ciclo vicioso de exploração do capitalismo. Aprender com os processos históricos que nos antecederam é importante para pensarmos a nossa própria utopia, como nós imaginamos a nossa revolução.

Facilmente um dos melhores livros que li na vida, essa obra de Fábio Luis dos Santos nos alerta exatamente sobre as ilusões da "onda progressista" na América Latina e nos dá pistas do porquê devemos, além de superar esse momento histórico (que se deu início com a eleição de Chavez na Venezuela, passando por Lula no Brasil e se estendeu até 2016), devemos fazer diferente do que foi proposto.

A hipótese central do livro é simples: governos que se dizem progressistas, mas escolhem atuar dentre da ordem (e não contra a ordem) estão fadados ao fracasso e à reprodução do capital. Assim foi com os governos petistas e outros da onda progressista sul-americana que, circunscritos na ilusão da institucionalidade, manteve um caminho antipopular em muitas das suas escolhas.

A reflexão final do livro é brilhante. A revolução perpassa, necessariamente, pela superação da propriedade privada dos meios de produção, o rompimento com a hierarquização do trabalho, o fim do Estado burguês, a descolonização cultural em relação ao capitalismo central (que envolve ilusões relacionadas ao consumismo, desenvolvimento e acumulação) e a proposição de uma sociedade baseada em termos próprios, soberanos, mas que haja a integração com nossas nações-irmãs, para além do aspecto econômico, mas também tendo por base os princípios da solidariedade e cooperação.

Um novo mundo é possível e, para isso, precisamos conhecer os motivos pelos quais os caminhos que temos traçado são falhos. Esse é o objetivo central desse livro, sob uma perspectiva estritamente sul-americana, mas que não ignora outras realidades do globo.