O Papai Noel não vem aqui

Esthefanny Bezerra

Resenhas - O Papai Noel não vem aqui

gio lerm 10/06/2020

fantasia mas nem tanto.
É um livro que aquece seu coração, mas te dando um banho de água fria. Sim, isso mesmo. É a famosa pontada, aquela mesmo que sua mãe disse que bate se mudar repentinamente do calor pro frio, do frio pro calor.

Escolhi essa leitura para uma Maratona Literária, onde o desafio era ler um livro com tema base o Natal. Eu tinha várias opções, das mais bonitinhas e cheias de fru-fru, mas nenhuma teria sido tão especial quanto essa. Os contos são viciantes e tão bem escritos, foi um prazer imenso conhecer essas histórias - fictícias porém tão reais.

Keh 14/12/2021

Leitura obrigatória!
Deveria ser obrigatório a leitura dessa antologia, todos deveriam ler para repensar sobre o atual mundo em que vivemos, que está piorando cada vez mais. Não foi uma leitura fácil devido aos temas abordados, ainda mais em época de natal, mas com certeza foi essencial. Recomendo que leiam muitooo, mas preparem o psicológico antes.

Letícia | @leiturasdale_ 17/04/2020

Acolhedor
O papai Noel não vem aqui é um livro de conto escrito por vários autores publicado pela @editoraresistencia. Os contos se passam no Natal e retratam a realidade de vários personagens. Cada conto, escrito por um autor.
Eu simplesmente me encantei pelo conto e pelos personagens. Amo a época de Natal e foi maravilhoso ler sobre essa festividade. É um livro super rápido de ler e está disponível no Kindle Unlimited.
Um livro acolhedor e indicado para todas as pessoas que estão esperando por um Natal melhor e um mundo melhor.

Julia Simões 14/01/2021

O Papai Noel Não Vem Aqui
Alguns contos de Natal que trazem histórias duras da nossa sociedade. Me entristeci um pouco lendo, mas é uma leitura muito necessária e real.

Elisangela Muniz 21/12/2020

Bom!
Contos reais e histórias com bastante aprendizado. Gostei bastante e cada conto tem suas particularidades... recomendo!

Celeste 29/12/2021

Uma boa pedida para o Natal
Eu criei bastante expectativa com os contos, e no final, apenas dois eu gostei de verdade, os outros achei bem superficial, mas deve ser por conta das expectativas que eu criei, por fim, é uma boa pedida!

camsszy 04/02/2020

instigante
os contos são simplesmente incríveis, cada um melhor que o outro

Bia - Resenha de Unicórnio 22/12/2018

Acredite na magia!
Não sei se isso poderá ser considerado como resenha, tá mais pra comentário.

Uma antologia simplesmente fantástica, que mostra o potencial que a Resistência tem pra ser uma editora enorme. Cheio de representatividade, amor, choro e magia. Acho que às vezes pode ser bom o Papai Noel não aparecer.
Parabéns aos envolvidos.

(Alan e Maria, amo vocês, beijo da fã enlouquecida)

Anny K. Alves 23/12/2018

Incrível, pra chorar!
Estava eu, muito tranquilamente vagando pelo Facebook e Instagram em busca de leituras mais rapidinhas para esse natal quando encontro essa antologia, reunindo diversos autores que eu gosto muito, e outros que ainda não conhecia. Daí eu pensei: bora lê um continho fofo e inofensivo de natal, não é mesmo, meus amores?

Pois é, eu estava enganada. Esta pequena antologia com seus seis contos tem tudo o que deveríamos lembrar nesse natal: do amor ao próximo, das minorias e pessoas que estão invisíveis à nossa volta, das dores que não sentimos, mas que são sentidas.

Os autores conseguiram reunir, em um pequeno livro, contos que mexem não só com o nossos sentimentos, que nos emociona e surpreendente, mas também com nossos pensamentos acerca de um mundo tão amplo e diverso, que é este onde vivemos.

Essa antologia tem a riqueza de detalhes que eu esperava vindo de algo pensado por autores tão bons, além dos personagens que em sua pouca passagem, deixam sua marca cravada em nossos corações. Eu odeio e amo a @mariafreitaslivros por reunir autores tão incríveis e conseguir tornar esse final de ano um pouco mais "visível" ao mundo literário, pelo menos.

Cada conto tem seu tom, seu diferencial, e me marcou de uma forma diferente. Foi um prazer também, conhecer novos autores através dessa antologia. E a todos eles eu desejo que continuem resistindo, escrevendo sobre o que ninguém vê e mudando a forma de apresentar a literatura ao mundo.

Com toda certeza, é uma leitura MARAVILHOSA para o Natal. Se você quiser sofrer, é claro.

Fábbio (@omeninoquele) 25/12/2018

Cheio de representatividade!
❝Os erros do passado tendem a se repetir em homens que não aprendem com a história.❞ Nessa antologia composta por seis contos acompanhamos histórias de Natal de minorias, histórias de pessoas com uma vida as vezes difícil mas que mesmo assim não deixam de sonhar com a Magia do Natal. Impossível dizer qual conto gostei mais. Todos eles são únicos e maravilhosos.
NOTAS DE CADA CONTO:
🎅 Querido Krampus - Beatriz Lucio 4⭐
Krampus é o oposto do papai Noel e enquanto todos esperam a visita do bom velhinho, algumas pessoas esperam Krampus pois ele só vem para punir as pessoas que não foram boas pessoas.
🎅 Plataforma Vinte e Cinco - Ana Luísa Ricardo 5⭐+❤
O Natal de André depois de um acidente nunca mais foi o mesmo e sempre essa época do ano é triste. André e seu amigo Murilo são policiais e numa operação numa favela eles acabam cometendo um erro que muda a vida de todos, mas esse erro anda cobrando a consciência de André, que depois de muito tempo deseja fazer o certo e fará. Um conto sobre consertar os erros cometidos e sobre recomeços.
🎅 1964 - Alan Silva 5⭐+❤
Chico teve um encontro especial a muitos anos numa noite de Natal na praia e agora após tanto tempo depois ele espera reecontrar de novo seu amor Caetano, e espera aflito para que aquela noite se repita novamente. O amor dos dois é algo muito bonito que gostei muito de ter conhecido.
🎅 Mãe - Maria Freitas 5⭐+❤
Quando uma mãe perde seu filho para os tiroteios da favela ela se vê sem chão e tudo parece fluir, sua vida agora é só tristeza e pesar, mas a Magia do Natal pode fazer milagres como juntar crianças sem esperança à uma mãe sem filhos e juntos formarem uma nova família. Esse conto é encantador, emocionei-me por muitos momentos enquanto lia.
🎅 Pequenas Luzinhas - Esthefanny Bezerra 5⭐+❤
Tudo o que André queria era um amigo que o protegesse e servisse de companhia para enfrentar a dura realidade do colegial que é muito mais implacável para uma pessoa com deficiência. E então ele pede isso de presente ao bom velhinho. Será que o papai Noel atenderá esse desejo de André? Um conto lindo sobre preconceitos e amizade que todos deveriam ler.
🎅 Quando a Gente Aprende a Chamar o Papai Noel 5⭐+❤ - Julya Zanetti
A vida para uma família pobre é muito difícil, e nessa época do Natal, em que os filhos querem presentes, é algo quase difícil para os pais. Mas uma moça está disposta a realizar o desejo de uma criança, mas o milagre do natal vai operar na vida de todos e vai surpreende-los na noite do Natal.
Feliz Natal meus amigos!
#OPapaiNoelNaoVemAqui #EditoraResistencia #antologia

site: https://www.instagram.com/p/Br0zX1PgD76/

sophie.dandrea 30/01/2022

o papai noel não vem aqui
é legalzinho e tal, mas nao estou mais na vibe de natal ai nao gostei tanto assim como eu esperava.

laurasoobral 10/12/2020

Eu não lembro de chorar em algum livro antes desse. Li os primeiros capítulos esquecendo do que vinha escrito na sinopse e por isso cada capítulo me surpreendi. Esperava: contos de Natal pra aquecer o coração e recebeu: diversos tapas na cara sobre questões sociais. De forma diferente dos filmes, ler sobre isso pra mim torna os assuntos mais reais e menos forçados do que em produções cinematográficas. Enfim, é um livro que eu recomendo MUITO!

Lu | @rei_no_literario 07/12/2020

Realidades mais comuns do que pensamos
Um livro que nos faz pensar sobre os nossos privilégios. Nos faz ver que o espírito natalino e a figura do papai noel não acompanha todo mundo nessa época do ano. Nos faz ver o sofrimento que essa data leva para certas famílias e como toda essa expectativa de ganhar um presente dessa figura natalina é algo que para certas crianças é como se fosse outra realidade, pois são de famílias humildes.
Adorei todas as antalogias, mas a minha favorita foi o do Krampus. Fiquei horrorizada com a realidade daquele garotinho e como essas coisas o fizeram ir ao extremo para salvar quem ele ama. Além disso, ver que ele tinha mais medo de uma pessoa que era para ele amar e ser amado do que de um "monstro" foi devastador.
Enfim... Recomendo para quem já for ler sabendo que o livro tem muitos gatilhos, como violência policial, pobreza, violência doméstica, entre outros.