Um Conto de Natal

Um Conto de Natal China Miéville




Resenhas - Um conto de Natal


94 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Karin 05/07/2021

Péssimo
Confesso que é difícil eu falar que um livro é péssimo ou muito ruim. Esse conseguiu ser assim. O começo parecia ser bom, imaginei ser uma crítica ao consumismo e à propriedade intelectual. Infelizmente não foi nem uma coisa nem outra. Não quero dar spoiler e o conto é bem curto para cada um apresentar seu próprio julgamento, mas algumas consideracoes:
- não se trata da questão real do Natal, apenas da superficialidade.
- as personagens são jogadas, sem construção
- a própria trama não tem construção e desenvolvimento
comentários(0)comente



Filipe.Mello 11/05/2021

1984 Natalino
Se George Orwell fosse escrever um conto de natal, seria esse. Eu amei a ideia e como fui apresentado a ela. Uma pena ser tão curtinho.
comentários(0)comente



va 06/05/2021

Visão marxista do natal
"Com as decorações feitas de hera você ainda pode se safar; o visgo é proibido, mas eu tinha guardado um monte de tomates-cereja [...] Não ia arriscar guirlandas, mas eu tinha uns dois cintos coloridos que ia pendurar na minha aspidistra."
O natal foi privatizado. As decorações, os costumes tradicionais relacionados a ele e as festividades relacionados a ele também. Monopolizado por grandes empresas e inacessível à maior parte da população, o natal "tradicional" é só pra quem pode pagar por ele, pra quem não pode, não há presentes ou decorações natalinas. O narrador é um pai que ganha uma licença para participar do natal de uma empresa e planeja levar a filha; no entanto, no caminho para lá, encontram uma manifestação com os mais diferentes grupos reivindicando o direito de celebrar o natal. China Miéville pensa o natal de forma política e por um viés marxista.
comentários(0)comente



Marcelle.Evelyn 18/04/2021

Premissa é interessante, mas achei curto demais. Queria um pouco mais de desenvolvimento. Mas não é de todo ruim!
comentários(0)comente



Tajeribeiro 09/04/2021

Amei
Fiquei imaginando o Natal sendo exatamente assim e senti um aperto no coração. Apesar de alguns fatos fazerem parte da nossa realidade. Vamos aprender a dar mais valor as coisas.
Tendo em vista que este livro é um conto, está muito presente em nosso cotidiano, infelizmente!
comentários(0)comente



Maria.Laura 01/04/2021

Natal
O conto de China Miéville publicado pela Boitempo é uma distopia que traz como ponto central a privatização do Natal e de todos os seus elementos. O enredo principal tem um pai tentando comemorar o Natal com sua filha em meio às dificuldades devido ao Natal privatizado e pouco acessível.
comentários(0)comente



ingrid.vasconcelos.184 27/03/2021

Engraçado
Estava em uma maratona de leitura quando um colega comentou sobre esse conto e fiquei curiosa pra ele. É super engraçado e cheio de críticas que nos fazem refletir sobre como o capitalismo compra nossa vida e sobre como, cada dia mais, ele tá mais perto de comprar sentimentos.
comentários(0)comente



Ana Roque 27/03/2021

Natal®
Um conto super rapidinho e muito interessante onde as pessoas precisam pagar para poder celebrar o Natal.
Achei muito boa a abordagem e como fez uma crítica a privatização de uma forma bem inteligente.
comentários(0)comente



Ludmila Lamara 11/02/2021

Natal sendo apenas um produto!
Imagine o Natal ser comercial? Tudo ser proibido?
E só aquilo que é previamente registrados e direitos comprados podem comemorar a data?
Tenho certeza que até aqueles que menos gostam da data não iriam curtir a ideia.
comentários(0)comente



Mônica B. Lopes 30/01/2021

Gostei
Achei bem legal. Você viver em um mundo onde o natal e tudo o que ele representa virou marca. Não deixa de corresponder um pouco com a realidade.
Não conhecia o autor e gostei bastante da idéia do conto e me deixou curiosa para ler outras coisas dele.
comentários(0)comente



Livinha 29/01/2021

Interessante, caótico e divertido, tudo ao mesmo tempo!
Adorei as ilustrações também!
comentários(0)comente



Gustavo Rafhael 29/01/2021

E se o natal fosse privatizado? Sim, se todos os símbolos natalinos fossem agora marcas registradas e só os mais abastados tivessem o luxo de ter uma árvore de natal, pudessem utilizar guirlandas, papel de presente colorido, etc... Se para ter uma festa de natal a pessoa precisasse pagar uma nota preta...Se até para desejar "feliz natal" você tivesse que comprar uma licença...
Essa é a premissa do conto distópico de China Miéville (autor até então desconhecido pra mim e que amei conhecer). O conto é bem curto, porém bem instigante e fugaz, recheado de críticas sociais. Vale muito a pena a leitura. Dá pra começar e terminar enquanto você toma um café.
comentários(0)comente



fev 13/01/2021

3,5

Eu fico aqui se pensando se ocorresse a privatização das tradições as pessoas se atentariam ao poderio do capitalismo e as inúmeras privações que passamos por causa dela. Se algum dia privatizarem o Natal no Brasil teremos uma revolução dos mais pobres, os ricos não vão reclamar porque eles vão poder comprar.

As camadas desse texto são incríveis.
comentários(0)comente



Carine 31/12/2020

Leitura de Um conto de Natal
Um amontoado de simbolismos que não dialogou bem comigo!
Senti muita militância de todos os lados, mas sem de fato entregar uma mensagem.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR