Um Conto de Natal

Um Conto de Natal China Miéville

Resenhas - Um conto de Natal

nicolasramos 10/11/2021

É de tamanho infortúnio observar um material se transformar por completo, indo de uma trama promissora a um baita desperdício de criatividade em questão de páginas. Esse é o caso de ?Um Conto de Natal? de China Miéville, conto no qual a mercantilização da grande celebração do fim de ano vira (ainda mais) alvo do capitalismo, abrindo uma vasta gama para reflexões e doses de humor creditadas pelo absurdo, cujo viés, entretanto, não está muito longe da realidade atual.

O que pode soar como genial durante os primeiros atos, acaba por se configurar em um roteiro pedante de acontecimentos corridos com um único intuito: exibir bagagens políticas com trocadilhos toscos e um cenário limitado de autonomias cansativas. Miéville não está interessado em se aprofundar nas injustiças sociais sofridas por um sistema que engoliu tudo o que pôde colocar suas mãos sobre, inclusive o Natal, mas sim em apenas lançar fragmentos de lutas que já existem, convertendo toda a composição de sua atmosfera em um suco descartável. De bônus, o autor ainda consegue transformar pautas sólidas em meras chacotas, uma vez que não se tem acesso as seus estímulos e desdobramentos no universo proposto.

Por fim, termino dizendo que me decepcionei demais com o desenrolar dessa obra. Como marxista, adepto ao comunismo, vejo a jogada de China como um desleixo para a profundidade do tema. O problema talvez esteja longe de ser seus personagens, a escolha de elitizar ainda mais o Natal ou mesmo seus trocadilhos, e sim, a profundidade de um pires desempenhada pelo escritor em decorrência das suas escolhas para elaborar essa tremenda asneira.

Sandy Nicolly 24/11/2021

E se o Natal fosse privatizado?
De início achei bem interessante o natal ser tratado como um "produto" mas esperava mais do conto. (:

Patricia Milani 27/11/2020

Primeira vez leio uma "distopia" então custei um pouco a me inteirar com a forma de escrita. Achei a história interessante porém muito forçada.

Felipe.Protti 03/04/2020

Um conto que reflete bastante a sociedade usando o tema natalino, achei bem interessante e a leitura é muito fluida.

Priscila.Veloso 23/05/2020

...
Este conto nos faz refletir muito sobre o capitalismo que envolve o natal (e outras datas festivas).
China escreve de uma maneira muito gostosa de se ler.

Greice21 07/12/2023

É proibido comemorar o Natal
No estilo admirável mundo novo ou Fahrenheit 451, vamos acompanhar uma distopia,em que o Natal é controlado. Você nem mesmo pode entoar um cântico Natalino, que corre o risco de ao infligir um dos códigos, ser castigado.
Um pai ganha na loteria um passe, que o permite "comemorar" o natal, e este será o passaporte para muitas aventuras.

Debora 16/07/2020

O Natal® é assim na distopia apresentada por China, uma marca registrada, e poucas pessoas tem acesso a essa comemoração. Será que isto é tão distante da nossa realidade? Li para conhecer o autor, gostei da forma que ele escreve, só achei que dava pra desenvolver mais um pouquinho. Leitura produtiva, reflexiva e gostosa.

Eduardo 22/08/2020

Conto sobre a privatização do Natal, mostrando como tudo pode virar mercadoria.

Vanessa.Dias 15/10/2020

Leiam!!!
Um conto bem rápido que faz a pessoa se sentir muito bem kkkkk, cara, essa distopia é muito boa e me tirou de uma bolha em poucas páginas

Flávio 04/11/2020

Um conto distópico sobre a privatização e obsolescência programada e certos efeitos/reações dos dois processos.

Como toda boa distopia, levanta questionamentos presentes sobre o caminho e o caminhar.

China trabalha algumas ideias a partir de alusões fáceis. O receio misturado ao medo e a união misturada a compreensão são bases desse conto simples e rápido.

@shaneingrado 29/12/2020

Um conto de Natal®
Meu primeiro contato com a escrita do China Miéville e fiquei completamente fascinado. Um conto rápido, divertido, subversivo e muito bem humorado. Realmente uma boa pedida para o fim de ano!

A.Jares 26/11/2020

É bem curto, mas vale muito a pena. Um conto que te deixa pensando sobre como o sistema funciona. Privatizar o Natal não é algo difícil, talvez esse futuro seja mais breve do que se imagina.

Teka Maia 01/12/2021

O que acinteceu com o natal?
Imagine onde para de comemorar o natal precisa pedir permissão.
Isso mesmo neste conto uma das maiores festas agora precisa de permissão para ser realizada.

Luana.Geiss 02/01/2022

Surpreendente!
Conto mostra como o capitalismo se apropriou do espírito natalino deturpando seu sentido ao transformá-lo em mero objeto de consumo, restrito apenas a quem tem acesso/dinheiro.