Um Conto de Natal

Um Conto de Natal China Miéville

Resenhas - Um conto de Natal

zCsmiler xll 31/12/2023

Natal liberal
O conto se passa em um futuro indeterminado, onde o Natal foi transformado em marcas registradas e os festejos só podem ocorrer sob licença. O autor visita um tópico dos contos dedicados a essa temporada ? o roubo do espírito natalino ? e o relê em chave política.

Eddii 30/12/2023

Não atende minha expectativa
Eu esperava algo que me prende-se mais atenção. Mas ficou mais um conto de fatos. Espero que os outros livros do autor não seja assim. O tema foi bom, mais precisa seraos trabalhado.

Queilinha 07/12/2023

Um Conto de Natal...
Me deparei com uma distopia que ao mesmo tempo se torna uma crítica ao capitalismo.

Se imagine em um mundo onde privatizaram o Natal. Nesse conto o autor mostra um mundo onde todos os símbolos, canções, decorações e comidas que se relacionam com o Natal se tornaram produto exclusivo de empresas onde você fica terminantemente proibido de utilizá-los. Nem mesmo o Feliz Natal pode ser dito.

Adorei a ideia do conto.

Greice21 07/12/2023

É proibido comemorar o Natal
No estilo admirável mundo novo ou Fahrenheit 451, vamos acompanhar uma distopia,em que o Natal é controlado. Você nem mesmo pode entoar um cântico Natalino, que corre o risco de ao infligir um dos códigos, ser castigado.
Um pai ganha na loteria um passe, que o permite "comemorar" o natal, e este será o passaporte para muitas aventuras.

Nhyx0 07/10/2023

Devolva o nosso Natal!
Achei esse conto bem fora da curva, de um jeito muito bom. China Miéville, através dessa história, critica o capitalismo, representando uma sociedade futurista em que a privatização do Natal e tudo relacionado a comemoração é real.
Achei genial. Usar o Natal foi uma ótima sacada. Não conheço festa mais capitalista. E se por ventura, ocorresse uma situação distópica semelhante, com toda certeza esse conto seria uma representação perfeita, seria quase como prever o futuro. Uma ficção especulativa (definição de Margaret Atwood) que se tornou real.

Jothamon 17/09/2023

Natal
Uma história sobre um lugar em que o Natal tem dono, dessa forma, muitas coisas são proibidas.
Assim, um pai ganha um bilhete premiado para levar sua filha para participar de um Natal de verdade.

Luísa Anjos 31/07/2023

Tinha esse livro baixado no kindle e resolvi ler pra bater a meta do mês? não costumo ler distopias ou ficções futuristas, mas um conto de poucas páginas não fez mal, rs

Achei a temática até bem ousada e interessante, nunca encontrei nada parecido. Fiquei um pouco confusa no início e no final, mas acho que peguei a ideia da história? porém não me suscitou a vontade de ler mais obras parecidas

Karine 24/05/2023

Fraco
Talvez a ideia do conto pudesse ter se tornado algo interessante, mas no fim a história é muito fraca, não desenvolve em nada... A ideia inicial é algo tipo: "ei, imagina se o natal fosse 'privatizado', e todos tivessem que pagar pra usar os símbolos da festa". Ok, interessante, vamos ver como seria. Mas no fim é só isso mesmo.

z..... 13/05/2023

Escancara o capitalismo consumista e controlador, que transforma o Natal, nessa obra distópica, numa marca registrada, tributária, licenciada e fiscalizada ferrenhamente para o uso autorizado.
Ao contrário do clássico homônimo de Dickens, não objetiva resgatar o sentido do Natal, mas da liberdade diante do exclusivismo que controla e explora, o que foi realizado numa iniciativa revolucionária que une grupos de direitos trabalhistas, feministas e de visão socialista.
O autor é partidário e especialista no estudo marxista, dessa maneira, é também um conto de adesão ideológica.

Sophia1307 28/03/2023

Incrivel
Adorei a pegada natalina e ao mesmo tempo distopica mesmo que nao esteja tao longe da nossa realidade

Cachamorra 23/01/2023

Um singelo conto Anticapitalista
Um conto feito pelo maravilhoso Mienville. Um futuro distópico onde o Natal é uma marca e todos os símbolos e simbolismos foram capitalizados por empresas. É de fato uma distopia futurista?

Texto sensível, inteligente e maravilhoso.

Blackthorne 04/01/2023

É um conto muito gostosinho, meio sem pé nem cabeça de um pai que consegue um "passe" pra comemorar o Natal com a filha, numa sociedade em que o Natal foi privatizado, e no meio do caminho pra essa festa, acaba esbarrando em uma manifestação de resistencia.

Achei muito legal a proposta, só não curti muito a escrita do autor. Mas tenho que admitir, é bastante engraçado e mesmo não curtindo a escrita, gostei.

Gustavo195 03/01/2023

Genial
Nesta curta e incrível distopia natalina, o Natal® - sempre grafado com o símbolo de marca registrada - foi privatizado por uma empresa capitalista. Ninguém mais pode comemorar o Natal® a menos que compre a licença de uso dessa celebração, ou seja, ter uma árvore de natal®, uma guirlanda®, cantar canções natalinas® ou até mesmo colocar presentes de baixo da árvore® foi tudo privatizado e pertence à uma empresa, podendo ser usado somente em caso de compra de direitos de uso.
A história acompanha um pai divorciado que decide passar o Natal® com a filha adolescente, contudo, não tem dinheiro suficiente para comprar a licença de uso da celebração. Acontece que esse pai acaba ganhando um prêmio na loteria e decide ir com a filha para uma festa de Natal® de verdade em uma empresa e a partir daí ambos embarcam em uma aventura totalmente distópica e intrigante.