Um Conto de Natal

Um Conto de Natal China Miéville




Resenhas - Um conto de Natal


94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


zCsmiler xll 31/12/2023

Natal liberal
O conto se passa em um futuro indeterminado, onde o Natal foi transformado em marcas registradas e os festejos só podem ocorrer sob licença. O autor visita um tópico dos contos dedicados a essa temporada ? o roubo do espírito natalino ? e o relê em chave política.
comentários(0)comente



Eddii 30/12/2023

Não atende minha expectativa
Eu esperava algo que me prende-se mais atenção. Mas ficou mais um conto de fatos. Espero que os outros livros do autor não seja assim. O tema foi bom, mais precisa seraos trabalhado.
comentários(0)comente



Queilinha 07/12/2023

Um Conto de Natal...
Me deparei com uma distopia que ao mesmo tempo se torna uma crítica ao capitalismo.

Se imagine em um mundo onde privatizaram o Natal. Nesse conto o autor mostra um mundo onde todos os símbolos, canções, decorações e comidas que se relacionam com o Natal se tornaram produto exclusivo de empresas onde você fica terminantemente proibido de utilizá-los. Nem mesmo o Feliz Natal pode ser dito.

Adorei a ideia do conto.
comentários(0)comente



Greice21 07/12/2023

É proibido comemorar o Natal
No estilo admirável mundo novo ou Fahrenheit 451, vamos acompanhar uma distopia,em que o Natal é controlado. Você nem mesmo pode entoar um cântico Natalino, que corre o risco de ao infligir um dos códigos, ser castigado.
Um pai ganha na loteria um passe, que o permite "comemorar" o natal, e este será o passaporte para muitas aventuras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nhyx0 07/10/2023

Devolva o nosso Natal!
Achei esse conto bem fora da curva, de um jeito muito bom. China Miéville, através dessa história, critica o capitalismo, representando uma sociedade futurista em que a privatização do Natal e tudo relacionado a comemoração é real.
Achei genial. Usar o Natal foi uma ótima sacada. Não conheço festa mais capitalista. E se por ventura, ocorresse uma situação distópica semelhante, com toda certeza esse conto seria uma representação perfeita, seria quase como prever o futuro. Uma ficção especulativa (definição de Margaret Atwood) que se tornou real.
comentários(0)comente



Jothamon 17/09/2023

Natal
Uma história sobre um lugar em que o Natal tem dono, dessa forma, muitas coisas são proibidas.
Assim, um pai ganha um bilhete premiado para levar sua filha para participar de um Natal de verdade.
comentários(0)comente



Luísa Anjos 31/07/2023

Tinha esse livro baixado no kindle e resolvi ler pra bater a meta do mês? não costumo ler distopias ou ficções futuristas, mas um conto de poucas páginas não fez mal, rs

Achei a temática até bem ousada e interessante, nunca encontrei nada parecido. Fiquei um pouco confusa no início e no final, mas acho que peguei a ideia da história? porém não me suscitou a vontade de ler mais obras parecidas
comentários(0)comente



Karine 24/05/2023

Fraco
Talvez a ideia do conto pudesse ter se tornado algo interessante, mas no fim a história é muito fraca, não desenvolve em nada... A ideia inicial é algo tipo: "ei, imagina se o natal fosse 'privatizado', e todos tivessem que pagar pra usar os símbolos da festa". Ok, interessante, vamos ver como seria. Mas no fim é só isso mesmo.
comentários(0)comente



z..... 13/05/2023

Escancara o capitalismo consumista e controlador, que transforma o Natal, nessa obra distópica, numa marca registrada, tributária, licenciada e fiscalizada ferrenhamente para o uso autorizado.
Ao contrário do clássico homônimo de Dickens, não objetiva resgatar o sentido do Natal, mas da liberdade diante do exclusivismo que controla e explora, o que foi realizado numa iniciativa revolucionária que une grupos de direitos trabalhistas, feministas e de visão socialista.
O autor é partidário e especialista no estudo marxista, dessa maneira, é também um conto de adesão ideológica.
comentários(0)comente



Sophia1307 28/03/2023

Incrivel
Adorei a pegada natalina e ao mesmo tempo distopica mesmo que nao esteja tao longe da nossa realidade
comentários(0)comente



Cachamorra 23/01/2023

Um singelo conto Anticapitalista
Um conto feito pelo maravilhoso Mienville. Um futuro distópico onde o Natal é uma marca e todos os símbolos e simbolismos foram capitalizados por empresas. É de fato uma distopia futurista?

Texto sensível, inteligente e maravilhoso.
comentários(0)comente



Blackthorne 04/01/2023

É um conto muito gostosinho, meio sem pé nem cabeça de um pai que consegue um "passe" pra comemorar o Natal com a filha, numa sociedade em que o Natal foi privatizado, e no meio do caminho pra essa festa, acaba esbarrando em uma manifestação de resistencia.

Achei muito legal a proposta, só não curti muito a escrita do autor. Mas tenho que admitir, é bastante engraçado e mesmo não curtindo a escrita, gostei.
comentários(0)comente



Gustavo195 03/01/2023

Genial
Nesta curta e incrível distopia natalina, o Natal® - sempre grafado com o símbolo de marca registrada - foi privatizado por uma empresa capitalista. Ninguém mais pode comemorar o Natal® a menos que compre a licença de uso dessa celebração, ou seja, ter uma árvore de natal®, uma guirlanda®, cantar canções natalinas® ou até mesmo colocar presentes de baixo da árvore® foi tudo privatizado e pertence à uma empresa, podendo ser usado somente em caso de compra de direitos de uso.
A história acompanha um pai divorciado que decide passar o Natal® com a filha adolescente, contudo, não tem dinheiro suficiente para comprar a licença de uso da celebração. Acontece que esse pai acaba ganhando um prêmio na loteria e decide ir com a filha para uma festa de Natal® de verdade em uma empresa e a partir daí ambos embarcam em uma aventura totalmente distópica e intrigante.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR