Histórias para tempos de crise: Dez contos

Histórias para tempos de crise: Dez contos Domingos Pellegrini...

Resenhas - Histórias para tempos de crise: Dez contos

yomaeli 19/04/2020

"Ela era dona do ir e vir. Um dia, não veio mais"
Com dez contos, o livro nos prende ao tecer críticas e pontos de vista sobre abuso, guerra, cotidiano, política, morte, literatura e acaso.

São contos muito bem feitos e todos trazem algum crítica elaborada sobre sujeito e sociedade.

JoãoV.Castro 06/09/2020

Não sou tão próximo de livros de conto, mas fui surpreendido positivamente. Os contos são diversos e muito bons, escritos por pessoas de referência inquestionável. É verdade que o título engana. "Para tempos de crise" me fez acreditar que as histórias teriam alguma relação com alguma crise, mas não... ainda assim, valeu à pena.

Lethycia Dias 08/03/2019

Amostra de bom-humor e criatividade
"Histórias para tempos de crise" é uma antologia com dez contos de autores brasileiros da agência literária Villas-Boas & Moss. O e-book faz parte da Coleção Identidade, que reúne em publicação independente contos de escritores já reconhecidos e até premiados das três maiores agências literárias brasileiras.
Li essa coletânea logo depois das duas anteriores da mesma coleção, chamadas "Selvageria" e "Pessoas bacanas". Acho que dos três, esse foi o que mais gostei de ter lido.
Um pai contando ao filho a história completa de como conheceu a mãe dele; um homem fascinado por uma mulher que parece vinda de outro tempo; a palestra de um professor de literatura, que na adolescência teria convivido com Kafka pouco antes que ele morresse; uma secretária contratada por um escritor para lhe contar histórias, a fim de inspirá-lo; o conturbado período eleitoral em um recife de corais; esses são os temas de alguns dos contos.
Os que mais gostei "Ao lado de K", em que duas notas de rodapé quase me fizeram acreditar que a história fosse verdadeira; "A história de Joseph Koppel", que parte de onde menos imaginamos narrando a biografia de um sobrevivente do Holocausto que veio viver no Brasil; e também "A festa de Vargas", com a deliciosa narrativa em que uma mulher é pega de surpresa com um pedido de anulação de seu casamento, para que seu marido pudesse se casar com outra, às vésperas de um grande evento social do Rio Janeiro em 1938: o aniversário de Getúlio Vargas.
Dei muitas risadas com "A eleição no recife", conto que faz sátira com várias situações da política comuns no Brasil, repleto de trocadilhos e piadas, ironizando o período eleitoral. Foi o meu preferido.
"Historias para tempos de crise" é uma amostra do bom-humor e da criatividade da literatura brasileira, com histórias que partem do mais próximo de nós e chegam até onde menos imaginamos.

site: https://www.instagram.com/p/BuubvXqAe0R/

Lorena 13/03/2022

Boas histórias
Coletâneas de contos sempre são uma boa pedida quando estamos de ressaca Literária ou com a concentração em baixa. Pra retomar ritmo de leitura e conhecer um pouco mais de autores não tão conhecidos assim, uma ótima pedida. Encontrei gratuito na Amazon.

Andreza 05/04/2020

Leve
Livro leve e com histórias apresentadas com bom humor. Nos dá a chance de conhecer um pouco mais da história de cada autor.

Luly @projetocabeceira 03/10/2020

Bom pro momento
Li durante a quarentena. Reúne contos de escritores diversos. Valeu pra distrair.

Erick 08/02/2021

Como toda coletânea de contos de autores diferentes a qualidade é um sobe e desce a cada texto, porém no geral gostei da maior parte dos que foram aqui reunidos. Com folga o meu favorito é o do único escritor que eu já conhecia antes, Domingos Pellegrini, que em "Filho do Acaso" mostra um pai contando ao filho como conheceu a mãe dele, isso por meio de uma narrativa sensível, um tanto bem humorada e até bastante erudita protagonizada por um homem desfiando os principais eventos da sua vida que invariavelmente se ligam por meio de livros, indo desde a adolescência cheia de ideais até ao adulto meio sisudo que, também graças a um livro, esbarra e conversa em um trem com aquela que seria a sua futura esposa.

Fora esse, para mim se destacaram ainda o satírico e engraçadinho "A eleição no recife" de Maurício Gomyde, onde vemos um processo eleitoral tipicamente brasileiro se passando entre várias criaturas do mar, no qual o autor abusa o quanto pode de trocadilhos e frases de duplo sentido usando os nomes e hábitos dos seres que vivem nesse ambiente; "A história de Joseph Koppel" de Ronaldo Wrobel, cuja narrativa de um drama na 2ª Guerra vai aumentando de intensidade até chegar num final um tanto quanto "curioso"; e "Ao lado de K." de Miguel Sanches Neto, onde um senhor relembra durante uma palestra como conheceu Franz Kafka em suas últimas semanas de vida.