Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

AmandaRabelom 26/11/2023

Acredito que esse livro pode ser considerado uma distopia, mas uma totalmente diferente das que estamos acostumados. Ele apresenta o mundo bem aos poucos, demora o livro todo pra vc ter o cenário completo. Além disso, não existe uma tentativa de rebelião/mudança. Gostei da ideia, da forma como tudo foi abordado. Eu livro mais lento, digamos assim, mas muito bem escrito e interessante.

amanda 26/11/2023

A premissa do livro é muito boa, mas achei que demorou demais a chegar num ponto interessante.
Achei que foi explorado de forma bem fraca uma ideia que tinha tudo pra ser uma história incrível. Demora demais pras coisas serem explicadas e por mais da metade do livro ficam só conjecturas do que tá acontecendo.
Mas a escrita é muito boa, mesmo com esses problemas da forma como a história é contada, a leitura flui bem.

Rauecker 24/11/2023

Não me abandone jamais
Eu não sei ao certo como cheguei a essa leitura, mas após concluí-la fiquei grato ao Victor do passado por ter decidido ler este livro.

Não consigo expressar muito o que achei da obra em si sem dar spoiler, então o que posso dizer para não cruzar essa linha é: a narradora Kathy é humanamente incrível em cada detalhe e acompanhar sua trajetória pela escrita de Kazuo foi uma experiência maravilhosa, temos um ar de suspense, romance, tristeza e a acima de tudo de compaixão.

O livro trata da crueldade humana em um universo de ficção científica muito bem escrito, leiam vale muito a pena de verdade.

Citação preferida:

?Está à espera do momento de dar-se conta de que; existem pessoas lá fora, que não odeiam você, nem lhe desejam mal, mas que ainda sim estremecem só de pensar em você, de lembrar de como você veio ao mundo e porquê, e que sentem pavor diante da simples possibilidade que sua mão roce a mão deles.?

Karime 16/11/2023

A corrente é muito forte. Eles precisam se soltar, se separa
Kathy está para finalizar seus últimos meses de trabalho, sendo cuidadora não vê a hora de parar e descansar finalmente.

A mesma se vê relembrando seu passado ao lado de Tommy e Ruth e em como o Orfanato onde eles viviam era mais do que imaginavam. Eles crescem enquanto descobrem sobre os guardiões e o Orfanato, também descobrem que o destino deles está traçado e o propósito deles no mundo.

Entre cresce, aceita e entende as coisas, Kathy, Tommy e Ruth tentam ao máximo se manter juntos, as diferentes crescem e a forma como cada um vê o mundo os separa e todos seguem seus próprios caminhos até se reencontrarem alguns anos depois.

O reencontro é marcado por perdoar o passado e todas as coisas que eles não disseram e a uma pontada de esperança. Kathy e Tommy se vêem tentando recuperar o que o tempo levou, em meio às descobertas cruéis, os dois aproveitam o que lhe resta.

A escrita é fluida e bem detalhada em relação ao desenvolvimento dos personagens, a forma como cada um cresce é única e individual. Amizade e amor são cruciais para o desenvolvimento dos personagens e são elementos fundamentais para o enredo, tendo momentos reflexivos e marcantes em meio a palavras não ditas e sentimentos escondidos.

Não me abandone jamais é um livro denso e intenso, mostrando a crueldade humana em meio a uma gentileza fingida e programada. O enredo é bem trabalhado em detalhes sutis que deixam a trama bem envolvente, o final é bem descrito e mantém a constância da história.

Isabelle.Jaguszewski 14/11/2023

Confesso que demorei para engajar na leitura, mas depois fica muito fácil? é estranho perceber a Kathy sempre se colocando em terceira pessoa, nunca como um indivíduo. e isso vem muito de em Hailsham ela ter aprendido a cuidar dos outros, apesar de que nos outros personagens isso não aparece tanto. eu sinto que ela não se vê como alguém e sim dentro do grupo. é uma perspectiva triste, porque ela só foi criada para servir a um outro grupo, mesmo sendo a mesma coisa que nós. que mundo devastador e assustadoramente possível. 5/5 ??

abelha6 12/11/2023

Comprei sem saber do q falava
Foi a leitura mais aleatória que já li, gostei, tava na promoção e comprei.

Me surpreendi, é bom o desenvolvimento dos personagens e do cenário em q vivem, apesar de ser bem confuso no início e eu ficar sem entender muito. Mas, você se apega aos personagens e entende os pensamentos deles.

Fiquei torcendo pelo romance da protagonista, e eu fiquei um pouco desapontada como aconteceu, mas eu entendi que é a realidade, e isso é um dos pontos positivos do livro.

Os personagens são diferentes, são destinados a outras coisas, mas n perdem a essência do que é toda a dúvida, angústia e curiosidade que temos em cada fase da vida, particularmente eu me identifiquei e senti suas dores e questionamentos.

Sobre o final esperava mais, porém foi o suficiente e me deixou extremamente pensativa sobre como eu vivo minha vida. :)

Leiam.

Allison 11/11/2023

Mais um típico Kazuo Ishiguro
É muito interessante comentar que todos os livros de Ishiguro que li, em tradução brasileira, conseguem transpor toda a carga musical do texto dele, é possível, através da ritmação imposta pelos pontos e virgulas. Sendo assim, ao conseguir se adaptar ao ritmo é possível apreciar a grande vantagem das obras do nipo-inglês, pena que esse charme não seja suficiente para bancar o insosso desenvolvimento de trama ou seus chatíssimos personagens.
Mesmo com bons momentos e com boas ideias, nada consegue engrenar na monótona divagação de lembranças da personagem Kath, simplesmente uma das piores protagonistas do autor, modorrenta e sem força de vontade, sendo necessário aos acasos externos a sua vida ditarem o ritmo do livro, até faz sentido dentro da narrativa, mas que encabula o fato de nossa narradora não ser minimamente interessante só faz com que o texto não dê a mínima vontade de se prestar atenção.
Fraco, porém ainda sim, vale a pena pela escrita do autor.

Paula 10/11/2023

Inquietante
Uma distopia muito inteligente e bem escrita. O livro deixa muitas questões subentendidas e propõe muitas reflexões pertinentes. A leitura flui muito bem, a dinâmica de leitura, apesar dos capítulos serem longos, é muito boa.

Emy01 08/11/2023

Uma boa ideia,mas a execução deixa a desejar
Esse livro eu particularmente descreveria como aquele típico romance misturado com ficção científica.O que se inicia como uma história promissora e divertida,no decorrer da leitura torna-se entendiante e genérica.

A história é contada em primeira pessoa,em específico pela personagem principal Kathy,que guia o leitor na descoberta da sua própria origem e suas relações com seus amigos,revelando seus segredos e vivências desde a infância até a vida adulta. Porém,o problema encontra-se exatamente na questão da escrita mais "intimista",já que são colocadas descrições desnecessárias que atrapalham e não adicionam muito à história,além de que a personagem principal fala sobre muitos acontecimentos e nem sempre conclui suas ideias,o que gera um certo incômodo.

Mesmo assim,a ideia principal do livro me agradou e trouxe aquele "desconforto existencial" que pretendia e,de certa forma,mesmo sendo um pouco previsível,entregou o que prometeu no final :)

M. Lima 03/11/2023

Não me Abandone Jamais
Imagine um mundo, em que a medicina é tão avançada que doenças como o Câncer não mais assolam a humanidade, a resolução para tal, foi a criação de Clones humanos para que Sirvam como doadores de órgãos para o restante da população. Em "Não me Abandone Jamais", Kazuo Ishiguro retrata esse cenário utópico para a humanidade, sob a ótica da protagonista "Kathy", que é um desses clones e logo iniciará os procedimentos para ser uma doadora ativa.
a História não abrange acontecimentos de nível geral ou mundial, mas conta infância, juventude e inicio da vida adulta destes, criados só e somente para um único propósito. A Escrita é muito discreta, explica sem explicar, mostra sem mostrar (sempre nas entrelinhas do dia-a-dia desses jovens que crescendo em um Fundação especializada para este fim), expõe dilemas sobre a vida, sobre amizade, sobre filosofia, sobre amor, sobre muitas coisas. Não poderia eu falar muito mais sobre esses casos e problemáticas, mas a pergunta que fica é: Qual o preço para o desenvolvimento Humano?
Sabemos que os momentos em que a humanidade mais avançou, cientificamente em todas as áreas, foram, momentos de guerra. Os Conflitos induzem a Humanidade a se desenvolver, é o instinto de sobrevivência, podemos até comparar com a teoria da Evolução, neste caso. Mas, será que algumas conquistas valem os preços que foram pagos? Este título faz-nos pensar muito, no sentido ético, sem dar o gabarito, afinal, não é uma ciência exata.
Por fim, recomendo o título, é uma leitura simples, rápida e fluida, como diversas emoções garantidas ao leitor.

Gabrielle 30/10/2023

Tinha anos que eu queria ler esse livro porque imaginei que seria parecido com o filme A Ilha, mas na real, não tem nada a ver. O livro conta a história de Tommy, Kathy e Ruth, todos clones que vivem para serem repositores de órgãos. Mas assim, zero conflitos e ápices, suspense ou qualquer outra coisa. É só a história deles até o fim, uma vida normal se fosse pensar em um orfanato, uma história bem normal.
Mas achei legal que, apesar de tudo, a escrita era tão boa que nem se percebe o tempo passar e, apesar de não ser um tema UAU, você fica ali lendo até o fim das páginas.

larissa3546 24/10/2023

Baby baby não me abandone jamais
Ficção, ciência, drama, romance, tudo misturado em uma das melhores leituras que fiz.

descobri esse livro lá em 2017 e enrolei pra ler e finalmente consegui pular de cabeça na história deles. a leitura é extremamente fluida que ficou até difícil de parar de ler em alguns momentos porque eu sentia que precisava terminar o capítulo logo pra conseguir entender tudo.

pensamentos sobre a existência humana, sobre sermos livres, sobre o futuro determinado (como é o caso deles que já tem uma função obrigatória pro futuro), sobre até onde a ciência pode ir (mesmo q seja uma distopia), e tantas outras coisas vieram na minha cabeça e foi incrível.

definitivamente vale MUITO a pena a leitura. no início pode parecer confuso de entender o que são cuidadores e doadores, o que eles tão fazendo na ?escola?, porque ela detalha tanto algumas cenas mas no final da pra perceber como fica redondinha a história e por mais que o livro termine daquela forma, o leitor já imagina quais são os próximos passos da personagem.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Sobre propósitos
É um romance que se passa em uma realidade alternativa e acompanha a vida de três amigos, Kathy, Ruth e Tommy, que crescem em um internato. A história explora a complexa dinâmica de amizade e amor entre os personagens, enquanto desvenda segredos sombrios sobre o propósito real e o destino que aguarda seus alunos.

O livro aborda temas de identidade, destino e moralidade em um contexto que desafia as expectativas do leitor. É uma narrativa emotiva e reflexiva que levanta questões profundas sobre o que significa ser humano e as escolhas que fazemos ao longo da vida.