Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Gabriel_dyd 23/01/2023

Ideia genial,porém raso demais
Uma pena que uma ideia tão boa se torne em um livro tão decepcionante.Talvez minhas altas expectativas interferiram para o aproveitamento do livro;entretanto,uma realidade a qual andróides humanoides são criados apenas para doação de seus órgãos para humanos pode servir de base para tantos questionamentos profundos,como:o sentido da vida;termos uma vida planejada por terceiros antes mesmo de nascermos;a bioética na medicina,entre outros.Porém,nada dessas discussões se encontram no livro que,apesar de possuir uma escrita fluida,permanece morna do começo ao fim.

Além disso,quanta enrolação para explicar apenas uma história,cenas extremamente longas com flashbacks cada vez mais distantes;em muitos pontos do livro senti como se tivesse assistindo um ep. de Naruto,que deixa de contar a história principal para apresentar 50 lembranças anteriores ao fato ocorrido,o que tornou a leitura desgastante em alguns pontos.

Elaine | @naneverso 11/05/2021

Seríamos todos alunos de Hailsham?
Meu coração está partido. O que Kazuo Ishiguro conseguiu fazer comigo durante esta leitura é algo que poucos autores conseguem. A sutileza das explicações, as metáforas, as analogias sobre o significa uma vida plena ou a diferença entre se ter um propósito definido ou não... Tantas emoções que até Roberto Carlos ficaria com inveja!

Juju 03/12/2022

UERJ você me paga e caro pt.2
gente kkkkkkkk o livro é só sobre memórias e passado
de novo, um livro que eu não iria ler por vontade própria
fiquei bem (não sei definir) mas eles simplesmente aceitavam o destino porque aquilo era tudo que eles conheciam mas me dava vontade de virar e falar ?vambora meus filhos reajam e saiam daí? sabe???? enfim

Rosalba Moreira 06/11/2022

Leitura frustrante
Quando li a sinopse desse livro, dizendo que seria a história de jovens que foram criados apenas para, futuramente, serem doadores de órgãos, logo me senti instigada a lê-lo. Achei que a trama ia se desenvolver em cima disso, e dos impactos que essa questão traria na vida dessas pessoas. Fiquei imaginando como seria quando eles descobrissem que, na verdade, eram apenas clones, predestinados a morrer após fazerem quantas doações fossem possíveis.

A leitura desse livro não chega a ser cansativa mas, em minha opinião, deixou muito a desejar. Diria até que me senti frustrada, pois a maior parte do livro é apenas a personagem Kathy, hoje com 31 anos, relembrando como foi a vivência dela e de seus amigos Ruth e Thommy no internato, quando eram crianças, e no Casario, na fase de adolescência.

Os personagens, na verdade, já sabem desde o início que eles são clones e para qual finalidade eles foram criados e são, inclusive, conformados com isso. Então não vi nenhuma novidade ou fato instigante no decorrer da história. Nada surpreendente.

Achei, portanto, o livro muito sem graça.

Lucs 19/11/2022

Não foi o que imaginei
Não é spoiler falar sobre a trama do livro que está na sinopse do mesmo. Dito isso eu presumi que saberia mais sobre essa distopia aterradora onde se criam clones apenas para doações. Gostaria de saber dos detalhes de como funciona, se o sistema iria se perpetuar, se alguém ia se rebelar mas o livro trata isso apenas como pano de fundo. A trama é sobre os três protagonistas durante toda a sua vida. Uma história triste de desilusões e perdas. Uma história arrastada que por vezes parece
pegar ritmo mas logo após volta à pachorra. Os personagens são muito bons e são convincentes, cada um com sua personalidade, defeitos e virtudes mas como eu falei, esperava mais que isso.

Rebeca 19/09/2022

Forte
Um dos livros mais fortes que eu já li e bem complexo também. Ainda mais pela questão da humanidade e o que define ela de verdade.

Nunca tinha lido nada do Kazuo, mas foi um bom começo!

brenda.anacleto 15/11/2022minha estante
juro amg a gente q é acostumada a ler livro q adolescente de 16 anos se rebela contra o sistema lendo esse em q eles descobrem tudo e falam ?ata show vou la morrer então? da nos NERVOS

Debora.Vilar 13/06/2020

Esperava mais
No quesito forma ok. Foi bem escrito, não sei porque me lembra o estilo machadiano, as tramas estão lá mas tão bem tecidas que não dá pra ver. Mas no conteúdo que história mais insossa, não me causou mistério, curiosidade, empatia, animação, nadinha. Um livro que se termina do mesmo jeito que se começou.

malu_peres 26/10/2021

Com um enredo não muito claro, o livro acompanha as memórias de Ruth que revelam pouco a pouco o verdadeiro objetivo dessa história. Ainda que tenha um ritmo mais lento, a narrativa consegue prender o leitor muito bem. Um recurso que Kazuo utiliza e ajuda nesse efeito é o de anunciar no final dos capítulos o que contará no próximo, convencendo quem está lendo a continuar a leitura. As revelações, porém, não são tão chocantes e, embora isso tenha me decepcionado um pouco, reconheço que esse não era o objetivo de Kazuo e sim fazer uma crítica social que, por sua vez, foi muito bem construída. Vale a pena ver o filme também que sintetiza todas as ideias do livro, uma ótima adaptação.

Sandrics 23/04/2020

Algumas semanas atrás finalmente tive a oportunidade de ler a história que deu origem a um dos meus filmes favoritos: Não me abandone jamais.

Na trama desenvolvida por Kazuo Ishiguro, acompanhamos as memórias de Kathy H. que, com 31 anos está encerrando sua carreira como cuidadora e em um relato nostálgico compartilha conosco os dias mágicos da infância em Hailsham.

Hailsham, o internato em que Kathy e seus amigos queridos Ruth e Tommy viveram, esconde uma terrível verdade, capaz de partir o seu coração. Hailsham abriga os alunos que têm um propósito no futuro, mas com um custo arrasador.

O livro é regado de nostalgia e nos faz lembrar de coisas de nossa infância, objetos que nos apegamos, jogos, brincadeiras e amizades. A descoberta da sexualidade, a vida em sociedade. E, por fim, uma reflexão dos preços que pagamos, da vida que levamos e de quanto aproveitamos.

Termino essa resenha com um arrepio.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/?hl=pt

Elizabeth 14/08/2022

Não me abandone jamais
Li por causa da prova da UERJ (foi um dos livros recomendados).

Ouvi falar sobre um plot twist ou uma revelação muito grande mas não vi nada de surpreendente, era algo que já dava pra imaginar com a leitura.

Um pouco confuso, mas essa é a intenção do livro, que revela as coisas no passar da história.

Recomendo.
saraiva 14/08/2022minha estante
preciso ler tambem, é uma leitura fluida/interessante?

Elizabeth 14/08/2022minha estante
Mais ou menos, em algumas partes você consegue pegar um ritmo bom mas principalmente no começo eu tive dificuldade

saraiva 15/08/2022minha estante
entendo, obrigada!!

Bruno Malini 03/03/2021

Faltou algo
A sensação que fica é que o livro é revestido de muito mistério, para uma revelação final que, na verdade, deixa o leitor atônito, pois mostra uma realidade pouco verossímil. No entanto esperava um final mais surpreendente, como, por exemplo uma fuga da personagem central do sistema
José Carlos 02/02/2022minha estante
Finalizei agora e pensei a mesma coisa! Esperava algo assim no final!

Yngrid 20/12/2022

Um livro necessário
Com certeza ele foi minha melhor leitura do ano. O livro passa a perspectiva da Kath desde a sua infância com seus amigos Ruth e Tommy no internato de Hailsham, até a fase adulta dela, no qual fala sobre temas como destino, omissão e amizade. O livro é muito sensível e melancólico e quanto menos saber sobre ele, melhor vai ser sua experiência. Recomendo 10/10.

Julia.Nevado 19/12/2023

UAU
Gente que leitura incrível!
Vc vai lendo e lendo e quando vê, acabou. Achei super fluido!
Muito emocionante e um pouco sofrido, mas adorei!