Outlander

Outlander Diana Gabaldon

Resenhas - Outlander

Giovana 15/04/2020

Ah, as expectativas...
Meu primeiro contato com a história foi por meio da adaptação cinematográfica do livro. Acompanhei a série anos atrás e me apaixonei (fiquei obcecada) por Outlander. Enfim, eu tinha tanto estima por essa história que me recusava a lê-la em e-book, pois eu precisava ter o livro em mãos já que eu tinha certeza de que esse seria um favorito da vida. (bem, não foi) Ao final, me rendi ao e-book com medo do preço dos livros físicos dessa série (que são absurdos e não abaixam por nada, nunca vi!) E ainda bem que fiz isso!

O livro é bom - a escrita é bem detalhista, mas agradável. Os personagens são fáceis de se apegar e os acontecimentos do dia a dia de um clã escocês do século XVIII são interessantes de se ler.
Entretanto, nessa resenha, vou apontar os pontos que, para mim, foram negativos.
Para começar, esse livro tem muitos problemas. Não só pelas diversas temáticas pesadas que envolvem a história (que, mesmo já tendo assistido a série, eu não estava esperando), mas pela construção dos personagens, dos diálogos e até mesmo do enredo.
A Claire é uma personagem agradável, na maioria das vezes, mas é uma péssima protagonista. Acho que o fato dela ser uma mulher moderna não foi bem explorado - muitas vezes ela se mostrou submissa, dependente, imatura e conformista (e como! para mim, essa é a principal característica dela), contradizendo muito com uma postura que ela, como enfermeira na guerra durante tantos anos, deveria ter. Ela se tornou a mocinha constantemente em apuros que ficava parada esperando o cavaleiro vir salvar, salvo exceções.
O Jamie foi minha maior decepção. Achava ele apaixonante na série (mas faz anos desde que assisti!), mas no livro me pareceu um grosseiro, cabeça fechada, versado na arte do monólogo. Ô homem que fala! São tantas páginas que ele passa falando sobre seu passado e sobre si mesmo que parece que ele tem 80 anos. O pior disso é que depois de toda a sua narrativa, ele mal se interessava em fazer perguntas à Claire, que quando respondia algo mais pessoal, fazia-o em poucas frases e isso já era suficiente - pronto! uma super ligação íntima se instalava entre eles. Também não consegui cair no papo romântico dele, que muitas vezes chegava a ser meloso, para ser rapidamente substituído por uma atitude grotesca de homem das cavernas. O cara pode ser do século que for - o fato dela ser de uma época diferente (assim como nós, leitoras, também somos!) deveria ser suficiente para ela não aceitar algumas atitudes dele. (Isso não muda o fato de que achei ele um personagem muito forte, corajoso e inteligente)
Não me agradou a química do casal e nem como alguns acontecimentos eram atropelados por outros (como aconteceu no final), sem deixar um tempo para o leitor digerir e como a autora nos obriga a entender detalhes de cenas violentas absurdas que não tinha necessidade alguma.
O tamanho do livro é bizarro em comparação a quantidade de acontecimentos (foram 32 horas de audiobook!), o que tornou a leitura arrastada e cansativa.
Minha avaliação boa (3,5) vai para os elementos incríveis desse livro - como a proposta inicial, a cultura escocesa, os personagens fortes e a mitologia celta (que podia ter sido mais explorada nesse livro) - e, sinceramente, para a estima que tenho por essa história, que não foi muito bem mostrada nessa resenha.
Estefani.Paula 15/04/2020minha estante
tá pra nascer uma leitora melhor que vc amiga
eu já não tinha muito interesse em ler outlander, agora tenho ainda menos

Giovana 15/04/2020minha estante
sahushsushsujsusjsi foi mal

Sufia 13/05/2020minha estante
Moça me ensina a fazer uma crítica assim tão construtiva

Lauraa Machado 07/01/2019

Interessante, mas um pouco problemático
Quando assisti à primeira temporada da série de televisão Outlander, fiquei impressionada com tudo dela, com a ambientação, com os personagens, com a história. Mesmo tendo desanimado depois de um tempo com as próximas temporada, sempre quis dar uma chance para os livros. Confesso que, mesmo assim, comecei a ler este daqui sem qualquer compromisso em continuar. Minha nota verdadeira é de 3,5, porque teve partes dele que mereciam 4, outras que eu não poderia dar mais do que 3. Uma coisa é certa: seu enredo encaixa bem mais em uma série com vários episódios do que em um livro.

E essa é minha primeira crítica para ele. Apesar de ter achado a leitura bem mais fácil do que eu esperava, ela tem alguns problemas. É uma narrativa bem descritiva e, na sua maior parte, não há o menor problema aí. Mas a autora tem a mania irritante de chamar todas as plantas e pássaros pelo nome de suas espécies, mesmo quando eles não fazem qualquer diferença para a história, que foi difícil de aguentar. Além disso, certas explicações do clima e comportamento da natureza à sua volta não fizeram nenhum sentido em cenas em que a protagonista estava transtornada e definitivamente não deveria estar se preocupando com isso. Esses foram os detalhes que passaram do limite.

Mas o que realmente me incomodou foi que o enredo também se perde em várias cenas inúteis e rotineiras, que ficaram bem em episódios cujo pequeno clímax poderia não mudar muito o resto da história, mas que se tornaram enrolação em um livro. Aliás, não tenho muita ideia de qual é o clímax do livro em si, já que nada vai mesmo em direção a um só, ou se constrói para ele. Poderiam ter tirado de cem a cento e cinquenta páginas aqui pelo menos, e nada se perderia, já que muita coisa é repetitiva.

Um exemplo disso é quando Jaime e Claire estão se conhecendo melhor. Acho lindo criar várias cenas deles conversando sobre coisas importantes, mas elas passaram do limite. Quando vinha já a vigésima, minha vontade era de pular para o próximo capítulo.

É por causa desse tipo de coisa que ainda não sei se vou continuar com a série. Ela tem milhares de livros e cada um maior que os anteriores, mas eu simplesmente não confio na autora para ter escrito só o necessário e trabalhado em cima da sua história. Para mim, ela parece ter escrito com a intenção de ser muito e achar isso bonito.

Agora que li esse livro, tive que reconhecer que relevei muita coisa problemática que tinha visto na série, mas que são bem imperdoáveis aqui. São quatro coisas, duas delas em relação à protagonista, Claire. A primeira é sobre sua viagem no tempo, que ela levou extremamente bem, na minha opinião. Aliás, bem demais. Em nenhum momento ela realmente entra em pânico, em negação ou qualquer coisa assim. Sei que ela é, como pessoa, bem racional, mas eu também sou e isso é uma das coisas que me enlouqueceria mais ainda se eu tivesse passado pelo que ela passou. Se algo que minha racionalidade me diz ser impossível acontece, meu choque precisa ser grande. Ela não teve praticamente nenhum.

Além disso, em nenhum momento desde que viajou no tempo, ela pensou sobre seu marido, Frank. E eu quero dizer pensar de verdade, sobre ele, lembranças dele. No máximo, ela resumia na narração que tinha pensado sobre ele, sem a gente acompanhar seu raciocínio e seu teórico luto. Se isso foi uma tentativa da autora de nos fazer escolher o Jaime sem qualquer remorso, não conseguiu. Pelo contrário, me senti ainda pior pelo Frank, que foi esquecido em dois segundos e só lembrado pelas piores razões.

Mas esses são defeitos pequenos. Tenho outros dois bem maiores para criticar. Sabe, eu tentei manter em mente que o Jaime era um homem de 1700s, que a própria Claire, super civilizada comparada a ele, era da década de 40 e bem ultrapassada em relação a mim. Também não me deixei esquecer que esse livro foi publicado em 91, mas ainda não consegui perdoar certas coisas.E eu vou dar alguns pequenos spoilers no resto desse parágrafo, então, se você quiser fugir, vá para o próximo (depois do espaço).
Eu já estava preparada para a cena em que Jaime castiga Claire, ou seja, bate nela. Juro que entendo o que levou a autora a criar essa situação, mas ainda acho que ela poderia ter tido mais tato ao lidar com ela e a explorar. Para mim, se eu estivesse no lugar da Claire, não haveria o que me fizesse olhar para a cara do Jaime, confiar nele ou até chegar perto dele de novo. Mas foi bem pior quando a autora o fez a estuprar, com a desculpa de que ele era seu marido e ela teria que obedecê-lo. Acho imperdoável quando ela pede para ele parar, porque a está machucando, e ele continua.

Além dessas duas cenas serem terríveis, tenho que falar que elas não combinam em nada com a personalidade do Jaime, que até então eu estava achando perfeito quase demais. Mesmo depois delas, ele volta a parecer o Jaime de antes, como se elas fossem um desvio que a autora forçou para criar - não sei bem o que ela poderia querer aqui, - controvérsia, polêmica, choque de culturas, vai saber. Só sei que eu não consigo encaixar essas duas cenas na pessoa do Jaime, que é incrível e apaixonante em todos os outros aspectos.

Ainda mantendo em mente a época da qual cada personagem e a própria autora fazem parte, não consigo também relevar o fato de que esse livro é um desserviço a pessoas LGBTQ. Existem dois homens aqui, um gay e outro bi, aparentemente, que são retratados extremamente mal. Um é o grande vilão, perverso e pervertido, cruel em todos os sentidos. E o outro é feito de ridículo, ainda abusador, de garotos menores de idade até. Não importa o que pode vir em livros futuros - e o que eu sei que vem, - porque a mensagem que ela passa com este daqui é bastante tóxica e me incomodou muito.

Existem dois jeitos em que você pode retratar algo como homossexualidade em uma época em que não estava nem minimamente perto de ser aceito. Ou você retrata tudo como a autora fez aqui, do jeito preconceituoso como era e com a protagonista se fazendo de tonta, apoiando mas não abertamente. Ou você coloca a cara (dos seus personagens) a tapa, deixa eles terem mesmo os preconceitos só para quebrá-los durante a história e mostrar como estavam errados. Mas perpetuar essa ideia doentia de que ser homossexual é ser pervertido e abusador é a pior coisa que você pode fazer.

Outlander poderia ter sido muito melhor, é verdade, mas, para ser honesta, também estava esperando detestar, então foi melhor do que achei que seria. Algumas cenas são bem bacanas, alguns personagens (como a Jenny) também, mas não posso dizer que me conquistou, por exemplo, como a série de televisão tinha me conquistado. Não sei ainda se vou ler o próximo, principalmente, porque até as partes boas estavam começando a me irritar depois de um tempo. É um livro grande demais, com dezenas de páginas desperdiçadas em nada. Imagine que todos os próximos são ainda maiores, alguns têm o dobro desse aqui. Não sei se vou ter vontade, mas quem sabe, né?

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 06/01/2022

Perfeito
Não importa quantas vezes eu leia esse livro, nem quantas vezes eu assista a série, sempre vai ser como a primeira vez, eu sempre vou sofrer, rir, chorar e me apaixonar.
Mesmo vendo alguns erros na narrativa, eu não consigo deixar de amar, é sem sombra de dúvidas a minha série favorita da vida, pelo menos até o momento.
Toda a viagem da Claire, a sua necessidade de voltar para casa, até a descoberta de que seu lugar era no passado, que apesar de ter pra quem voltar no futuro, aquele não era mais o seu lugar. Seu lugar era na Escócia de 1743 ao lado do Jaime, mesmo que isso seja uma das cosias mais difíceis que ela já tenha feito, mesmo que a sua vida corra risco diariamente, e ela tenha que deixar todas as comodidades da sua época, afinal 200 anos são muito tempo, mas o que ela encontra na pessoa do Jaime, ela não tina na sua época, mesma amando muito o Frank, ele não era o tipo de homem que colocava ela acima de tudo, que tinha ela como a razão da sua existência e que mataria e morreria por ela.

Janayna 09/09/2014

Estória muito cativante
Para mim este livro poderia, tranquilamente, ser 5 estrelas, pelo contexto histório (adoro as highlands), pela criatividade do tema (viagem no tempo) e pela construção dos personagens. Eu me senti dentro do livro, na Escócia do século XVIII. Acontece que a heroína do livro é uma chata de primeira! Que fatalidade! Que desperdício!
É claro que isso é uma opinião muito pessoal minha - afinal, tenho o direito de ter empatia ou não pelo protagonista.
Enfim, fui até o final do livro com muito sofrimento. Já não suportava mais as decisões e atitudes de Claire!
Mas, apesar de tudo, recomendo muitíssimo a leitura do livro - que parece ser uma unanimidade internacional.

danisteagall 02/05/2021

Livro ótimo, mas cansativo
Viajando no tempo e caindo bem no meio do conflito entre ingleses e escoceses no século XVIII, Claire terá que achar uma maneira de tentar voltar ao seu tempo real ou se adaptar e aceitar sua nova vida quase-medieval.
O livro é cheio de reviravoltas, os protagonistas só apanham (mas milagrosamente sobrevivem), tem sexo pra caramba e muuuuuuuuuuita descrição da paisagem.
O enredo é bom, mas a história as vezes parece esticada: alguns capítulos são bem enfadonhos e claramente são só um trampolim pra um acontecimento maior.
Acho que lerei o volume 2, mas vou descansar um pouco antes hehehe.

livrosdarach 16/12/2021

Me levem de volta pelas pedras de Craigh na Dun
Não, eu não quero voltar para a Escócia de 1700. Eu quero, na verdade, sair de lá e voltar ao meu próprio tempo. Explico.

Sou super fã da série, assisti à adaptação inteira duas vezes e aguardo a próxima temporada. Exatamente por isso, disse a mim mesma que não leria os livros, não tinha necessidade. Contrariando os meus instintos, li o primeiro livro. Foi só decepção.

A narrativa da Claire é longa, arrastada e fica no chove e não molha em muitas partes. A própria personagem não me conquistou, completamente diferente da Claire da série. Ela aceita de muito bom grado a condição em que se encontra ao passar pelas pedras e ver-se de volta no tempo, sem contar que ela nem parece sentir a menor falta do marido que deixou em 1945.

Além disso, a autora parece querer fazer os leitores gostarem do Jaime a todo custo. Não importa o que ele faça, sempre há uma "passada de pano" para que tudo fique bem e ele volte a ser o querido da estória. Tudo bem, eu entendo que o livro se passe em meados de 1700 e que a data de publicação seja 1991, mas algumas coisas não funcionam mais.

E falando em coisas que não funcionam mais, a narrativa é cheia de problemáticas que não envelheceram bem com o livro. Tentei manter a mente aberta pensando nas datas de acontecimentos e publicação, mas não rolou. Sobre isso, julgo que a adaptação da série tenha solucionado bem essas problemáticas, deixando apenas o que realmente era relevante para o desenvolvimento da estória, bem como equilibrando toda a lenga lenga de acontecimentos desnecessários. Das 850 páginas que eu li, daria pra reduzir bem umas 200.

Pode ser que a minha expectativa de leitura estivesse alta porque eu gosto muito da série? Pode ser. Ainda assim, não vejo muitos motivos para continuar a leitura com o próximo livro. Fico satisfeita com as mudanças feitas para a adaptação e são com elas que eu pretendo seguir.

No mais, a leitura valeu a pena pelo vocabulário em inglês.

Beatriz 21/02/2021

Outlander foi uma surpresa incrível. Eu entendo agora o sucesso dos livros e da série. Os personagens são bem cativantes, a leitura é rápida (apesar das quase 700 páginas) e você se apaixona não só por Jamie, mas também pela Escócia. O único motivo de eu não ver esse livro como um favorito e não dar 5 estrelas, é o fato de que algumas partes do enredo me incomodaram muito. Eu tenho que levar em consideração que o livro foi publicado em 1991, mas mesmo assim acredito que algumas coisas poderiam ter sido lidadas de forma diferente. Entre elas (sem spoilers, pode ficar tranquilo): a vilanização do único personagem LGBT e o tratamento que Claire recebeu por ser mulher em momentos que poderiam ter sido modificados pra agradar um público mais moderno. Apesar disso, tenho muita vontade de continuar lendo e descobrindo mais sobre esse mundo e mal posso esperar pra ver como alguns desses pontos são desenvolvidos na série. Recomendo pra quem gosta de aventura, romance e livros sobre viagens no tempo. Os plot twists são bem interessantes também, mas é um livro bem pesado no quesito violência. Talvez não seja para todo mundo.
Ju 22/02/2021minha estante
Tem que ter a cabeça no lugar, mas essa história é absolutamente

Ju 22/02/2021minha estante
Gostei mt da tua review!

Maitê 02/02/2015

Devorei esse livro em poucos dias, excelente leitura para os que gostam do gênero, e uma boa escolha para quem quer começar a ler romances historicos. O livro apesar de ser narrado na primeira pessoa tem uma narrativa clara, que permite que os outros personagens desenvolvam.

Aeris 08/01/2017

Good
One of my favorite books. It's big, but so easy to enter on the history and become attached to the characters.

Mari 10/08/2020

Depois de assistir a série decidi ler os livros e não me arrependo.
Vivik Oliveira 11/08/2020minha estante
Aaaa AMO! Os livros são ainda melhores! Mas a série é incrível tb

Rutche 12/07/2022

Excelente historical novel
Diana can intertwine history with fiction in a way that it's believable and true to the people she's talking about.
Even though there is some controversy during some of the sex scenes, the author skillfully uses historical context to justify and explain such brutality. I do think it works considering the time period the novel is written in.
Definitely a page-turner of you're a historical novel fan!

Carolina.Leiner 17/07/2023

Recomendo
Sou daquelas fãs que primeiro conheceu a série e depois fui ler os livros. Não me arrependi, acho que a série fez um ótimo trabalho adaptando a história e senti que ler o livro complementou a história, já que traz mais detalhes sobre os personagens. Esse 1° é o meu favorito, porque acho que traz toda a essência da história.