Curso de Portugues Jurídico

Curso de Portugues Jurídico Regina Toledo Damião...

Resenhas - Curso de Portugues Juridico

Hudson 04/03/2012

O livro é bem instrutivo cumpre o que promete didaticamente, porém é preciso estar atento e ter uma gramática do lado, há certas partes em que é preciso refletir bastante fica-se confuso com tantos termos, mas em grande parte dos exemplos são sanados,em exemplos abaixo de forma clara e simples, mas a construção gramatical é mais usada para formular proposições futuras quando necessário for compor suas próprias peças.

Ponto importante são as dicas do que se deve evitar, mostrando de forma clara alguns erros constantes que fazem os requerimentos jurídicos destarem do padrão adotado, pedido pela norma jurídica.

Embora as vezes tenha uma conotação um pouco pedante o livro é bastante focado em transmitir tudo isso de forma clara, muitas vezes até orientando uma linguagem mais prática do que a clássica mostrada no livro, são usados vários exemplos de juristas como Ruy Barbosa para se mostrar o contexto histórico de construção de muitos hábitos, e ressaltando nas entrelinhas que deve-se evitar isso, fazendo com que os requerimentos sejam dinâmicos, precisos e focados porém de forma elegantemente eficiente,tarefa a qual parece um pouco difícil, visto que muitas pessoas amam o floreio retórico do direito.

Penso que é um bom curso, pois é bem feliz no que se propõe os exemplos de peças já prontas auxiliam bastante os iniciantes no estudo jurídico mostrando claramente formulas para que possam desenvolver sem problemas depois, isso foi um grande ponto e de forma muito clara, vale a pena ler e conhecer mais como se estrutura o ramo jurídico da nossa língua portuguesa.