Os Invictos

Os Invictos William Faulkner




Resenhas - Os Invictos


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Rubens.Conte 14/04/2022

singelo
Quando se amadurece na literatura, o que começa a apaixonar são as nuances. Huxley, por exemplo, é sapientíssimo, mas seu estilo não é excepcional. Gabriel Garcia Marques(discípulo de Faulkner), pelo contrário é exuberante em estilo. Já Faulkner em os Invictos, é singelo, mas é uma singeleza permeada de complexidade técnica na escrita, o que agrega um valor inextimável a experiência de ler - na perspectiva de que ler, é mais do que apreciar o enredo - ler é uma experiência intelectual, também pela forma, pela exigência de atenção plena que o método da escrita exige do leitor. E nisso Falkner, também em Os Invictos, é um mestre indiscutível. Os invictos é uma história singela, talvez corriqueira para o mundo de meados do ´seculo 20. Mas a forma, a maneira como ela é exposta, seu humor refinado, sua forma magistral de nos apresentar o mundo sob a perspectiva de de um menino de 11 anos, que vai caoticamente percebendo e se inserindo no mundo.
comentários(0)comente



luizguilherme.puga 18/10/2021

Livro bem leve e cheio de alívio cômicos, temos  as peripécias de um menino de 11 anos, Lucius Priest, no condado fictício de Yoknapatawpha, que, ao lado do brutamontes e não ajuizado Boon Hogganbeck, empregado da família, e do cocheiro negro Ned McCaslin, se metem em uma trapalhada interestadual a bordo do recém adquirido carro do avô.
A caminho do vizinho Tennessee, vão parar em um prostíbulo, vêem-se às voltas com um cavalo roubado e acabam competindo em um hipódromo caseiro, tendo Lucius como jóquei e o carro do avô como prêmio. Uma leitura leve e diferente e como sempre, em se tratando de Faulkner de muita qualidade.
comentários(0)comente



Soares.Julio 21/06/2015

Somos a consequência do que aprendemos
Tenham em mente que farei a resenha do ultimo livro escrito por William Faulkner, vencedor do Nobel e de dois Pulitzer (um deles por esse livro), por isso peço que repensem em lê-lo agora sem conhecer suas obras anteriores. Digo isso não pela narrativa do livro ser mais difícil do quê das obras anteriores, o que não é, ou porque você precisa ter lido obras anteriores para entender esse livro, que não precisa, mas por ser um livro diferente dos demais que ele escreveu. Talvez você já deva ter ouvido que a leitura de O Som e a Fúria, Enquanto Agonizo e Absalão! Absalão! sejam difíceis, mas em sua ultima obra, sua narrativa é amenizada (mas sem se tornar padrão).
Os Invictos é um livro narrado por um avô, o Lucius Priest, que conta parte de sua infância onde várias descobertas são feitas e que o amadurecimento repentino fez-se necessário. Dois empregados, Boon e Ned, e Lucius, o neto do senhor da casa, partem em uma viagem com o carro do avô de Lucius sem o consentimento, e nessa viagem vão parar num bordel, vão conhecer pessoas com a moral decadente e se virão envolvidos em uma corrida de cavalos, tudo isso narrado pelos olhos de um agora velho no seu tempo de criança.
Com parágrafos esparsos, travessões e parênteses que auxiliam a narração de Lucius. O livro é uma história de causas e efeitos e conseqüências. Os personagens que transitam na história não possuem uma tonalidade preta ou branca, mas cinza; com causas e conseqüências; o modo como somos tratados é reflexo do modo de como tratamos as pessoas ou por meio de hierarquias.
A narrativa desse livro é uma das melhores que já li, ela flui de uma forma espetacular e as escolhas do modo narrativo escolhidas por Faulkner não podia ser melhor
comentários(0)comente



Pedro 27/02/2014

Crescimento - carros e pessoas
Interessante história contada logo após a invenção e venda dos primeiros automóveis, bastante focado no ponto de vista de Lucius Priest, que apesar de bem jovem, apresenta grande crescimento pessoal compartilhado com o ator no desenrolar da trama. Retrata pontualmente diferenças de uma época distinta. Uma ótima opção de leitura
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR