Codinome Sofia

Codinome Sofia Murilo Godoi

Resenhas - Codinome Sofia

Rafael.Lopes 29/11/2021

Leve e gostosinho de ler
Aqui vemos um romance teen como nos clássicos, onde uma mentira vai virando uma bola de neve. O livro é gostosinho de ler, cheio de boas reflexões, aborda muitos assuntos importantes de forma delicada e sensível. A leitura flui bem, os personagens são ótimos, fáceis de se apegar, a história te prende, sempre queremos saber como Benjamin vai lidar com a próxima situação. Enfim, sensível, divertido, importante e necessário!

Lia 21/01/2020

"Nossa missão é sentir... É viver..."
Benjamim é um garoto andrógino (pessoa que apresenta a mistura de características femininas e masculinas), trabalha no caixa de um cinema, coleciona decepções amorosas e que sofre preconceito devido a suas características.

Sem muita perspectiva de vida, sua única paixão é a pintura, mas ele não acredita no seu grande potencial, apesar dos vários elogios que seus quadros recebem. Sua vida é triste e resumi-se ao trabalho com Mônica, sua melhor amiga, encontros fracassados e idas á biblioteca onde tem uma grande amizade com o Sr. Tino, bibliotecário da cidade.

Tudo começa a mudar quando Ben conhece o Conrado, um cara lindo e com tudo que ele deseja, mas que o confunde com uma garota. Ben decide manter o mal entendido e acaba se tornando outra pessoa, para o Conrado ele é a Sofia. Sustentando essa grande mentira, ele começa a viver uma vida completamente diferente e com mais perspectiva. Sob o Codinome Sofia, ele se torna uma pessoa mais feliz e, mesmo se metendo em muitas confusões, acaba descobrindo a si mesmo numa jornada de aceitação.

Ultimamente tenho assistido os telejornais e cada vez mais vejo a crescente onda de casos de crime de ódio, mostrando que mesmo com o passar do tempo o preconceito e a homofobia continua presente em nosso dia-a-dia. Portanto é satisfatório ver um livro que aborde esse tema e que, acima de tudo, exalte o amor próprio e ao próximo.

Durante toda a leitura, já sabemos que aquela mentira vai dá errado de uma maneira catastrófica, a cada capítulo que se passava dava vontade de sacudir o Ben por não contar toda a verdade para, quem sabe, amenizar mais as consequências de seus atos.

A princípio achei que ele fosse assumir completamente a identidade de Sofia e que a questão central seria a sua própria aceitação e a de todos ao seu redor sobre essa transformação, mas o enredo mostrou-se mais do que isso.

"Num mundo tão padronizado, ser o oposto é visto como algo insólito."

Temos muitas discussões filosóficas entre o Ben e o Conrado, com várias citações de filósofos importantes, que nos faz refletir bastante sobre o amor, a vida e a morte. Mas também temos algumas cenas intensas e emocionantes que nos deixa com o coração apertado. Algumas dessas cenas, infelizmente, reflete bastante a realidade, tornando a leitura difícil em alguns momentos.

Foi emocionante acompanhar a evolução do Ben, sua aceitação e mudança de atitude. Sua história nos motiva e nos traz novas perspectivas sobre a mudança que devemos realizar quando estamos insatisfeito com nossas vidas. Mas não é apenas o Benjamim que nos motiva, é também o Conrado com seu senso justo de sempre cumprir com suas promessas e a Mônica em sua busca pela liberdade. O Murilo soube desenvolver bem seus personagens e suas histórias.

"Para mim a liberdade significa desprender-se de tudo o que te faz mal, e buscar com todas as forças o que vai te fazer bem e feliz sem se importar com as opiniões diferentes das demais pessoas."

Codinome Sofia é uma leitura que deve ser feita por quem não possui preconceitos e tem a mente aberta. É uma história sobre aceitação, cheia de ensinamentos e reflexões, com uma narrativa fluida e leve, com algumas partes descontraídas, outras intensas e que nos envolve do inicio ao fim.

site: https://construindoestante.blogspot.com/2019/11/resenha-codinome-sofia-murilo-godoi.html

Thainá - @osonharliterario 12/02/2019

Uma história sobre se encontrar e se aceitar.
Benjamin se vê como um fracassado. Trabalhando no caixa do Cine Fun e sem nunca ter conseguido passar em uma universidade, o garoto sente que não há um rumo certo para a sua vida. Somando a isso, tem a certeza de que é um desgosto para os pais, pois além do fracasso no ramo de trabalho também é gay. E, como se apenas isso não bastasse, andrógeno.

A sua maior paixão se encontra na pintura, porém, mesmo criando quadros incríveis, não consegue acreditar que tem talento para tal. Quando uma ideia compartilhada pelo Sr. Tino - o bibliotecário da cidade, amigo e conselheiro de Ben - sobre se inscrever para a melhor universidade de artes do mundo, fora do Brasil, atinge Benjamin, o garoto vê nisso uma oportunidade de provar para si mesmo que a pintura é algo maior do que um hobby.

Porém essa não será a única novidade na vida de Ben: ele conhece Conrado. Após ter sofrido diversas vezes por ter um semblante mais feminino, e isso ter afetado em possíveis relacionamentos que não chegaram nem a se iniciar, ao conversar pela primeira vez com o adorável desconhecido, Ben acaba por soltar uma pequena mentira, a qual tomará proporções grandes e o fará repensar sobre quem ele realmente é.

Através da narração em 1º pessoa temos uma conexão forte e mais profunda com Benjamin, já que há uma proximidade maior. Adentramos em sua mente e compartilhamos de seus pensamentos: a dificuldade em aceitar a si mesmo e conviver com as próprias diferenças; os problemas familiares e a falta de comunicação entre ele e os pais; a culpa e, ao mesmo tempo, o alívio em ser outra pessoa.

As conversas entre Benjamin e Conrado também tem muito a acrescentar na história e nas reflexões que a mesma traz. Ambos discutem sobre o amor, a vida e a morte, embasando-se em opiniões próprias e de filósofos renomados. E, claro, não podemos esquecer da presença importantíssima de Mônica, a melhor amiga de Ben. Uma garota rica que, mesmo tendo tudo ao seu alcance, almeja por algo maior: a sua liberdade.

Visões diferentes são cruzadas e discutidas, fazendo com que a história não seja massante, mas também nenhum pouco simples. Disserta muito sobre amor próprio, o ato do perdão e a violência por trás do preconceito. É um livro sobre ensinamentos e consequências.

O final deixou um "gostinho de quero mais", dando a impressão de que terá uma continuação, a qual já me sinto bem animada e curiosa para ter em mãos. O contato com a história me trouxe muitas sensações boas e ações que pretendo colocar em prática, como por exemplo não duvidar de mim. Codinome Sofia é uma bela história com grandes ensinamentos, principalmente para os mais jovens, mas também importantíssimo para os adultos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/02/resenha-codinome-sofia-murilo-godoi.html

Bibliotecadakah 04/02/2019

Maravilhoso
O livro conta a história de Benjamin, um jovem rapaz que em meio a dilemas existenciais se vê excluído pela sociedade por ser diferente dos demais, ou como ele diz, por ser uma anomalia.
Benjamin mora com os pais e trabalha no cinema da sua cidade, local onde os casais apaixonados sempre vão para assistir a filmes como "Amor sublime Amor" e "Coração Ardente". Porém Benjamin já teve tantas desilusões que se tornou cético quanto ao amor.
Mas tudo na vida pode mudar... Benjamin tem em Mônica sua colega de trabalho e melhor amiga, um grande ponto de apoio. Bem como seus pais e o bibliotecário Sr. Tino, que sempre escuta Ben e o aconselha. E mesmo não gostando de clichês, é à partir de um encontro na biblioteca da cidade que a vida de Benjamin muda completamente.
A escrita do autor é leve e fluida, fazendo com que o leitor mergulhe na história. Recomendo a todos que gostam de um bom romance e que tenham a mente aberta.

Raah 23/01/2019

Codinome Sofia
Codinome sofia - Murilo Godoi

Codinome Sofia conta a história de Benjamin, um garoto andrógino (pessoa de um determinado sexo com aparência do sexo oposto) que sofre preconceito devido às suas características físicas.

Benjamin, após uma desilusão conhece Conrado, um garoto hétero com um passado triste e uma relação complicada com Lívia.

Benjamin se encanta pelo perfil "príncipe encantado" de Conrado, e, por medo da rejeição, decide ser outra pessoa: Sofia.

Benjamin tem como melhor amiga Mônica, uma garota alegre, cuja família rica não aceita suas escolhas de desistir da faculdade, trabalhar como caixa no cinema da cidade e cantar.

Com o passar da história, Benjamin se mete em diversas confusões para manter seu disfarce e viver os momentos mais felizes que só a vida como Sofia poderia lhe proporcionar.

Somente com ajuda de Mônica e Sr. Tino, bibliotecário da cidade e conselheiro de Benjamin, e o carinho da mãe, ele consegue vencer os desafios que precisa enfrentar.

Benjamin e Conrado estão se salvando mutuamente e descobrindo um amor doce e difícil de ser vivido, principalmente pelo fato de Conrado ter se apaixonado por Sofia, sem saber que ela é, na verdade, Benjamin. Sem dúvidas, um belo romance.

Não tem como não querer um pouco mais dessa história.
Mas, apesar de um enredo muito bom, é passível de revisão, devido aos diversos erros gramaticais encontrados. Nada que não possa ser relevado pelas lindas citações de escritores e filósofos renomados durante as discussões filosóficas entre Conrado e Sofia e os sábios conselhos do Sr. Tino.

Vale a leitura.