A Doçura do Mundo

A Doçura do Mundo Thrity Umrigar

Resenhas - A Doçura do Mundo

1 | 2 | 3 | 4

Poesia na Alma 10/02/2024

É um bom livro, com final delicado e surpreendente, às vezes, um pouco monótono, mas não se perde na monotonia.

Bia Franzoi 26/12/2023

Diferente
Li esse livro, coincidentemente, ao mesmo tempo em que estava assistindo aos vídeos lançados do canal Mundo Sem Fim no YouTube, época em que estão visitando a Índia. Consegui imaginar bem diversos locais descritos no livro por ter acabado de os conhecer pelo canal, o que foi muito legal.

A leitura, para mim, foi diferente de outras leituras. O foco na comparação entre as culturas indiana e estadunidense (a América é muito mais do que apenas um país) tornou o livro interessante para mim.

Pessoalmente, gostaria que tivesse mais críticas e reflexões sociais, mas não é algo que tenha faltado para o desenvolvimento da história.

Gostei bastante de poder entender e me colocar no lugar das personagens, com seus conflitos internos e interações, algumas vezes, complicadas. Estar dentro dos pensamentos da personagem principal foi muito tocante e me ajudou a entender melhor pessoas do meu convívio.

A leitura é fácil, em algum momento no meio acabou ficando um pouco entediante, mas logo depois recuperou. Próximo ao final, ficou difícil parar de ler.

Porém, gostaria que o final, em si, tivesse sido um pouco mais desenvolvido, pois é a solução do dilema da personagem principal, e acabamos tendo apenas um gostinho de como aconteceu.

Samara 13/11/2023

"A Doçura do Mundo" de Thrity Umrigar é uma obra que habilmente tece as fragilidades intrínsecas à vida, mergulhando na essência do convívio familiar e desafiando as barreiras que nem sempre são intransponíveis entre culturas completamente distintas. O livro destaca a volatilidade da existência, onde um acontecimento fortuito pode transformar completamente nossas vidas, dissipando a tranquilidade que antes conhecíamos.

Nesta narrativa envolvente, Umrigar celebra a vida em família e em comunidade, explorando temas fundamentais como amor, perda, identidade, vida familiar, sobrevivência e esperança. A prosa bem escrita, emocionante e inesquecível captura a atenção do leitor, conduzindo-o por uma reflexão profunda sobre as complexidades que permeiam a condição humana.

"A Doçura do Mundo" oferece uma visão perspicaz sobre a interseção de duas culturas aparentemente díspares, mostrando como o choque inicial pode, surpreendentemente, resultar em um enriquecimento mútuo. Um romance que não apenas entrelaça as histórias de seus personagens de maneira magistral, mas também lança luz sobre as interconexões que moldam as relações humanas. Um retrato eloquente e poético que permanece com o leitor muito tempo após o término da leitura.

Thay Rosa 21/10/2023

Boa escrita, trama podia ser melhor
Não vou negar que a escrita é realmente boa, tanto que eu terminei rápido a leitura, mas a história me deixou com o sentimento de que algo está faltando. Achei que a autora focou demais em comparar os dois países e as duas culturas, nas preocupações e divagações da protagonista. Alguns parágrafos se arrastavam em lembranças e descrições que tornavam o livro um pouco cansativo. Esperei mais da trama das crianças, mas não deu... Podia ter explorado melhor os acontecimentos. O melhor personagem infelizmente estava morto rsrs. Mas os personagens pelo menos eram bons. Não leria de novo, apesar de não ser ruim.

Ana Caturelli 29/08/2023

Sobre luto e recomeço
Em A doçura do mundo Thrity Umrigar narra a história de Tehmina, uma dona de casa indiana que fica viúva após 40 anos de casamento e precisa redefinir os rumos de sua vida. Com sensibilidade a autora constrói uma narrativa envolvente sobre luto, família e superação.

Yasmin 25/06/2023

Thrity Umrigar está se tornando uma das minhas autoras favoritas! Suas histórias profundamente humanas, com personagens femininas cheias de conflitos e contadas do ponto de vista de uma imigrante indiana, entretem enquanto nos apresentam a novas vivências. "A doçura do mundo" é um livro repleto de afeto e esperança, que mostra as dificuldades de quem deixa sua terra natal, mas sem perder a ternura de acreditar num futuro melhor.

A. M. 02/02/2023

Dores do passado e medos do futuro.
Esse livro conta a história de uma senhora adorável, "Themina", que está dividida entre continuar morando na sua terra natal na Índia sozinha, agora que perdeu o marido Rustom. Ou viver nos Estados Unidos com seu filho Sorab e sua família.
Essa é uma leitura muito agradável. Themina é uma mulher sábia e tomara a decisão certa para ela e para todos a sua volta.

Andressa 17/10/2022

Não muito bom?
Li este livro depois de ter amado minha primeira leitura da autora, ?A Distância Entre Nós?, que já resenhei aqui, e ter gostado bastante da segunda leitura???? ?Um Lugar Para Todos? sobre o qual ainda vou escrever.? porém, me decepcionei bastante. A crítica social não era forte, os personagens não eram cativantes e a escrita não trazia a profundidade esperada.?

Susan.Kelle 06/06/2022

Primeiramente vou citar meu único ponto de decepção com este livro: a relativa lentidão para que as coisas aconteçam. Alguns momentos se estendiam apenas por conta de Themina refletir repetidamente sobre os mesmos problemas de novo e de novo, e talvez isso seja meio lógico afinal ela tinha uma grande decisão tomar, mas ao mesmo tempo a gente já estava ciente do dilema o suficientemente. Agora vamos a todos os maravilhosos pontos positivos: a relação cultural que Themina faz entre americanos e Paris, a grande diferença socioeconômica que ela destaca entre Índia e EUA, os personagens muito distintos entre si, as reflexões acerca de casamento e luto e seguir em frente e por fim e não menos importantes as lindas citações de Omar Khayyam. Tudo isso é trazido de maneira gradual neste livro, aos poucos, mas tudo bem amarradinho no enredo realmente muito simples. Meu destaque vai pra experiência de me relacionar muito com muitas das reflexões de Themina, sobretudo em relação ao casamento e sobre como acabamos nos tornando ao mesmo tempo uma unidade com o outro e também alguém que não existe da mesma forma sem o outro.Me solidarizei com Themina e segundo de mudar, por que já tendo passado por um processo de mudança de cidade e de estado, muito mais simples que mudar de país e de continente, também senti o peso da decisão de deixar tanto da minha vida para trás e realmente não existe lógica que torne tudo mais simples ou mais fácil. É um livro ótimo mas pra se ler sem esperar grandes picos de emoções, mas para encontrar ótimas reflexões.

Pêpe 13/03/2022

Leve
A história gira em torno de Tehmina a mãe, Sorab o filho e Cavas o neto.
Tehmina perdeu seu marido, e mora com seu filho nós Estados Unidos, mas sente uma saudade imensa da Índia onde viveu sua vida toda.
Sorab foi para os EUA, estou se formou e constitui sua família e tornou- se bem sucedido.
Tehmina vive um dilema entre morar com seu filho e voltar para Bombaim.
No começo do livro, achei meio arrastado, só nas últimas 100 páginas é que conseguiu me prender mesmo.
É um livro leve, cheio de comparações, onde vc se pega pensado no que faria no lugar de Tehmina.
Eu gostei mas... já li em melhores

Arthur.Maciel 14/02/2022

Complicado
Erro meu que criei expectativa em um que não prometia aquilo que buscava. livro bom. História bem feita, porém....
eu achava q o livro seria melhor.

Steph.Lopes 26/06/2021

O livro acompanha Themima, uma mulher Indiana, que perdeu seu marido e hoje vive com o filho e sua família nos Estados Unidos, tendo que se decidir entre ficar ali ou voltar para a Índia.

Gostei demais de A Doçura do Mundo pois me fez ver a Índia e sua cultura por uma perspectiva bem diferente. A forma como se sentem em relação a família, trabalho, espiritualidade são bem diferentes da que estamos acostumados e ver como Themima se sente em relação à tudo isso é muito legal. E a autora trouxe isso de uma forma muito simples e muito leve.

Recomendo muito a leitura do livro

Duane França 16/11/2020

Quentinho no coração
"A Doçura do Mundo" é um livro escrito por Thrity Umrigar que nos conta uma parte da história de Tehmina Sethna, uma mulher indiana, da Cidade de Bombaim que acaba de perder o marido e, ao mesmo tempo em que precisa aprender a lidar com os seus sentimentos depois dessa perda, ainda começa a aprender a viver num lugar novo e completamente diferente de seu lar, quando vai viver com o único filho e a nora nos EUA.

Inicialmente, achei que a história não me prenderia, que seria maçante, mas preciso dizer que me surpreendi. A escrita da autora é leve e nos mostra exatamente os sentimentos da Tehmina diante das mudanças e das diferenças culturais que gritam aos seus olhos. A forma como a narrativa foi construída, nos prende e nos faz querer colocar essa mulher no colo, assim como ela mesma quer fazer com todos.

Sentimentos muito claros, calorosos, bem aquela coisa de ser mãezona. É isso que eu senti ao conhecer a Tehmina. Vê-la crescer dentro daquele curto período narrado, vendo-a tomar decisões grandes e pequenas, que significariam mudanças em sua vida e também na de outros, e mesmo assim não se furtar a agir... realmente tocou meu coração.

Tenho esse livro há uns 6 anos e ainda não tinha dado uma chance para ele. E hoje só me pergunto porque não o li antes.

Super recomendo a leitura e ainda quero conhecer outros escritos da autora.

Katia.Scott 26/10/2020

Emoção até às lágrimas
Li o livro atraída por seu título. E fiquei muito emocionada durante toda a leitura. Todos nós, temos aquela visão da Índia, altamente populosa e cheia de religiões e seitas, mas com esse livro pude entender a índole dos Indianos, como são solidários e humanos e inclusivos em suas relações.
É interessante a lenda narrada pela escritora que dá nome ao livro. Como a doçura pode permear as convivências, para reencontrarmos com nossa verdadeira felicidade: Fazer o outro feliz!!
Nunca me emociono tanto pela leitura, às lágrimas me vêem, quando assisto um filme comovente, porém esse livro é tão bem escrito que, sim, me fez aflorar as emoções mais profundas. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4