Tamo junto

Tamo junto Andréa Fernanda Morais

Resenhas - tamo junto

Suely.Fernandes 11/04/2024

O propósito da vida a dois!
O livro aborda vários comportamentos válidos e positivos para a relação de casal, achei a proposta muito boa, porém poderia ser mais resumido e direto ao ponto, sem "encher linguiça".
Um ponto muito legal é poder considerar os ensinamentos para tudo na vida, no individual e em qualquer tipo de relacionamento. E apesar de abordar muito sobre a bíblia e religião, ainda assim gostei das observações dentro do contexto do livro.
Em questão de relacionamento de casal, não é minha realidade hoje, mas assimilei os aspectos essenciais para um futuro compromisso.
Recomendo para quem ainda não está em uma relação e busca estar, pois vai trilhar o caminho mais correto para isso.

P.S.: O livro em si é uma grande declaração de amor da autora e seu marido, um pelo outro!

Ãgatha 18/02/2024

Um caminho para quem quer caminhar junto
Relacionamento não são fáceis. Eu sei. Tenho um de quase 12 anos e sou prova disso. E se você está em um ou quer estar, vai precisar de muita sabedoria e conhecimento para lidar com os desafios que todos que se relacionam profundamente passam.

Este livro é um ótimo caminho para você que quer estar acompanhado de alguém. É importante avisar algumas coisas antes de você iniciar a leitura: ele é um livro de uma autora cristã, logo muitos ensinamentos serão amparados por versículos da Bíblia. Aviso isso pois para algumas pessoas, dependendo da sua fé, pode se incomodar com a abordagem da autora. Minha opinião sobre isso? Amei!

Pode ser que em outro momento da minha vida eu não receberia esse livro com o mesmo carinho que estou recebendo hoje. E fico feliz por ter mudado. Eu consigo ver tanta lógica e razão em toda essa abordagem.

O livro todo é bem escrito, assim como todos os 25 conportamentos sugeridos nele são bem exemplificados. Os primeiros capítulos são cruciais para que o leitor se acomode e se sinta confortável para continuar a leitura e então se aprofundar nos 25 comportamentos.

"É um livro só pra quem tem um relacionamento?" Não! É um livro pra solteiras, pra namoradas, casadas. Todas as mulheres. "Ah, é direcionado só pra mulher?" Também não! É claro que a autora fala mais direcionado para mulheres, pois é o que ela conhece bem. Mas ao final de todo o capítulo, o marido dela comenta sobre o que ele acha, o que ele vivenciou sobre esse tema sendo homem. O que eu acho incrível! Então uma leitura em casal seria muito proveitosa também!

O livro nos faz refletir sobre os nossos comportamentos em um relacionamento e nos convida a tomar a atitude e agir. Nos dá sugestões de como melhorar agora para quem amamos. Fala em como precisamos construir um bom relacionamento de propósito e com propósito. Precisa ser intencional. A melhoria e o amor não se edificam por acaso.

É um livro leve, cheio de bons conselhos, práticas e reflexões para quem busca melhorar com e para seu parceiro. Foi melhor do que eu esperava. Recomendo a todos a leitura. Tenho certeza que a reflexão e prática deste livro podem salvar e melhorar muito a sua relação hoje ou futura.

Carla.Parreira 03/02/2024

Tamo junto (Andrea Morais). Melhores trechos: "...Um dos maiores problemas nos relacionamentos de casais é a falta de clareza de propósito. Por que estamos juntos? O que buscamos? Como estaremos daqui a dez anos? Em boa parte dos casais, cada um dos companheiros pensa diferente quanto à maioria dessas perguntas, e isso acontece até mesmo com casais que já estão juntos há muito tempo. O grande desafio que tenho encontrado lidando com casais em diversas atividades do meu dia a dia é ajudá-los a voltar a acreditar que podem ter um relacionamento feliz, restaurador e cheio de amor e harmonia. Dentro desse objetivo, busco esclarecer que cada um dos parceiros deve procurar conhecer a si mesmo e saber o máximo possível sobre o outro... Você precisa trabalhar no seu relacionamento intencionalmente buscando as características que deseja no seu parceiro. Mas quero dizer também que a sua busca precisa ter o propósito específico de tornar o seu relacionamento extraordinário... Quando as pessoas começam relacionamentos sem propósitos, e não resolvem isso com urgência, fracassam diversas vezes e acabam perdendo a esperança de encontrar um companheiro com quem possam realmente construir uma relação extraordinária. Se a pessoa não se tornar consciente de suas prioridades e expectativas em seus relacionamentos, terá que viver com as consequências de muitas más escolhas ao longo de sua vida. E isso só trará infelicidade e frustração, além de um desgaste muito grande. Por isso, é sempre bom deixar claro para o seu parceiro o que você espera do relacionamento e de cada área da sua vida de casal naquele momento. E também procurar saber do seu parceiro quais são as aspirações dele. Afinal, vocês estão construindo uma vida juntos... É preciso considerar que cada um só muda por iniciativa própria e não por vontade dos outros. E insistir nessa ideia de mudar o outro só vai desgastar a relação e gerar grandes conflitos e insatisfações. É preciso lembrar que os dois devem conversar e ajustar certas coisas para melhorar a relação. O que é razoável é que cada um ceda um pouco e ganhe um tanto, para que a harmonia se estabeleça na relação... A pior situação nesses casos é quando um dos companheiros passa a reclamar do outro para pessoas de fora da relação. Isso é terrível e destrói qualquer casamento. É claro que não devemos admirar falsamente, isto é, forçar uma admiração que não existe pelo outro. Mas, pense: você se encantou com seu parceiro por algum motivo. Então resgate esse motivo na sua mente e no seu coração e passe a admirá-lo sinceramente por isso. Elogie-o sempre por essa razão, ressalte esse lado dele que você tanto gosta... Ninguém, por maior tempo de relacionamento que tenha, é obrigado a saber as expectativas do outro, se ele não as tiver dito. Por isso, é preciso conversar sobre isso e deixar tudo bem claro. Muitas vezes, acontecem erros e frustrações no casamento por cada um acreditar estar fazendo o que o parceiro gostaria, quando, na verdade, não era nada daquilo. Eu sei que muitas vezes dá medo perguntar o que o outro espera da gente, porque temos receio de perceber que podemos estar um tanto distantes daquilo... É preciso que você e seu parceiro compartilhem sempre um com o outro suas ideias e seus desejos. Não espere que o outro adivinhe o que você precisa para ser feliz na relação. Não tente adivinhar o que tem na mente dele... Acredite, Deus quer o melhor para todos nós, em todas as áreas, como diz o Livro de Jeremias 29:11: 'Por que sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-lo prosperar e não de causar dano, planos de dar a você esperança e um futuro.' Mas saiba que são nossas decisões que vão nos conduzir a isso. Deus nos dá uma infinidade de opções e cabe a nós escolher o que acreditamos ser o melhor para nós mesmos... Esse é o ponto: você não precisa ter que abrir mão dos valores que tem para ficar com quem você quer. Pelo contrário, a pessoa que decidir estar ao seu lado precisará entender e valorizar aquilo em que você acredita. Tudo bem que cada um tenha seus valores, mas isso deve ser respeitado por ambas as partes do casal. É importante sim que boa parte dos valores dos dois sejam os mesmos, porque isso facilita muito a relação. Mas naqueles casos em que os valores não são cem por cento compatíveis é preciso que se chegue a um acordo em que ambos consigam lidar com eles, para que não prejudiquem a relação. Sim, é possível viver em harmonia com alguém que tenha alguns valores opostos aos seus, mas é necessário fazer um alinhamento cuidadoso deles com seu parceiro, para que a relação possa ter maiores chances de dar certo... Cada pequeno ato tem consequência, cada mínimo investimento na qualidade do seu relacionamento de casal faz diferença. Cabe a você escolher quais as consequências que quer colher na sua relação. Acima de tudo, é preciso não permitir que os afazeres diários impeçam você de se dedicar ao seu parceiro e se ocupar do bem-estar dele. Nunca negligencie os detalhes... O ato de reconhecer e promover o outro só é praticado por pessoas que têm certeza do seu valor. Só pessoas bem resolvidas consigo mesmas conseguem promover outras... Quando julgamos a reação do outro pela forma como nós mesmos reagiríamos a determinadas situações não estamos sendo justos, porque não somos iguais e cada um pode sentir e reagir de maneira diferente a um mesmo estímulo. Entender isso é fundamental para a boa comunicação. Esforce-se para entender os pontos de vista do outro e as razões pelas quais ele faz o que faz... Certa vez ouvi uma frase que dizia que 'confiar é dar ao outro o poder de te destruir, sabendo que ele não fará isso'. É se abrir, contar não só suas qualidades e vitórias, mas também seus medos, fracassos, defeitos e erros. É se expor de peito aberto, sabendo que seu cônjuge não usará aquilo contra você em nenhum momento – ao contrário, ele será sempre a força de que você precisa nas suas fraquezas... Jamais pense que amar é ser 'dono' de alguém. Esteja perto o suficiente para proteger seu parceiro, mas não para sufocá-lo... O mal é que normalmente gastamos tanta energia em ficar irritada, chateada, reclamando, que esquecemos de resolver de fato o que nos incomoda... A palavra sacrifício vem do latim e é composta por duas outras palavras: sacer e facere. Sacer significa sagrado, divino, e facere significa fazer. Ou seja, sacrifício significa simplesmente fazer algo divino, sagrado. E eu acredito que você só faz isso, de verdade, por quem ama... No relacionamento a dois, errar não diminui você, nem tira o valor do seu parceiro. Errar também não deve fazer com que você desista de tentar. É preciso continuar praticando e se esforçando, até dar certo. Entenda, você está em constante processo de aprendizagem e, por isso mesmo, não permita que um erro a defina. Você, seu parceiro e seu relacionamento são mais do que os eventuais erros que cometerem. Esforce-se mais, tenha boa vontade e os erros se tornarão lições preciosas. Só procure aprender bem e não cometer de novo os mesmos erros... Comemorar não é só dar presentes, ou ter que sair para jantar fora, ou coisa parecida. Comemorar é compartilhar com o outro nossas conquistas e nos alegrarmos juntos. São pequenos gestos que dizem claramente que o outro é tão importante em nossa vida que queremos dividir com ele cada um dos nossos momentos e conquistas, mesmo as mais pequenas. Fazer de cada passo que damos lado a lado um motivo de alegria e de cada conquista a certeza de que juntos vamos muito mais longe é o princípio básico para construir, a partir das pequenas coisas, um relacionamento grandioso... Em minha casa, eu e Fellipe temos um lema que deixa todo mundo feliz no fim do dia: 'Deposite para sacar'. O que quer dizer isso? Que se queremos garantir uma boa noite de prazer é preciso começar a depositar ações, elogios e cuidados durante o dia, para poder ter o que 'sacar' à noite. Entenda, nesse tipo de 'banco' não existe cheque especial, nem pré-datado. Então, ou você aprende a depositar antes, ou nunca vai conseguir sacar da forma como quer. E tem que começar a depositar logo pela manhã, porque depois das 16 horas é provável que a compensação fique somente para o dia seguinte. E nem pense que transferências aqui caem na hora, porque homens e mulheres 'trabalham com bancos diferentes'. Dito isso, fica simples compreender como muitas vezes, quando o casal não entende esses pontos básicos e o homem passou o dia todo “sem depositar nada” e à noite quer sacar, a mulher acaba se sentindo usada. É preciso olhar com atenção o que motiva cada um, marido e mulher, e o que os satisfaz. Então, cada parceiro deve se dispor a dar ao outro aquilo que importa para ele. Brincadeiras à parte, isso é algo bem sério e algumas atitudes desse tipo, se colocadas em prática, dão muito certo. Agora, pense um pouco sobre isto: como anda sua intimidade sexual? Como está a frequência da sua intimidade com seu marido? Você sente que está bom do jeito que está, ou sente que falta algo mais? O sexo é um forte indicativo de como anda a qualidade de vida do casal. Isso porque ele aumenta a intimidade entre os dois, reflete a satisfação ou insatisfação com a relação, de maneira geral, gera conexão, afeto, carinho, paixão, cumplicidade. A falta do desejo sexual ou o sexo ruim, mecânico, sem carinho, por sua vez, pode significar que as coisas não estão indo bem, não só entre quatro paredes, mas também em outros aspectos. Essa é uma área bem delicada em que deve haver investimento forte e constante do casal – assim como em outras áreas que também são importantes para a relação... Ninguém pode fazer por você o que você não faz por si mesma. Então, ame-se, cuide-se, separe tempo para você, aceite-se, perdoe-se, valorize a si mesma. Isso vai ajudar muito no seu relacionamento, porque é exatamente da forma que você se enxerga que você constrói o relacionamento que acredita e merece. Além disso, assumindo que a sua felicidade é sua responsabilidade, você dá ao seu parceiro a chance de ser ele mesmo e traz para o seu relacionamento a leveza de se amarem sem cobranças, sem cargas, sem pesos... Depois de algum tempo, compreendi que no casamento o maior ganho é chegar a um ponto em que podemos concordar, palavra essa que 'soa como plural', e não ganhar, que tem um caráter tão singular. A palavra concordar vem do latim com+cordis, que significa com o coração. Quando duas pessoas concordam quer dizer que seus corações estão juntos, unidos. Entenda bem a sutileza disso: nem mesmo na etimologia da palavra concordar está ligado à razão, mas sim à emoção do amor... Quando condiciona sua felicidade, seu sucesso, sua realização, a coisas que estão no futuro, você rouba do agora as chances que teria de fazê-lo completo, inteiro, entregue, feliz, realizado. Você não tem consciência do hoje quando só mira e enxerga o futuro. Você não constrói lembranças quando vive somente de projeções. Existe uma frase da escritora Eleanor H. Porter que diz 'O que a gente não conhece é sempre mais atraente do que aquilo que temos'. Vivemos com a mania de valorizar aquilo que ainda não alcançamos e perdemos a capacidade de apreciar o que já temos. Pior ainda, existem também aquelas pessoas que olham para o futuro não com esperança, mas com desespero, com ansiedade, acreditando que tudo de ruim pode vir a acontecer e que a situação pode ficar ainda pior do que está. Se não bastasse sofrerem com o hoje, ainda sofrem por antecipação com situações que nem mesmo sabem se ocorrerão. Na Bíblia, em Mateus 6:34, diz: 'Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.' Em vez de viver as inquietações do futuro, vivas as de hoje, que já bastam. Mas aproveite para resolvê-las agora... No final das contas, a sua vida será um reflexo da forma como você vive o seu dia. Ou seja, o seu dia é nada mais nada menos do que a miniatura da sua vida... Para os homens eu diria: ame, respeite e seja fiel. Um casamento feliz não se faz sem dedicação, você deve antes do seu 'querer', querer fazer o outro feliz. Descubra, reconheça e aprenda a ler o que seu parceiro gosta, o que ele quer e deseja que você seja e seja o que o faz feliz, completo e realizado. A sabedoria de Deus que foi dada para a mulher é o pilar de um casamento; não adianta exigir que o marido seja como a mulher, eles agem e reagem por impulso, por puro sentido. E mais importante ainda, seja todos os dias aquela parceira ou parceiro por quem ele ou ela desejou, se apaixonou e quis casar. Não mude para menos do que você era, não se acomode, não fique sem se cuidar, não durma sem banho, não seja uma parceira que não cause desejo no seu cônjuge. Planeje uma viagem de lua de mel pelo menos uma vez por ano, saiam só os dois para tomar um bom vinho, dar boas risadas e conversar, durma cheirosa, vista uma linda camisola e assistam a um filme juntinhos, sejam namorados, durmam agarrados e se amem. Existe sim romance em um casamento de muito anos. Basta vocês serem e quererem ser apaixonados um pelo outro... O Livro de Eclesiastes 4:12 diz: 'Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade'. Assim acredito que seja um casamento em que tem Deus, marido e mulher: ele não se rompe tão facilmente. No meu casamento com Fellipe, um hábito que tem nos abençoado muito e tem gerado uma intimidade como nunca tínhamos sequer imaginado é o de orarmos juntos. Como sabemos que o dia tende a ser corrido e agitado, não deixamos para orar quando dá. Como para tudo que é importante na nossa vida temos horário marcado, o nosso momento com Deus não é diferente: temos um horário reservado para falar com ele. O Livro de Mateus 6:33 diz: 'Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas'. Quando pensamos no que era buscar Deus primeiro, entendemos que nessa ideia cabia inclusive as pequenas coisas, como entregar a Ele nosso primeiro tempo, a primeira hora do nosso dia, dar a ele a nossa primeira atenção. Não permita que a correria, a agitação ou a ansiedade roube de vocês esse tempo tão precioso para falar com Deus..."

Pri 27/12/2023

Legal
Sabe quando o óbvio precisa ser dito?! Um livro com 25 passos para um relacionamento saudável e feliz!

Thaiane4 28/08/2023

Livro necessário para casais. Traz tantas coisas importante é com tanta leveza, que de todo mundo tivesse sabedoria de ler e absorver tudo que é dito, talvez essa nossa sociedade estivesse menos materialista.

Day 11/05/2023

Cada vez que lemos, estamos em uma época diferente da vida, e nessa última leitura tive ensinamentos diferentes dos que tive da primeira vez. Ambos válidos!

Geane Cruz 02/04/2023

Dicas práticas para casadas e solteiras!
Livro escrito de maneira simples, com dicas práticas, fáceis de serem entendidas.
Apesar de falar sobre casamento, também é válido para as solteiras, uma vez que as dicas são voltadas para as suas atitudes em relação ao relacionamento, estando nele ou não.

Cristina 15/10/2022

Retirei apenas o que mais me interessou, pois é muito religioso, conservador, etc. E no mais ela retirou algumas ideias das Cinco linguagens do amor, que já li.

Gabrielli.Lessa 13/10/2022

Presente de Casamento.
Esse livro deveria ser um presente de casamento para os noivos. Nele você encontra diversas dicas e exercícios que vão melhorar seu relacionamento. Ele foi o responsável por me ensinar a dialogar com meu parceiro, por mais difícil que fosse pra mim ele me ensinou como era necessário. E apesar de difícil as vezes os diálogos são necessários. Recomendo

Evandro.Calado 05/04/2022

Um bom livro que todo casal deveria ler. E não somente a mulher. Pois o benefício das propostas apresentadas irá ajudar ambos.

Tina 18/02/2022

Relacionamento de casais
Aborda os principais assuntos relacionados ao casal e achei interessante o fato de trazer a versão masculina após conteúdo apresentado.

Ellen Rayane 23/10/2021

Muito interessante esse livro... Cheio de dicas práticas e que realmente fazem diferença numa relação de casal...
Recomendo!

@entrecafe_elivros 15/03/2021

Um livro para quem quer ter um relacionamento de sucesso ou melhorar
Esse livro ficou em primeiro lugar, como melhor leitura de 2020.
Conheci o perfil da Andréa no Instagram em abril do mesmo ano. Desde então, não me arrependo, pois tenho aprendido cada dia mais.

Relacionamento de "propósito de propósito", já ouviu falar?
A autora reforça bem essa ideia, sobre saber o que você quer, pra onde quer ir e o que espera de um relacionamento. Dessa forma fica muito mais fácil identificar alguém que está de acordo com seus valores e princípios.

Andréa fala sobre sua experiência na adolescência, quando fez uma carta para Deus e expôs a mesma, para nós leitores.
O foco principal do livro é ajudar casais a melhorarem seus matrimônios. Para os solteiros, é uma forma de aprender com esses ensinamentos fazendo escolhas mais acertadas.

Um detalhe bem legal, é que o marido dela tem um espaço de fala em cada um dos 25 tópicos de comportamentos, contribuindo a uma leitura mais interessante para os homens leitores.

Juntos, eles também contam sua história, desde o início do namoro e como enfrentaram essa jornada até aqui.

Minha experiência e opinião:

O livro fez com que eu entendesse melhor sobre escolhas, abandono de certos hábitos e costumes. Ser alguém melhor, começando por mim mesma. A importância de Deus no relacionamento com oração e que amar é para os fortes. Exige esforço, dedicação e principalmente aceitação e alinhamento.

Com a experiência que tive com o livro, indico e incentivo todos a lerem.

OBS: Recomendo de 17 anos pra cima.

Dou ⭐⭐⭐⭐⭐

O livro tem o melhor preço na Amazon.

Bianca.Ruivo 10/02/2021

Ponto de percepção.
O livro se constrói entre fatos e lições de aprendizado, com o foco em busca do melhor convívio entre um relacionamento amoroso.
Pode ser um tanto estranho , já que vejo muitos gostarem do livro e inclusive quem me indicou gostou bastante, porém para mim não foi de agrado, claro que algumas coisa que foram ditas serviu e busco praticar desde que conclui a leitura, mas não concordo com boa parte de alguns pensamentos da autora e por isso em certos momentos me dava "preguiça" de continuar com a leitura. Fora que todo capítulo se inicia com ela contando uma história de alguém próximo ou dela e acabou se tornando repetitivo demais. Para mim.
Por fim, me nego a dizer se recomendo ou não pois acredito que para muitos o livro foi de total ajuda.