O Caso da Mansão Deboën

O Caso da Mansão Deboën Edgar Cantero

Resenhas - O caso da mansão Deboën

Ge... 04/10/2023

Maravilhoso :)
É uma história hipnotizante que tem leitura fluida (apesar de eu ter ficado perdida em boa parte do tempo).
O conceito é basicamente a turminha do scooby-doo se eles fossem adultos, ou seja, eles têm muitos problemas mentais muitas preocupações e muitos problemas em geral.
O suspense desse livro é muito bem desenvolvido e instigante porém a parte que envolve magia, feitiços e monstros (a parte mais fantasiosa em geral) me deixou bem confusa fazendo com que eu tivesse que reler boa parte das páginas.
Os personagens são simplesmente incríveis, todos têm personalidades muito forte e eles são BEM diferentes entre si, o que é muito importante.
Acho que o maior defeito desse livro é que: quando a pessoa que estava controlando a magia (QUE É LITERALMENTE O MOTIVO DO LIVRO) foi questionada sobre o motivo de estar fazendo essa magia ela simplesmente soltou um "porque eu quero", não teve nenhum motivo real nem plausível para ela fazer o que estava fazendo, e isso eu acho que poderia ter muito melhor.
As reviravoltas desse livro são de explodir a cabeça, no finalzinho do livro é tanto plot Twist que você fica piradinho (o do final é com certeza o meu favorito).
No final pra fechar com chave de ouro temos a conclusão de dois romances: o da Andy e da Kerry, que são extremamente perfeitas juntas, e o do Nate comigo (sim, somos casados, quem diz o contrário é invejoso)
E apesar dos defeitos, esse livro é extremamente divertido, tanto a leitura em si quanto o jeito que ele foi escrito, o autor se comunicou de uma forma incrível, o livro realmente me fez da gargalhadas de doer a barriga.
ME RRSPONDE GEOVANAAA

SORRY**

SORYY

NAO GOI POR QUERER

levelez 05/10/2023minha estante
EU JA TINHA TE FALADO ANTES SUA KENGA, VC QYE É BURRA E NAK LEMBRA MDSS REPSONDE LOGO DESGRAÇADA

Desgraçada, não responde

Ge... 05/10/2023minha estante
Eu sou ocupada né, minha agenda está lotada, diferente da sua que nem existe ????#lacrei #choramais #humilhomesmo

levelez 05/10/2023minha estante
Se fode sua desgraçada, achei q tinha ficado brava sua kenga

Mariana.Baptista 17/01/2019

Que me perdoem os demais leitores, mas achei o livro péssimo. História sem pé nem cabeça, voltada para crianças, e enredo super fraco. Só terminei o livro pq foi minha primeira caixa da assinatura da Intrínsecos.
Waleska2 21/01/2019minha estante
Também não estou curtindo, até cancelei minha caixa... Decepção.

Márcia Luz 13/02/2019minha estante
Também não gostei muito, tô bem incomodada. O final é meio incômodo, dá a sensação de assuntos inacabados e eu detesto acabar um livro sem entender bem o que aconteceu.

P 24/01/2020minha estante
estou odiando a escrita desse autor, as comparações sem sentido e a adjetivação bizarra, além do diálogo extremamente infantil. Vejo que não fui só eu
Obrigado por compartilhar

Bruno 12/08/2020

Louco, bem louco!
O livro é dividido em duas partes no meu ver, a primeira parte que é o início, é sensacional, leitura fluiu facilmente, porém da metade pra frente o livro se tornou chato, com acontecimentos malucos e fora de contexto!
Renata 20/10/2020minha estante
Concordo!

Lucas.Lima 29/01/2021minha estante
Eu não concordo, eu entendi muito bem os acontecimentos.

JAlia.Miguel 05/08/2021minha estante
N consigo ler o livro, como faz para ler?

RÔMULO. 14/11/2023

O CASO DA MANSÃO DEBOEN
Um livro que teve um começo muito interessante, mas perdeu um pouco do meio para frente. Não é um livro ruim, é legal, mas poderia ser bem melhor. Um livro que envolve uns mistérios, tem até uma narrativa de surpresas ao desenrolar na história, porém se perdeu um pouco no decorrer, se arrastando e tornando a leitura um pouco cansativa. Mas traz uma história legalzinha, e alguns personagens interessantes.
Sachah 01/01/2024minha estante
Quero muito ler esse ??

RÔMULO. 02/01/2024minha estante
é um livro legal!

Ju 06/01/2019

Voltando aos desenhos de infância
O caso da mansão Deboën. * Ler esse livro me levou em uma pequena viagem ao tempo quando criança gostava de assistir a Turma do Scooby-Doo. 2 garotos, 2 garotas é um cachorro que adoram resolver mistérios... nesse livro o autor segue a mesma linha, inclusive, as características dos personagens são muito parecidas. Neste livro o autor retoma um caso que na história havia acontecido 13 anos antes e por causa desse caso que achava-se ter resolvido a vida de cada uma das crianças tiveram suas vidas consumidas por coisas que viam e não sabiam explicar, e 13 anos depois ele retornam e resolvem finalmente aquele caso que parece ser o mais difícil é o que mais mexeu na vida dos 4 e da cidade. * minha opinião: achei muito chato de ler... o fato de lembrar Scooby-doo o tempo todo não deixou a história mais interessante mesmo quando estava no ponto mais interessante ( que deveria ser pelo menos) não prendeu a leitura e não via a hora de terminar logo.
RÔMULO. 11/01/2019minha estante
Ele chegou hj, porém ainda não li. Na verdade cancelei a assinatura, pois não gostei do modelo da capa. Sei que o que vale é o conteúdo, porém eu sou meio chato.

let 26/06/2021minha estante
obs. eu gostei mas pro final!! tanto q eu demorei p terminar pq até a metade foi meio ?

masters 06/01/2021

sabrina, mas com personagens mais adultos (ou não)
O primeiro capítulo do livro é chamativo e melhor do que qualquer sinopse poderia ser: ele marca sua identidade ali mesmo. No entanto, apesar da escrita característica ajudar muito, ela não garante um bom conteúdo ? não durante o livro todo. Foi o que aconteceu com ?O Caso da Mansão Deböen?. Ele é bem escrito, legalzinho e fácil de ler, mas também é básico e superficial demais. Se você estiver procurando por algo sessão da tarde ish, vá em frente! Mas se quiser uma conexão com os personagens ou algo mais sério, esse não é o seu lugar.

PS: Evidentemente, essa foi uma experiência pessoal. O livro em nenhum momento prometeu mais do que cumprira, mas me deixei levar pelo modo como foi apresentado inicialmente.
masters 06/01/2021minha estante
mais do que cumpriria*

Gabriel 22/05/2019

Uma história de Scooby Doo sobrenatural
"Eu teria conseguido se não fosse esse bando de adolescentes enxeridos e esse cachorro idiota." Se você, assim como eu, foi criança ou adolescente no final da década de 90 e início dos anos 2000 e possuía o hábito de assistir desenhos animados, eu tenho certeza que você automaticamente pensou em um desenho em específico, correto? Se você pensou em Scooby Doo, meus parabéns! Você acertou. Em O Caso da Mansão Deboën, Edgar buscou inspiração nas aventuras vividas por Fred, Daphne, Velma, Salsicha e o atrapalhado cachorro para criar sua história, uma versão mais madura e sombria do desenho, com um toque sobrenatural, de terror e elementos apocalípticos.

Dessa vez os protagonistas fazem parte do Clube dos Detetives de Blyton que são formados por Peter, Nate, Andy, Carrie e o cachorro da equipe, Sean. Juntos, ainda quando adolescentes, resolveram o caso da Mansão Deboën, desmascarando o vilão por trás da fantasia do monstro do lago e pondo fim a uma das lendas locais mais famosas que rondava a cidade. Treze anos após a resolução do incidente e dos términos das investigações, Andy resolve unir o grupo e retornar mais uma vez para a mansão em busca de um ponto final para essa história, pois, mesmo os eventos terem acontecido a tanto tempo atrás, os personagens ainda se encontram atormentados pelos eventos testemunhados na Mansão. Andy é a encrenqueira do grupo e possui sérios problemas com a polícia. Kerrie, o "cérebro" do time é uma bióloga frustrada que desperdiça seu tempo como garçonete. Nate, se torna obcecado por ocultismo e magia negra resolve se internar em um hospital psiquiátrico para se livrar do fantasma de Peter, último membro do Clube que se tornou um ator famoso, porém, morreu de overdose. A morte de Peter dispara o gatilho em Andy em reunir o grupo novamente, uma vez que o caso ainda não estava totalmente resolvido. Junto com Tim, bisneto de Sean, o cachorro que fazia parte da formação original, partem de volta a sua cidade natal em busca de respostas para os terríveis eventos que marcaram tanto a vida dos personagens. O livro se propôs a trazer essa vibe nostálgica e realmente funciona: Pelo menos durante as primeiras partes da obra, senti como se estivesse assistindo a um episódio de Scooby Doo quando tinha 12 anos de idade; depois a obra toma um rumo diferente, mas iremos comentar isso mais adiante. Eu realmente gostei muito da escrita de Edgar, muito rápida e bem humorada. O livro é irônico e brinca muito com os clichês encontrados no famoso desenho, mas mesmo assim consegue trazer uma narrativa original e empolgante. O autor não perde tempo ou abusa em capítulos para descrever cada um dos personagens. Todos eles são apresentados intercalando capítulos que já estão inseridos no objetivo principal da trama. Isso é muito bom pois dá um gás na leitura, principalmente nas primeiras páginas. Todos os personagens são muito bem "demarcados" e você logo se afeiçoa a algum deles.

Como disse, o livro é lotado de referências e é muito gratificante pro leitor juntar essas peças e montar o quebra cabeça proposto pelo autor. Ao meu ver, O Caso da Mansão Deboën é um livro que traz grandes homenagens a grandes obras do gênero. Mesmo que se arrisque em cair nas mesmices e sofrer das infinitas comparações entre as obras, Edgar consegue criar uma história que soa ao mesmo tempo nostálgica e original. Digo isso pois logo quando comecei a ler, pesquei uma referência com o emblemático IT, do mestre King (ele de novo, Gabriel, sério?) A montagem da história é bem semelhante, como o grupo de crianças que enfrenta o mal, suas vidas se separam, mas ainda convivem com os fantasmas do seu passado e em algum momento são obrigados a se reunirem novamente para a batalha final. Até o suicídio de um dos personagens se assemelha com a história. Felizmente, as comparações terminam aí. O autor transforma a história e traz diversos elementos mágicos como rituais, sacrifícios e cria uma história de terror com elementos pós apocalípticos. Com certeza bem diferente de um episódio de Scooby Doo, não concordam?

A escrita de Edgar é realmente engraçada e ácida. Em todos os momentos, o autor exprime muita identidade em sua escrita e é uma leitura que é capaz de entreter e divertir o leitor. O livro é uma produção cinematográfica, principalmente nas cenas de confrontos e fugas. Ele é muito ágil nas descrições das cenas e é muito fácil para o leitor imaginar as cenas. Particularmente, eu não curti muito o vilão da história disposto a acordar uma criatura milenar para destruir o mundo. Achei que o vilão poderia ter sido mais explorado e tido motivações maiores e melhores do que apenas: quero a destruição do mundo. Por outro lado, fui pego de surpresa ao ver os elementos mágicos e apocalípticos da história. Definitivamente não esperava por essa guinada na história, mas creio que tenha sido uma boa saída para o autor desvencilhar sua obra das já citadas anteriormente. Outro ponto que gostaria de destacar é que não considero o livro como uma história de terror. Apesar de possuírem alguns elementos que lembrem, é uma história bem levinha e você não irá perder o sono. Achei também que a relação de Nate com o fantasma de Peter foi muito pouco explorada. O autor perdeu ali uma grande oportunidade de trazer cenas interessantes para a obra, contudo, o relacionamento entre os amigos (os vivos, pelo menos) é muito legal e verdadeiro. O autor também traz uma abordagem diferenciada através de Andy e o conflito que a personagem sente por ser apaixonada por sua amiga Karrie. Achei algo válido e que soube ser explorado pelo autor sem soar artificial ou deslocado na história.

Em suma, O Caso da Mansão Deboën é um ótimo livro investigativo que procurou fugir das mesmices do gênero. Apesar de alguns pontos negativos, não fiquei de fato incomodado com a leitura e senti que fluiu muito bem, além de ter me divertido demais enquanto lia. Foi realmente uma homenagem do autor que ainda foi capaz de criar uma história mega original. Para finalizar, não poderia deixar de dizer que a capa desse livro é simplesmente maravilhosa, ouso dizer que é uma das mais bonitas que possuo na minha estante. Certamente é um livro que você deve dar uma chance.

site: http://www.365coresdouniverso.com.br/2019/04/o-caso-da-mansao-deboen-resenha.html
ROBERTO468 22/05/2019minha estante
parece ser muito bom.

Rafaela (@exlibris_sc) 29/03/2019

Um ótimo livro infantojuvenil, cheio de referências a Scooby Doo, uma pitada de Supernatural e H.P. Lovecraft; momentos engraçados também pontuam as páginas

site: https://www.instagram.com/p/BuJY5H-HvOF/
Jaque - Achei o Livro 15/04/2019minha estante
Vc recomenda pra criança de 12 anos ou é pesado?

Sarah 07/01/2019

O caso da mansão Deboën
Mais um livro que o Intrínsecos acerta em cheio por mais que provavelmente nunca entrasse na minha lista por livre e espontânea vontade.
O livro é um ?horror cósmico? ou ?horror lovecraftiano?, já que dialoga muito com as histórias do autor H.P. Lovecraft, tratando de criaturas de um tempo anterior ao nosso. A revista que vem junto com o livro fez um trabalho excepcional me contextualizando nesse subgênero já que eu não fazia ideia do que se tratava.
O livro me prendeu do início ao fim, tem uma vibe bem ?Scooby-doo? e se passa nos anos 90, me dando uma nostalgia maravilhosa. Ele mistura terror (bem tranquilo e olha que sou medrosa), comédia e muita aventura de uma forma muito bem combinada.
Amei os persongens, a narrativa flui muito bem e nas cenas de ação, embora eu ficasse confusa em alguns momentos, eu me via presa de uma forma absurda, sem nem piscar e com os batimentos acelerados!
Adorei conhecer esse subgênero e inclusive passei a me interessar pelas obras de H.P. Lovecraft, que eu já conhecia e admirava as edições, mas nunca me interessei por nem saber do que se tratava.

JuKirchhof 16/01/2019

Divertido
Uma fanfic crossover de Scooby-Doo com Lovecraft. Com umas tiradas muito cômicas, Nate e Tim foram o eixo central do livro para mim! Ele é bem young adult pra mim, provavelmente um livro que eu não escolheria por livre e espontânea vontade, mas no final, rendeu bons risos. Só queria que quem comprasse o ebook futuramente, contasse pra gente: quantas vezes aparece a palavra "empertigado" e suas variações. Hahahah

Aos pontos negativos, claramente se dissolvem pela qualidade editorial da Intrínseca. Quando fui assinar o Intrínsecos pensei: "pois olha, eu quase não tenho livros da editora, provavelmente por não fazer meu estilo de livro, será que vai dar certo comigo??" Hoje vejo as edições do clube que estão um mimo só, e os presentes nem se fala, foi uma escolha acertada! É uma experiência apaixonante.

Radmila.Ribeiro 21/04/2024

Sabem o que seria uma bela reviravolta? Se tudo aquilo, no fim das contas, não passasse de um cara fantasiado.

Bruna 20/01/2019

O caso da mansão Deboën
Confesso que esperava mais desse livro, começou com um enredo maravilhoso, pensei que tomaria um rumo mas tomou outro. No entanto, uma coisa que eu preso muito na leitura de um livro é a leitura fácil, que não seja cansativa e esse quesito o livro consegue atender.

jessyhehe 27/01/2019

Incrível
O livro é uma mistura de terror com mistério . Simplesmente amei a história, personagens, enredo, estilo de escrita e o design do livro totalmente incríveis. Recomendo esse livro para quem curte terror e mistério.

Douglas | @estacaoimaginaria 02/02/2019

Resenha - O Caso da Mansão Deboën
Sinceramente, eu amei esse livro. Não conhecia esse autor e me surpreendi com sua escrita. Acho que a história não chega a ser um terror daqueles assustadores, mas é um suspense muito bem escrito e desenvolvido. De início fiquei meio confuso, mas então entendi que a história é sobre coisas não finalizadas no passado dos garotos.

Quando eu li a sinopse do livro, não pude deixar de perceber as semelhanças com as histórias de Scooby-Doo. Se lembrarmos bem, são duas garotas (Velma e Daphne) e dois garotos (Fred e Salsicha). Ah, e claro, o cachorro! Haha Na história de Cantero, os ingredientes são praticamente os mesmos, nesse sentido. Um grupo de jovens que resolve mistérios numa cidade. E tem toda aquela confusão de as pessoas pensarem que é um monstro, mas, na verdade, é só um cara vestindo uma fantasia. Bom, é aí que as coisas são diferentes na história da Mansão Deboën.

Eu acho que a história em si pode parecer um pouco “batida”. Mas é uma história envolvente, como uma linguagem fácil e fluída. Li em praticamente um dia esse livro, apesar de suas 352 páginas. Se você já leu, percebeu que há certos momentos que o autor mistura a forma como escreve parecendo, praticamente, um roteiro. O que, para mim, foi uma sacada boa, uma maneira de construir a história da mesma forma que ela é, um tanto quanto misteriosa.

Como eu disse, amei esse livro, principalmente por fazer “meu tipo”. É o tipo de história que eu leio e compraria com prazer. Acho que o autor fez algo arriscado no final e que pode fugir um pouco do convencional, mas, ainda assim, eu gostei e achei bem interessante. Me deixou, porém, com gosto de “quero mais”. Tudo bem que acho que todos os livros, ou a maioria, me deixam assim haha Enfim! Quando esse livro for lançado, em breve, eu mais do que indico a leitura.

site: https://estacaoimaginaria.wordpress.com/2019/02/01/resenha-o-caso-da-mansao-deboen-edgar-cantero/