Quando os Adams Saíram de Férias

Mendal W. Johnson
Mendal W. Johnson

Resenhas - Quando os Adams Saíram de Férias

Ge Ribeiro 01/10/2023minha estante
Este livro é baseado em fatos reais! Foi inspirado num caso americano.

Layse20 01/10/2023minha estante
Eu sei que é baseado rm fatos reais, e creio que, justamente por isso, deveria ter um trabalho mais bem feito... Não gostei justamente destas opções narrativas que o escritor tomou para dar vida a um romance baseado nesta tragédia lamentável...

viâ 13/09/2023

Crianças psicopatas
Na moral as crianças tudo estragada da cabeça nao tem uma ali que salva, as vezes eu achava que o bobby era o mais suave mas é outro porco nojento 🤬 #$%!& nao tenho palavras pro tanto de nojo que senti em cada diálogo deles.

Clarysse1 04/09/2023

Não deixa ninguém indiferente
O livro conta a história de Barbara, uma jovem babá que é contratada para cuidar de quatro crianças enquanto os pais delas viajam de férias. No entanto, logo na primeira noite, ela descobre que as crianças são psicopatas que planejam torturá-la e matá-la em um jogo macabro. O livro é inspirado no caso real do assassinato de Sylvia Likens, uma adolescente que foi abusada por uma família que a hospedou em 1965 nos Estados Unidos.

O autor, Mendal W. Johnson, foi um escritor norte-americano que publicou apenas dois livros em sua vida: Let's Go Play at the Adams', o título original de Quando os Adams Saíram de Férias, e The Children's Hour. Ele morreu em 1976, aos 36 anos, vítima de um ataque cardíaco. O livro foi publicado pela primeira vez em 1974 e se tornou um best-seller, mas também gerou muita polêmica e repulsa por seu conteúdo violento e perturbador.

O livro é dividido em três partes: a primeira mostra a preparação das crianças para o jogo; a segunda mostra o desenrolar do jogo e as torturas infligidas a Barbara; e a terceira mostra o desfecho do jogo e as consequências para os envolvidos. O autor usa uma narrativa em terceira pessoa, alternando os pontos de vista dos personagens, o que permite ao leitor conhecer os pensamentos e sentimentos de cada um. O estilo é simples e direto, sem muitas descrições ou floreios literários.

O tema central do livro é a crueldade humana, especialmente a infantil. O autor explora as motivações das crianças para cometerem tais atrocidades, como o tédio, a curiosidade, a imitação, a influência dos meios de comunicação e a falta de limites morais. Ele também mostra como as crianças se relacionam entre si, criando uma hierarquia baseada na força, na inteligência e na manipulação. Além disso, ele aborda questões como a inocência perdida, a violência doméstica, o abuso sexual e o sadismo.

O livro tem vários pontos positivos, como a originalidade da trama, a tensão crescente da narrativa, o realismo das cenas e o impacto emocional que provoca no leitor. O autor consegue criar um clima de horror e suspense que prende a atenção do início ao fim. Ele também consegue retratar com verossimilhança as personalidades das crianças e suas reações diante da situação extrema. O livro é considerado um clássico do gênero terror e influenciou outras obras como Menina Má, O Senhor das Moscas e A Garota da Casa ao Lado.

No entanto, o livro também tem alguns pontos negativos, como a falta de profundidade psicológica dos personagens adultos, especialmente Barbara, que parece não ter história nem personalidade próprias. Ela é apenas uma vítima passiva e indefesa que não oferece resistência nem tenta escapar dos seus algozes. Ela também não demonstra muita emoção ou dor diante das torturas que sofre. O autor parece não se importar com ela como ser humano, mas apenas como objeto de diversão das crianças.

Outro ponto negativo é o excesso de violência e crueldade que o autor descreve com detalhes. Algumas cenas são tão chocantes e repulsivas que podem causar náusea ou repugnância no leitor. O autor parece se deleitar com o sofrimento de Barbara e não poupa nenhum tipo de agressão física ou psicológica contra ela. Ele também não oferece nenhuma esperança ou redenção para os personagens, apenas um final trágico e amargo.

Em conclusão, Quando os Adams Saíram de Férias é um livro que não deixa ninguém indiferente. É uma obra que provoca reações extremas, seja de admiração ou de aversão. É um livro que desafia os limites do horror e da moralidade, que questiona a natureza humana e que expõe a face mais sombria da infância. É um livro que não é para todos, mas que merece ser lido por quem gosta de um bom terror.
Ge Ribeiro 01/10/2023minha estante
Melhor resenha que li desse livro! Parabéns

Polliana.Francine 02/09/2023

Decepcionada
O livro é chato, a Barbara é uma pamonha e as crianças são (insira aqui um palavrão).
é isso.
esse livro estava na minha lista há tanto tempo e só sinto decepção e raiva agora que li, por ter perdido tempo lendo.

Malu 17/08/2023

Quando os Adams saíram de férias
é engraçado o quanto esse livro consegue te fazer sentir o que cada um dos personagens está sentindo, independente do nível de bondade e concordância com a ação. é relativamente arrastado, pela extensão da descrição das coisas, mas é o nível necessário para que seja compreendido com exatidão oq o autor queria passar. livro pra ler aos poucos, desafogando enquanto lê outras histórias e enjoa da ambientação exaustiva da tristeza de barbara.

Sara Marinho 17/08/2023

Que ódio
Perturbador! Em diversos momentos eu quase desisti do livro, pois era o tempo todo esse sentimento de claustrofobia e angústia. Que ódio dessas crianças sinceramente. Me lembrou muito o filme "Um crime americano", as histórias são muito parecidas a diferença é que o filme foi baseado em fatos reais.
Eu tô muito indignada, tô pistola demais! Essas crianças mimadas e surtadas simplesmente saíram impunes dessa, como que pode?!?!
Enfim, não recomendo (tanto esse livro quanto o filme "Um crime americano"). Foi pesado demais até pra mim que vê série de True crime almoçando, que leu saboroso cadáver e favoritou. Mas até eu tenho limite (amém, prova de que minha humanidade ainda tá viva).
Vou adicionar esse livro a minha lista de "motivos de porque eu não vou ter filhos".

AriannyF 05/08/2023

Pesadíssimo
Livro extremamente pesado, pensei várias vezes em parar a leitura. Muito bem escrito, claro, mas não sei se vale a pena o trauma.

Clau Melo 31/07/2023

PERTURBADOR...
Literatura americana,1974.
Este livro é PERTURBADOR!!!
A trama é "inspirada" no crime real ocorrido em 1965 com Sylvia Likens.

Bárbara (20 anos) é contratada pelos Adams para fazer um bico como babá da Cindy (10 anos) e Bobby (13 anos), enquanto viajam de férias.
Cindy e Bobby, juntamente com os amigos John(16 anos), Dianne (17 anos) e Paul (13 anos) resolvem fazer um jogo. O jogo foge do controle do quinteto, denominado Liberdade 5, e a partir daí a crueldade e bizarrice começa a acontecer.
Tem muita violência (sexual, física e psicológica).
O autor não floreou. A trama é crua e visceral.
É uma leitura chocante e amarga.
O final para mim foi aceitável. Nos últimos tempos passei a não desacreditar de nada! Tudo é possível!
Achei que houvesse adaptação deste livro, mas não encontrei. Acredito que confundi com o filme A garota da porta ao lado, adaptação do livro A garota da casa ao lado do Jack Ketchum, também inspirado no caso real de Sylvia Likens.
Por ser perturbador, chocante, cruel, angustiante, repugnante, bizarro, etc, dei 5 estrelas.

Joyce 25/07/2023

O tanto que eu tô achando essas crianças bizarras não tá escrito, e os dois mais velhos então... pelo amoooor

ca ;) 07/07/2023

Pqp que livro merda, jesus
é literalmente uma enrolação, nao fazem nada com ela a nao ser do estupr0 mal contado e contado de maneira romantizada e daí enrolam 200 e poucas paginas pra matar ela!!!
oq o autor coloca atrás do livro é o clickbait mais enganoso que eu já vi em livros?