Amore(a)s, melancias, passarinhos etc.

Amore(a)s, melancias, passarinhos etc. Flavio P. Oliveira

Resenhas - Amore(a)s, melancias, passarinhos etc.

Entrelivros_efilho 09/12/2020

📖❝Patavinas a parte
Parte de mim é leitura,
Parte de mim, aventura,
O resto é desperdício!❞
ㅤㅤ
Eu raramente leio, mas de vez em quando me aventuro pelo gênero e por isso quando a @talieoslivros me convidou para a leitura coletiva de Amore(a)s, Melancias, Passarinhos etc., eu aceitei por dois motivos, primeiro que eu adoro títulos diferentes e que despertam a minha curiosidade e convenhamos, esse título além de ser muito amorzinho, foi curiosidade a primeira vista, e o segundo motivo é que estou sempre pronta a me desafiar e sair da zona de conforto, então foi impossível não participar dessa LC, que alias, foi deliciosa e me deixou com coração quentinho ao finalizar e cheia de saudade de algumas épocas da vida que relembrei ao ler essas páginas.
ㅤㅤ
📖❝Os adultos são gigantes fabricados pelas sobras das sombras,
as meninas não delicadezas,
os meninos malvadezas.❞
ㅤㅤ
Os poemas são relatados sem ordem cronológica ou temática e abrangem várias épocas da vida do autor que automaticamente nos remete a várias épocas de nossas vidas também, além de tantas reflexões que as páginas nos trazem, essa leitura sem dúvida tem gostinho de nostalgia, de infância, adolescência, primeiro amor e também dos momentos tristes que são inevitáveis durante a vida, como o autor mesmo diz no início do livro, são poemas espalhados e misturados que saboreamos em cada página.
ㅤㅤ
📖❝Não existe conselho quando tratamos do amor, porque o coração – danado – posto que sempre esteja certo, erra (bem) mais do pode, do que deveria.❞
ㅤㅤ
O livro é curtinho e dá pra ser lido rapidamente, mas recomendo que leiam lentamente para saborear a saudade e as reflexões que cada página proporciona.
Aproveito o post para parabenizar o autor pelo seu aniversário na data de hoje, desejo que as palavras nunca o abandonem para que continue escrevendo e que suas palavras falem tão gentilmente com os nossos corações, feliz aniversário!
E um obrigado especial a @talieoslivros pelo convite para ler com vocês, obrigada!
ㅤㅤ
📖❝Não morrerei de paixões e nem por elas
– Por quê? Alguém me pergunta.
Porque somos imortais quando apaixonados.❞

site: https://www.instagram.com/p/CIjjq2ODrSV/

Jess 14/01/2021

Para mais resenhas: @ultimolivrolido no Instagram
Amo poesia.

Até mesmo quando não era um hábito ler, eu as escrevia e, apesar de atualmente ter mais contato com os livros, ainda não leio o bastante. Por isso, quando a minha amiga Tali me convidou para a LC de "Amore(a)s, melancias, passarinhos etc." não pude recusar.

O livro do Flávio me surpreendeu de uma maneira positiva. O autor narra de maneira divertida e simples sobre diversos assuntos, principalmente temas relacionados a infância, e isso acaba trazendo um sentimento nostálgico muito gostoso. Além disso, dei boas risadas em alguns, com suas rimas engraçadas.

Tudo que mencionei acaba sendo uma característica que define bem o autor. Como comentei com as meninas no grupo da LC, se eu ler algum poema com estrutura semelhantes a do livro resenhado nesse post vou lembrar na hora dele.

Foi uma ótima experiência.

site: https://www.instagram.com/ultimolivrolido/

Thais Oliveira 13/12/2020

Me vi enlaçada em sua poesia
Com fragmentos sinceros, divertidos e até um pouco tocantes. Este compilado de palavras, tem uma poesia que brinca, mas que no fim faz todo sentido, seja para alegrar ou meramente refletir.

Consumir cada pedacinho deste desprentensioso livro, foi ter cada palavra guardada com ternura. Mesmo que em certas partes suas palavras foram mais espirituosas do que eu imaginei, me peguei duvidando da sua intenção e apostando que ele podia ter dito mais, pois tinha tempo.

Encontrei neste livro partículas da vida do autor, poemas em tons autobiográficos, momentos hilários, tristes e alguns especiais. Me vi enlaçada em sua poesia, li em questão de poucos minutos, livro curtinho, bem interessante e que me segurou por esse tempo.

Alguns textos são bem provocativos, outros meio alienados, mas custou uma boa reflexão. E teve textos que me fizeram lembrar de alguma época ou instante que vivenciei. Isso que me fez ficar tão à vontade com tudo que o autor quis transmitir humildemente.

Enfim, mais um livro de poesia que me conquistou e posso dizer que é um gênero que me completa cada vez mais.

Talita 16/05/2021

Um livro de poesias que o autor escreveu ao longo da sua vida, repleto de referências, temas e afins, de um jeito super misturado mas único e diferenciado, que faz a leitura ser super prazerosa, remetendo a lembranças de infância e afins, além de alguns poemas serem super divertidos.?
Flávio possui uma escrita um tanto quanto mágica, que de um jeito bem sutil e leve, nos mostra a importância de viver, de sermos nos mesmos. ?
"Na triste realidade, ?
há verde, amarelo, azul, btanco e um ?
ódio contra o diferente."