The Summer of Sunshine and Margot

The Summer of Sunshine and Margot Susan Mallery

Resenhas - The Summer of Sunshine and Margot

Nana Barcellos | @cantocultzineo 14/08/2019

O blog teve a oportunidade de receber a prova desse romance da Mira Books - um selo da Harlequin americana, voltado para romances com um tom mais adulto; maduro - através da plataforma NetGalley. E esse mês é o lançamento do livro lá fora.

Em The Summer of Sunshine and Margot, vamos conhecer as irmãs gêmeas - fraternas - Sunshine e Margot Baxter.

Margot trabalha como coach de etiqueta. A vovó Baxter era uma senhora que sempre prezava postura e bom comportamento. Vivia treinando meninas para participarem de concursos de beleza, inclusive insistia bastante para que Margot participasse. Não era algo que lhe agradava, mas sempre apreciou os ensinamentos rígidos da avó. Agora, Margot é contratada por Bianca, uma senhora que já teve seus dias de glória em Hollywood. Mas as lembranças de sua carreira são todas marcadas por momentos impulsivos e escandalosos.

Bianca está se relacionando com um importante diplomata. Margot vai ajudá-la como interagir e se comportar durante os eventos. Porém, Alec não acredita que a mãe possa mudar seu jeito impulsivo, que muitas vezes já o fez passar vergonha e raiva. Então Margot acaba por se mudar para a propriedade dele, um antigo e misterioso monastério transformado em lar. Com a aproximação, ela pode observar Bianca e moldá-la perfeitamente. Embora essa aproximação também inclua Alec, que sempre fora um rapaz muito reservado e meio avesso a relacionamentos. Até conhecer Margot.

Quem também está com novidades é sua irmã gêmea Sunshine. Ela sempre quis participar dos concursos de beleza, mas era impedida pela avó. Sempre teve uma beleza estonteante, porém, sua avó sempre implicava com seu corpo. Sunshine acredita que todos só enxergam peitos e bunda ao olharem pra ela. E seu maior desejo é mudar isso. Primeiro decide ingressar em uma faculdade. Chegando aos 30, sabe que será complicado lidar com os olhares dos alunos mais novos. E depois, precisa conciliar com seu trabalho de babá. Que dessa vez, ela não pretende decepcionar ninguém.

A antiga Sunshine costumava largar as crianças ao vento, assim que um homem aparecia lhe oferecendo o mundo, a convidado a fugir para qualquer lugar que fosse. Ela sempre ia, e claro, acabava sozinha. Eles só queriam o seu corpo. Na última vez, Margot a ajudou a superar, e então, ela conseguiu o emprego como babá do adorável Connor. O menino perdeu a mãe recentemente, e já sente um carinho imenso por Sunshine. Eles sempre têm várias ideias para preencherem o dia-a-dia, até cuidam de uma fazenda de formigas. E tentando se ajustar e ser mais responsável, a última coisa que Sunshine deseja é se apaixonar pelo cara errado. Mas, quem disse que seria fácil resistir a Declan - pai de Connor -, que está sempre disposto a ouvi-la e a enxerga muito além do que ela pensa?

As duas irmãs ainda nos presenteiam com divertidos encontros durante a narrativa. Torcendo pela felicidade uma da outra, rendem diálogos carismáticos e nos transmitem ótimas sensações. Aquela vontade de ter uma irmã, sabem? E ambas estão enroladas com os sentimentos que estão florescendo durante o verão e precisam lidar com os caminhos dessa mudança em suas vidas.

"Eu acredito que a maioria das pessoas são quem elas são. Pedir que Bianca seja sóbria, educada e discreta, é a mesma coisa que pedir ao sol que brilhe menos. Ambicioso, mas improvável."

Esse é o tipo de romance que nos deixa com sensações sonhadoras ao finalizar. Deve ser o fato de narrativas envolvendo babás serem tão amorosas, né? Susan Mallery nos apresenta duas irmãs tentando superar erros passados, principalmente a questão envolvendo seus relacionamentos amorosos. Elas acham que são amaldiçoadas, pois sua avó e a mãe nunca tiveram boas histórias no quesito amor. A mãe, por exemplo, as abandonou. A autora mantém a ótima forma em sua escrita, com a bela união familiar - mesmo com certas desavenças - e momentos divertidos que tornam sua narrativa descomplicada.

Pode parecer que Margot seja a mais centrada das duas e tenha sua vida organizada. Porém, há um problema com um relacionamento passado que sempre a estressa. Ela está tentando se afastar de um ex, que ela sabe que está atrás de uma enésima chance. Então aparece Alec, todo inteligente e com uma dose de humor perfeita pra ela. Os dois passam horas conversando sobre a história do monastério e documentos antigos. Alec até apresenta a ela sua coleção de netsukes - embora isso saia de um jeito bem atrapalhado. Ele a escuta e se preocupa com suas necessidades, mas morre de medo de se expor e acabar sendo como a mãe.

Sunshine é a irmã mais emotiva. Os momentos dela com Connor são regados de alegria e amor. Suas conversas com Declan sempre acabam com desabafos, e as vezes, lágrimas. Ele é muito paciente e a escuta de coração aberto. Dá conselhos e dá dicas pra ela se sair bem nas aulas da faculdade. Porém, fica cada vez mais difícil esconder seus sentimentos por ela. Seus pensamentos entregam toda atração que sente. Vamos dizer que é o casal jogo duro desse romance. Sunshine sustenta muitas paranoias. É do tipo que esquece de viver o presente. Um momento fiquei meio irritada, pois ela tem praticamente trinta anos e fica se torturando por algo que os dois - ela e Declan - queriam fazer, e fizeram de bom agrado e felizes.

"Tenho certeza que todo mundo tem alguém no passado que gostaria de evitar."

Dos poucos romances que li de Susan, notei que é uma autora que gosta de exaltar a autoestima feminina. Às vezes, seu lado negativo, que é o caso de Sunshine. É uma personagem que acredita e muito que só é vista pelo corpo. Enquanto Margot já é mais sossegada em relação a isso. Sua preocupação é com a submissão ao ex, mas que vai se esclarecendo conforme se conecta ainda mais com Alec. As duas se dão muito bem, apesar dos gostos bem diferentes.

Minha implicância se deve ao fato de Sunshine ser uma personagem muito chorona. Como mencionado, chegou a me irritar algumas vezes. Tá certo que ela passou por várias tretas em relacionamentos. Mas ela estava ali, com um trabalho e alguém a escutando... se dando bem na faculdade. Gostaria que tivesse amenizado esse clima mais emotivo antes das suas resoluções finais, e aproveitar um lado mais feliz dela.

Acredito que The Summer of Sunshine and Margot seja volume único, embora isso me deixe desapontada. Finalizei esse romance achando que merece uma continuação, de tanto que curti a química entre os casais e as irmãs. Minha linha favorita foi a construção do relacionamento de Margot e Alec, gostei de acompanhar mais a narrativa deles, simplesmente porque Bianca acrescenta demais em tudo. Ela é divertida, sincera, inconveniente... me diverti bastante com ela. Queria vê-la como vovó, por isso quero continuação.

"Eu tinha nove anos, ela estava convencida de que o diabo vivia em mim. Ela dizia que só o diabo faria uma criança tão bela."

Edição lida em e-book, mas não era a final. Eu amei essa capa desde a primeira vez que a vi, amo fontes em handwriting, adoro que esteja na moda. Ha! E é um cenário onde eu gostaria de estar. Mantém uma linguagem com referências modernas, embora a autora não abuse tanto. Dizer que eu até estranhei, por causa da Bianca, então a gente meio que espera que o assunto cinema saia na frente. Mas não.

E ah, no livro há alguns momentos eróticos descritos, mas não tomam todo romance. Porém, vou sinalizar com a avaliação da pimenta, pois não há só a descrição do ato em si, mas bastante dos pensamentos dessa galera. Margot e Alec então...

site: https://cantocultzineo.blogspot.com/2019/07/livro-summer-of-sunshine-and-margot.html