Um Corpo Negro

Um Corpo Negro Lubi Prates

Resenhas - Um Corpo Negro

maria @mariandonoslivros 13/05/2020

Uma obra poderosa.
Um livro extremamente importante. Uma obra que arranha a sociedade de modo poderoso. Lubi consegue tecer poemas que exaltam o corpo da mulher negra, ao recontar em um resgate lindo e rico a ancestralidade que muitos subjugam sem entender. É de sentir na alma. Suas palavras afetam, incomodam e ter o poder de modificar. É a representatividade em voz e foco.

"meu corpo é
meu lugar
de fala
e eu falo com meus cabelos e
meus olhos e

Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros
Fernanda.Silveira 25/08/2020minha estante
Olá! poderia citar aqui o poema que fala "um corpo negro esta completo quando...", não o encontrei em lugar algum e gostaria de cita-ló em um trabalho acadêmico, tentei comprar o livro mas também não encontro disponível. agradeço muito se pudesse fazer isto.

Laiza0 16/10/2021

Um corpo negro
Lubi Prates, nascida em São Paulo, 7 de novembro dde1o86, uma poeta, editora, tradutora, curadora e psicóloga brasileira.

Uma poeta, alguns poemas, muitas inquietações durante a leitura e um grito de liberdade de saber que o meu corpo negro é símbolo de resistência.

Obrigada Lubi Prates por essa partilha!

Sandro 17/07/2022

Pesado
Um livro pesado e necessário na construção de uma empatia étnica. Muito bom... Prates vai ao ponto. Gostei.

Dandara 26/08/2020

Um corpo negro
Poesias escritas a partir do lugar de fala de uma poetisa negra que passou pelo processo do reconhecimento, do tornar-se negra. A leitura nos penetra e rebuliça do título a página final. Quanta palavra cortante e necessária de ser escrita. Que livro!

Thalita 17/04/2021

?Versos de raras contundências?
Literatura nacional e contemporânea, ?um corpo negro? fala poeticamente sobre ser uma pessoa negra, sobretudo, nesse país. Para quem tem a pele preta, o lugar de fala, o reconhecimento, para quem não tem, como eu, a escuta, respeito e reflexão.

Gabi Buarque 20/01/2023

Um corpo negro
sou uma mulher branca de classe média que poderia fechar os olhos, como o poema sugere ou constata. mas encontros como esse, com a poesia de @lubiprates me silenciam num lugar; e suas imagens são território fértil de tanta reflexão, que eu jamais poderia voltar a mim. e é sob esse espanto de ordem poética, mas sobretudo de ordem política que escrevo.

Renata (@renatac.arruda) 16/02/2019

Sem nenhum exagero, "Um corpo negro" já é um dos melhores livros que li esse ano. E a cada dia que passa se torna um dos mais importantes também, já que os poemas de @lubiprates, poemas de denúncia, na minha percepção, parecem sempre falar de algo que está acontecendo aqui e agora. Desde que li, todos os dias acontece uma situação horrível que me leva de volta ao livro. A primeira vez foi no dia seguinte: um navio que partiu do Brasil, levando para os EUA refugiados congoleses que estavam passando fome aqui, naufragou, matando dezenas de pessoas. Alguns desses congoleses trabalhavam aqui como ambulantes e tiveram sua mercadoria apreendida pela polícia. Na mesma hora, me lembrei dos versos de "condição: imigrante":
desde que cheguei
um cão me segue
&
não me deixa
frequentar os lugares badalados
não me deixa
usar um dialeto diferente do que há aqui
guardei minhas gírias no fundo da mala
ele rosna
(...)
um país que te rosna
uma cidade que te rosna
ruas que te rosnam:
como um cão selvagem"
Como já disse antes, e repito mais uma vez, "para este país" é o poema mais pungente e mais visceral da coletânea: a citação das últimas palavras ditas por Marcos Vinícius da Silva, "Ele não me viu com a roupa da escola, mãe?", assassinado por um policial militar na zona de guerra que é o Rio, funciona como uma estaca no coração e escancara, sem dó, a realidade do que é ser negro no Brasil.

E há muito mais. "Um corpo negro" é um livro necessário que, sem oferecer nenhum alívio, fala do desamparo, da violência, da inferioridade. Mas não há lamentação: o que os poemas de Lubi Prates propõem é que o negro resgate sua humanidade perdida e se levante dos escombros de cabeça erguida. Deveria estar sendo lido em escolas, sendo discutido em clubes de leitura, sendo espalhado por aí.

Em: https://www.instagram.com/p/Bt6kZ3Wg_CS/

site: https://www.instagram.com/p/Bt6kZ3Wg_CS/
França 17/02/2019minha estante
Ótima resenha!

Renata (@renatac.arruda) 20/02/2019minha estante
Muito obrigada!

Nádia C. 03/10/2019

ainda viva
Eu estou escrevendo esse texto, mas eu sei que é pouco o que eu posso dizer, eu só queria registrar como esse livro é importante para que outras pessoas um dia possam lê-lo porque é preciso, ele precisa estar nas escolas, nas ruas, precisa dançar pelo mundo inteiro.

Ao ler Um corpo Negro, dentre as inúmeras sensasções e reflexões uma que me surge é de que o corpo deste livro, é muito mais do o corpo de um livro. Poesia é voar fora da asa, diz Manoel de Barros. A de Lubi Prates além de voar fora da asa, cria as próprias asas e decola, rasgando o céu, buscando cicatrizar os rasgos de outros tempos...

"é nas minhas costas
que o rasgo abe e sangra cicatriza
mas permanece"

.... deixando um rastro impossível de esquecer com versos que são feitos de tantos rastros marcados nela de um passado mais antigo que seus anos, é assim que Lubi escreve. Mas não escreve só com mãos:

"meu corpo
é meu lugar

com meus cabelos e
meus olhos e
meu nariz. [...]
com minha raça."

E como ela bem diz "aos que vieram antes, aos que virão, aos que caminham juntos". Dizem que ser escritor é um ato solitário. Quando se trata da escrita negra, não se faz poesia que não seja o eco dos cantos de todos aqueles que cantaram antes e os que não puderam cantar também, não puderam gritar.
"é nas minhas costas
que eu guardo a história
do antes silenciado
do depois traçado no agora"

Clarice diz assim "se á o direito de gritar, então eu grito"; ai Clarice, e quando esse direito foi negado por séculos por gente da nossa cor? É quando Lubi me diz

"você nunca sentiu uma arma
apontada para sua cabeça
enquanto repetia: é um engano
você não é negro, você sempre
esteve em segurança"

Ao fechar o livro, ecoa a pergunta "quando um corpo negro está completo?". Um corpo negro é um livro baque, chora pela dor acenstral, "onde os mares são feitos de lágrimas", falamos em palavras, mas são números que gritam: 75% das vítimas de homícidio no Brasil são negros; a poesia de Lubi Prates se ergue carregando o luto estatístico para criar a força de permanecer viva como um corpo negro junto a outros AINDA VIVAS**, que se fazem continente, imensos:

"nos tornamos maiores
que um continente

apenas como nossos corpos
um sobre o outro"

** "AINDA VIVAS" é o nome do mais recente espetáculo do grupo Nóis de Teatro, daqui de Fortaleza, grupo ourindo da periferia da cidade que tem este e outros trabalhos artísticos lindos e fortes sobre denuncia social e racial.

Lethycia Dias 22/11/2019

Um livro poderoso
Alguns livros causam um impacto muito grande. Isso aconteceu comigo lendo "um corpo negro", esse livro tão pequeno, mas que diz tantas coisas. O trecho exposto em sua quarta-capa nos dá uma amostra de como a pele escura define pessoas negras sob o olhar de pessoas brancas. Não por coincidência, a autora afirma "só veriam meu corpo", porque a pessoa negra é frequentemente desumanizada.
Esse livro fala sobre essas dinâmicas de desumanização que são estruturantes da sociedade em países racistas, e no nosso país, em particular. As páginas podem ser poucas, e os poemas podem curtos, mas os significados são muitos. E quando o eu-lírico dos poemas fala de si mesmo, não é de si, como pessoa, que a autora fala, mas de todo um grupo de pessoas. É assim, por exemplo, ao falar da estética, cultura e religião afrobrasileira que ainda são demonizadas ou consideradas exóticas.
Um elemento muito presente no livro é a violência estrutural - especialmente a violência policial - que atinge pessoas negras. Uma violência que vem de forma verbal, pelas palavras que estigmatizam e que levam à negação da negritude; que cresce em uma série de falas e comportamentos comuns e cotidianos e que explode, atinge seu ápice, na violência urbana, física, palpável. Por isso as palavras "eu sei que / balas / perdidas / atingirão meu corpo / este eterno alvo". A referência ao corpo desumanizado retorna: o corpo negro é alvo constante de violências.
Esse livro fala também do não-lugar. O não-lugar de não conhecer a História de seu próprio grupo étnico, pois esta foi interrompida pelos processos de colonização e escravização; o não-lugar de estar tão distante da "mátria", da enorme distância entre a América Latina, de onde a autora escreve, e do Continente Africano. O não-lugar da mulher negra, para quem não se estende a ideia de feminilidade delicada e necessitada de proteção que se espera da mulher branca.
Esse é um livro poderoso, que eu li em pouco tempo, mas cujas palavras vão ficar na minha mente. É um livro que, a despeito de seguir um estilo poético um tanto subestimado hoje em dia, de versos curtos e sem rima, foi escrito com muita bagagem de conhecimento anterior, e apresenta na escolha de cada palavra uma escolha também estética, política e de significado. É um livro único, que me desperta a vontade de acompanhar novas publicações de sua autora.
Deixo aqui a recomendação dessa leitura rápida mas que com certeza tem muito potencial.

site: https://www.instagram.com/p/B5JTjM-jwAM/