Delirium Tremens de Edgar Allan Poe

Delirium Tremens de Edgar Allan Poe Raphael Fernandes...

Resenhas -

Letícia 07/03/2024

Péssima Hq
Usaram descaradamente o nome do Poe para vender. Não recomendo a leitura, principalmente se você for fã de Poe.
Fiquei bem decepcionada.

Ricardo.Borges 20/11/2023

Terror e violência
São várias histórias adaptadas, algumas boas, outras nem tanto. Às vezes, as boas artes compensaram, outras não. O ponto positivo é que, no conjunto, os pequenos contos mantém uma unidade, o que eu gostei.

Erica 21/06/2022

Não gostei
Achei as histórias superficiais e exageradas... nenhum me prendeu e beiram o ridículo, de tão impossíveis q são.

MagicKhaos 08/01/2022

Enterre-se nas sombras para nunca mais levantar
Que coletânea maravilhosa! Uma história mais interessante do que a outra e todas me marcaram de alguma forma.

Embora seja uma leitura rápida, escolhi ler aos poucos para poder digerir melhor cada conto e suas mensagens. Recomendo o exercício.

Dou um destaque para meus favoritos: "O insólito caso de vossa excelência deputado Mendes", que traz uma arte pesadíssima, uma aura de repulsa, suja, e com uma narrativa muito interessante; e também para "Murder", que me fez refletir muito sobre meus conceitos de certo, errado, e justiça. E por último, deixo também uma menção honrosa para "A queda do gene de Usher".

- Nunca mais!

@thereader2408 13/10/2021

Coletânea trevosa baseado na obra do mestre do mistério e do horror
Edgar Allan Poe nasceu em Boston, em 1809, viveu em um família de atores, ficou órfão aos 3 anos e foi adotado por um casal de Richmond (onde está hoje o "The Poe Museum"). Ao longo da vida, escreveu inúmeros contos e poesias tornando-se um dos maiores nomes da literatura gótica. Faleceu em 1849 de causas desconhecidas em condições misteriosas, dois anos após publicar seu conto O Corvo, que é dos mais conhecidos. O mistério sobre sua morte contribuiu muito para criar a aura enigmática em cima da figura de Poe. E para celebrar os 210 anos da vida do autor, Raphael Fernandes e companhia publicaram em 2018, uma coletânea de 8 contos em quadrinhos, todas inspiradas em famosos contos do nosso macabro favorito.

Fernandes reuniu um time incrível de artistas brasileiros, autores e ilustradores, que vão apresentar em 182 páginas e oito contos histórias mórbidas e assustadoras, todas inspiradas na vida e obra do escritor e poeta estadunidense, cada conto é ilustrado e roteirizado por diferentes artistas, mas o medo, loucura, culpa e a ambiguidade que é marcante nos personagens criados por Poe estão presentes. Alguns traços da arte pode ser explicada pelo título, "Delirium Tremens" é um estado confusional breve resultante da abstinência alcoólica absoluta ou relativa, em usuários dependentes. É o quadro mais grave da síndrome de abstinência alcoólica (SAA), caracterizada por tremores, insônia e agitação psicomotora. Isso explica muitos detalhes da arte.

Por mais que cada histórias tenha sido elaboradas por diferentes artistas, o trabalho inteiro reflete a essência de Poe, podemos facilmente reconhecer os contos do autor que serviram de inspiração, e mesmo para quem ainda não leu nada do autor vai poder aproveitar o mórbido, macabro, melancólico, aterrorizante e o desconforto que são aspectos característicos do autor obcecado pela morte e pelas experiências que ela pode trazer.

É indiscutível a importância de Poe para cultura pop, ele está presente em todo lugar desde adaptações para o cinema até em nossas estantes. Incrível como algumas histórias são atemporais e até hoje são contadas e recontadas, podendo facilmente serem adaptadas para outras mídias.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CU-3tg4Lsns/

Tifax 31/08/2021

Quoth the Raven
Uma leitura rápida, porém pesada, com temas interessantes derivados das obras do Poe.
Poe é um dos autores que mais gosto, então nada melhor que me jogar nesse quadrinho? gostei de algumas histórias, achei outras fantásticas e sofri com outras. É uma coletânea que vai te fazer sentir muitas coisas.

Doug 19/04/2021

Um verdadeiro e perturbador deleite aos fãs de Poe!
Com roteiros e artes de Brasileiros, a HQ consiste em uma coletânea de contos baseados na obra e em toda a mística de Edgar Allan Poe.
Como toda coletânea de contos, possui seus altos e baixos, mas no geral o nível da obra é bem satisfatório. O leitor que já está familiarizado com a obra de Poe irá reconhecer as referências com facilidade, e encontrará nessas páginas passagens muito saudosistas com a obra do mestre gótico.

Durante minha leitura o ponto alto sem dúvida foi o conto Murder, roteirizado por Alexey Dodswort, que além de ser inspirado pelo clássico O Corvo, posso uma trama que coloca em pauta questões muito atuais e de extrema relevância.

Além do supra citado, destaco os contos Smile Away de Dana Guedes e Santo Sepulcro de Airton Marinho.

No geral, o livro é recheado de discussões atuais, que foram muito bem correlacionadas a temática de horror gótico de Poe. E a mistura das artes distintas de vários artistas só fez com que esta obra se tornasse ainda mais incrível.

Para os fãs do autor, e adoradores da literatura de horror, Delirium Tremens é sem dúvidas um deleite macabro!

Na Tancredi 10/02/2021

Muito interessante
Por ser uma coleção de histórias, terá sempre aquelas que gostamos mais e as que gostamos menos. Mas a maioria das histórias desse livro me agradaram.

Nele a gente encontra histórias completamente diferentes uma das outras, e também traços diversos.

Algumas referências ficaram bem claras pra mim e isso fez a leitura ser ainda melhor, então se você ama Edgar Allan Poe, esse livro é uma delissinha, mas se você nem conhece o autor, acho que o livro ainda pode ser bem aproveitado. Não são adaptações de suas histórias e sim histórias independentes.

MelQuezado 18/01/2021

Achei as histórias bem sinistras e arte impecável. Realmente o hq atinge o subconsciente e pesadelo humano. Adorei. ??

Paulo 19/12/2019

Juro que eu subestimei em parte a coletânea. A gente tem inúmeras adaptações de Poe seja em quadrinhos ou em literatura. O autor é tão influente que se tornou legendário. Seus contos ou são adaptados fielmente ou inspiram outras histórias. Mas, a proposta de Delirium Tremens, apesar de focada no famoso autor, difere um pouco de outras tentativas. A proposta não é apenas adaptar histórias do autor, mas qualquer coisa relacionada a ele: seus hábitos, suas manias, suas ideias. Então vamos ter uma variedade enorme de histórias que não se prendem necessariamente ao literário e avançam por outras ideias como Butim que se inspira no medo de ser enterrado vivo de Poe.

Vários roteiristas e artistas foram chamados para participar deste título e eu queria me focar em alguns contos. Até para de certa forma não dar muitos spoilers dos outros contos. O primeiro deles, por coincidência, é o primeiro: Smile Away. O roteiro de Dana Guedes consegue capturar muito bem toda a estranheza do conto Berenice. Nele somos apresentados ao jovem Eduardo que tem uma fascinação por dentes. Aliás, o roteiro de Dana começa com uma cena bizarra envolvendo um enterro, a família chorando e Dudu debruçado sobre o cadáver de sua mãe concentrado em seus dentes. A partir daí a história mistura imagens insólitas que parecem surgidas de algum delírio esquizofrênico e a realidade da vida do jovem menino. Dana conseguiu captar tão bem a estranheza que me dava nervoso de olhar as cenas.

A arte de Erick Pasqua caiu como uma luva para o roteiro da Dana. Seus quadros variam do bizarro até o belo e sensual. Tem um momento onde o protagonista conhece uma linda e sensual mulher. O artista consegue criar uma mulher estonteante em contraste com a bizarrice do personagem principal. As cenas também são bem construídas com uma quadrinização competente e fácil de entender e com cenários que dizem muito sobre o roteiro e as sensações vividas pelos personagens. Apesar de Dana ter situado a história em São Paulo, ela poderia ter acontecido em qualquer lugar. Não há marcos específicos do mesmo. Também gostei do design de personagens em que cada um deles é bem específico: o protagonista estranho, a família indiferente, a bela mulher.

Murder é uma grande história investigativa. É óbvio que me fez lembrar na hora de histórias de mistério (algo nas raias de Agatha Christie), mas com uma pegada de terror. Minto: consigo imaginar perfeitamente uma narrativa policial do Garth Ennis. Uma história de mistério, com uma narrativa insólita e personagens bizarros ao lado de uma crítica social pungente. Não conhecia esse lado do Alexey Dodsworth e curti bastante. A história se aproveita da mística por trás de O Corvo em um cenário de ficção científica. Nós temos a personagem principal que é uma policial investigando uma série de assassinatos que envolvem os membros de uma rede de pedofilia. As vítimas morrem de formas bizarras, arrancando suas faces e se atirando do alto de edifícios. O que parece suicídio começa a não se encaixar. E é nessa contradição que os assassinatos vão se misturar com a própria infância da protagonista.

Confesso que a arte de Flávio L. Maravilha não me agradou muito. Entendo toda a ideia do estranhamento e dos flashes de ficção científica/terror, mas as cenas me parecem mais confusas do que aterrorizantes. Às vezes eu me pegava precisando olhar durante alguns minutos para a cena para realmente entender o que estava acontecendo nela. Ele mescla momentos de estranheza com a investigação policial. As cenas gore são repletas de detalhes grotescos que, novamente, acabaram não funcionando para mim. Porém, eu gostei do design de personagens. Me fez lembrar o Steve Dillon em seu trabalho em Preacher. Os contornos corporais bem trabalhados nas cenas reais e a preocupação com as expressões faciais. Seja susto, ira, surpresa...

E não tem como eu não falar de Butim, a última das adaptações de Delirium Tremens. A ideia de Raphael Fernandes é tratar do tema da narcolepsia e de ser enterrado vivo. Nesse sentido o Raphael foi muito feliz ao transmitir para os leitores toda a agonia de estar presente na sua própria autópsia e ver o seu corpo sendo revirado do avesso. Tem também a brincadeira de ser enterrado vivo que era um dos maiores medos de Poe. Podem ficar tranquilos que não dei spoiler de nada porque a história não é sobre isso. A narcolepsia é um instrumento para contar uma história de traição e crime. O protagonista é um velho rabugento cuja família não tem qualquer amor por ele, mas desejam o seu dinheiro como herança. Mas, o velho sempre manteve seu testamento em total segredo e ninguém sabe o que pode sair disso. O protagonista quer descobrir quem o matou. A forma como o autor escolhe fazer a narrativa é genial com ele apenas reagindo ao que as outras pessoas falam sobre ele. Esse é um daqueles roteiros que são quase impossíveis de serem adaptados se não forem uma combinação de arte e texto.

A arte de Tiago Palma é competente e consegue entregar aquilo que o Raphael havia imaginado. O artista se foca em representar bem as expressões dos personagens que cercam o nosso narrador. Isso porque se formos parar para pensar, os quadros são mais representações estáticas do que o protagonista está presenciando. As pessoas mudam e se movem ao seu redor, mas ele continua na mesma posição. É um eu-estático para um mundo em movimento. Tiago captou bem essa essência da história. A balonização também é importante porque é preciso diferenciar a fala do protagonista da fala dos outros personagens que estão vivos. Os cenários são comuns, mas o que chama a atenção é a variedade e os detalhes presentes nos desenhos. Gostei bastante e quero ver outros trabalhos do artista.

Não se deixem enganar: Delirium Tremens é uma bela HQ. Desde a preocupação e o cuidado com a edição aos contos que são de alto nível. A edição vem em capa dura e com uma bela jacket na frente em um papel de boa gramatura. A capa mesmo é com a ilustração sem o título e o nome da editora na frente para que o leitor possa apreciar a arte dela. Já o papel é couché 115g e com alto brilho ajudando a enfatizar a arte presente na HQ. A proposta da coletânea é bem diferente e não são só apenas contos baseados em Poe; são contos que envolvem vários aspectos da vida do autor, mesmo os mais mundanos. Vale a pena sim, com certeza.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Thainá - @osonharliterario 15/11/2019

Uma gratificante homenagem a Edgar Allan Poe e aos seus fãs.
Através da mente insana do organizador Raphael Fernandes, sete roteiristas e oito artistas, entre homens e mulheres, juntaram-se para criar a graphic novel Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, um quadrinho que preza pelo cuidado estético, pelas artes diferentes entre si – mas cada uma com a sua peculiaridade – e pela loucura transmitida ao leitor.

Com uma introdução de Oscar Nestarez, onde o próprio aborda um pouco sobre a vida e obra de Edgar Allan Poe, a HQ traz um compilado de oito histórias inspiradas também na vida e obra de Poe. Para ler o quadrinho não é necessário que o leitor tenha um vasto conhecimento sobre o autor, pois a introdução auxilia bastante para o entendimento das histórias. Porém, mesmo assim, caso você seja um fã de Poe e conhecedor de seus contos e poemas a leitura se torna ainda mais rica em informações e referências.

Ainda não tenho nem palavras para descrever a perfeição de cada arte e como foi belo ver um pouco do Poe em cada conto. O trabalho feito pela editora é surpreendente e bastante cuidadoso, dando um orgulho no leitor de tê-lo na estante.

Todas as críticas envolta das histórias também é algo surpreendente, já que não era algo pelo qual eu esperava. A crítica vai desde a sociedade rica até o governo mentiroso; aborda a podridão humana e o tamanho da maldade que pode caber em certas cidadãos. É assustador e chocante, mas também se torna maravilhoso e real.

Por conta disso a HQ é uma linda homenagem ao Edgar Allan Poe e aos seus fãs, pois traz com maestria um pouco da insanidade, loucura e desespero que encontramos nas obras do Poe. A leitura é rápida, mas obrigatória e crucial para quem gosta do gênero. Por isso se você procura por uma leitura sombria, com artes hipnotizantes, recheada de agonia e sangue, essa HQ com toda a certeza é para você!

Resenha completa e de todos os contos no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/11/15/resenha-delirium-tremens-de-edgar-allan-poe-varios-autores/

Eduardo Mateus | @somaisumaleatorio 12/09/2019

Graphic Novel Excelente
A edição dessa Graphic Novel está simplesmente perfeita, com direito a capa dura, sobre capa case para proteger o material, papel de qualidade e coloração belíssima. Tornando Delirium Tremens um produto principalmente para colecionadores fãs de Edgar Allan Poe.

A leitura de cada história foi muito envolvente, cada responsável pela arte e roteiro está de parabéns. Foi uma leitura muito empolgante e breve, que de longe dá pra ver o cuidado que a editora teve de produzir algo condizente com a proposta.

Com certeza indico que leiam esse material belíssimo e inovador. E que também conheçam outros projetos da @editoradraco, que sempre são voltados para a originalidade e performance da nossa arte nacional.

site: Instagram Literário: @somaisumaleatorio

Aline Cristina Moreira 08/05/2019

Perfeito!
Esta é a segunda hq que leio desta editora e, assim como a primeira, me surpreendeu muito pela qualidade das histórias! Eu já amo qualquer história que seja sombria e se tratando de obras baseadas em Poe, tudo fica melhor ainda.
Todas as histórias desta hq me surpreenderam, mas as minhas favoritas foram "A Queda do Gene de Usher" e "In Articulo Mortis", principalmente esta última, que me deixou arrepiada.
Essa edição está simplesmente perfeita. Capa dura, sobrecapa, páginas coloridas. Essa é uma hq pra ninguém colocar defeitos e que todos que curtem o estilo da obra de Poe deveriam ler! 💀💀💀