Sobre a Brevidade da Vida

Sobre a Brevidade da Vida Sêneca

Resenhas - Sobre a Brevidade da Vida

camistozs 01/04/2024

Ensinamentos mais atuais que nunca
O livro me foi recomendado pela psicóloga que me atende, diante de uma situação muito peculiar da minha vida, em que pessoas muito importantes foram diagnosticadas com câncer quase que ao mesmo tempo.
Enquanto lia o livro, ainda, veio o falecimento da minha vó.
Sêneca, filósofo estoico romano, contemporâneo ao nascimento de Cristo, escreve a seu amigo Paulino sobre a importância de viver, já que o tempo é o nosso recurso mais precioso. Viver no sentido de se dedicar não só ao trabalho, o que ele já entendia ser fundamental, mas também ao ócio que leva ao aprimoramento pessoal.
O autor trata em diversas passagens sobre o estar extremamente ocupado, sobre tentar sempre ser produtivo e eficiente, sobre o se prender ao passado e ansiar somente o amanhã e principalmente sobre querer levar a vida de acordo com a aprovação e aplausos de pessoas que em nada nos acrescentam.
Bom, nem preciso dizer a que estas críticas seriam aplicáveis nos dias de hoje, pois óbvias e também porque podem traduzir experiências pessoais de cada.
É um livro curto e muito bom que nos leva a questionar: o que eu levo da vida e como eu levo a vida.

Gustavo616 28/03/2024

Incrivelmente atual
Este livro é inacreditavelmente atua. Serve como um manual de gestão do próprio tempo. Passei a utilizá-lo como tal desde que conclui a leitura.

Jão 12/01/2024

Leitura obrigatória
O livro é extremamente curto, mas demorei um bom tempo para finalizar. A cada página eu precisava de um bom tempo para digerir. É um livro que nos leva a refletir sobre como vivemos a vida, como gastamos nosso tempo e o que priorizamos. Sem dúvidas é uma leitura indispensável para quem deseja melhorar a relação com o mundo e com a própria subjetividade. É um guia de como usar o tempo com consciência e sabedoria. Certamente um livro que merece várias releituras.

Marta 29/12/2023

"É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer."
Esse livro chamou minha atenção porque sempre gostei de filosofia e ler os antigos filósofos. A obra é na verdade uma carta que Sêneca escreveu a Paulino. Sêneca é um dos filósofos estóicos mais importantes da história. Seus pensamentos resistem à passagem do tempo, devido à profundidade de suas reflexões. É fascinante pensar sobre como coisas que uma pessoa escreveu há séculos continuam válidas até os dias de hoje, e um dos grandes exemplos disso é a obra "Sobre a brevidade da vida". Nessa obra Sêneca fala sobre a importância de encararmos a morte com sabedoria e aproveitar a vida da melhor maneira possível. São vários os trechos do livro que nos provocam reflexões e nos fazem pensar se estamos utilizando nosso tempo de maneira adequada. Para Sêneca, os humanos têm à sua disposição tempo suficiente para realizarem maravilhas e viver uma vida completa, mas infelizmente desperdiçam esse tesouro de maneira irresponsável. Eu particularmente gostei muito, é um livro que nos faz pensar sobre a vida e também a morte. Recomendo muito sua leitura, não é um livro chato e é curtinho.

Jose372 24/12/2023

Estoicismo
"Não é que tenhamos um curto espaço de tempo, mas que desperdiçamos muito dele. A vida é longa o suficiente e foi dada em medida suficientemente generosa para permitir a realização das maiores coisas, se a totalidade dela estiver bem investida. Mas quando é desperdiçada em luxo e descuido, quando é dedicada a um fim inútil, forçada, finalmente, pela necessidade final, percebemos que já passou antes que estivéssemos conscientes de que estava passando."

Lele Nog. 04/10/2023

Tempo como bem precioso.
Sêneca escreve a Paulino sobre a brevidade da vida.

Ou melhor, o quanto a vida, na verdade, não é propriamente breve mas sim, suficiente, ou até mesmo longa.

O que a faz breve é o uso do qual nós fazemos do tempo.

Cujo qual é o bem mais precioso e não pode ser recuperado. Mas que desperdiçamos de diversas maneiras sem nem notar.

?Existir é diferente de viver?

O tempo que temos de vida, é longo, se soubermos usá-lo.

Achei sensacional a forma que ele aborda o tempo como um bem e explica as virtudes.
Como conecta tudo, e como valoriza a filosofia?.

Obra atemporal, curta, riquíssima, imergi completamente e recomendo.

Disponível no Kindle unlimited!

Rodrigo Igansi 30/09/2023

Uma Reflexão Profunda sobre a Vida
"Sobre a Brevidade da Vida," escrito por Sêneca, é uma obra atemporal que oferece uma perspectiva filosófica profunda sobre a natureza efêmera da existência humana. Publicado há mais de dois mil anos, este livro continua a ser uma fonte de sabedoria e inspiração para aqueles que buscam compreender o valor do tempo e como vivê-lo de maneira significativa.

A obra é dividida em três partes, cada uma delas explorando aspectos distintos da temática central. Sêneca começa discutindo como muitas pessoas desperdiçam a maior parte de suas vidas em preocupações fúteis e prazeres efêmeros, sem perceber a precariedade do tempo que têm à disposição. Ele argumenta que o tempo é o único recurso verdadeiramente limitado e que devemos usá-lo com sabedoria, concentrando-nos em atividades que enriqueçam nossas almas e nos aproximem da virtude.

Sêneca também aborda a importância de viver de acordo com a natureza e de cultivar uma mente serena e equilibrada. Ele argumenta que a busca desenfreada por riqueza e status muitas vezes nos leva a um estado de ansiedade e insatisfação constante, enquanto a verdadeira riqueza reside na sabedoria e na tranquilidade interior.

Uma das mensagens mais poderosas do livro é a ideia de que não devemos adiar nossa busca pela sabedoria e pela virtude. Sêneca enfatiza que a morte pode chegar a qualquer momento, e, portanto, não devemos adiar o processo de autoaperfeiçoamento. Ele nos encoraja a viver cada dia como se fosse nosso último, não no sentido hedonista de busca de prazeres efêmeros, mas sim na busca constante da virtude e do autoconhecimento.

A escrita de Sêneca é eloquente e persuasiva, e suas palavras ressoam profundamente com qualquer pessoa que tenha contemplado a brevidade da vida. Ele não apenas argumenta a favor de uma vida mais significativa, mas também oferece conselhos práticos sobre como alcançá-la. Suas palavras inspiraram filósofos, líderes e pensadores ao longo dos séculos e continuam a fazê-lo hoje.

No entanto, é importante notar que Sêneca não oferece respostas definitivas, mas sim um caminho para a reflexão pessoal. "Sobre a Brevidade da Vida" convida os leitores a examinar suas próprias vidas, valores e prioridades, e a tirar suas próprias conclusões sobre como melhor aproveitar o tempo que lhes resta.

Em resumo, "Sobre a Brevidade da Vida" é uma obra filosófica clássica que permanece relevante e impactante nos dias de hoje. A mensagem de Sêneca sobre a importância de viver uma vida significativa e a busca pela virtude ressoa profundamente em uma sociedade muitas vezes distraída por preocupações triviais. Este livro é uma leitura essencial para todos aqueles que desejam refletir sobre o propósito da vida e como vivê-la plenamente.

garotodaruaquinze 18/09/2023

Memento mori, memento vivere
Com grande esforço, eles alcançam o que desejam e, com ansiedade, retém o que alcançaram; enquanto isso, não levam em conta o tempo que nunca mais retornará. Novas ocupações tomam o lugar da antiga, a esperança leva a uma nova esperança, á ambição de uma nova ambição.

Viana 09/03/2023

Sempre vale a pena ler filósofos
Rapaz, quando vi, acabou o livro. Hahahaa
Acho que li rápido demais. Apesar de curto, tem tapas na cara. E eu adoro !!!

Alberto 31/01/2023

Sobre a longevidade da vida
O título do livro me fez crer que Sêneca iria expor que a vida é curta e que portanto deveria ser vivida. Uma ideia comum. Mas ele defende, na verdade, que a vida é longa, desde que se saiba como vivê-la adequadamente, pois "existir é diferente de viver".

O tom do ensaio é de reprimenda, já que ele escreveu para um amigo. Lendo, mais parece que ele está repreendendo o leitor que desperdiça a vida das mais diversas formas sem nem perceber.

Há muitas reflexões sobre como gastamos mal o nosso tempo. Numa passagem, ele diz que "Ao guardar sua fortuna os homens quase sempre são fechados, no entanto, quando se trata de desperdiçar tempo, no caso a única coisa em que é certo ser mesquinho, eles se mostram pródigos". E quantas vezes isso não acontece? Ser avarento com o tempo é um ótima lição.

Vale notar que o livro está disponível no Kindle Unlimited.

Julia 02/01/2023

A vida, se você souber usá-la, é longa"

Thiago 25/10/2022

Estoicismo
Quanto tempo realmente vivemos ? Professor Clóvis de Barros Filho,tem uma frase que diz assim : " Nossa vida é a coisa mais longa que iremos experimentar."

Arthur Nowakowski 08/04/2022

Sêneca foi um filósofo, advogado, conselheiro do imperador Nero, advogado e um dos grandes intelectuais do império romano. Nesse livro ele escreve a Paulino sobre questões relacionadas a vida e o que fazemos com o tempo que nós é dado (esse o bem mais precioso e que não pode ser recuperado). Livro muito legal e que tem um dos preceitos para ser um bom livro, ele se provou no tempo e se mantém atual até os dias de hoje. Recomendo muito a leitura ??

caioneses 10/01/2022

gostei muito
"Todo mundo apressa sua vida e sofre de um anseio pelo futuro e um cansaço do presente."

aprendi muito com esse livro, as reflexões são muito necessárias.