O dia de Julio

O dia de Julio Gilbert Hernandez

Resenhas - O dia de Julio

Aline Bento 24/02/2024

Foi mais do que eu esperava.
Fui BEM despretensiosa para essa leitura, ainda mais que o começo é complicado, pouco estava entendendo e estava NADA envolvida, me senti em diversos momentos da leitura, mas quando eu fui ver estava gostando da hq.

Iva Ulisses 23/09/2023

Cem anos em 100 páginas!
Indicação do "Fora do Plástico", HQ com bom preço e com inspiração em Cem anos de Solidão do Gabriel Garcia Marques, como não conferir? Inusitada a forma da narrativa, do como o autor consegue sintetizar a passagem do tempo e questões duras como guerra e pedofilia...Em busca de outros trabalhos do autor e das outras indicações de HQ que se inspiraram em Gabriel.

Manfred 07/09/2023

Em O Dia de Julio temos 100 anos da vida do personagem título e de sua família em 100 páginas, numa jornada vertiginosa de sensibilidade e poesia. Daquelas leituras que aquecem e ao mesmo tempo dão um aperto no coração. Isso que é quadrinho adulto

Cilmara Lopes 20/02/2023

Sempre maravilhoso ler algo do Gilbert Hernandez
Está aí um dos autores que nunca me decepciona. Qualquer material que leio dele, fico extremamente satisfeita.
Desde ?A sopa de lagrimas? vejo a velha Macondo (Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Márquez) em todas suas histórias. É tudo rico em detalhes e veracidade, sinto fortes semelhanças com o cotidiano aqui no Brasil, descrito por parentes mais velhos (especialmente meu avô materno).
Fico realmente envolvida no desenrolar da vida dos personagens, Júlio virou um parente ou amigo bem próximo que passei a presenciar suas vivências ao decorrer dos anos.
Ler esse quadrinho me marcou demais, foi um prazer.

Renato Zanotte 17/02/2023

Uma vida trágica...
Achei interessante mostrar 100 anos em 100 páginas, não é algo tão fácil de se fazer. A história passa por vários momentos históricos, e apesar de ser O Dia de Júlio, não temos apenas um Júlio.

Confesso que achei um pouco confuso, pois, como são muitos personagens passando entre os anos, quando você acostuma com a feição de um, ela muda. E os nomes parecidos confundem ainda mais .

Mas uma coisa eu posso dizer: é tragédia atrás de tragédia. O resumo é bem aquela frase batida de "aproveite a vida que ela passa em um piscar de olhos".

Luca. 06/02/2023

Demorei... Enrolei... Mas termineiiiii.
"O dia de Julio" é uma agradável surpresa aos leitores de HQs.
Eu realmente não estava esperando muita coisa quando terminei este daqui. Apenas queria algo que me tirasse de minha profunda e angustiante ressaca literária. E acredito que possa ter conseguido.
Esta HQ é linda, desde os desenhos até a escrita bela, com uma história rápida e fácil de ser lida.
Só não dei 5 estrelas, porque a HQ não me pegou desde o início, fui fisgado a partir da página 43. Mas mesmo assim, foi um grande achado.

Mion 04/12/2022

Algumas paginas tem cenas bem legais, umas transições de um momento pro outro bem legal, detalhes de contextos historicos (militares) dos EUA vistos de dentro, em pessoas, nos colocando os pontos humanos em um contexto de guerra e uma pitada de "cem anos de solidao" com a questão dos nomes e das gerações mas nao sei, algo me perdeu ali no meio, que o resultado da minha leitura, da fruição tenha sido proporcional ao tanto de detalhes que ele apresenta.

Mikael_13 12/08/2022

Essa graphic novel é uma grande mistura de sofrimento, melancolia, família e loucura.
P.s: Existem muitos Julios na história.

Marcos Toledo 10/06/2022

Não tem como não lembra de ?Cem anos de solidão?, o autor podia deixar mais claro isso, que foi inspirado e tal. Pra não dar ruim e o povo achar que é plágio.

Na ideia da história, então, não tem nada de muito novo. Mas gostei muito das temáticas que o livro trouxe.

É bem levinho é uma leitura mega rápida.

Gostei de ver como as diversas guerras dos EUA está conectando as gerações e os acontecimentos. Me vem muito 1984 na cabeça, na questão da guerra eterna.

Gostei muito de ver que tem personagens gays (e também tem os reprimidos). Que diferente do GABO que tem 100 anos de solidão e nenhum gay na história toda.

Enfim, gostei. Leitura tão leve e tranquila que dá pra todos lerem.

Cristian Monteiro 03/05/2022

Remete bastante a "100 anos de Solidão", e dada as devidas proporções, também é bastante envolvente e delicado.

Henry 06/02/2022

100 anos em 100 páginas
Enquanto lia e depois que acabei de ler, uma pergunta flutuava sob meu cérebro: Como Gilbert Hernandez fez isso??? Colocar 100 anos de um homem em apenas 100 páginas e, melhor de tudo, ficar bom e totalmente entendível. É uma aula de narrativa gráfica.

Essa HQ aborda tanto, mas tanto tema relevante, que só faz o tamanho e peso da obra crescer. O autor aborda alguns dos acontecimentos principais do século XX, até porque se passa durante todo século XX, passando pelas grandes guerras, quebra da bolsa de nova york, aos movimentos hippies e vários outros.

Além disso, é apresentado o comportamento humano ao reagir a mudanças no mundo, seja a evolução tecnológica e política, ou descobrindo novos costumes e raças, desmistificando alguns preconceitos.

Tudo dentro da história é bem construído, seja o roteiro, o desenvolvimentos dos personagens que é primoroso, e os desenhos super adequados de Hernandez.

Super recomendo essa HQ que, repito, é uma verdadeira aula de narrativa gráfica.

Evelyn Soares 26/01/2022

É uma HQ melancólica, que acompanha a história de Julio durante os 100 anos de sua vida, o primeiro de muitos "Julios" que sua família veio a ter.
A HQ atravessa os anos e vários momentos históricos e marcantes para o mundo pela visão e as experiências de Julio, sua família e amigos. Em alguns momentos, me senti meio perdida, como se faltasse alguma coisa que fizesse ligação entre os acontecimentos, mas no fim, a única ligação entre tudo é Julio, suas experiências e suas memórias.

JanaAna 19/11/2021

A vida de Julio em 100 anos
Essa "Grafic Novel" vai narrar a história de vida de Julio, entre os anos de 1900 e 2000.
Quadrinhos que falam tão pouco, mas que narram tanta coisa.
Conteúdo forte. Boa história.

Diego / @blogdiscolivro 30/09/2021

Muita sensibilidade em um século de história
Gilbert Hernandez (Beto, para os mais chegados) é um cartunista norte-americano, nascido em 1957, na cidade de Oxnard, Califórnia. Ao lado dos irmãos Jaime e Mario criou a multipremiada série "Love and Rockets", que revolucionou a cena dos quadrinhos underground nos anos 80. Esquetes de "O Dia de Julio" já haviam figurado na série, entre 2001 e 2007, o material foi então reunido, retocado e lançado neste único volume, em 2013, e trazido ao Brasil pela editora Nemo.

"O Dia de Julio" narra um século de uma vida humana (no caso, do Julio, obviamente), mas não só isso: narra também a história de sua família através de gerações e, mais ainda, um século da história da humanidade. Aqui os grandes eventos históricos caminham lado a lado com os dramas pessoais: se temos guerras, mudanças climáticas, surgimento de doenças e movimentos sociais, também temos dramas familiares, luto, loucura e sexualidade.

A arte é simples, mas a narrativa de Beto é de uma sensibilidade ímpar. Além de tocar em temas mais delicados e que são inerentes à condição humana, o autor também trata com extrema sutileza da passagem do tempo. Apesar de acompanhar Julio e sua família durante um século, em nenhum momento da narrativa o leitor é informado em que ano a história se encontra, está tudo nos detalhes: rugas que surgem conforme os personagens envelhecem, mudanças no modo de se vestir, o surgimento de fábricas e automóveis, a migração do campo para a cidade e, claro, os eventos históricos. Tudo isso torna a narrativa leve e sutil, mas exige atenção do leitor para "preencher os espaços em branco". É um quadrinho que deixa muita coisa não dita e algumas interpretações ficam a cargo do leitor.

Não tem como não se lembrar da obra máxima do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, "Cem Anos de Solidão", há até quem acuse Beto de plágio, mas vejo mais como uma inspiração. Apesar de ter lá suas semelhanças, "O Dia de Julio" explora outros caminhos e tem a sua própria trama. Uma história sensível, tocante e que nos faz refletir sobre o tempo que passamos aqui. Acho que acertei na escolha para voltar a ler quadrinhos.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Kirla 23/09/2021

Um quadrinho forte, triste, que mostra as mazelas de uma família ao mesmo tempo que o mundo muda. Acompanhamos desde o nascimento de Júlio até a quarta geração, ao memso tempo que vemos Julio, um homem que teve que se fechar para o mundo e viver para sua família.