M.A.D.E.

M.A.D.E. Catia Mourão
Johnatan Souza

Resenhas - M.A.D.E.

Fabby 17/09/2021

Primeiro vocês devem saber que essa resenha foi publicada em outra plataforma e aguardei 2 anos para me sentir a vontade para postar aqui um texto que me pertence.

Vou iniciar já dizendo que preciso, quero, necessito da edição física deste livro maravilhoso... a Ler Editorial arrasou em juntar todos os livros em um e-book único, que virou um calhamaço maravilhoso, repleto de amor e sangue.
Nos agradecimentos da obra, Cátia e Johnatan falam no sonho de escrever uma série de literatura fantástica ambientada no Brasil e preciso dizer que ler as aventuras desta saga visualizando cada cenário, cada rua, cada parque, foi uma experiência única, incrível e que me deixou com gosto de quero mais, mais, mais! Quem me conhece sabe que sou fã de literatura nacional contemporânea e essa foi uma leitura que me agradou muito.
Cada capítulo tem uma citação externa (temos Shakespeare, temos filósofos, temos Bandeira e também citações dos próprios personagens, como se o livro estivesse sendo escrito por eles) ligado ao assunto abordado.

"O ciúme é como um monstro adormecido, que não sabemos existir dentro de nós até que algo o faz despertar. Então, ele ameaça levar a ruína tudo que encontra ao seu redor."

Isso por si só já mostra o carinho e o trabalho de pesquisa dos autores pois não deve ser nada fácil fazer uma ligação entre o universo que você está criando, a história que os personagens estão desenvolvendo com frases e textos que remetam ao que o leitor vai encontrar nas linhas a seguir; isso mostra dedicação, coisa que não vemos todos os dias e que valoriza a obra e faz com que o leitor tenha uma experiência de imersão no livro.

Essa observação vale também para as músicas que eles citam no decorrer da leitura e que nos remetem ao clima desejado e tudo fica mais palpável (deixo aqui um agradecimento pela atenção de colocarem a playlist no final da leitura.... eu estava tão envolvida que não lembrei de anotar; chegar ao final e me deparar com esse detalhe foi uma grata surpresa.).
Aliás, li o livro todo ouvindo, em minha mente, a música City of Angels, da Sarah McLachlan

A forma de narrativa é bem interessante também, pois é mostrada a perspectiva, em primeira pessoa, de cada um dos 3 personagens, numa linha contínua de tempo, o que faz com que a gente visualize o que está acontecendo como se estivéssemos dentro de um filme, olhando as cenas por 3 câmeras diferentes ao mesmo tempo. Esse detalhe me impressionou, precisa muito talento para criar uma mesma cena por perspectivas diferentes sem tornar maçante para o expectador e os autores conseguiram manter minha atenção o tempo todo.

Temos algumas cenas hot na medida certa para esquentar o romance do livro, sem exageros, sem apelação, descritas de forma deliciosa de ler. No momento em que você possa pensar que já basta de cenas assim, a leitura toma um outro rumo, nos dando a certeza de que os autores tiveram muito cuidado em toda a montagem do livro para que nada se tornasse cansativo ou excessivo. A descrição dos personagens é primorosa e feita de forma que damos rosto a cada um deles.

"O que me impressionou mesmo foram os olhos: imensos e verdes, tão brilhantes que mais pareciam duas esmeraldas. Olhar para eles foi como mergulhar no infinito. Um olhar tão devastadoramente penetrando que desnudava a alma de quem o fitasse."

Vou falar um pouco do livro em si...

Nele temos a história de 3 personagens principais (sim, rola um triângulo amoroso tão natural que complementa o enredo e faz tudo ter um sentido maior): Cairle, Donovan e Johnatan e conta com personagens coadjuvantes tão importantes quanto eles. A trama gira toda em torno de anjos (caídos ou não) e vampiros, onde os humanos são importantes mas não fazem parte do enredo principal. A combinação destes dois seres sobrenaturais é bombástica pois embora não sejam inimigos estão em lados contrários da criação divina e assim, têm suas controvérsias... mas também tem um sex appeal muito forte e uma atração irresistível.

Cairle foi transformada ainda menina, na Dinamarca, após um acidente de carro onde perde seus pais e Donovan a acolhe e cuida dela todo esse tempo (quase um século) mantendo uma paixão platônica e mantendo detalhes de sua vida em segredo. Ela se envolve com Johnatan, um anjo caído que espera um dia pela redenção de Rafael e que seja novamente acolhido na esfera divina.

A obra é dividida em 3 partes e em um dado momento, nos deparamos com uma profecia que envolve todos eles e que será capaz de dizimar a humanidade da Terra. A partir daí, tudo que eu diga poderá ser um spoiler então prefiro que vocês leiam (por favor, leiam!!!) e vivenciem a experiência.

"Existe um demônio dentro de cada um de nós. Sempre procurei controlar o meu e durante algum tempo consegui. Mas, ultimamente, ele anda voraz e, às vezes, insiste em assumir as rédeas, o que acaba tornando a escuridão ainda mais densa."

Myrelando 07/03/2019

Mais além da escuridão, faz vc amar e odiar os personagens na mesma proporção. . .

Hora vc quer que a Carlie fique com o Donovan, hora com o caído, mas esse triângulo tá longe de ser clichê e normal. . . . .

Sem spoiler!
Carlie é uma vampira protegida pelo famoso, rico e poderoso Donovan, é tratada como uma princesa por ele e pelos seus "funcionários". Ele, por sua vez, é louco de amores por ela e é capaz de tudo para ganhar seu coração. . . . .

Mas um anjo caído, aparece, e logo Carlie se apaixona LOUCAMENTE por ele e ele por ela, e isso faz com que os planos de Don sejam frustrados. . . . .

O mais difícil é você largar o livro, ainda mais sabendo que ele é dividido em três partes e cada uma com um final de deixar a gente maluca. E sim, têm cenas bem quentes... . . .

Confesso que quase não durmo por causa desse livro, e de tantas reviravoltas que vão acontecendo ao longo da estória. E sim, queria mais kkkk