Onde Morrem os Aviões

Resenhas - Onde morrem os aviões

1 | 2 | 3 | 4

Alexandre 14/02/2024

Livro top!
Livro top demais! O litoral conta a história de quando ele foi trabalhar no antigo Zaire, com detalhes. Recomendo a leitura!

PierreCardan 05/02/2024

Aventura e desventura de um Electra
Li em um dia só, história cativante, cheia de curiosidades, momentos angustiantes, um lugar longe e tenebroso, em fim, o que não se faz por amor à profissão!!!!

Rodrigo 25/01/2024

Welcome to Africa Operations!
Leiturinha muito bacana! um relato sobre as aventuras de um mecânico de aviação paulista, que, nos anos 90, foi contratado para recuperar aviões aposentados da antiga Varig a fim de voarem até o Zaire, na África, onde lá seriam novamente operados por uma companhia local como aeronaves de carga. Além disso, nosso amigo iria também treinar a nova equipe de manutenção, já em solo africano.

É fato que na aviação não se permitem improvisações, e as sucatas voadoras deram muitos sustos, após terem sido transformadas em kombis de asas, transportando desde frango congelado a tambores de gasolina, sem qualquer controle de carga, fora o fato de que GPS e Internet ainda eram novidades; tudo era feito baseado nos manuais de mecânica e no sentimento da equipe de bordo.

O auge acontece quando se descobre que nem sempre havia pistas de pouso asfaltadas, às vezes apenas clareiras na mata com estradas de terra.... coisa de louco de mesmo. Todos os limites de segurança eram desafiados diariamente, desde que conseguissem trocar frangos e utensílios plásticos por diamantes, no interior do interior da África.

Em suma, um livro despretensioso, às vezes técnico demais, mas que entregou muito, e que agradará aos raros leitores que, assim como eu, gostam de histórias de aviação, viagens na África e reparos mecânicos feitos com rebite e durepox.
DEA 11/03/2024minha estante
Esse livro é muito bom. ?

Longa 17/01/2024

Ótima leitura e muito rápida. Como eu não gosto muito de ficar consultando glossário de livro achei que há muitos termos técnicos mas também não muito como fugir disso. Fora isso é sensacional acompanhar as aventuras do Lito na África. Gostaria de ouvir mais histórias assim.

Vitoria 09/01/2024

Livro legal para quem é fã do Canal e quer saber mais do Lit
Livro é mais um diário de bordo da experiência do Lito no transporte e ensinando a manutenção dos Eléctricas que foram vendidos para empresa em um País da África.

Julio_CS 03/01/2024

Para quem o segue no YouTube, esse livro é como se fosse um de seus vídeos, bem detalhado e com certa pitada de emoção em algumas partes, é é uma experiência vivida pelo próprio Lito.

Rick.Pimenta 20/08/2023

A leitura mais tensa e emocionante que li esse ano. Se você ama aviação esse livro é pra você. Vc se sente dentro do Electra nessa aventura do mestre Lito ??

Gui Wesley 24/07/2023

História real
O livro é muito bom e te prende com um pouco de dificuldade, pq tem muita coisa técnica, mas as notas no rodapé ajudam bastante. Por mais q seja curto, ela trás uma história muito cativante e mostra as evidencias da "viagem", tbm tem um álbum de fotos no final do livro e a ordem das fotos n segue a citação da história, uma pena.

Rodrigo30Horas 03/04/2023

Uma bonita prosa sobre juventude, as vicissitudes do mundo e as saudades de casa.
Lito surpreende com uma escrita bem estruturada e prazerosa (li a obra num par de horas) sobre suas aventuras (ou seriam desventuras?) no continente africano, no início dos anos 1990, cuidando da transferência de conhecimento técnico para a manutenção de parte da frota de Lockheed L-188 Electras que a Varig vendera para uma operação no - então - Zaire. A surpresa ocorre porque, em geral, não estamos habituados a ver pessoas nativas da área técnica se sentirem confortáveis em contar histórias em prosa, mantendo um tom de suspense e mistério por uma certa extensão... Em geral, como na sua lida com a profissão, são diretas e entregam a mensagem no menor número de palavras possível. Ótimo para ordens de serviço, péssimo para livros. Lito cumpre muito bem as duas funções, ao que parece.
O que ele descobre, chegando lá, é que a operação não prezaria por nada que ele tomava por garantido como profissional de manutenção de aeronaves. O risco de morte não é meramente marginal, como descobrirá o leitor.
Como reflexão, penso que há momentos no livro em que o autor ignora as "condições de largada" de cada região, e as consequências dos eventos históricos em cada sociedade, mas eu não considero isso um defeito per se, haja vista que o autor é um profissional das ciências exatas e não um antropólogo ou historiador. Todavia, em leitura apressada, certas passagens podem levar a entender que aquela sociedade só pode ser o resumo do flagelo que ele testemunhou.
Ao fim, é tocante e bonito ver a relação praticamente antropomorfizada que Lito adota com relação aos Electras: aprendeu muito do que sabe com eles, e sente uma dívida de gratidão para com as máquinas. Não considero isto anormal, nem mesmo piegas, pelo contrário: parece falar do caráter humano do autor de agradecer "os ombros que lhe carregaram e ainda carregam".
A nota 4 de 5 fica só pelo desenvolvimento muito acelerado das fases iniciais do livro, o que deixa uma sensação de que não fazem real sentido e de que não estão ali para desenvolver a história à frente. Por exemplo: não fica claro que tipo de disciplina ou episódios reais levaram o Lito a prezar tanto pela segurança e obediência aos manuais, e como esse conflito foi armado em seu passado, para explodir no Zaire.
Enfim, é uma boa leitura, e acho que o valor do e-book se paga, seja para quem gosta ou ama aviões, ou simplesmente para quem busca uma história de um jovem profissional, com mais coragem que juízo, embarcando numa operação "pirata" de aviação numa nação africana convulsionada, nos idos dos anos 1990.

Gustavo510 16/02/2023

Para que está em cima do muro, esse livro te empurra!
Saudações aeronauticas, Tudo bem?

Bom, esse livro trata de uma grande aventura um tanto quanto instigante, que te leva do maior senso aventureiro e desbravador e ao sentimento do tipo "eita, não deveria ter tomado essa escolha" e por consequência disso àquela clássica frase "mas vai dar tudo certo". Uma história verídica e que cativa o leitor.

Como a vontade comentar sobre os fatos é grande, entretanto não quero dar spoiler, deixarei alguns comentários particulares não relacionados diretamente ao livro.

Complementando - Para que está em cima do muro entre se jogar ou não no mundo da aviação, esse livro te empurra para do SIM (ou do não hahaha).

Mas, por que essa afirmação, Gustavo? Na verdade, essa foi uma resposta para mim, após a minha terceira viagem de avião, sendo a primeira internacional e na 1° classe e eu tive uma leve grande vontade de ingressar no ramo aeronáutico e se for essa a vontade de Deus, quem sabe eu não dou pelo menos uma passadinha, não é mesmo?

Desde já, muito obrigado a todos que leram e tenham um ano abençoado por Deus!!

Maycon 03/02/2023

Como se não bastasse ter um excelente canal, também escreveu um excelente livro.
Uma história muito interessante contada em poucas páginas, recomendadíssima para quem gosta de aviação e dos procedimentos relacionados a meios de transporte de carga e de passageiros. Bem organizada e sintetizada, foi escrita de uma forma simples e acessível até mesmo ao público leigo, com a ajuda das notas de rodapé para tantas siglas e termos complexos da aviação. Assim como em seu canal no YouTube, o autor demonstra um talento de digerir uma área tão complexa ao público leigo que não se dá muito bem em conceitos de física (como eu). Por fim, o álbum de fotos enriqueceu a experiência e ilustrou a história, além de tê-la documentado e provado.

Por outro lado, para mim, o período da história em que Lito retorna ao Brasil com um colega poderia ter sido melhor explorado, especialmente a repercussão dessa viagem entre colegas de trabalho, familiares e amigos, ou simplesmente o que ele fez após voltar a São Paulo. O destino de seu colega, Tarcísio, também poderia ter sido mais detalhado - embora eu imagine que o autor teve restrições de alguma natureza nessa parte da história.

anandrad.e 24/01/2023

Welcome to Africa Operations...
Que livro gostoso de ler! Parece que sentei numa mesa de bar com o Lito e ele tá contando essa história... Muito fluída a leitura, eu QUASE fiz igual ao Panda que leu em uma sentada, eu comecei num dia, no segundo dia eu peguei e terminei... sério, é muito bom! A ingenuidade do jovem Lito, e ainda assim, o comprometimento e profissionalismo dele, o jeito maduro diante das adversidades. Recomendo DEMAIS a leitura!

Vinicius Nathan 23/10/2022

Livro pequeno e com uma leitura rápida, mas um belo passatempo, bem escrito, li o livro narrando com a voz dele.
Senti que faltou contar como foi a sua chegada de volta ao Brasil, recomendo a leitura para quem é fã da aviação.

Fellipe.Henrique 03/10/2022

História bem interessante
O Lito sabe muito bem contar uma história, e no livro não é diferente. A história é muito bem contada e de forma até cômica as vezes, ricamente ilustrado.

Nyck 25/08/2022

Welcome to Africa operations
Livro muito gostosinho de ler, bem curtinho, li em 2 dias. Vale a pena ler para quem gosta de aviação, mas não somente, já que as aventuras mostram um retrato de um país na Africa em 93 tomado pela corrupção, violência e etc. Realmente ficamos tensos o tempo todo, seja no ar com uma possível pane na aeronave, ou em solo com medo do Autor (Lito) de ser assaltado ou até sequestrado!
Nyck 25/08/2022minha estante
Fora que encontrei o Lito na AFA e consegui o livro autografado! =D