Ana que vivia no espelho

Ana que vivia no espelho Andre L Braga

Resenhas - Ana que vivia no espelho

@apilhadathay 20/06/2021

Forte e perturbador
"(...) você é o resultado do acúmulo de experiências vividas ao longo de sua vida. Todos somos. Não é mesmo?" (p. 78)

Quis ler ANA QUE VIVIA NO ESPELHO antes da entrevista com André (dia 27/06/21) e, na verdade eu já havia me interessado pelo potencial duplo, que eu estudo na Literatura e pelo qual muito me interesso, sobretudo, nos espelhos.

?Anelise tem 37 anos e trabalha com publicidade. Profissional bem-sucedida, competitiva e perfeccionista. Mas no seu espelho, no silêncio da casa, ela conversa com Ana, sua inimiga que, minha nossa, você nunca imagina porque existe no começo do livro. abordando os conflitos mentais da protagonista, a história é narrada quase totalmente em monólogos - que não prejudicam a fluidez do texto, de forma alguma. Anelise é um personagem cativante com quem eu gostaria de conversar na vida real.

"Me sinto melhor assim sozinha. Gosto de ter minha liberdade, meu espaço" (p.5)

?Esse livro é, não há expressão maior, um gancho se direita no estômago. Forte, perturbador, provoca empatia. Consegui me ver em Anelise em vários momentos, mesmo que sejamos bem diferentes em outros. Ela demonstrar ter força, mas não se preocupa em ser forte. Um personagem complexo e cheio de tantos traumas que eu me pergunto até agora como ela levantava de manhã.

"Tudo que fiz da vida foi trabalhar. Lutar pelo meu lugar no mundo. Lutar para ser a melhor no que faço. Ser referência. Ser reconhecida..." (P.15)

?Anelise tem complexos com sua aparência física, existem debates sobre sua sexualidade, memórias reprimidas, mágoas de infância que envolvem vida e morte, bulimia e anorexia, monstros que habitam silenciosamente nosso anterior, crescem e não percebemos até que seja tarde... Até mesmo na idade adulta, seu perfeccionismo pode e vai atrapalhar, ela fala o que quer e ouve o que não desejaria.

"Anelise não era capaz de expressar suas escolhas sem explicar seus motivos. Ela sentia essa necessidade. Era como se o mundo lhe cobrasse explicações o tempo todo..." (P. 59)

?O capítulo 8, "Pecado", me devastou completamente. E o 9 "Ana Lúcia", acabou com o resto. O poder destrutivo que pode ter a ausência de diálogo e de bom senso ao lidar com as peculiaridades da infância é maior do que se pensa. Gostei do breve apontamento de ID, EGO e SUPEREGO, e do perigo de ter um superego regendo a sua vida. É para ler, refletir e buscar fazer as pazes também com seu próprio passado. Durante toda a leitura, eu fui confirmando isto. Um baita livro!

Brenda 22/08/2020

Gostei muito
Não me lembro de ter lido algo em formato de monólogo antes mas achei a experiência muito interessante, como se o personagem estivesse falando comigo o tempo todo.

Anelise era uma publicitária muito bem sucedida, sua agência era a melhor, muito bem conceituada no mercado.
Porem nem todas as áreas de sua vida estavam bem, ela tinha alguns conflitos internos que a impediam de se sentir bem consigo mesma, como por exemplo, se enxergar gorda e feia mesmo estando muito magra enfrente ao espelho.

Esse espelho por sinal tinha um nome, Ana, sua melhor amiga morava nele.
Elas conversavam todos os dias, trocavam confidências e até conselhos, Ana era uma parte importante da sua vida.

Com toda a confusão mental que estava enfrentando Anelise decidiu se consultar com uma terapeuta e revelou a ela que em seu passado, seus demônios eram muito maiores do que aparentavam ser e mesmo que tivesse esquecido deles, Ana não tinha!

Confesso que foi dolorido conhecer esses demônios e descobrir um pouco mais sobre a vida de Anelise. Pior ainda é ver o quanto isso refletiu em sua vida adulta.

E ver que muitas dessas coisas podem acontecer com muitas pessoas fora dos livros!

Recomendo demais esse livro para vocês, é objetivo, não possui muitas páginas e a leitura é muito interessante.

@aceita.cafe

@livretoencantado 16/05/2021

Uma história inesquecível e reflexiva!
@livretoencantado

Eis aqui uma história impactante do começo ao fim, onde é quase impossível não submergir na narração através de monólogos alternados entre falas da própria Anelise/Ana, sua terapeuta, seus clientes e colegas de trabalho.⁣⁣
⁣⁣
Sabemos que há zilhares de Anelises espalhadas pelo mundo, que enfrentam o conflito entre a maneira que se enxerga e como os outros a enxergam. Onde a autocrítica, baseada em receios passados ou não, prevalece firme e forte, tornando-se um problema grave.
⁣⁣
Para um primeiro contato com os escritos do André, este é um soco no estômago necessário, a leitura é intensa, os níveis de tensão e empatia são altos, e acabamos por nos identificar com a personagem principal e vivenciamos cada momento como se a história fosse contada pela própria Anelise para nós que a lemos. Chega a ser sinistro!⁣⁣
⁣⁣
Numa escrita marcante, André nos lança de cabeça dentro da mente contraditória de Anelise, profissional excelente em sua área, mas que possui seus temores do passado a lhe afetarem e causarem danos drásticos, que na visão dela são postos à tona pela “Ana que vivia no espelho” de sua casa e você compreenderá quando ler.

O autor soube lidar com bastante propriedade de um tema delicado, narrado de forma cativante e até angustiante. Podemos dizer que executamos um papel de psicólogo junto às páginas, o que por um zilhão de vezes, nos torna suscetíveis a julgamentos, ao sofrimento mútuo com a personagem e ao singelo sentimento de medo que a mesma possui, mesmo que de modo omissor.⁣⁣

Uma leitura afetadora de psicológico, com aquele requinte de reflexão extrema. Não esquecendo que o plot twist incluso foi uma jogada de mestre do autor.

Chegue junto a terapeuta Verena e venha acompanhar a história de Anelise/Ana e sua busca pela compreensão de todos os fatos que a rodeiam.

Será que todos os problemas com o espelho e com a vida serão resolvidos?

Gárgula 16/02/2022

Ana que vivia no espelho, de Andre Braga
Uma leitura que desce pesada
Quem me indicou a leitura de Ana que vivia no espelho, de Andre Braga, foi a escritora Mia Sardini. Ouça sempre as indicações de seus amigos e escritores preferidos. Elas vão sempre lhe indicar bons títulos e apresentar novos talentos.

O livro está em ebook, na Amazon, disponível no Kindle Unlimited. Anote o nome deste autor pois acompanhar seu trabalho é muito importante. Um talento nacional para sua lista de bons autores.

Enfrentando um problema
Os distúrbios alimentares são um problema que muitos conhecemos, mas não entendemos completamente. Se não tivermos contato com uma pessoa que passe por estes quadros anormais, não temos muito como perceber toda a sua problemática.

Exatamente por isso o autor faz uma abordagem da situação através de Anelise Schreder, uma publicitária que está se consultando com uma psicóloga para buscar resolver alguns problemas. Obviamente todos eles estão nos outros e não em si e o leitor passa a testemunhar não apenas o relato dela, mas também de outras pessoas, como da própria terapeuta.

Mas existe mais uma personagem na trama, por sinal bastante sinistra. Anelise conversa com seu reflexo no espelho e tenha certeza, sua presença vai se tornando mais e mais estranha a cada página.

Considerações finais
Em resumo, um livro excelente e rápido. O autor faz um enredo que nos envolve, enquanto apresenta um problema real que atinge tantos no mundo, apresentando uma história bem sinistra.

Entender sobre um distúrbio é um passo importante para um gesto de ajuda ou solidariedade. A literatura é uma sala de aula eterna e neste e-book percebo isso ainda mais. Encare esta leitura pois ela vai te abrir os olhos, seja de medo ou pela informação valiosa que traz.

Leia nossos autores contemporâneos.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/11/23/ana-que-vivia-no-espelho-de-andre-braga/

Malu 19/08/2023

Li As mulheres que temiam seus pais e nesse livro citava a história da Ana que vivia no espelho, que é do mesmo escritor e fiquei curiosa para saber mais essa história, e ter contato com a Verena novamente!

O legal desse livro diferente do outro, foi ter a perspectiva da Ana como paciente, da Verena como terapeuta, dos funcionários da empresa da Ana sobre ela, e de seus clientes, mostrando como de fato estavam as coisas e não apenas sua visão sobre!

É um livro que tem alguns gatilhos, e aborda situações difíceis as quais a protagonista passou durante a infância e nos faz refletir sobre como as situações que vivemos durante a infância e adolescência tem forte influência sobre como vivemos e enxergamos a vida!

Filósofo dos Livros 10/11/2023

DISTORÇÕES REFLETIDAS: O MUNDO DE ANA
Recentemente concluí a leitura de “Ana que vivia no Espelho” de Andre L. Braga, uma obra que tive o privilégio de receber através de uma parceria com o autor. Agradeço desde já pela oportunidade de mergulhar nessa intrigante narrativa. A obra aborda a história de Anelise, uma publicitária de sucesso que confronta seu próprio reflexo, descobrindo que a imagem refletida no espelho é, na verdade, sua própria inimiga, Ana. Embora esperasse elementos de Realismo Fantástico, fui surpreendido pela abordagem intensamente realista da trama. A narrativa, narrada quase como monólogos, oferece uma visão fragmentada e íntima da mente de Ana, resultando em uma sensação de confusão e desconfiança que, paradoxalmente, instiga a curiosidade do leitor.

A história mergulha nos traumas de infância de Anelise, revelando as raízes de suas lutas com a autoimagem e a percepção distorcida do mundo. O livro, embora desprovido de elementos de fantasia, mantém uma atmosfera intrigante ao desafiar a linha tênue entre realidade e imaginação. A jornada terapêutica de Ana desvela as origens de seus conflitos, porém sua resistência inicial à terapia adiciona camadas de realismo humano à trama. Esse aspecto, aliado à abordagem sensível de temas como anorexia e bulimia, torna a leitura não apenas envolvente, mas também uma reflexão profunda sobre as complexidades da mente e da autoimagem.

A experiência de acompanhar a evolução de Anelise ao confrontar seus demônios internos é tanto comovente quanto inspiradora. O livro oferece uma oportunidade valiosa para compreender e se sensibilizar com uma realidade que muitos enfrentam, ao mesmo tempo que convida os leitores a refletirem sobre questões profundas da psique humana. “Ana que vivia no Espelho” é um convite à empatia e à compreensão, trazendo à tona a importância do autoconhecimento e da aceitação.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Ritinha.Angel 16/04/2019

"Ana que vivia no espelho" do autor @escritorandrelbraga 📖📝
Análise é uma mulher de 37 anos que passa para todos ao seu redor a imagem de uma pessoa totalmente diferente do que ela é. Entregue de corpo e alma ao seu trabalho, vivi sozinha e tem como única amiga a "Ana" que conversa com ela e a entende como ninguém. Somente a "Ana" que vivi no espelho de sua casa parece dizer exatamente o que Analize precisa ouvir, por isso era a amiga mais confiável.
Com tudo algumas coisas estavam dando errado na vida de Analize e a mesma entendeu que talvez uma terapeuta podesse ajudá-la com a confusão mental que estava se formando em sua cabeça. O problema é que essa decisão vai levá-la a confrontar coisas que a muito tempo ela havia esquecido, isso está abalando seu mundo e talvez não tenha sido uma boa ideia falar dos seus segredos mais profundos com aquela terapeuta.
Eu achei a história fascinante e reflexiva sobre o quanto coisas ruins que vivemos na infância nos afetam profundamente na vida adulta. Acredito que todos os pais, educadores ou responsável pela criação de uma criança deveriam ler essa obra no intuito de entender a importância de certos cuidados com a criança para que ela no futuro, tenha atitudes mais positivas diante das dificuldades da vida por mais difícil que ela tenha sido.
Uma literatura brasileira e muito fluida. Quero parabenizar o autor pela história tão profunda e bem escrita com tanta sensibilidade. Já sou sua fã, e gostaria muito de ver um filme dessa história. .

site: https://www.instagram.com/p/BvW7MyBgndN/

Karin 16/10/2021

Peguei o livro emprestado com uma amiga, ele e outro título do autor. Foi o primeiro contato que tive com a escrita dele, mas gostei demais. Além de ser prazeroso ler livros "de uma dia só", a escrita do André é fabulosa. Me identifiquei muito com os traumas e contusão mental da Ana. Só queria que a história tive continuado mais um pouco, mas eu recomendo muito a leitura.