Na pior em Paris e Londres

Na pior em Paris e Londres George Orwell

Resenhas - Na Pior em Paris e em Londres

xLeoSaraiva 27/02/2024

"A pobreza liberta [as pessoas] dos padrões usuais de comportamento, assim como o dinheiro liberta as pessoas do trabalho".
"Na Pior em Paris e Londres", de George Orwell, é mais uma obra brilhante e curiosamente ofuscada pelo sucesso de outras duas grandes obras do mesmo autor: "A Revolução dos Bichos" e "1984".
Neste livro, conhecemos uma parte da história do então Eric Arthur Blair, um aspirante a escritor que narra uma trajetória de vida extremamente difícil nos subúrbios das grandiosas Paris e Londres. Ao longo do texto, Orwell não apenas aborda a disseminação da pobreza e da desigualdade enquanto produtos de um sistema econômico, como também discute e problematiza algumas de suas principais consequências, como a fome, a insalubridade urbana e a mendicância.
Um diferencial de "Na Pior em Paris e Londres" em relação a outros livros da obra orwelliana reside no caráter autobiográfico que a história tem. O começo, o meio e o fim da narrativa estão voltados à descrição de um estado de coisas que impressionaria qualquer leitor contemporâneo: desde a más condições em que viviam aquelas pessoas, até a exaustiva jornada de trabalho de quinze a dezoito horas sobre as quais elas estavam submetidas.
Seja por debater a temática da fome, seja por descrever os percalços de uma vida marcada pela instabilidade financeira, "Na Pior em Paris e Londres" muito se aproxima de "A Flor na Inglaterra", uma ficção narrada em terceira pessoa que já tive a oportunidade de escrever uma resenha aqui no Skoob (https://www.skoob.com.br/atividades/post/user/659224d46668174c228b4ea7).
Tendo em vista as reflexões e risos que a leitura pode proporcionar, além de minha clara fascinação pessoal pelo autor, deixo aqui a minha recomendação. Se estiver na dúvida entre dar ou não uma chance ao livro, comece pelo capítulo 22, depois retorne para o início. Garanto que terá uma experiência incrível e sem spoilers ao desfrutar de desta genialidade transcrita em forma de romance autobiográfico.

SARAIVA, L.

Batista 26/02/2024

Da miséria à fama
George Orwell passou por muita dificuldade, mas muita mesmo. Passou fome, frio, teve que vender as próprias roupas, se não bastasse essa onda de azar sem medida, ainda não teve muita sorte. Deu azar nos trabalhos que exerceu, sempre davam o cano nele, coitado. Deu ruim em Paris e em Londres, mas defendeu seu ponto de vista de que mendigos são seres inofensivos (isso em 1920). Hoje o que vemos é que essa ideia de que o trabalhador é mais inútil à sociedade do que o mendigo inocente é meio esdrúxula. Os mendigos de hoje são mais ladinos, perderam essa inocência que Orwell defende. Se bem que alguns políticos são mesmo o cancro da sociedade, nisso parece que as coisas não mudaram muito.

JéssicaPrado 18/01/2024

Esse livro me fez refletir bastante. Gostei da abordagem sobre a pobreza e as condições de vida e trabalho de grande parte da população de Paris e da Inglaterra. Bem diferente da realidade que conhecemos e da visão que tive quando visitei essas cidades recentemente como turista.

"Aqui está o mundo que espera por você, se você estiver sem um tostão."

Luis Felipe S. Correa 29/12/2023

Livro 50/50 em 2023
É uma imensa felicidade poder compartilhar a conclusão do desafio Skoob (50/50). Gostaria de registrar a importância de estímulos desse tipo a um grupo de leitores, no qual eu me incluo. Isso pelo fato de eu nunca ter lido tanto, e já participar do desafio há quatro anos. Essa foi a primeira vez que atingi o objetivo, a partir de disciplina e gestão do meu tempo, apesar de toda a correria com trabalho, estudos, outros mil compromissos da vida pessoal e o desafio de eliminar a exploração da nossa atenção pelas redes sociais. É muito simbólica a conclusão desse desafio com um livro do Orwell, pelo conjunto da sua obra e pelo fato de nele encontrar o que sempre busco na leitura, uma possibilidade de pensar fora da caixa e mudar perspectivas. O Autor sempre proporciona isso. Um exemplo disso é a menção ao positivismo criminológico ao descrever a figura das pessoas em situação de rua. O autor mostra uma outra perspectiva sobre uma parcela das pessoas nessas condições e apresenta uma descrição verossímil da sua luta para sobreviver. Excelente livro.

DayanePrincipessa 17/12/2023

Definitivamente na pior

Fiquei chocada com esse livro, isso sim é um drama, parece que é fictício e ao mesmo tempo um pouco autobiográfico. É quase inacreditável que qualquer ser humano viva naquelas condições descritas pelo autor, é triste demais pensar que é real.
Uma coisa que gostei muito foram as palavras em francês, acho lindo esse idioma, foi legal ler pensando nos personagens falando com a pronúncia.
O George Orwell é um excelente escritor, ele me fez sentir que era um amigo me contando sua história, eu só conseguia pensar: esse cara é muito legal, que lorde, mesmo passando por tudo aquilo.
Recomendo demais, uma história diferente e que prende a atenção.
Lido em 08/12/2023

Karla.Fortunato 30/11/2023

Beeeem ok
Para quem tem A revolução dos bichos e 1984 na carreira esse livro é bem ok. Uma história por muito engraçada, mas que no geral não me cativou.

Pedro.Gondim 02/11/2023

Mais uma perspectiva da pobreza
?Surge então a questão: por que os mendigos são desprezados? Pois o são, universalmente. Acredito que seja pela simples razão de que não conseguem ganhar o suficiente para levar uma vida decente. Na prática, ninguém se importa se o trabalho é útil ou inútil, produtivo ou parasita; a única exigência é que seja lucrativo. Afinal, em toda a conversa moderna sobre energia, eficiência, serviço social e coisas assim, o sentido não é senão ?ganhe dinheiro, ganhe-o legalmente e ganhe muito?? O dinheiro se transformou na grande prova de virtude. Nessa prova, os mendigos são reprovados e, por isso, são desprezados. Se fosse possível ganhar dez libras por semana mendigando, a mendicância se transformaria imediatamente numa profissão respeitável. Observado de forma realista, um mendigo é apenas um homem de negócios que ganha a vida do jeito que dá, como outros homens de negócios.
Não vendeu sua honra ? não mais do que a maioria das pessoas modernas. Ele apenas cometeu o erro de escolher um negócio no qual é impossível enriquecer? (p. 196/197)

Nicole Gonsales 01/11/2023

O mais profundo do Orwell
2° vez que ouço audiobook e é um desafio mas dessa vez consegui sentir a profundidade da história na pele. É como se eu estivesse passando cada situação e que situações. O livro trás grandes reflexões e você jamais vai ver um mendigo como um simples mendigo após essa leitura.
Indico demais!

Mr_Clio 17/10/2023

Livro terrível... e ótimo!
Não se limitem a 1984 e a "Revolução dos Bichos"! Esse é uma ótima oportunidade para conhecer outras obras de Orwell!
Comecei lendo em inglês, mas resolvi terminar em português.

Luana 08/09/2023

Achei a história razoável
Desse autor pra mim o melhor é a revolução dos bichos
Mas em alguns momentos a gente sente tristeza pelos perrengues que o protagonista passa

Lana 30/05/2023

Meu primeiro contato com o autor... e foi fascinante.

O modo como ele descreve o sofrimento, a dificuldade...
Não é cômico, mas às vezes te traz essa sensação. De um desespero enjaulado.

Uma rotina tão comum para tantos e extremamente cruel.

Ver o outro como humano não deveria ser tão difícil, levar em conta os sentimentos alheios, além da classe social, deveria ser comum.

A proximidade que você sente com as diversas pessoas apresentadas por George é enervante.
Você sente como se fosse você ali, sofrendo tudo aquilo e perde a esperança, tanto quanto os personagens.

As risadas de descrença, a sensação irônica, tudo parece cômico, mas não em seu sentido real, o de ser engraçado.
Mas no de ser quase uma piada, uma sociedade que não olha para quem mais precisa, para quem mais deve ser visto e ajudado.

O peso que lhe reprime em pensar que um livro antigo... infelizmente ainda é atual.
E provavelmente seguirá sendo.

naluisa3 19/04/2023

Um livro pra mudar sua visão de mundo
Esse livro é uma relato da vida miserável daqueles que não tem mais nada a perder. Daqueles que (sobre)vivem nos piores buracos, esquecidos e menosprezados nos centros urbanos, um livro que me fez entrar de cabeça na história e eu demorei pra terminar, pq cada capítulo era um soco no estômago
pesadíssimo, george orwell (quando ele ainda era eric) descreve o pesadelo de todas as pessoas da forma mais nua e crua: a pobreza. Mostra o lado dos mendigos, seus pensamentos e crenças, sua visão daqueles que estão no topo e suas peculiares maneiras de manter a dignidade, mesmo que no fundo do poço

?Existe outra sensação que consola quem está na pobreza. [?] É um sentimento de alívio, quase de prazer saber que está, por fim, totalmente na pior. Tantas vezes falou sobre entrar na tubulação e, bem, aqui está a tubulação, você entrou nela e é capaz de aguentar. Isso elimina um bocado de ansiedade?.

João Fraga 28/03/2023

Na pior em Paris e Londres, George Orwell
Livro muito bom de ler. Parece um diário de um viajante. Me assustei como funcionam os hotéis e restaurantes de Paris. Certeza que vou ficar com receio quando for ??

Ãris s.s 26/02/2023

Surpreendente
Um dos melhores livros que já li. Na pior em Paris e Londres é um livro que retrata a desigualdade social em que não só o protagonista mas vários outros personagens foram vítimas. Este livro me fez pensar e repensar várias ideias que eu tinha e também me deu novas opinião nas quais jamais havia imaginado. Espero que este livro chegue na maior quantidade de pessoas possível para que elas possam obter os conhecimentos que esse livro traz