Meu mais ou menos Inimigo

Meu mais ou menos Inimigo Jade Sand

Resenhas - Meu mais ou menos Inimigo

Juliana.Magaldi 02/09/2020

Encontros e desencontros
Terminei de ler Meu + ou – inimigo de Jade Sand e fiquei um tempo pensando sobre o livro, permitindo que a história se acomodasse em mim. Estranhei a minha reação porque não é um livro forte, com uma carga dramática explícita. Também não é um romance no sentido canônico. Como o próprio Lucas diz, em algum momento na primeira metade do livro, Igor não chega sequer a ser seu amigo. O título, alias, é na mesma medida curioso e preciso.
Arrisco a dizer que é mais uma narrativa sobre encontros e desencontros. Sobre medos e descobertas, também em certa medida. Sobre escolhas, certamente. A narrativa é curta, mas acompanha Lucas por 9 anos e meio, sendo assim reflete também sobre amadurecimento.
Cada um desses aspectos é tratado com cuidado e intensidade pela autora, que já se tornou uma de minhas favoritas. Despretensiosamente, acompanhamos os passos do protagonista, e somos levados não só até ele, mas para dentro de nós.

site: www.facebook.com/avessoju

Juliana 01/04/2022

"Eu, Lucas e ele, Igor."
Esse é pra quem gosta de sofrência.
Foi meu segundo contato com a escrita da autora. Desde julho do ano passado, quando concluí a leitura de Em Vermelho, que fiquei sedenta de conhecer mais obras de Jade Sand.
O livro é sobre p relacionamento (nada saudável) de Lucas e Igor. Isso mesmo que você leu: nada saudável. Mas não espere encontrar uma história clichê de relacionamento abusivo, a autora vai muito além disso.
Lucas e Igor se conhecem na época do Ensino Médio. Lucas é um rapaz sem grandes atrativos, já Igor é o tipo pegador gatão, que arranca suspiros das minas tudo. É justamente essa diferença de status o estopim de desavenças entre eles.
E a vida de Lucas vira de ponta-cabeça quando ele se pega atraído por Igor. A autora trabalha os sentimentos do nosso protagonista de maneira verossímil. Lucas é um real adolescente confuso com o desabrochar da vida adulta.
A história é tão crível, que te faz sofrer. O final é dolorido e melancólico. Amei demais, Jade já garantiu uma leitora assídua.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/12/2018

adorei!
Com assinatura de Jade Sand que eu já conhecia de outros livros, tais como Instigante,Garoto de Sorte e Vermelho, além de contos incríveis como Remover anúncio.

Nessa trama conhecemos os adolescentes Igor e Lucas, dois meninos inteligentes e super nerds que competem como melhor aluno da escola, por conta dessa rivalidade crescente eles se tornam praticamente inimigos, até que Lucas cansado de todo o esforço que fazia, entra em uma fase de rebeldia e de deixar as coisas rolarem, acontece que em um trabalho em grupo ele deixa o inimigo na mão, ele que acredita que Lucas fez de propósito para ferrá-lo, acaba se revoltando, culminando em uma briga física entre ambos.

Mas acontece que na juventude raiva pode ser outra coisa bem mais profunda, em uma festa Igor finalmente se mostra, e beija Lucas com fervor as escondidas, eles ficam um pouco mais próximos, porém não amigos, e quando podem terminam se pegando novamente.

Porém esse relacionamento escondido e totalmente dentro do armário, incomoda Lucas que já havia se assumido para a família, e quando ele vê Igor com uma menina, contra todos seus instintos, ele promove uma cena. E os dois param de se falar por um bom tempo.

Nove anos e meio depois eles se veem novamente, será que agora mais maduros saberão lidar com essa relação? A atração ou paixão que existia na adolescência sobreviveu? Questionamentos que eles terão que resolver se quiserem se aproximar novamente, e descobrir se o relacionamento dos dois pode ser real.

Como sempre a autora nos traz personagens reais, sem estereótipos forçados, sem dramas desnecessários, e situações inverossímeis. Você sente ao ler este livro que Igor e Lucas, dentre outros personagens, poderiam ser seu irmão, seu amigo, um tio próximo talvez, já que os diálogos sentimentos e dúvidas passam veracidade extrema, sem cair em nenhum clichê do gênero.

Não tenho medo de dizer que Jade Sand é uma das melhores escritoras de narrativas LBGTs contemporâneas, além de outros gêneros que escreve com primor, indico para todos os leitores maiores de 18 anos, para os sem preconceitos será encantador e maravilhoso, para os que não gostam desse gênero será uma leitura esclarecedora e motivadora para crescer como pessoa.

Vivianne 07/09/2020

É legalizinho....serve para passar o tempo. Mas não empolga, não te faz torcer pelos personagens, não te prende.

O final é jogado. Parece q ficou faltando uma parte. A impressão que dá é q estamos lendo uma parte de um livro.

lleitoraescritora 23/09/2020

Um livro fofo sobre reencontros
Essa é uma leitura rápida e fluida que fala sobre reencontros e sobre se dar uma chance para o amor. Sabe aquele livro que você consegue ler em uma tarde , pronto é esse.